×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Telecom

telecom

MetrôRio possui uma gerência comercial, que tem como principais objetivos trazer maior conveniência para o cliente, divulgar marcas e oferecer alternativas de infraestrutura para empresas de telecom.Nosso modelo de negócio de telecom inclui locais para instalação de antenas outdoor, indoor e alternativas de estruturas de redes ópticas.

Levando em conta as áreas metropolitanas com grande densidade de sistemas subterrâneos, utilizar a infraestrutura existente nos túneis e galerias do MetrôRio se tornou uma ótima opção para implantação de redes de fibra optica, gerando menor custo e mais segurança para as estruturas de redes ópticas.

Nossas instalações permitem, também, a implantação de infraestrutura de antenas indoor para transmissão de sinal dentro dos túneis, além de antenas outdoor para irradiação de sinal em mais de 20 bairros da cidade.

Para entrar em contato envie um e-mail para comercial@metrorio.com.br

Sistema de Antenas Distribuídas (DAS)

"Em parceria com as operadoras de telefonia Claro, Oi, Tim e Vivo, o sistema metroviário do Rio está recebendo uma nova e moderna rede de telecomunicações. Ao todo, serão mais de 30 km com a conexão de fibra óptica via cabo que garantirá melhorias na qualidade de sinal para celular e estenderá a cobertura da rede de internet 4G em todas as estações subterrâneas, galerias e túneis das Linhas 1, 2 e 4.

O Sistema de Antenas Distribuídas (DAS) da nova rede conta com a instalação de novas antenas, cabos, receptores e transmissores, que ao serem conectados à estação base de comunicação, possibilitam a ampliação do sinal para a telefonia móvel, tanto para ligações como para acesso à internet. A transmissão da rede é feita por meio da passagem de cabo compartilhado pelas operadoras de telecomunicação nas áreas subterrâneas do metrô.

A tecnologia também interliga os setores remotos com os mezaninos e plataformas das estações por meio de equipamento de transmissão e irradiação de radiofrequências para aumentar o alcance da cobertura do sinal de telefonia. Por conta da complexidade do sistema e para evitar impactos na operação do metrô, as intervenções estão sendo realizadas durante a madrugada.

O projeto foi dividido em quatro fases e tem previsão de conclusão até dezembro. As duas primeiras etapas foram finalizadas e o trecho entre as estações Uruguai e Largo do Machado já está com o serviço disponível para os clientes. A terceira parte segue em andamento e contempla as estações Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório. Neste trajeto, a expectativa é que o sistema esteja totalmente implantado em agosto. Por fim, será a vez do trecho entre as estações Nossa Senhora da Paz e Jardim Oceânico."



DAS