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Dúvidas frequentes

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Sobre o GIRO

Quais as funcionalidades do cartão GIRO?
O Giro é um cartão pessoal e intransferívelque garante ao cliente segurança nas suas transações, além de um pacote de benefícios e vantagens que só o cliente MetrôRio tem com o cartão Giro.

Após um breve cadastro em nosso site www.metrorio.com.br/giro, você pode consultar seus dados, fazer recargas online, bloqueio em caso de perda ou furto. Além dissovocê pode participar de programas e promoções e ainda receber descontos de nossos parceiros. Tudo isso num único cartão!
Como adquirir o cartão GIRO?
Adquira seu cartão nas bilheterias de qualquer estação ou nas máquinas de autoatendimento do MetrôRio. O cartão possui um valor consignado de R$3,00 e a primeira carga deve ser de, pelo menos, R$5,00. O cliente pode adquirir apenas um cartão por CPF.

Para ter acesso a todas as vantagens do cartão Giro, cadastre-se em nosso site www.metrorio.com.br/giro ou no aplicativo MetrôFácil, disponível na Apple Store ou PlayStore!
Quais são as formas de pagamento?
Os créditos podem ser comprados:
Via site www.metrorio.com.br/giro ou no aplicativo MetrôFácil: através de débito bancário ou cartão de crédito, sem valor de recarga mínima.
Nas compras em máquinas de autoatendimento: cartão de crédito, débito ou em espécie com carga mínima de R$ 5,00.
Nas bilheterias: em espécie, com carga mínima de R$ 5,00, ou com a transferência de saldo do cartão pré-pago.

Importante!

Para sua segurança, a cada vez que for feita uma recarga via site ou aplicativo é fundamental a ativação de seus créditos nos terminais de validação, localizados nos acessos de todas as estações do MetrôRio.
Já tenho o cartão GIRO, como faço para participar das promoções?
Cadastre-se no site www.metrorio.com.br/giro ou no aplicativo MetrôFácil, acesse a área de promoções, leia os regulamentos e participe!
É possível consultar o saldo, o extrato do cartão e realizar transferências de saldo?
Para ter acesso às conveniências do cartão Giro, é necessário realizar um breve cadastro no site www.metrorio.com.br/giro ou no aplicativo MetrôFácil. Além de acesso a consulta de saldo e de extrato, você poderá comprar créditos, participar de promoções, checar o histórico de uso, entre outras vantagens que o Giro oferece. Você pode também fazer a transferência do seu saldo do cartão pré-pago para o seu cartão Giro. Se você perder o seu Giro, e ele estiver associado ao seu CPF, você consegue reaver seus créditos e transferi-los para o seu novo cartão Giro.
Esqueci minha senha, como faço para recuperar?
No site www.metrorio.com.br/giro ou no aplicativo MetrôFácil, vá ao ambiente de acesso ao usuário e clique em "Esqueci minha senha". Você, então, receberá a nova senha provisória no seu e-mail.
Perdi meu cartão GIRO, como faço para bloqueá-lo?
Em caso de perda ou roubo de seu cartão Giro, você pode solicitar o bloqueio no site www.metrorio.com.br/giro ou no aplicativo MetrôFácil, na opção "Meu Perfil > Meu cartão Giro". O prazo para a efetivação da solicitação é de 24h. Em caso de dúvida, entre em contato através do chat ou do Fale Conosco, disponíveis em nosso site www.metrorio.com.br, ou ainda através do canal 0800 595 11 11.

Importante: o bloqueio só pode ser realizado para cartões cadastrados no site www.metrorio.com.br/giro ou no aplicativo MetrôFácil. A partir daí, será necessário vincular um novo cartão em sua conta para continuar usufruindo dos benefícios do cartão GIRO.
Para usar o cartão GIRO é necessário realizar um cadastro com meus dados?
Não. O cadastro é opcional, mas somente os clientes Giro cadastrados no site www.metrorio.com.br/giro ou no aplicativo MetrôFácil usufruem dos benefícios e descontos oferecidos pelo cartão.

Sobre a Operação

O MetrôRio funciona em quais horários?
As linhas 1, 2 e 4 funcionam de Segunda a Sábado, das 5h à meia-noite; Domingos e Feriados, de 7h às 23h.

Os clientes da Linha 2 que desejam realizar a transferência para as Linhas 1 e 4, devem estar na Estação Central até meia-noite. 
Os clientes da Linha 4 que desejam realizar a transferência para a Linha 2, devem estar na Estação Botafogo até meia-noite.
Os trens circulam direto ou como parador?
Os trens param em todas as estações, de acordo com a linha. Confira sempre o mapa da linha, próximo às portas das composições.
Qual é o trajeto dos trens?

Os trens da Linha 1 circulam da estação Uruguai à estação General Osório. O passageiro que desejar seguir viagem para a Linha 4 não precisa realizar transferência na Estação General Osório.

A  Linha 4 funciona no trajeto de Nossa Senhora da Paz à Jardim Oceânico.

Já os trens da Linha 2 circulam de Pavuna a Botafogo. Os trens das Linhas 1 e 2 atendem juntos o trecho compartilhado, da Central a Botafogo. Aos sábados, domingos e feriados, os trens da Linha 2 circulam da Pavuna a Estácio.

Qual o intervalo entre os trens?

Nas Linhas 1 e 2, no trecho compartilhado (entre Central e Botafogo), o intervalo é de 2min15s. Fora deste trecho, o intervalo é de 4min30s.

Sobre as Composições

Como identifico as composições que farão o trecho “Pavuna – Botafogo” ou “Uruguai – General Osório”?

As composições podem ser identificadas por painéis luminosos localizados na lateral dos trens, os trens da Linha 1 possuem painéis de cor vermelha e os trens da Linha 2 são indicados pela cor verde. Também há indicação das composições nos monitores das plataformas que se encontram no trecho entre Central e Botafogo.

Existe carro exclusivo para mulheres nas composições?
Sim. O MetrôRio destina um carro exclusivo para as mulheres nos horários de pico matutino (6h às 9h) e vespertino (17h às 20h). Eles são sinalizados próximos às portas dos carros e nas plataformas, e identificados pela cor rosa. Será sempre o 2º carro de cada trem quando em sentido à Zona Sul e o penúltimo carro sentido Tijuca – Pavuna.

Sobre as Transferências

Quais as melhores estações para fazer a transferência da Linha 2 para a Linha 1?
Para quem está na Linha 2 e vai seguir para o trecho entre as estações Uruguai e Praça Onze, as estações Central, Carioca, Cinelândia e Botafogo são as mais indicadas para a transferência, pois possuem plataforma central, e com isso, o usuário não precisa subir e descer escadas para fazer a transferência para a Linha 1.
Para quem está na Linha 2 e vai seguir para o trecho entre as estações Cardeal Arcoverde e General Osório, a transferência pode ser feita em qualquer estação do trecho Central – Botafogo, sem a mudança de plataforma.
Para quem deseja se deslocar somente no trecho entre Central e Botafogo, não é necessário fazer transferência.
A transferência na estação Estácio acabou?
A transferência na estação Estácio é realizada apenas aos sábados, domingos e feriados.
Como fazer para chegar à Praça XV/ Estação Barcas?
Para se dirigir às Barcas, desça na estação Carioca e siga em frente pela Rua São José. Atravesse a Rua 1º de Março e caminhe pela Praça XV até as Barcas.

Sobre o Metrô na Superfície

Em quais estações está disponível a extensão Metrô Na Superfície?
O Metrô na Superfície que parte da Estação Botafogo passa pelos bairros Humaitá, Jardim Botânico e Gávea. Já na estação Antero de Quental, o Metrô na Superfície passa pelos bairros Leblon e Gávea. Ambas as linhas Metrô na Superfície têm como destino final o bairro da Gávea.

Sobre os Cartões de Embarque

Quanto custa o Cartão Unitário?
A passagem custa R$4,30.
Onde posso adquirir o cartão de embarque?
Você pode comprar o Cartão Unitário ou Pré-Pago nas bilheterias e máquinas de autoatendimento (ATM) azuis, distribuídas em todas as estações.
Indicamos o cartão Pré-Pago caso você continue a utilizar o metrô no seu dia a dia.
Para não perder seus créditos, faça uma recarga mínima de R$5,00 ou realize uma viagem, antes de completar um ano da última utilização.
Para saber a data de sua última viagem e de sua última recarga, use um dos terminais de consulta disponíveis nas estações.

Onde utilizar: além de todas as estações do sistema, ele é aceito no Metrô Na Superfície. Use seus créditos do cartão pré-pago do MetrôRio por até um ano.
Onde posso recarregar o cartão Pré-Pago?
Você pode recarregar o Cartão Pré-Pago nas bilheterias, mas indicamos o uso das máquinas ATM. É mais prático, rápido e você evita filas.
Posso embarcar no metrô com o meu RioCard ou Bilhete Único?
Sim. Você pode utilizar o seu RioCard, Bilhete Único Intermunicipal e Bilhete Único Carioca para embarcar no metrô.


Dicas e Atendimento ao Cliente

As estações possuem banheiros públicos?
O MetrôRio tem banheiros abertos ao público nas estações Acari Fazenda Botafogo, Botafogo, Cantagalo, Carioca, Cidade Nova, Coelho Neto, Del Castilho, Estácio, General Osório, Pavuna e Siqueira Campos, Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.
Caso eu pegue o trem errado, como faço para voltar?
Basta descer do trem e mudar de plataforma nas estações com plataforma central. Ou subir as escadas e atravessar para a outra plataforma. Entre no próximo trem e siga até a estação desejada. Em caso de dúvida, procure um agente do metrô.
Existe um serviço de informação ao usuário?
Sim. É possível entrar em contato com o metrô através do formulário em nossa página e do telefone 0800 595 1111