×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Educação

Nos Trilhos da Educação

O projeto tem como objetivo construir redes educativas que possam contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes e acontece em 4 escolas públicas localizadas no bairro da Pavuna. Para atingir essa meta, o Nos Trilhos da Educação articula parcerias com instituições locais e com outros programas educativos já realizados pelo MetrôRio, estimulando assim os potenciais educativos da comunidade.



Um Cupcake especial para as mães

No dia 28/05, recebemos crianças de diferentes ONGs para o Programa Estação Alegria, que no mês de maio contou com uma edição especial para as mães. Em parceria com a Masan, foi realizada uma oficina de cupcakes e os pequenos puderam levar o bolinho de presente para as mamães, além de um certificado de participação.



MetrôRio patrocinou oficinas gratuitas de cinema

O MetrôRio, através da Lei de Incentivo à Cultura/ ISS, patrocinou o projeto Cine Chega Mais, que oferece aulas gratuitas de roteiro, linguagem de cinema, edição, produção e filmagem de curta metragem, para jovens de 14 a 29 anos moradores de comunidades do Rio de Janeiro. Foram montadas 10 turmas de 24 alunos até novembro de 2011. As oficinas foram realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e cada turma teve um mês de aulas.

Mais informações pelo site www.cinechegamais.com.



Projeto 5 Visões – Formação Técnica em Audiovisual

Através da ampliação de conhecimento, o Projeto 5 Visões multiplica a esperança de dezenas de alunos matriculados na rede pública de ensino. O objetivo é inserir jovens com renda familiar de até um salário e meio, entre 18 e 24 anos no mercado de trabalho. Os alunos podem se qualificar em diversas atividades: maquinista eletricista, artesão de figurino, maquiagem, projeção digital e som direto.

O projeto, incentivado pela Lei do ISS, ofereceu 55 vagas que foram preenchidas após um processo seletivo.

Este é mais um passo do MetrôRio e do Instituto Invepar contribuindo com novas oportunidades para nossa sociedade.



Inclusão Digital

Programa que visa incluir os colaboradores na Era Digital, é um verdadeiro sucesso na nossa Empresa.

O programa oferece gratuitamente aos nossos colaboradores um curso de capacitação profissional, com aulas de informática, incluindo windows, word, excel, power point e internet. Promove a democratização do acesso e inclusão digital.

Em quatro anos de Projeto, já foram capacitados 289 colaboradores.



MetrôRio Educa

Colaboradores têm oportunidades para concluir os Ensinos Fundamental e Médio através de aulas gratuitas.

Oportunidades para o crescimento profissional

A fim de complementar a formação de profissionais da empresa que não tiveram a chance de concluir os Ensinos Fundamental e Médio, oferecemos o MetrôRio Educa. As aulas são gratuitas e abertas a todos os colaboradores que tenham interesse em participar. Este projeto estimula o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, independente da idade ou da experiência no mercado. Desta maneira, garantimos pessoas mais confiantes, orgulhosas de suas conquistas e satisfeitas por pertencerem a uma empresa que as motiva e reconhece seus esforços.



Primeira Estação

Com o objetivo de desenvolver talentos e formar profissionais, oferecemos cursos técnicos nas áreas de Eletricidade e Mecânica de Manutenção para jovens entre 18 e 25 anos.

Formação e desenvolvimento de profissionais

O Primeira Estação é um projeto voltado para moradores de comunidades próximas às nossas estações, que muitas vezes não têm oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Oferecemos a jovens de 18 a 25 anos cursos técnicos, com duração de um ano, nas áreas de Eletricidade e Mecânica de Manutenção. Os alunos com melhor desempenho são captados pela nossa companhia, de acordo com as oportunidades. Além de cumprirmos a Lei Federal 10.097/2000 (Lei do Aprendiz), damos aos participantes uma chance de crescimento profissional. Para o MetrôRio, o Primeira Estação vem se somar aos demais esforços da empresa para que todos tenham as mesmas oportunidades e possam garantir o exercício de seus direitos como profissionais e como cidadãos.



Estação Alegria: Estudantes visitam o MetrôRio e aprendem sobre cidadania, responsabilidade social e meio ambiente

Mensalmente, o MetrôRio recebe cerca de 40 crianças, com idades entre 7 e 12 anos, estudantes das redes pública ou particular de ensino. Este programa de educação tem o objetivo de conscientizá-las sobre a cidadania, educação, responsabilidade social e meio ambiente. Para alcançar esta meta, oferecemos no dia do programa uma visita guiada por nossas dependências. Os alunos também têm a oportunidade de assistir a palestras de nossos profissionais e realizar atividades lúdicas que solidificam o aprendizado. Ao final, as crianças fazem um lanche e voltam para suas casas, repletas de novos conhecimentos.



MetrôRio apoiou projeto que desperta interesse científico nas crianças do Santa Marta

Ampliar os horizontes das crianças de baixo poder aquisitivo, despertando o interesse pelo aprendizado científico através do estudo da astronomia. Este é o objetivo do Clube da Criança Inteligente, projeto da jornalista Tamara Leftel que foi lançado em maio, no Planetário da Gávea. A iniciativa leva conhecimento sobre ciência e conceitos de desenvolvimento sustentável a 31 crianças de 8 a 12 anos da comunidade Santa Marta, em Botafogo.

As aulas acontecem toda segunda, de 14h às 16h30, em uma sala-oficina do planetário. Os astrônomos da instituição propõem tarefas e apresentam temas que agucem a curiosidade e o imaginário das crianças, ensinando sobre o Cosmos e as leis da física que regem os astros e o cotidiano, enquanto o staff pedagógico e os psicólogos do projeto trabalham a identidade social dos alunos e conceitos de cidadania. As crianças vão de transporte oferecido pelo Metrô e recebem lanche, uniforme, carteira e crachá de acesso à instituição. O Clubinho da Criança Inteligente é realizado em parceria com o Colégio Liessin e, além da concessionária MetrôRio, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Hortifruti e Camisetas Dimona.



Educação para Sustentabilidade

O primeiro treinamento de Educação para Sustentabilidade do MetrôRio aconteceu no dia 24 de abril. Participaram 15 formandos do curso para Agente de Segurança. O treinamento, com duração de quatro horas, busca conscientizar os novos colaboradores quanto às questões socioambientais e apresentá-los às práticas da empresa nesse tema.



Escola Municipal José Marti elogia ação educativa do MetrôRio - Ação durou todo o mês de abril

A Roda de Leitura realizada com os alunos da escola Municipal José Marti (Engenho da Rainha) foi um exemplo de que boa vontade e mobilização rendem boas histórias. Prova disso foi o agradecimento enviado pela própria instituição após a ação do MetrôRio, que trabalhou de forma lúdica com os alunos, usando letras de Vinícius de Moraes.

“A possibilidade de cantarem uma música com letra de Vinícius de Moraes e a elaboração de desenhos sobre a canção também foi bastante positiva, pois alia os diversos sentidos e inteligências na ação: cognitiva, musical, estética, corpórea. Então, por tudo isso, recebam os nossos agradecimentos”, escreveu Adriano Moreira de Araujo, Gestor do Núcleo do Bairro Educador, em um dos trechos do email.

A Roda de Leitura aconteceu no último dia 16, em parceria com o Diretório Acadêmico de Letras da UERJ (DALB) e a Secretaria Municipal de Educação. Cerca de quinze estudantes da UERJ foram voluntários. Os livros infantis foram doados pelos funcionários do MetrôRio numa campanha interna promovida pela Concessionária.