×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Esporte

Pedalando para o Futuro – Novos talentos

O projeto promove a retirada da rodinha de forma lúdica e educativa e tem o intuito de familiarizar as crianças com a bicicleta, por meio de oficinas que proponham conhecimentos práticos e teóricos sobre o Código de Trânsito Brasileiro. Dessa forma, o Pedalando para o Futuro incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte e pode até estimular que estas crianças tornem-se futuros ciclistas.



Esporte em ação

Oferecemos em 2011 oportunidades para que crianças da Escola Municipal São Tomás de Aquino, no Leme, pratiquem esportes como o vôlei e a capoeira.

Inclusão através do esporte

Atendemos ao Núcleo Forte do Leme do Esporte em Ação, um dos projetos sócio-esportivos desenvolvidos pelo Instituto Compartilhar. São oferecidas aulas de vôlei e capoeira a 176 alunos, com idades entre nove e 14 anos, da Escola Municipal São Tomás de Aquino, no Leme. As atividades acontecem nas dependências do Forte e têm o objetivo de incentivar o trabalho em equipe e o espírito esportivo. Além de contribuir para o bem-estar, o projeto colabora para um melhor rendimento dos estudantes em sala de aula, promove a integração social e afasta as crianças da margem da sociedade - pois aprendem a fazer escolhas mais acertadas ao longo da vida.



Nossas Equipes

Times formados pelos colaboradores do MetrôRio participam de torneios que incentivam o espírito de equipe, em uma competição saudável.

Times que formam verdadeiros vencedores

O MetrôRio acredita que, através do incentivo à prática de esportes coletivos, estará contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e para a melhora na qualidade de vida de seus colaboradores. Por isso, anualmente ocorre uma seletiva para a formação das equipes de vôlei e maratonistas. Ao longo do ano, os colaboradores participam de vários torneios e fazem bonito nas quadras e pistas. A prática de exercício físico proporciona saúde, bem-estar e forma vencedores para a vida.

Legenda: Equipe de vôlei (topo) e equipe de maratonistas



Trocando Informações

No dia 23/11/12, 74 crianças participaram de um intercâmbio entre três Projetos Esportivos patrocinados pelo MetrôRio, na Associação de Moradores dos Amigos de Engenheiro Rubens Paiva. As crianças, que participam das iniciativas “Vôlei em Rede”, “Jiu-jitsu de Pavuna” e “Escolhinha de Futebol de Engenho da Rainha”, trocaram informações e aprenderam mais sobre cada projeto.



Esporte Cidadania

Desde 2006, o Metrô Rio incentiva práticas esportivas através de Programas e Projetos que utilizam o esporte como ferramenta de inclusão e integração social.

O Esporte Cidadania atua com a promoção de ações que elevam a qualidade de vida, contribui para a superação das desigualdades sociais das comunidades, e proporciona o conhecimento do esporte e a cidadania.

Em 2011, foram incentivadas diversas atividades esportivas para crianças e adolescentes residentes em comunidades da Pavuna, Engenho da Rainha, Vicente de Carvalho e Morro da Providência.



Grande jogada pela cidadania

O MetrôRio apoiou o projeto Vôlei em Rede, promovido pelo Instituto Compartilhar. Com o objetivo de incentivar a prática do esporte aos alunos da rede pública de ensino, como uma forma de promover a cooperação, o respeito, a busca por superação, entre outros valores sociais. O projeto envolve esforços “em Rede” do poder público, de instituições privadas e da sociedade civil. As aulas de vôlei acontecem no contra turno da escola, para complementar a formação das crianças e dos adolescentes.



Esporte e cidadania

O MetrôRio fez uma grande doação de materiais esportivos para o projeto de taekwondo da UPP do Morro da Providência. Mais de 100 crianças e adolescentes foram beneficiados com novas luvas especiais para o esporte, protetores bucais, aparadores de soco e de chute, botas para "full contact", caneleiras com e sem pé, capacetes abertos e fechados, raquetes, sacos de pancada e bolas teto-solo.