FIQUE ATENTO!
- Os atendimentos são realizados a partir de uma triagem, onde após verificação do direito ao cartão, o cliente recebe uma senha para atendimento no dia;
- A distribuição ocorrerá até às 17h ou interrompida caso a quantidade já distribuída, ultrapasse a nossa capacidade de atendimento no dia;
- As senhas serão válidas para o dia e, não serão aceitas para o dia seguinte;
- Os estudantes são atendidos a partir da volta às aulas;
COMO SE CADASTRAR
Para receber o cartão de gratuidade, todos os requerentes devem comparecer diretamente ao Posto de Gratuidades com os seguintes documentos:
estudantes
- Declaração escolar original do ano letivo vigente.
- Certidão de Nascimento original ou carteira de identidade original.
- CPF do aluno.
- Comprovante de residência de um dos três últimos meses (original).
- O aluno deverá comparecer ao posto uniformizado. Se for menor de idade, deve estar acompanhado de responsável legal, que deverá apresentar identidade e CPF originais. Para representante legal, em caso de avós certidão de nascimento da criança, em caso de tutela, documentação mencionando a guarda.
Atenção: Os estudantes somente serão cadastrados, se constarem nas bases de dados fornecidas pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) e Instituições Federais.
Maiores de 65 anos
- Documento legal de identidade (original).
- Comprovante de residência de um dos três últimos meses.
- CPF
Pessoas com Deficiência e Doentes Crônicos
- CPF
- Estar cadastrado junto à SETRANS (Secretaria de Transportes do Estado) e ter seu processo deferido e concedido para o modal metrô.
- Documento legal de identidade (original).
- Comprovante de residência de um dos três últimos meses.
- 2ª VIA DO CARTÃO DE GRATUIDADE
- Em caso de perda ou roubo do seu cartão Gratuidade, procure imediatamente o Posto de Gratuidade, para comunicar a ocorrência e solicitar a 2ª via. Caso a solicitação seja para a criança menor de idade, o responsável legal deverá comparecer ao Posto de Gratuidades com documentos comprobatórios. Para o caso de roubo sem a apresentação do boletim de ocorrência, será cobrada a taxa de emissão correspondente a 5 (cinco) vezes o valor da tarifa vigente. A 2ª via pode ser paga por boleto bancário ou através de PIX QrCode. Com a apresentação do comprovante de pagamento (digital ou impresso) a carteirinha é emitida na hora.
- PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS
- A revalidação de seu cartão Gratuidade está condicionada à revalidação de seu cadastro pela SETRANS (Secretaria de Transportes do Estado). Antes do vencimento de seu cartão, compareça a um dos postos da SETRANS e, após a renovação, dirija-se ao Posto de Gratuidade para que seu cartão seja revalidado.
- REVALIDAÇÃO DOS CARTÕES DE GRATUIDADE
-
Estudantes do ensino fundamental, médio e técnico da rede pública municipal, estadual e federal:
A revalidação é feita automaticamente nas estações, mediante o envio da base de dados fornecida pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) e Instituições Federais, e a confirmação da renovação do aluno para o ano letivo vigente. Os estudantes da Rede Pública de Ensino, que já possuem o Cartão Gratuidade MetrôRio e não têm alteração no cadastro, precisam fazer sua renovação para evitar o bloqueio de acesso. Estudantes com alteração no cadastro devem comparecer ao Posto de Gratuidades para revalidar seus dados. - Procure o terminal de consulta, em qualquer estação do MetrôRio. - Encoste seu cartão no leitor até que apareça no monitor a mensagem: "Cartão revalidado com sucesso". - Caso apareça a mensagem: Não há dados para atualizar no cartão, seu cartão não foi revalidado. Procure o Posto de Gratuidade.
Pessoas com Deficiência:
Esteja atento à comunicação nas estações que trata da revalidação de seu cartão gratuidade. Qualquer dúvida quanto ao funcionamento de seu cartão, dirija-se ao Posto de Gratuidade.
Maiores de 65 anos:
Dirija-se a qualquer estação portando documento de identificação e o cartão gratuidade. Procure um de nossos colaboradores para efetuar a revalidação.