×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

RESPONSABILIDADE SOCIAL

nossos compromissos

A atuação da área de Responsabilidade Social do MetrôRio está alinhada às diretrizes do Instituto Invepar, que privilegia três áreas temáticas que contribuem para o desenvolvimento e a valorização dos territórios impactados: Educação/Cultura, Meio Ambiente e Esporte.

Nossas ações são pautadas nas necessidades das comunidades, mapeadas em um Perfil Socioeconômico, que é atualizado periodicamente.

No ano de 2016, apoiamos 19 projetos socioambientais, por meio de recurso direto e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, parcerias, atividades internas e ações com comunidade.

Para saber mais sobre as ações de responsabilidade social, entre em contato com a equipe da área, pelo e-mail: responsabilidadesocial@metrorio.com.br.


Política de Sustentabilidade

A Invepar desenvolveu a Política de Sustentabilidade do Grupo, cujas diretrizes buscam alinhar uma visão de gestão empresarial que assegure a geração de valor para os acionistas em longo prazo, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno das operações de todas as empresas do grupo. Por meio dessas diretrizes, a Invepar pretende, ainda, sintonizar-se permanentemente com os desafios ambientais da sociedade, as mudanças climáticas e o respeito às pessoas por meio de relacionamentos pautados pela ética e transparência.

Clique aqui e acesse o conteúdo da Política na íntegra


Programa de Sustentabilidade na Cadeia de Fornecedores do MetrôRio

As áreas de Responsabilidade Social Corporativa e a Coordenação de Qualidade e Inspeção de Materiais do MetrôRio iniciaram em 2016 uma nova etapa do Programa de Sustentabilidade na Cadeia de Fornecedores.

Nesse ano, foram realizadas as capacitações focadas nos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis. Com características de auto avaliação e planejamento, os Indicadores têm como intuito avaliar o quanto a sustentabilidade está incorporada aos negócios, de forma a auxiliar a definição de estratégias, políticas e processos de melhoria contínua.

Desde 2012, a Invepar estimula suas empresas a utilizar os Indicadores Ethos para fundamentar o desenvolvimento anual de Planos de Melhoria Contínua para uma gestão socialmente responsável e sustentável. O MetrôRio é a primeira empresa do Grupo a ter um Programa de Sustentabilidade voltado para os seus Fornecedores e busca assim, influenciá-los positivamente no tema.


Resultados Socioambientais – Relatório Anual

Seguindo as Diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), nos moldes da versão G4, o Relatório Anual 2015 da Invepar apresenta o desempenho operacional, socioambiental, financeiro e as conquistas alcançados pela Companhia. Este ano, o Relatório Anual contou com a asseguração externa pela PwC das informações contidas no reporte.

Acesse o link abaixo para ver o Relatório Anual 2015 em formato digital:

Clique aqui


Indicadores Ethos

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. Através da sua associação, o MetrôRio faz parte de diversas iniciativas sustentáveis. Além disso, faz uso dos Indicadores Ethos. Os Indicadores Ethos constituem uma ferramenta de gestão, com características de autoavaliação e planejamento.

A Invepar vem estimulando desde 2012 o uso desses indicadores como importante subsídio para fundamentar o desenvolvimento anual de Planos de Melhoria Contínua para a gestão socialmente responsável e sustentável.


Pacto Global

O MetrôRio é signatário do Pacto Global, uma iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Esses temas estão refletidos em dez princípios, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. As empresas signatárias devem prestar contas anuais da evolução da implementação dos dez princípios em seus negócios por meio mecanismo de COP (Communication on Progress ou Comunicação de Progresso).

Acesse o link abaixo para ver o COP (Communication on Progress ou Comunicação de Progresso) em formato digital:

Clique aqui