×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Cidadania

Quiosque Solidário

O Projeto é realizado pelo MetrôRio e Instituto Invepar e visa promover o trabalho das instituições e grupos produtivos, oriundos das comunidades vizinhas às Linhas 1, 2 e 4 do MetrôRio. A renda obtida com a venda dos produtos contribui para a melhoria de renda dos artesãos.

Através da cessão de espaço em uma determinada Estação do MetrôRio, previamente selecionada pela Companhia e cedida ao grupo para que possam divulgar, expor e vender seus produtos. O programa contribui para potencializar a economia solidária estimulando assim a geração de renda e sustentabilidade das organizações.

Em 2016, os quiosques foram instalados nas Estações Catete, Uruguaiana e Siqueira Campos.



Rede Comunitária

A Rede Comunitária tem como objetivo promover um espaço de troca de experiências entre a Companhia e as lideranças comunitárias das Linhas 1, 2 e 4 do MetrôRio, fortalecendo o laço entre as partes e contribuindo para o desenvolvimento local.

A Rede existe desde 2011 e conta com capacitações anuais. Em 2016, foram capacitamos, em parceria com a Agência do Bem, cerca de 130 lideranças comunitárias no tema Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).



Estação Alegria

Projeto de visitação as dependências do MetrôRio por grupos de crianças oriundas de Escolas, Comunidades e Instituições do entorno das Linha 1, 2 e 4. A visita tem objetivo de difundir o conhecimento sobre o nosso negócio, além de tratar de temas como cidadania, segurança e meio ambiente de forma lúdica, dinâmica e explicativa.



Doe seu Troco

Tem como objetivo incentivar de forma voluntária e espontânea que os usuários doem o seu troco, através dos cofres instalados nas bilheterias do MetrôRio. O recurso é direcionado às Instituições localizadas nas Linhas 1, 2 e 4 do MetrôRio.



Gratuidade – Liberação Social

O programa de Gratuidade- Liberação Social é voltado a concessão de gratuidade para atividades pedagógicas-culturais solicitadas por escolas e instituições e correspondem a ações de incentivo social do MetrôRio aos moradores de às comunidades do RJ, em situação de vulnerabilidade, não configurando obrigatoriedade.

As gratuidades contidas em Lei são destinadas a maiores de 65 anos (mediante apresentação de documento comprobatório), pessoas com deficiência e doentes crônicos (mediante apresentação do Vale Social) e estudantes da rede pública de ensino que cursem os ensinos fundamentais e médio, no trajeto casa x escola x casa (Lei Estadual 4.510/05).

Por Eventos Culturais entendemos:

Qualquer evento que compreenda ações e/ou atividades relacionadas ao conhecimento das artes, como exposições em museus, espetáculos de dança e música, teatro, cinema. Assim como ações e/ou atividades relacionadas à complementação do conhecimento escolar, com exceção a ações de cunho esportivo e as de cunho religioso.

A concessão da gratuidade deve atender ao regulamento vigente e todas as solicitações devem ser feitas através do e-mail: gratuidades@metrorio.com.br.

Para acessar o regulamento, clique aqui