×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Dúvidas frequentes

ENCONTRE AQUI A RESPOSTA DE SUAS DÚVIDAS

Sobre a Operação

O MetrôRio funciona em quais horários?
As linhas 1, 2 e 4 funcionam de Segunda a Sábado, das 5h à meia-noite; Domingos e Feriados, de 7h às 23h.

Para realizar a transferência entre as Linhas 1 e 4 é necessário chegar à estação General Osório até meia-noite (segunda a sábado), e até às 23h (domingos e feriados).
Os trens circulam direto ou como parador?
Os trens param em todas as estações, de acordo com a linha. Confira sempre o mapa da linha, próximo às portas das composições.
Qual é o trajeto dos trens?
Os trens da Linha 1 circulam da estação Uruguai à estação General Osório. Já os trens da Linha 2 circulam da Pavuna a Botafogo. Os trens das Linhas 1 e 2 atendem juntos o trecho compartilhado, da Central a Botafogo. Aos sábados, domingos e feriados, os trens da Linha 2 circulam da Pavuna a Estácio.
Os trens da linha 4 funcionam de General Osório à Jardim Oceânico.
Qual o intervalo entre os trens?
Nas Linhas 1 e 2, no trecho compartilhado (entre Central e Botafogo), o intervalo é de 2min15s. Fora deste trecho, o intervalo é de 4min30s.
Na Linha 4 o intervalo fica entre 6min30 e 8min.

Sobre as Composições

Como identifico as composições que farão o trecho “Pavuna – Botafogo” ou “Uruguai – General Osório”?
Estas composições podem ser identificadas por painéis luminosos localizados na lateral dos trens – acima das portas dos carros, com a indicação “Uruguai-General Osório” para a Linha 1, e “Pavuna-Botafogo” para a Linha 2. Além disso, os trens da Linha 1 possuem painéis de cor laranja e os trens da Linha 2 são indicados pela cor verde.
Também há indicação das composições nos monitores das plataformas que se encontram no trecho entre Central e Botafogo.
Existe carro exclusivo para mulheres nas composições?
Sim. O MetrôRio destina um carro exclusivo para as mulheres nos horários de pico matutino (6h às 9h) e vespertino (17h às 20h). Eles são sinalizados próximos às portas dos carros e nas plataformas, e identificados pela cor rosa. Será sempre o 2º carro de cada trem quando em sentido à Zona Sul e o penúltimo carro sentido Tijuca – Pavuna.

Sobre as Transferências

Quais as melhores estações para fazer a transferência da Linha 2 para a Linha 1?
Para quem está na Linha 2 e vai seguir para o trecho entre as estações Uruguai e Praça Onze, as estações Central, Carioca, Cinelândia e Botafogo são as mais indicadas para a transferência, pois possuem plataforma central, e com isso, o usuário não precisa subir e descer escadas para fazer a transferência para a Linha 1.
Para quem está na Linha 2 e vai seguir para o trecho entre as estações Cardeal Arcoverde e General Osório, a transferência pode ser feita em qualquer estação do trecho Central – Botafogo, sem a mudança de plataforma.
Para quem deseja se deslocar somente no trecho entre Central e Botafogo, não é necessário fazer transferência.
A transferência na estação Estácio acabou?
A transferência na estação Estácio é realizada apenas aos sábados, domingos e feriados.
Como fazer para chegar à Praça XV/ Estação Barcas?
Para se dirigir às Barcas, desça na estação Carioca e siga em frente pela Rua São José. Atravesse a Rua 1º de Março e caminhe pela Praça XV até as Barcas.

Sobre o Metrô na Superfície

Em quais estações está disponível a extensão Metrô Na Superfície? Este serviço é gratuito?
O Metrô na Superfície que parte da Estação Botafogo passa pelos bairros Humaitá, Jardim Botânico e Gávea. Já na estação Antero de Quental, o Metrô na Superfície passa pelos bairros Leblon e Gávea. Ambas as linhas Metrô na Superfície têm como destino final o bairro da Gávea. O serviço é gratuito, mas atenção: o usuário deve pedir antecipadamente na bilheteria o cartão Unitário Metrô Na Superfície.

Sobre os Cartões de Embarque

Quanto custa o Cartão Unitário?
A passagem custa R$4,10.
Onde posso adquirir o cartão de embarque?
Você pode comprar o Cartão Unitário ou Pré-Pago nas bilheterias e máquinas de autoatendimento (ATM) azuis, distribuídas em todas as estações.
Indicamos o cartão Pré-Pago caso você continue a utilizar o metrô no seu dia a dia.
Para não perder seus créditos, faça uma recarga mínima de R$5,00 ou realize uma viagem, antes de completar um ano da última utilização.
Para saber a data de sua última viagem e de sua última recarga, use um dos terminais de consulta disponíveis nas estações.

Onde utilizar: além de todas as estações do sistema, ele é aceito no Metrô Na Superfície. Use seus créditos do cartão pré-pago do MetrôRio por até um ano.
Onde posso recarregar o cartão Pré-Pago?
Você pode recarregar o Cartão Pré-Pago nas bilheterias, mas indicamos o uso das máquinas ATM. É mais prático, rápido e você evita filas.
Posso embarcar no metrô com o meu RioCard ou Bilhete Único?
Sim. Você pode utilizar o seu RioCard, Bilhete Único Intermunicipal e Bilhete Único Carioca para embarcar no metrô.


Dicas e Atendimento ao Usuário

As estações possuem banheiros públicos?
O MetrôRio tem banheiros abertos ao público nas estações Acari Fazenda Botafogo, Botafogo, Cantagalo, Carioca, Cidade Nova, Coelho Neto, Del Castilho, Estácio, General Osório, Pavuna e Siqueira Campos, Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.
Caso eu pegue o trem errado, como faço para voltar?
Basta descer do trem e mudar de plataforma nas estações com plataforma central. Ou subir as escadas e atravessar para a outra plataforma. Entre no próximo trem e siga até a estação desejada. Em caso de dúvida, procure um agente do metrô.
Existe um serviço de informação ao usuário?
Sim. É possível entrar em contato com o metrô através do formulário em nossa página e do telefone 0800 595 1111