×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Voluntários

Dia do Livro

MetrôRio doou mais de mil exemplares no Dia do Livro

Em comemoração a data, o MetrôRio e o Instituto Invepar doaram mais de mil livros de diferentes gêneros literários a 11 instituições localizadas no entorno das estações das Linhas 1 e 2. A iniciativa fez parte de uma campanha que mobilizou colaboradores e o setor de Achados e Perdidos da empresa.



Páscoa

Jovens moradores de Acari e Turano aprenderam a produzir ovos de Páscoa

MetrôRio e o Instituto Invepar, em parceria com o Instituto Masan, selecionaram 30 jovens das comunidades de Acari e Turano, entre 10 e 14 anos, para produzirem seus próprios ovos (250g) de Páscoa. As aulas ocorreram na cozinha do Instituto Masan, localizado no prédio do MetrôRio.

Os jovens foram orientados por uma nutricionista e por três profissionais formados em Gastronomia, e aprenderam técnicas de higienização e manipulação do alimento; tipos de chocolate a serem usados; formas de derretimento; produção e embalagem dos ovos.

A fabricação caseira de ovos de Páscoa surgiu como alternativa para fugir dos preços altos dos produtos industrializados. A ideia foi que os jovens aprendessem, de forma gratuita, o modelo de produção no curso e se tornassem multiplicadores em suas comunidades.



Dia do Meio Ambiente

MetrôRio promoveu atividades em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

As áreas de Meio Ambiente e Responsabilidade Social do MetrôRio promoveram ações com foco na conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente. No dia 02/06, trinta colaboradores participaram de workshop, onde aprenderam a reciclar o material tetrapark (caixas de leite e suco) criando novos objetos com o Projeto Tecendo Arte.

O Tecendo Arte também iniciou na ocasião, o seu trabalho no Quiosque Solidário. Um espaço cedido pela Companhia e pelo Instituto Invepar que funciona na Estação Catete, comercializando produtos de artesanato produzidos por comunidades do entorno das Linhas 1 e 2.

Para encerrar as atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, ainda foi realizada apresentação do Circuito Cultural da Cidadania, na Estação Pavuna. O projeto consiste no espetáculo teatral, que retrata através de experiências científicas temas como reciclagem e consumo consciente.



Dia das Crianças

Ações sociais em comemoração ao Dia das Crianças

O MetrôRio e o Instituto Invepar realizaram no mês de outubro ações em comemoração ao Dia das Crianças com algumas comunidades do entorno das Linhas 1 e 2. São projetos de arte e culinária, que contemplaram cerca de 400 crianças e jovens do Maracanã, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Vicente de Carvalho, Engenho da Rainha e Colégio.

No dia 07/10, as crianças do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo aprenderam a fazer mini bolos na cozinha do Instituto Masan. No dia 08/10, foi a vez da garotada de Vicente de Carvalho receber o Circuito Cultural da Cidadania, com uma peça teatral sobre o consumo consciente. Já a Escola Municipal Luis de Camões sediou, no dia 12/10, a ação ‘Uma janela para o futuro’, com oficinas de capoeira, dança e música. No dia 13/10, o projeto Tecendo Arte realizou uma oficina especial de brinquedos sustentáveis na região do Maracanã.

Para encerrar a semana especial do Dia das Crianças, o Favela Mundo comemorou também os seus seis anos de atividades em uma festa, na Escola Municipal Marechal Estevão Leite de Carvalho, no Engenho da Rainha. A ação contou com apresentações de hip hop, jazz e danças brasileiras.



Natal Solidário

O MetrôRio realizou em 2016 a entrega dos presentes arrecadados na campanha do Natal Solidário para crianças da comunidade do Jacarezinho. O objetivo foi levar solidariedade e alegria às crianças, contando com apoio e presença de colaboradores da Companhia.

A Área de Responsabilidade Social, responsável pela Campanha Natal Solidário, arrecadou presentes entre os colaboradores do MetrôRio e da Invepar, que se disponibilizaram a apadrinhar 77 crianças da Creche Geralda de Jesus Aleixo, da comunidade do Jacarezinho, localizada no entorno da Estação Maria da Graça.