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Dúvidas frequentes

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Sobre o Giro

Quais as funcionalidades do cartão Giro?
O Giro é um cartão pessoal e intransferível que garante ao cliente segurança nas suas transações, além de um pacote de benefícios e vantagens que só o cliente MetrôRio tem com o cartão Giro.

Após um breve cadastro em nosso site giro.metrorio.com.br/, você pode consultar seus dados, fazer recargas online, bloqueio em caso de perda ou furto. Além disso você pode participar de programas e promoções e ainda receber descontos de nossos parceiros. Tudo isso num único cartão!
Como adquirir o cartão Giro?
Adquira seu cartão nas bilheterias de qualquer estação ou nas máquinas de autoatendimento do MetrôRio. O cartão possui um valor consignado de R$4,00 e a primeira carga deve ser de, pelo menos, R$5,00.

Para ter acesso a todas as vantagens do cartão Giro, cadastre-se em nosso site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio, disponível na Apple Store ou PlayStore!
Quais são as formas de pagamento?
A recarga mínima de R$5,00 e a máxima R$500,00 pode ser feita nas bilheterias ou nas máquinas de cartões MetrôRio das estações. A recarga via site MetrôRio ou app Giro MetrôRio não possui valor mínimo e é validada ao aproximar o cartão Giro na catraca, no momento do embarque. A cada utilização uma recarga online será validada.
Já tenho o cartão Giro, como faço para garantir os benefícios?
Cadastre-se no site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio, acesse a área de vantagens, leia os regulamentos e participe!
É possível consultar o saldo, o extrato do cartão e realizar transferências de saldo?
Para ter acesso às conveniências do cartão Giro, é necessário realizar um breve cadastro no site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio. Além de acesso a consulta de saldo e de extrato, você poderá comprar créditos, resgatar benefícios, checar o histórico de uso, entre outras vantagens que o Giro oferece.

Você pode também fazer a transferência do seu saldo do cartão pré-pago para o seu cartão Giro. Se você perder o seu Giro, e ele estiver associado ao seu CPF, você consegue reaver seus créditos e transferi-los para o seu novo cartão Giro.
Esqueci minha senha, como faço para recuperar?
No site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio, vá ao ambiente de acesso ao usuário e clique em "Esqueci minha senha". Você, então, receberá a nova senha provisória no seu e-mail.
Perdi meu cartão Giro, como faço para bloqueá-lo?
Em caso de perda ou roubo de seu cartão Giro, você pode solicitar o bloqueio no site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio, na opção "Meus Dados > Bloquear Cartão Giro". O prazo para a efetivação da solicitação é de 24h. Em caso de dúvida, entre em contato através do chat ou do Fale Conosco, disponíveis em nosso site www.metrorio.com.br, ou ainda através do canal 0800 595 11 11.

Importante: o bloqueio só pode ser realizado para cartões cadastrados no site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio. A partir daí, será necessário vincular um novo cartão em sua conta para continuar usufruindo dos benefícios do cartão Giro.
Para usar o cartão Giro é necessário realizar um cadastro com meus dados?
Não. O cadastro é opcional, mas somente os clientes Giro cadastrados no site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio usufruem dos benefícios e descontos oferecidos pelo cartão.

Sobre a Operação

O MetrôRio funciona em quais horários?
As linhas 1, 2 e 4 funcionam de Segunda a Sábado, das 5h à meia-noite; Domingos e Feriados, de 7h às 23h.

Para garantir a transferência entre linhas, o cliente deverá estar na plataforma da estação de transferência até o horário final do funcionamento do MetrôRio.

Dias úteis (até meia-noite): Central, Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Glória, Catete, Largo do Machado, Flamengo ou Botafogo / Coca-Cola.
Sábados (até meia-noite): Estácio
Domingos e feriados (até 23h): Estácio.
Os trens circulam direto ou como parador?
Os trens param em todas as estações, de acordo com a linha. Confira sempre o mapa da linha, próximo às portas das composições.
Qual é o trajeto dos trens?

Os trens da Linha 1 circulam da estação Uruguai à estação General Osório. O passageiro que desejar seguir viagem para a Linha 4 não precisa realizar transferência na Estação General Osório.

A  Linha 4 funciona no trajeto de Nossa Senhora da Paz à Jardim Oceânico.

Já os trens da Linha 2 circulam de Pavuna a Botafogo. Os trens das Linhas 1 e 2 atendem juntos o trecho compartilhado, da Central a Botafogo. Aos sábados, domingos e feriados, os trens da Linha 2 circulam da Pavuna a Estácio.

Sobre as Composições

Como identifico as composições que farão o trecho “Pavuna – Botafogo / Coca-Cola” ou “Uruguai – General Osório”?

As composições podem ser identificadas por painéis luminosos localizados na lateral dos trens, os trens da Linha 1 possuem painéis de cor vermelha e os trens da Linha 2 são indicados pela cor verde. Também há indicação das composições nos monitores das plataformas que se encontram no trecho entre Central e Botafogo / Coca-Cola.

Existe carro exclusivo para mulheres nas composições?
Sim. O MetrôRio destina um carro exclusivo para as mulheres nos horários de pico matutino (6h às 9h) e vespertino (17h às 20h). Eles são sinalizados próximos às portas dos carros e nas plataformas, e identificados pela cor rosa. Será sempre o 2º carro de cada trem quando em sentido à Zona Sul e o penúltimo carro sentido Tijuca – Pavuna.

Sobre as Transferências

A transferência na estação Estácio acabou?
A transferência na estação Estácio é realizada apenas aos sábados, domingos e feriados.
Como fazer para chegar à Praça XV/ Estação Barcas?
Para se dirigir às Barcas, desça na estação Carioca e siga em frente pela Rua São José. Atravesse a Rua 1º de Março e caminhe pela Praça XV até as Barcas.

Sobre o Metrô na Superfície

Em quais estações está disponível a extensão Metrô Na Superfície?
O Metrô na Superfície que parte da Estação Botafogo / Coca-Cola passa pelos bairros Humaitá, Jardim Botânico e Gávea. Já na estação Antero de Quental, o Metrô na Superfície passa pelos bairros Leblon e Gávea. Ambas as linhas Metrô na Superfície têm como destino final o bairro da Gávea.

Sobre os Cartões de Embarque

Quanto custa o Cartão Unitário?
A passagem custa R$5,00.
Onde posso adquirir o cartão de embarque?
Você pode comprar o Cartão Unitário ou Giro nas nossas estações.

Indicamos o cartão Giro caso você utilize o metrô no seu dia a dia. Além de ser aceito em todas as estações de metrô, o cartão é aceito no Metrô Na Superfície e conta com muitos beneficio, como a segurança dos seus créditos, extrato de compras e muitas vantagens com os nossos parceiros.
Onde posso recarregar meu cartão de passagem?
Você pode recarregar o Cartão Giro nas bilheterias, mas indicamos o uso do site ou aplicativo Giro MetrôRio. Recarregue de onde quiser.

O Cartão Pré-Pago pode ser recarregado nas bilheterias e ATM.
Posso embarcar no metrô com o meu Riocard Mais?
Sim. Você pode utilizar seu Riocard Mais para embarcar no metrô.

Dicas e Atendimento ao Cliente

As estações possuem banheiros públicos?
O MetrôRio tem banheiros abertos ao público nas estações Acari Fazenda Botafogo, Botafogo / Coca-Cola, Cantagalo, Carioca, Cidade Nova, Coelho Neto, Del Castilho, Estácio, General Osório, Pavuna e Siqueira Campos, Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.
Caso eu pegue o trem errado, como faço para voltar?
Basta descer do trem e mudar de plataforma nas estações com plataforma central. Ou subir as escadas e atravessar para a outra plataforma. Entre no próximo trem e siga até a estação desejada. Em caso de dúvida, procure um agente do metrô.
Existe um serviço de informação ao usuário?
Sim. É possível entrar em contato com o metrô através do formulário em nossa página e do telefone 0800 595 1111