×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Dúvidas frequentes

ENCONTRE AQUI A RESPOSTA DE SUAS DÚVIDAS

Sobre a Operação

O MetrôRio funciona em quais horários?
As linhas 1 e 2 funcionam de segunda a sábado, das 5h às 00h; domingos e feriados, de 7h às 23h. A Linha 4 funciona de segunda a sábado, das 6h às 21h. Domingos e Feriados as estações não abrem.

A última partida de General Osório com destino a Jardim Oceânico será às 21h. Para embarcar na Linha 4 é necessário chegar na Estação General Osório até às 21h.

A transferência entre as linhas 1 e 4 será até as 21h na estação General Osório.
Os trens circulam direto ou como parador?
Os trens param em todas as estações, de acordo com a linha. Confira sempre o mapa da linha, próximo às portas das composições.
Qual é o trajeto dos trens?
Os trens da Linha 1 circulam da estação Uruguai à estação General Osório. Já os trens da Linha 2 circulam da Pavuna a Botafogo. Os trens das Linhas 1 e 2 atendem juntos o trecho compartilhado, da Central a Botafogo. Aos sábados, domingos e feriados, os trens da Linha 2 circulam da Pavuna a Estácio.
Os trens da linha 4 funcionam de General Osório à Jardim Oceânico.
Qual o intervalo entre os trens?
No trecho entre Central e Botafogo, o intervalo é de 2min15s. Fora deste trecho, em horários de pico, o intervalo entre os trens é de 4min30s nas pontas.

Sobre as Composições

Como identifico as composições que farão o trecho “Pavuna – Botafogo” ou “Pavuna – General Osório”?
Estas composições podem ser identificadas por painéis luminosos localizados na lateral dos trens – acima das portas dos carros, com a indicação “Uruguai-General Osório” para a Linha 1, e “Pavuna-Botafogo” para a Linha 2. Além disso, os trens da Linha 1 possuem painéis de cor laranja e os trens da Linha 2 são indicados pela cor verde. Também há indicação das composições nos monitores das plataformas que se encontram no trecho entre Central e Botafogo.
Existe carro exclusivo para mulheres nas composições?
Sim. O MetrôRio destina um carro exclusivo para as mulheres nos horários de pico matutino (6h às 9h) e vespertino (17h às 20h). Eles são sinalizados próximos às portas dos carros e nas plataformas, e identificados pela cor rósea. Será sempre o 2º carro de cada trem quando em sentido à Zona Sul e o penúltimo carro sentido Tijuca – Pavuna.

Sobre as Transferências

Quais as melhores estações para fazer a transferência da Linha 2 para a Linha 1?
Para quem está na Linha 2 e vai seguir para o trecho entre as estações Uruguai e Praça Onze, as estações Central, Carioca, Cinelândia e Botafogo são as mais indicadas para a transferência, pois possuem plataforma central, e com isso, o cliente não precisa subir e descer escadas para fazer a transferência para a Linha 1.
Para quem está na Linha 2 e vai seguir para o trecho entre as estações Cardeal Arcoverde e General Osório, a transferência pode ser feita em qualquer estação do trecho Central – Botafogo, sem a mudança de plataforma.
Para quem deseja se deslocar somente no trecho entre Central e Botafogo, não é necessário fazer transferência.
A transferência na estação Estácio acabou?
A transferência na estação Estácio é realizada apenas aos sábados, domingos e feriados.
Como fazer para chegar à Praça XV/ Estação Barcas?
Para se dirigir às Barcas, desça na estação Carioca e siga em frente pela Rua São José. Atravesse a Rua 1º de Março e caminhe pela Praça XV até as Barcas.

Sobre o Metrô na Superfície

Em quais estações está disponível a extensão Metrô Na Superfície? Este serviço é gratuito?
O Metrô na Superfície que parte da Estação Botafogo passa pelos bairros Humaitá, Jardim Botânico e Gávea. Já na estação General Osório, o Metrô na Superfície passa pelos bairros de Ipanema, Leblon e Gávea. Ambas as linhas Metrô na Superfície têm como destino final o bairro da Gávea. O serviço é gratuito, mas atenção: o usuário deve pedir antecipadamente na bilheteria o cartão Unitário Metrô Na Superfície.

Sobre os Cartões de Embarque

Quanto custa o Cartão Unitário?
A passagem custa R$4,10.
Onde posso adquirir o cartão de embarque?
Você pode comprar o Cartão Unitário ou Pré-Pago nas bilheterias e máquinas de autoatendimento (ATM) azuis, distribuídas em todas as estações. O Cartão Unitário é válido no dia da compra e nos 2 dias seguintes.
Indicamos o cartão Pré-Pago caso você continue a utilizar o metrô no seu dia a dia.
Para não perder seus créditos, faça uma recarga mínima de R$5,00 ou realize uma viagem, antes de completar um ano da última utilização.
Para saber a data de sua última viagem e de sua última recarga, use um dos terminais de consulta disponíveis nas estações.

Onde utilizar: além de todas as estações do sistema, ele é aceito no Metrô Na Superfície. Use seus créditos do cartão pré-pago do MetrôRio por até um ano.
Onde posso recarregar o cartão Pré-Pago?
Você pode recarregar o Cartão Pré-Pago nas bilheterias, mas indicamos o uso das máquinas ATM. É mais prático, rápido e você evita filas.
Posso embarcar no metrô com o meu RioCard ou Bilhete Único?
Você pode utilizar o seu RioCard, Bilhete Único Intermunicipal e Bilhete Único Carioca para embarcar no metrô. Apenas os cartões Expresso/Bilhete Único Carioca Pré-Pago que não são cadastrados como Bilhete Único não poderão ser usados para embarcar no sistema.

Dicas e Atendimento ao Usuário

As estações possuem banheiros públicos?
O MetrôRio tem banheiros abertos ao público nas estações Acari Fazenda Botafogo, Botafogo, Cantagalo, Carioca, Cidade Nova, Coelho Neto, Del Castilho, Estácio, General Osório, Pavuna e Siqueira Campos, Nossa Senhora da Paz, jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.
Caso eu pegue o trem errado, como faço para voltar?
Basta descer do trem e mudar de plataforma nas estações com plataforma central. Ou subir as escadas e atravessar para a outra plataforma. Entre no próximo trem e siga até a estação desejada. Em caso de dúvida, procure um agente do metrô.
Existe um serviço de informação ao usuário?
Sim. É possível entrar em contato com o metrô através do formulário em nossa página e do telefone 0800 595 1111
As estações possuem Wi-Fi grátis?
Confira as estações do metrô com Wi-Fi gratuito nos mezaninos e plataformas e como usar.
As estações atualmente em funcionamento são:
Uruguai, Saens Peña, São Francisco Xavier, Afonso Pena, Estácio, Praça Onze, Central, Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Glória, Catete, Largo do Machado, Flamengo, Botafogo, Maracanã e São Cristóvão.

Para o cadastramento, o usuário em qualquer uma destas estações, deve estar com o Wi-Fi habilitado e procurar pelo MetrôRio Wi-Fi.

Ao acessar a internet, caso seja a primeira vez, aparecerá uma tela com a mensagem “cadastre-se”.
O usuário deverá preencher os seus dados e, ao terminar, logar com o login e senha criados.

O Wi-fi  está disponível na estação (mezanino e plataforma). É possível acessar 02 vezes de 15min por dia.

Caso o usuário possua cadastro em outros locais (hotspots) administrados pela Linktel, ele deverá apenas usar seu login e senha já criados.

Caso haja dúvidas ou dificuldades, o usuário pode ligar para o telefone de suporte (Tel: 4063-9290 - atendimento 24h).