FIQUE ATENTO!
Diante de todo cenário excepcional, da retomada gradual das atividades na Cidade e da flexibilização do isolamento social, o Posto de Gratuidades está aberto de acordo com as seguintes disposições:
- Os atendimentos serão realizados a partir de uma triagem, onde após verificação do direito ao cartão, o cliente receberá a senha, datada e com horário marcado para atendimento no dia;
- Haverá o limite diário de senhas para atendimento e que serão distribuídas no momento da triagem. A distribuição ocorrerá até às 17h ou enquanto houver senhas disponíveis;
- As senhas serão válidas para o dia e horários marcados, e não serão distribuídas senhas para o dia seguinte;
- Os intervalos entre as senhas serão de 10 minutos;
- Para os horários com duas atendentes, teremos duas senhas com o mesmo horário;
- Não atenderemos clientes fora do horário marcado;
- Nesse primeiro momento só serão atendidas as solicitações de emissão de cartões para pessoas com deficiência e/ou portadoras de doenças crônicas que estejam com o Vale Social aprovado para o modal metrô;
- Não serão emitidos cartões para os idosos, pois esses têm seu direito garantido por lei, bastando que apresentem documento de identidade com foto para liberação nas linhas de bloqueio;
- Os estudantes serão atendidos a partir da volta às aulas.
Quanto aos critérios de liberação utilizados hoje para os doentes crônicos e pessoa com deficiência:
Entendemos que, como estamos com a capacidade de atendimento reduzida e para não causarmos impactos maiores com os nossos clientes, estaremos postergando em mais 7 dias corridos, a partir da reabertura do posto (19/08/2020), a liberação dos acessos desses clientes com os critérios atuais. Nesse período, os clientes deverão ser informados da reabertura do Posto e ao final desse período, a partir de 26/08/2020, o acesso sem o cartão gratuidade MetrôRio para essa categoria de gratuidade não será mais concedido.
COMO SE CADASTRAR
Para receber o cartão de gratuidade, todos os requerentes devem comparecer diretamente ao Posto de Gratuidade na Estação Central, que funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 18h.
estudantes
É preciso dirigir-se ao Posto de Gratuidade existente na Estação Central, uniformizado, e apresentar:
- Declaração escolar original do ano letivo vigente.
- Certidão de Nascimento original ou carteira de identidade original.
- CPF do aluno.
- Comprovante de residência de um dos três últimos meses (original).
- Se for menor de idade, deve estar acompanhado de responsável legal, que deverá apresentar identidade e CPF originais. Para representante legal, em caso de avós certidão de nascimento da criança, em caso de tutela, documentação mencionando a guarda.
Atenção: Os estudantes somente serão cadastrados, se constarem nas bases de dados fornecidas pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) e Instituições Federais.
Maiores de 65 anos
É necessário apresentar:
- Documento legal de identidade (original).
- Comprovante de residência de um dos três últimos meses.
- CPF
Pessoas com Deficiência e Doentes Crônicos
Documentos necessários:
- CPF
- Estar cadastrado junto à SETRANS (Secretaria de Transportes do Estado) e ter seu processo deferido e concedido para o modal metrô.
- Documento legal de identidade (original).
- Comprovante de residência de um dos três últimos meses.
- 2ª VIA DO CARTÃO DE GRATUIDADE
-
Em caso de perda ou roubo do seu cartão Gratuidade, procure imediatamente o Posto de Gratuidade, na Estação Central, para comunicar a ocorrência e solicitar a 2ª via de seu cartão gratuidade. Caso a solicitação de 2ª via seja para a criança menor de idade, o responsável legal deverá comparecer ao Posto de Gratuidades com documentos comprobatórios.
Para o caso de perda ou roubo sem a apresentação do boletim de ocorrência, será cobrada a taxa de emissão de 5 (cinco) vezes o valor da tarifa vigente.
A 2ª via solicitada fica pronta em até 10 (dez) dias úteis após o pagamento do boleto bancário. - Portadores de doenças Crônicas
- A revalidação de seu cartão Gratuidade está condicionada à revalidação de seu cadastro pela SETRANS (Secretaria de Transportes do Estado). Antes do vencimento de seu cartão, compareça a um dos postos da SETRANS e, após a renovação, dirija-se ao Posto de Gratuidade, na Estação Central, para que seu cartão seja revalidado.
- Revalidação dos cartões de gratuidade
-
Estudante da Rede Pública: A revalidação é feita automaticamente nas estações, mediante o envio da base de dados fornecida pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) e Instituições Federais, e a confirmação da renovação do aluno para o ano letivo vigente.
Qualquer dúvida quanto ao funcionamento de seu cartão, dirija-se ao Posto de Gratuidade, na Estação Central.
Pessoas com Deficiência: Esteja atento à comunicação nas estações que trata da revalidação de seu cartão gratuidade. Qualquer dúvida quanto ao funcionamento de seu cartão, dirija-se ao Posto de Gratuidade, na Estação Central.
Maiores de 65 anos: Até o dia 20 de julho, dirija-se a qualquer estação portando documento de identificação e o cartão gratuidade. Procure um de nossos colaboradores para efetuar a revalidação.