×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Meio Ambiente

Ecologia em Ação

O projeto é focado nas Escolas Municipais e nas Comunidades no entorno da Linha 2 do Metrô. A proposta é fomentar a educação ambiental, por meio de conscientização e atividades que visam: a redução do lixo produzido, incentivo a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos.
Além de trazer benefícios ao meio ambiente, o projeto também busca transformar os participantes em agentes multiplicadores de práticas sustentáveis.



Crianças em Paz

O projeto oferece atividades artísticas e lúdicas a crianças, com temas fortemente ligados à natureza. As atividades são conduzidas por arte-educadores, que ministram oficinas de brinquedos com materiais descartados. O objetivo dessas oficinas é estimular as crianças a conviverem com as diferenças, reforçar a importância dos sentidos, além de utilizar a poesia, a delicadeza e o encanto das palavras para fomentar o respeito ao próximo.



Gerenciamento de Resíduos

O programa estabelece diretrizes para o gerenciamento de resíduos em relação à identificação, classificação, acondicionamento, armazenamento temporário, transporte e disposição final dos resíduos gerados por diversas atividades.



Coleta Seletiva

Para incentivar os colaboradores a separarem o lixo, foram instaladas lixeiras de coleta seletiva em toda a empresa. Com isso, também ampliamos a quantidade de material encaminhado à reciclagem. As ações começam dentro da empresa. Lixeiras de coleta seletiva estão distribuídas por toda a empresa. Elas são divididas nas cores padronizadas para plástico, metal, papel e vidro e foram instaladas para que os colaboradores aprendam a separar o material que pode ser reaproveitado. Quando foram implantadas, todos receberam folhetos sobre a importância do programa. A intenção é incentivar as equipes a separarem o lixo e ampliar a quantidade de material encaminhado à reciclagem. Todo o material potencialmente reaproveitável produzido em nossos Centros de Controle Operacional (CCO) e de Manutenção (CM) é recolhido por representantes de cooperativas. O MetrôRio respeita o meio ambiente e procura manter ações para uma vida melhor e sustentável.



Qualidade de vida em equilíbrio com a natureza

Profissionais de ecoturismo guiam cerca de cem pessoas, dentre colaboradores e convidados, por trilhas e florestas da cidade. O evento é trimestral e sempre acontece aos domingos. Os locais para as caminhadas são previamente escolhidos pelos participantes e a inscrição é realizada na área de Responsabilidade Social. Ao longo das caminhadas, há a distribuição de folhetos que informam sobre a preservação do meio ambiente. O programa prioriza a saúde e o bem-estar de nossos colaboradores, seus familiares e amigos, além de promover uma maior integração entre as partes.



Educação Ambiental

Em parceria com a ONG Defensores da Terra, realizamos ao longo do ano 11 eventos de educação ambiental em comunidades e escolas públicas vizinhas ao MetrôRio. O projeto visa sensibilizar as crianças quanto a importância da preservação ambiental e a sustentabilidade dos recursos naturais, através do teatro e da criação de brinquedos reciclados. Em 2011, foram beneficiadas 750 pessoas de Pavuna, Colégio, Engenho da Rainha, entre outros bairros.



Metrô Ecologia em Ação

Em parceria com a ONG Defensores da Terra, desenvolvemos oficinas e programas de educação ambiental nas comunidades do entorno das estações.

O projeto é pautado em três eixos de atuação: cultura, meio ambiente e educação e o principal tema abordado nas aulas é o reaproveitamento de materiais. São ministradas oficinas de sucata, artesanato, reciclagem, entre outras. Aproximadamente 4,5 mil alunos já participaram das atividades e aprenderam na prática formas simples de colaborar, tanto na escola como em casa, em prol do meio ambiente. A responsabilidade socioambiental é um dos dez Valores defendidos pelo MetrôRio, por isso, buscamos oferecer ações importantes para a qualidade de vida no Rio de Janeiro.

Os trabalhos realizados nas oficinas foram expostos na V Mostra de Arte e Reciclagem. O evento aconteceu no dia 13 de novembro de 2011, e contou com a participação de quatro escolas que mostraram sua criatividade em símbolos natalinos, como presépios e árvores de natal.



Carona Solidária

Você já percebeu quantos carros viajam, todos os dias, na mesma direção que o seu, muitas vezes ocupados apenas por uma ou duas pessoas? Pois o Projeto Caronetas viu nisso a oportunidade de criar uma rede de caronas, unindo pessoas que compartilham as mesmas rotas. Os funcionários do MetrôRio já aderiram a esse movimento. Para saber mais, acesse www.caronetas.com.br



O MetrôRio realiza ações no Dia Mundial do Meio Ambiente - Distribuição de sementes, atividades para crianças e coleta de tampinhas.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado no último dia 5 e o MetrôRio fez uma ação para semear a conscientização ambiental em seus usuários. Cerca de 40 voluntários distribuíram sementes de Ipê nas estações Botafogo, Carioca, Central, Del Castilho e Uruguaiana. Ao todo, foram doados cinco mil saquinhos, cada um com duas sementes da árvore.

No mesmo dia, foi lançada a campanha Na Onda das Ecotampas, em parceira com a ONG Onda Carioca. Das 10h às 15h, no Espaço de Eventos da Estação Carioca, foram realizadas diversas atividades como: corrida de tampinhas, oficina de reciclagem e premiação para grupos de alunos da Escola Municipal Sebastião de Lacerda.

Além disso, todas as estações, CA e CM passaram a ter coletores de tampinha de metal. O objetivo é conscientizar a população em relação ao descarte do resíduo. Os coletores, feitos de lona reciclada, foram instalados próximos às salas de segurança de cada estação e o material é recolhido periodicamente.

As Ecotampas são um trabalho inédito de reciclagem desse material. As tampinhas são recolhidas para serem transformadas em peças de artesanato, como broches, ímãs de geladeira e quadros com imagens da cidade, de logomarcas e de pessoas. O projeto também conta com cursos gratuitos para ensinar a técnica de restauro e reaproveitamento do resíduo da tampinha, além da promoção de educação ambiental, como a que aconteceu na Carioca.



Em busca de dormentes sustentáveis - Plástico seria a melhor opção

Um estudo pretende mostrar que a substituição dos atuais dormentes de madeira trará sustentabilidade ao processo operacional. O engenheiro responsável pelos projetos, Henrique Carou, espera que os resultados obtidos venham confirmar que a troca de madeira por plástico será lucrativa em vários aspectos.

A redução no custo de manutenção e o dobro da vida útil do insumo são apontados como vantagens econômicas, e a homogeneidade do plástico, como melhoria técnica. Já a logística reversa do material reciclado e a não utilização da madeira são indicados como benefícios ambientais.

O estudo será iniciado ainda em 2013 e terá a duração de cinco anos.



Para o MetrôRio, todo dia é dia de cuidar da água

Para contribuir com que o nosso planeta continue seguindo em frente, o MetrôRio construiu sua própria estação de tratamento de água. Através dela, parte da água utilizada no Centro de Manutenção e os despejos industriais da nossa empresa são tratados diariamente, resultando em água limpa para ser reutilizada ou devolvida ao meio ambiente



MetrôRio apoia o Dia Mundial Sem Carro

No último dia 22/09, o MetrôRio comemorou o Dia Mundial Sem Carro, promovendo a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Além de incentivar as caronas solidárias entre os colaboradores, através do site www.caronetas.com.br, criou uma alternativa de transporte para a data. A ação Pegue aqui a sua viagem de domingo aconteceu em diversas estações e ofereceu vouchers que, combinados com algum transporte alternativo – bicicleta, patins, skate ou patinete – garantiam a viagem grátis ao usuário no Dia Mundial Sem Carro.

Assim, o MetrôRio multiplicou a importância da redução de emissão de gases poluentes e incentivou o uso de transportes limpos, como o próprio metrô.



Projeto Ecologia em Ação encerra 2013 com chave de ouro

No dia 5/12, o concurso Natal – Tempo de reciclar fechou o Projeto Ecologia em Ação em grande estilo. Quatro escolas municipais (Luiz de Camões, Marechal Estevão Leitão de Carvalho, Joaquim Ribeiro e Pernambuco) participaram das atividades fazendo apresentações sobre o tema do meio ambiente e criando artes natalinas. A grande vencedora ainda foi presenteada com um kit ambiental.