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Gratuidade

Quem tem Direito

Saiba quem tem direito ao benefício:

  • Alunos da rede pública de ensino fundamental e médio do Rio de Janeiro
  • Maiores de 65 anos
  • Pessoas com deficiência e acompanhante legalmente autorizado
  • Doentes crônicos e acompanhante legalmente autorizado
  • Menores de seis anos acompanhados de um adulto, de acordo com o Decreto Estadual 2522/79 art. 8º.

COMO SE CADASTRAR

Para receber o cartão de gratuidade, todos os requerentes devem comparecer diretamente ao Posto de Gratuidade na Estação Central, que funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 18h.

de estudantes

É preciso dirigir-se ao Posto de Gratuidade existente na Estação Central, uniformizado, e apresentar:

  • Carteira de estudante ou declaração escolar original do ano letivo vigente.
  • Certidão de Nascimento original ou carteira de identidade original.
  • Comprovante de residência de um dos três últimos meses (original).
  • Se for menor de idade, deve estar acompanhado de responsável legal, que deverá apresentar identidade e CPF originais.

Atenção Os estudantes somente são cadastrados se constarem da base de dados fornecida pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) e Instituições Federais.

de Maiores de 65 anos

É necessário apresentar:

  • Documento legal de identidade (original).
  • Comprovante de residência de um dos três últimos meses.
  • CPF

De Pessoas com Deficiência e Doentes Crônicos

Documentos necessários:

  • CPF
  • Estar cadastrado junto à SETRANS (Secretaria de Transportes do Estado) e ter seu processo deferido e concedido para o modal metrô.
  • Documento legal de identidade (original).
  • Comprovante de residência de um dos três últimos meses.
2ª VIA DO CARTÃO DE GRATUIDADE
Em caso de perda ou roubo do seu cartão Gratuidade, procure imediatamente o Posto de Gratuidade, na Estação Central, para comunicar a ocorrência e solicitar a 2ª via de seu cartão gratuidade. Caso a solicitação de 2ª via seja para a criança menor de idade, o responsável legal deverá comparecer ao Posto de Gratuidades com documentos comprobatórios.

Para o caso de perda ou roubo sem a apresentação do boletim de ocorrência, será cobrada a taxa de emissão de 5 (cinco) vezes o valor da tarifa vigente.

A 2ª via solicitada fica pronta em até 10 (dez) dias úteis após o pagamento do boleto bancário.
Portadores de doenças Crônicas
A revalidação de seu cartão Gratuidade está condicionada à revalidação de seu cadastro pela SETRANS (Secretaria de Transportes do Estado). Antes do vencimento de seu cartão, compareça a um dos postos da SETRANS e, após a renovação, dirija-se ao Posto de Gratuidade, na Estação Central, para que seu cartão seja revalidado.
Revalidação dos cartões de gratuidade
Estudante da Rede Pública: A revalidação é feita automaticamente nas estações, mediante o envio da base de dados fornecida pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) e Instituições Federais, e a confirmação da renovação do aluno para o ano letivo vigente.
Qualquer dúvida quanto ao funcionamento de seu cartão, dirija-se ao Posto de Gratuidade, na Estação Central.
Maiores de 65 anos e Pessoas com Deficiência: Esteja atento à comunicação nas estações que trata da revalidação de seu cartão gratuidade. Qualquer dúvida quanto ao funcionamento de seu cartão, dirija-se ao Posto de Gratuidade, na Estação Central.