×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 21/08/2019

    Programa Jovens Construtores abre vagas para curso de atendimento ao cliente em Del Castilho

    As inscrições são voltadas para moradores da região e podem ser feitas até dia 23 de agosto

    As inscrições são para um curso do Programa Jovens Construtores, que oferece formação profissional gratuita na área de atendimento ao cliente. Desta vez, a nova turma será voltada aos moradores do entorno do bairro de Del Castilho, na Zona Norte. Ao todo, são 20 vagas para jovens com idades entre 18 e 24 anos e Ensino Fundamental completo.

    O curso começa dia 02 de setembro, com aulas de segunda a sexta, das 13h às 17h, ministradas no CIEP Patrice Lumumba. Todos os aprovados receberão um certificado de conclusão. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, dia 23, na Associação de Moradores União de Del Castilho, localizada na Avenida Engenheiro José de Castro, 04, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

    Criado pela ONG norte-americana YouthBuild, o Jovens Construtores é implementado no Brasil pelo Centro de Promoção da Saúde (Cedaps).  A iniciativa é patrocinada pelo MetrôRio, uma empresa do grupo Invepar, e pelo Instituto Invepar.


  • 20/08/2019

    MetrôRio terá esquema especial para jogo do Flamengo nas quartas de final da Libertadores

    Haverá trens extras e extensão de horário do embarque após o fim do jogo

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, fará um esquema especial para os rubro-negros que irão ao Maracanã nesta quarta-feira, 21/08, para assistir a Flamengo e Internacional pelas quartas de final da Libertadores. A partida começa às 21h30.

    A concessionária vai ampliar o horário de funcionamento do metrô. Trens extras serão disponibilizados aos clientes. Além disso, a empresa vai aumentar o número de funcionários de segurança e de bilheteria.
    O embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão será estendido em uma hora após o jogo. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.

    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes possam planejar a viagem.


  • 16/08/2019

    MetrôRio fará manutenção em subestação de energia nos dois próximos fins de semana

    Aos sábados, a transferência entre as linhas 1 e 2 só poderá ser feita na estação Estácio até a meia-noite. Equipamentos de algumas estações serão afetados a partir das 22h30 

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, informa que, nos dois próximos sábados (17 e 24/08), haverá uma manutenção programada no sistema elétrico na subestação de energia Frei Caneca. Por isso, nestes sábados, a transferência entre as linhas 1 e 2 só poderá ser feita na estação Estácio até a meia-noite. É imprescindível que o cliente esteja na plataforma da estação Estácio, onde ocorre a transferência entre as linhas, até a meia-noite. Após este horário, não será possível fazer a transferência entre as linhas 1 e 2. 

    Às 22h30 dos dois sábados, as escadas e esteiras rolantes de todas as estações da Linha 1 e de São Cristóvão, Maracanã, Triagem e Maria da Graça, da Linha 2, terão que ser desligadas. Para garantir o acesso aos passageiros com mobilidade reduzida, os elevadores e plataformas inclinadas - equipamentos de acessibilidade - continuarão funcionando normalmente em todas as estações. Os equipamentos Linha 4 não serão afetados durante a manutenção. 
         
    A iniciativa faz parte do programa de manutenção preventiva da concessionária. Com a mudança, o sistema de energia do MetrôRio ganha em confiabilidade, além de aumentar a vida útil das subestações Frei Caneca e Botafogo.      

    A alteração do horário da transferência na estação Estácio vem sendo comunicada em todo o sistema desde o início da semana, por meio de cartazes nas bilheterias, avisos sonoros e vídeos nas TVs dos trens.


  • 16/08/2019

    MetrôRio terá esquema especial para Fluminense x CSA no Maracanã

    No próximo domingo, 18/08, a empresa vai reforçar o efetivo de bilheteria e segurança em diversas estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, terá um esquema especial para os tricolores que irão ao Maracanã no próximo domingo, 18/08. O Fluminense enfrenta o CSA pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h. Haverá reforço nas equipes das estações que ficam próximas ao estádio. A concessionária lembra que os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio durante o fim de semana.

    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 14/08/2019

    MetrôRio recebe feiras de moda nas estações

    Eventos reúnem estandes de gastronomia, moda e entretenimento nas estações Carioca e Nossa Senhora da Paz

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, recebe, durante o mês de agosto, duas feiras. A Rio Fashion Day, na estação Carioca, que reúne estandes de calçados, moda infantil, feminina, masculina e de acessórios; e a La Féria, que conta também com tendas voltadas para arte, moda e gastronomia, na estação Nossa Senhora da Paz. Os eventos têm como objetivo incentivar e disseminar a cultura empreendedora entre os cariocas.

    Na Rio Fashion Day, que começou no dia 1º de agosto, 20 marcas de roupas e acessórios oferecem novidades e promoções aos clientes que circulam pelo local.  O projeto reúne pequenas e médias empresas cariocas que expõem seus produtos em feiras de moda na cidade do Rio de Janeiro. O Rio Fashion Day funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no mezanino próximo ao acesso B (República do Chile) até o dia 31/8.

    A designer Isabela Guichard Lopes, de 37 anos, aproveitou o intervalo do almoço para conhecer o espaço fashion na Carioca. “Minha amiga de trabalho me convidou para conhecer a feira de moda. Adorei as lojas e todos os looks infantis e aproveitei para comprar um presente para o meu afilhado. Agora, vou comprar também um presentinho pra mim. Estou apaixonada pelas roupas e pelos lindos brincos e pulseiras. Vou levar tudo!”, afirmou a designer.

    Já a feira La Féria acontece entre os dias 14 e 17 de agosto, das 11h às 20h, e conta com expositores de roupas masculinas, femininas e infantis, além de acessórios, como pulseiras, colares, brincos e bolsas. O evento apresenta, ainda, produtos artesanais de decoração, como ilustrações, peças de cerâmicas, utensílios ecológicos e plantinhas do tipo suculentas em vasinhos de cimento. 

    Nos dias 15 e 16, das 18h às 20h, vai acontecer ainda um happy hour com apresentações das bandas Terrah e Bandarte.  


  • 09/08/2019

    MetrôRio terá esquema especial para jogos do Brasileirão no fim de semana

    No sábado, 10/08, e no domingo, 11/08, haverá mais trens em circulação, além de reforço nas equipes de estações do entorno do Maracanã

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os torcedores que irão aos jogos do Campeonato Brasileiro neste fim de semana.
    No sábado, 10/08, o Flamengo recebe o Grêmio no Maracanã, às 19h. A concessionária vai disponibilizar trens extras aos clientes. Também haverá reforço nas equipes das estações que ficam próximas ao estádio.
    Já no domingo, 11/08, o Botafogo enfrenta o Athletico Paranaense no estádio Nilton Santos (Engenhão), a partir das 16h. Haverá reforço de funcionários na estação Central. A chegada ao estádio será feita por meio da integração entre o metrô e os trens da SuperVia.
    O MetrôRio lembra que os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio durante o fim de semana.

    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 06/08/2019

    MetrôRio faz parceria com o Hemorio e oferece 500 passagens para doadores de sangue

    Nos dias 8 e 9 de agosto, quem doar sangue no Hemorio vai receber passagens de ida e volta do metrô
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vestiu a camisa da solidariedade e firmou parceria com o Hemorio para incentivar a doação de sangue. Nos dias 8 e 9 de agosto, quem for ao Hemorio para doar sangue receberá passagens de ida e volta de metrô. Serão 500 cartões unitários, distribuídos no instituto por ordem de chegada, após a coleta de sangue.
     
    A parceria com o MetrôRio tem como objetivo incentivar a doação, facilitando o transporte dos possíveis doadores de sangue. O Hemorio recebe, em média, 150 doadores por dia, enquanto o ideal, para manter os estoques de sangue em níveis seguros, seria receber cerca de 300 pessoas.
     
    Para chegar ao Hemorio, os doadores podem descer na estação Central do metrô e utilizar o acesso D - Praça da República. O instituto fica na Rua Frei Caneca, 8, próximo ao Hospital Municipal Souza Aguiar, e funciona das 7h às 18h.
     
    Quem pode doar
    Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.
     
    Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também não é recomendado ingerir bebidas alcoólicas por 12 horas antes do procedimento. Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos de idade, nem estar expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, aids, hepatite e doença de chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.
     
     
    Sobre o MetrôRio
    O MetrôRio, uma empresa do Grupo Invepar, controla, administra e opera as linhas 1, 2 e 4 do metrô carioca, que juntas somam 58 km de extensão, 41 estações, 64 trens e transportam cerca de 880 mil clientes por dia útil.
     
    Sobre o Hemorio
    O Hemorio – Instituto Estadual de Hematologia, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado. Ele funciona de segunda a segunda, incluindo nos feriados, das 7h às 18h.


  • 05/08/2019

    MetrôRio recebe exposição sobre animais da fauna brasileira

    As pinturas da mostra "Bichos do Brasil" já passaram pelo metrô de Nova York e agora colorem a estação Central, abordando a extinção das espécies

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, promove a partir do dia 6 de agosto, na estação Central, a exposição "Bichos do Brasil em movimento", da artista plástica Walkiria Barone. Por meio de pinturas sobre PVC transparente, o projeto enfatiza de forma alegre e colorida a preservação das espécies.

    A exposição conta com 11 obras que retratam animais da fauna brasileira, como tamanduá-bandeira, bicho-preguiça, lobo-guará, onça-pintada e capivara, entre outros. O objetivo das pinturas é chamar a atenção, através da arte, para a extinção destes animais.

    Durante o lançamento, Walkiria Barone fará uma apresentação artística, pintando uma obra no próprio local, a partir das 14h. As obras podem ser vistas até o dia 9 de setembro. A mostra, que tem apoio do Instituto Invepar, é gratuita e já passou pelo metrô de São Paulo e de Nova York.  

    SERVIÇO 
    Exposição: Bichos do Brasil.
    Local: Estação Central do MetrôRio.
    Data: 06 de agosto a 09 de setembro.
    Horário: Segunda à sábado das 5h à 0h e aos domingos das 7h às 23h.
    Entrada franca


  • 02/08/2019

    MetrôRio terá esquema especial para partida entre Fluminense e Internacional no Maracanã

    No sábado, 03/08, a concessionária vai colocar mais trens em circulação, além de reforçar equipes em estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, anuncia um planejamento especial para os tricolores que irão ao Maracanã no próximo sábado, 03/08, para assistir ao jogo entre Fluminense e Internacional. A partida, válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, está marcada para as 19h.
    A concessionária vai disponibilizar trens extras aos clientes. Também haverá reforço nas equipes das estações que ficam próximas ao estádio. O MetrôRio lembra que os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio durante o fim de semana.

    Cartão Giro

    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 30/07/2019

    MetrôRio vai disponibilizar trens extras para torcedores que forem ao Maracanã para jogos da Sul-Americana e Libertadores

    Horário de embarque dos passageiros será estendido após os jogos
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial de funcionamento para terça (30) e quarta-feira (31), quando haverá jogos da Copa Sul-Americana e da Libertadores no estádio do Maracanã, respectivamente.
     
    Na terça-feira, 30/07, o Fluminense recebe o Peñarol (Uruguai), no Maracanã, às 21h30. A partida é válida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Já na quarta-feira, 31/07, o Flamengo encara o Emelec (Equador) no jogo de volta das oitavas de final da Taça Libertadores da América, também às 21h30, no Maracanã.
     
    Nesses dois dias, a concessionária vai oferecer trens extras aos passageiros e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria. Os clientes do MetrôRio vão poder embarcar nas estações Maracanã e São Cristóvão até uma hora após o término dos jogos. 
     
    As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) vão operar até a chegada do último trem nestas estações.
     
    Cartão Giro
     
    O MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, do cartão Giro para facilitar a entrada dos clientes no sistema. Com o aplicativo MetrôFácil, os torcedores podem planejar a viagem e acompanhar localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular.