×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 26/07/2019

    MetrôRio prepara esquema especial para jogos do fim de semana no Maracanã

    No sábado (27) e domingo (28), a concessionária vai reforçar o número de funcionários nas estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, terá um esquema especial para os torcedores que irão ao Maracanã para assistir aos jogos do fim de semana.
    No sábado, 27/07, o Fluminense recebe o São Paulo às 19h. Já no domingo, 28/07, haverá o clássico entre Flamengo e Botafogo, às 16h. A concessionária recomenda que os rubro-negros utilizem a estação Maracanã para embarque e desembarque. Os botafoguenses devem optar pela estação São Cristóvão .
    Tanto no sábado quanto no domingo, haverá trens extras em circulação, além do aumento do número de funcionários nas estações. A concessionária lembra que os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio durante o fim de semana.

    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 17/07/2019

    MetrôRio anuncia operação especial para partida do Flamengo na Copa do Brasil

    Haverá trens extras e extensão de horário do embarque após o fim do jogo

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os rubro-negros que irão ao Maracanã nesta quarta-feira, 17/07, para assistir a Flamengo e Athletico-PR pela Copa do Brasil. A partida está marcada para as 21h30.
    A concessionária vai ampliar o horário de funcionamento do metrô. Haverá trens extras aos clientes, além de reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.
    O embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão será estendido em uma hora após o jogo. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.

    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 12/07/2019

    MetrôRio terá esquema especial para próximos jogos do Brasileirão no Maracanã

    Concessionária vai reforçar o efetivo de bilheteria e segurança no fim de semana e na segunda-feira

    O Campeonato Brasileiro volta neste sábado, 13/07, e o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os torcedores que irão ao Maracanã no domingo, 14/07, e segunda-feira, 15/07.
    No domingo, o Flamengo enfrenta o Goiás às 11h, no Maracanã. A partida é válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Haverá reforço nas equipes das estações que ficam próximas ao estádio. A Concessionária lembra que os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio durante o fim de semana.
    Já na segunda-feira, o Fluminense recebe o Ceará, também no Maracanã, às 20h. Haverá trens extras para que o cliente vá e volte do jogo com conforto e segurança. Em dias úteis, a transferência entre as linhas 1 e 2 pode ser feita entre as estações Botafogo e Central.

    Obras na Avenida Brasil
    Devido às interdições na Avenida Brasil no fim de semana, o MetrôRio vai aumentar o número de trens em circulação. 

    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 10/07/2019

    Inscrições para o Programa de Estágio do MetrôRio terminam nesta sexta-feira (12)

    Vagas são para estudantes dos níveis superior e técnico com formação prevista para até dezembro de 2021.
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, encerra nesta sexta-feira (12) as inscrições para o Programa de Estágio 2019, que irá selecionar estudantes de cursos superior e técnico. As vagas de ensino técnico estão disponíveis para alunos do curso de Eletrotécnica. Já as oportunidades de ensino superior na concessionária estão abertas para estudantes de Administração, Ciências Atuariais, Economia, Estatística, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial e das engenharias de Automação, Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, de Produção e Industrial de Controle e Automação.
     
    Podem se candidatar estudantes com previsão de formatura para até dezembro de 2021 e que tenham disponibilidade para estagiar por 30 horas semanais. A empresa oferece bolsa-auxílio, vale-transporte e vale-refeição. O contrato de estágio é renovável a cada seis meses, com prazo máximo de dois anos. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vagas.com/invepar .


  • 05/07/2019

    MetrôRio fará ligação direta Pavuna x Jardim Oceânico no domingo, grande final da Copa América

    No sábado (06/07) e no domingo (07/07), clientes não precisarão fazer transferência entre as linhas 1 e 2 no Estácio
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial de funcionamento para o último fim de semana da CONMEBOL Copa America Brasil 2019.
     
    Por causa da grande quantidade de turistas na cidade, no sábado (06/07), os trens da Linha 2 seguirão até a estação Botafogo, sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. Já no domingo (07/07), final do campeonato, os trens vão fazer o trajeto Pavuna x Jardim Oceânico, também sem necessidade transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio.
     
    Tanto no sábado quanto no domingo, haverá reforço nas equipes de segurança e bilheteria das estações do entorno do estádio.
     
     
    Estações indicadas
    O MetrôRio recomenda que os torcedores que irão ao Maracanã de metrô verifiquem a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C deve desembarcar na estação Maracanã, da Linha 2. Já para quem tem bilhetes para o portão D, o MetrôRio indica que o desembarque seja feito nas estações São Cristóvão (Linha 2) ou São Francisco Xavier (Linha 1). Clientes com ingressos para o portão E devem utilizar a estação São Cristóvão (Linha 2).
     
    “Como foi provado ao longo da competição, o metrô tem sido o meio mais eficiente para que os torcedores cheguem ao Maracanã. Aconselhamos que os nossos clientes evitem filas, comprando os cartões unitários e recarregando o Giro antes dos jogos. Quem tiver dúvidas pode procurar as redes sociais da Concessionária ou o SAC (0800 595 1111)”, recomenda o diretor de operações do MetrôRio, Daniel Habib.

    Bilhetes do MetrôRio
    O MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, dos cartões Giro ou unitários (ida e volta) para facilitar a entrada dos passageiros no sistema.
     
    Com o aplicativo MetrôFácil, os torcedores podem planejar a viagem e acompanhar localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular.


  • 01/07/2019

    Músicos do Palco Carioca, do MetrôRio, podem concorrer a vagas para tocar nas entradas do Rock in Rio 2019

    Parceria entre concessionária e festival marca também a expansão do projeto cultural do MetrôRio. A partir desta segunda-feira, 01/07, mais 9 estações receberão espaços para apresentações musicais, totalizando 12 palcos para shows.

    Que artista nunca sonhou em tocar no Rock in Rio? O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, pode dar um empurrãozinho e fazer com que este sonho se torne realidade já na próxima edição do festival, que começa em 27/09.

    Na ação 'Estação Rock in Rio', os músicos que se apresentarem no Palco Carioca, projeto de apresentações musicais do MetrôRio, vão poder concorrer a uma vaga para tocar nos espaços do Palco Carioca, apoiados pelo MetrôRio, localizados nos dois acessos da Cidade do Rock.

    Como se inscrever

    Para participar, basta que o artista se inscreva no Palco Carioca do MetrôRio no site https://www.metrorio.com.br/PalcoCarioca e grave um vídeo de, no máximo, um minuto da sua apresentação em uma das estações. Depois, é só postar o vídeo em uma conta do Youtube. Com o link do vídeo do Youtube, o candidato consegue fazer sua inscrição e conferir o regulamento na página www.estacaorockinrio.com.br

    Uma comissão formada pelos curadores dos palcos do Rock in Rio vai analisar todos os vídeos e selecionar 12 artistas para audições presenciais. Desses, 8 serão selecionados para se apresentar nos Palcos Cariocas do Rock in Rio.

    As inscrições são gratuitas, mas atenção só podem ser feitas até 20/08. Os artistas podem se apresentar sozinhos, em duplas ou em trios. É necessário que cada músico toque um instrumento.

    "Acreditamos muito nesse incentivo dado pelo MetrôRio aos artistas e, por isso, estamos investindo nesta parceria, que trará ainda mais visibilidade aos músicos. Esta sinergia entre a concessionária e o festival traz uma grande oportunidade para suas carreiras. Temos certeza de que os escolhidos vão representar muito bem o papel de dar as boas-vindas para o público que chega na Cidade do Rock", conta Luis Justo, CEO do Rock in Rio. "Nossos visitantes começam a ser impactados por boa música antes mesmo de cruzarem os portões", diz.

    Palco Carioca será expandido

    A partir de hoje, 01/09,  mais oito estações de metrô receberão o projeto Palco Carioca, que tem como objetivo promover a cultura, o entretenimento e incentivar novos talentos. Além das estações Carioca, Siqueira Campos e Maria da Graça, o Palco Carioca se estenderá por estações das Linhas 1, 2 e 4. São elas: Jardim Oceânico, Jardim de Alah, General Osório, Cantagalo, Presidente Vargas, Central, Uruguai, Cidade Nova e Maracanã.

    "O Palco Carioca é um projeto para trazer música e arte para o metrô. Nos últimos três  anos, tivemos  mais de seis mil apresentações.  Estamos felizes agora por ampliar a quantidade de palcos para 12 estações. A parceria com o Rock in Rio representa uma ótima oportunidade para os artistas participantes", disse o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.  

    Outra novidade é o horário de funcionamento. Com a ampliação do programa, os artistas poderão agendar suas apresentações entre 9h e 20h, sempre das segundas-feiras às sextas-feiras (exceto feriados). O agendamento deve ser feito por meio do site do MetrôRio.

    A facilidade atraiu o músico Renato Pollis, que descobriu o projeto navegando pela internet. "Desde que fiz a inscrição me apresento, pelo menos, uma vez por dia na estação Carioca. Hoje, o projeto gera uma parte importante da minha renda e já planejo aumentar o número de shows", afirma o cantor e guitarrista, que toca no Palco Carioca desde 2017.

    O Palco Carioca é um espaço gratuito para apresentações. Não há curadoria para selecionar os participantes e a idade mínima para se apresentar é de 18 anos.

    Regras para apresentações musicais no MetrôRio

    Cada apresentação no Palco Carioca tem duração máxima de uma hora, e é necessário que os participantes cheguem à estação com antecedência mínima de 15 minutos, portando o documento de identidade, que deverá ser apresentado se solicitado, e a confirmação de agendamento. Não são permitidos atrasos ou prorrogação de apresentações nos palcos, para não atrapalhar outros shows. Os músicos devem providenciar seu material de trabalho, como instrumentos musicais, bancos e microfones. Além disso, não são permitidas manifestações de cunho religioso ou político, de conteúdo ofensivo, de apelo sexual ou de apologia ao crime.

    Serviço:

    Estação Rock in Rio

    Artistas residentes no estado do Rio de Janeiro e que tocam no Palco Carioca podem concorrer a vagas para se apresentarem nos acessos da Cidade do Rock.

    Para se inscrever, é necessário se apresentar em um dos espaços musicais do MetrôRio e gravar um vídeo de um minuto de duração.
    Os artistas podem se apresentar sozinhos, em duplas ou em trios. Serão consideradas válidas apenas canções “Cover”, em quaisquer ritmos ou línguas.
    Inscrições até 20/08, pelo site: www.estacaorockinrio.com.br<http://www.estacaorockinrio.com.br>

    Expansão do Palco Carioca

    Novos locais: Jardim Oceânico, Jardim de Alah, General Osório, Cantagalo, Presidente Vargas, Central, Uruguai, Cidade Nova e Maracanã.

    Estações que já têm Palco Carioca: Siqueira Campos, Maria da Graça e Carioca.

    Dias: de segunda a sexta-feira, exceto feriados e operações especiais.

    Horários: das 9h às 20h.


  • 28/06/2019

    MetrôRio prorroga inscrições para Programa de Estágio

    Há oportunidades para estudantes dos níveis superior e técnico. As inscrições vão até o dia 12 de julho.

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, prorrogou as inscrições para o Programa de Estágio 2019, que irá selecionar estudantes de cursos superior e técnico. As vagas de ensino técnico estão disponíveis para alunos do curso de Eletrotécnica. Já as oportunidades de ensino superior na concessionária estão abertas para estudantes de Administração, Ciências Atuariais, Economia, Estatística, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial e das engenharias de Automação, Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, de Produção e Industrial de Controle e Automação.

    Podem se candidatar estudantes com previsão de formatura para dezembro de 2021 e que tenham disponibilidade para estagiar por 30 horas semanais. A empresa oferece bolsa-auxílio, vale-transporte e vale-refeição. O contrato de estágio é renovável a cada seis meses, com prazo máximo de dois anos. Inscrições pelo site www.vagas.com/invepar até o dia 12 de julho.

    O funcionário Caio Melo (foto) ingressou no Programa de Estágio de 2018 e, depois de um ano e três meses no grupo, foi efetivado no MetrôRio como Analista de Marketing. Para ele, participar do processo representou um diferencial. “Além de aprender muito como estagiário, me tornando um profissional mais completo, tive a oportunidade de ser contratado em meio a um cenário difícil no mercado de trabalho. Estou muito feliz”, contou Caio, animado com os novos desafios. 


  • 27/06/2019

    MetrôRio terá esquema especial para jogo Venezuela x Argentina no Maracanã, pela Copa América

    Nesta sexta-feira, 28/06, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai disponibilizar trens extras para atender aos torcedores que irão ao Maracanã para assistir às quartas de final da Conmebol Copa America Brasil 2019, entre Venezuela x Argentina, às 16h.

    O esquema especial do MetrôRio conta com reforço nas equipes de segurança e bilheteria das estações do entorno do estádio, além de funcionários bilíngues para auxiliar os torcedores.

    Estações indicadas
    A concessionária orienta que os torcedores que irão ao Maracanã de metrô verifiquem a estação mais próxima de cada setor do estádio:

    - Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C deve desembarcar na estação Maracanã, da Linha 2. 
    - Já para quem tem bilhetes para o portão D, o MetrôRio indica que o desembarque seja feito nas estações São Cristóvão (Linha 2) ou São Francisco Xavier (Linha 1). 
    - Torcedores com ingressos para o portão E devem utilizar a estação São Cristóvão, da Linha 2.

    Bilhetes do MetrôRio
    Para facilitar a ingressão dos passageiros no sistema, o MetrôRio recomenda a compra e a recarga, com antecedência, dos cartões Giro ou unitários (ida e volta). Além disso, orienta aos torcedores que tentem antecipar seu embarque, a fim de evitar os horários de maior fluxo.

    Com o aplicativo MetrôFácil, os torcedores podem planejar a viagem e acompanhar localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular. Os clientes poderão, ainda, acompanhar em tempo real pelas redes sociais da concessionária o movimento nas estações próximas ao estádio.


  • 26/06/2019

    Mais de 230 mil pessoas já usam internet Wi-Fi gratuita nas estações do MetrôRio

    Ativo desde dezembro, serviço registrou mais de 5 milhões de conexões
     
    Há seis meses, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, implantou internet Wi-Fi gratuita nas 41 estações do sistema. Desde então, mais de 230 mil clientes já se cadastraram na plataforma e podem ficar conectados nas plataformas e mezaninos das estações. Ao todo, já foram registradas mais de 5 milhões de conexões.
     
    A estação que mais registra acessos à internet Wi-Fi gratuita fornecida pelo MetrôRio é Central, seguida por Botafogo, Estácio, Uruguaiana e Siqueira Campos. O horário de maior acesso à internet é o das 18h.
     
    As estações podem ter até 15 mil clientes conectados ao mesmo tempo. A velocidade com que os dados são carregados depende de cada dispositivo e da quantidade de pessoas usando o serviço no momento. No entanto, a velocidade média registrada é superior à da internet 4G, fornecida pelas operadoras de telefonia.
     
    "A iniciativa de modernização tem o objetivo de facilitar a vida dos passageiros do MetrôRio, que podem acessar e-mails, redes sociais e assistir a vídeos enquanto aguardam numa estação de metrô", afirma Charles de Sirovy, diretor administrativo-financeiro e de relações com investidores do MetrôRio.

    A dubladora Laís Machado dos Santos, de 25 anos, moradora de São Cristóvão, acredita que o Wi-Fi gratuito no metrô ajuda o dia a dia de quem precisa estar sempre conectado. "Eu uso a rede na maioria das vezes para envio de arquivos do trabalho, mas também aproveito para ouvir músicas e navegar nas minhas redes sociais”, contou a dubladora.

    O estudante de gastronomia Welington José do Nascimento, de 24 anos, virou usuário assíduo do serviço. "Às vezes, a gente marca de encontrar os amigos, não tem como ligar ou enviar mensagens, a rede do Wi-Fi no metrô possibilita a nossa comunicação", disse.

    Para se conectar ao Wi-Fi, os clientes do MetrôRio precisam fazer um cadastro simples e rápido por um equipamento que permita acesso à internet, como smartphone, tablet ou laptop. O usuário tem direito a 15 minutos de Wi-Fi gratuito. Após esse período, o cliente pode se reconectar imediatamente por mais 15 minutos. Nas viagens seguintes, não é necessário fazer um novo cadastro. Basta o passageiro se reconectar à rede com seu aparelho.


  • 24/06/2019

    MetrôRio funcionará com ligação direta Pavuna x Botafogo neste fim de semana

    Na segunda-feira, haverá trens extras para partida da Copa América no Maracanã
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, mantém, nestes sábado e domingo (22 e 23/6), o esquema especial de funcionamento adotado para o período de realização da Conmebol Copa America Brasil 2019, com a ligação direta Botafogo x Pavuna, sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio.
     
    A medida foi adotada por causa dos jogos e grande quantidade de turistas na cidade e também acontecerá nos fins de semana dos dias 29/30 de junho e 06 de julho. Já no dia 7 de julho, domingo, dia em que acontece a grande final da competição, os trens vão fazer o trajeto Pavuna x Jardim Oceânico direto, também sem necessidade transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio.
     
    Maratona do Rio
    O MetrôRio aconselha o público que vai participar da Meia Maratona, no sábado, dia 22, e da Maratona do Rio, no domingo, dia 23, que terão a largada e/ou chegada no Aterro do Flamengo, a embarcar e/ou desembarcar nas estações Glória, Catete ou Cinelândia. Nessas estações, haverá mais funcionários nas bilheterias e na segurança. No sábado, o metrô funciona das 5h à 0h e, no domingo, das 7h às 23h.
     
    Esquema especial para partida Chile x Uruguai
    Já na segunda-feira, dia 24, dia da partida entre Chile e Uruguai, no Maracanã, às 20h, o MetrôRio também terá um esquema especial de funcionamento. Para o jogo, o MetrôRio vai disponibilizar trens extras, antecipando os intervalos do horário de pico, para atender à previsão de aumento na demanda nas estações.
     
    Haverá reforço nas equipes de segurança e bilheteria das estações do entorno do estádio. Funcionários bilíngues estarão nos locais auxiliando os torcedores.
     
    A concessionária recomenda que os torcedores que irão ao Maracanã de metrô verifiquem a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C deve desembarcar na estação Maracanã, da Linha 2. Já para quem tem bilhetes para o portão D, o MetrôRio indica que o desembarque seja feito nas estações São Cristóvão (Linha 2) ou São Francisco Xavier (Linha 1). Clientes com ingressos para o portão E devem utilizar a estação São Cristóvão (Linha 2).
     
    Bilhetes do MetrôRio
    O MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, dos cartões Giro ou unitários (ida e volta) para facilitar a entrada dos passageiros no sistema. Além disso, solicita aos torcedores que tentem antecipar seu embarque, a fim de evitar os horários de maior fluxo.
     
    Com o aplicativo MetrôFácil, os torcedores podem planejar a viagem e acompanhar localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular. Os clientes poderão, ainda, acompanhar em tempo real pelas redes sociais da concessionária o movimento nas estações próximas ao estádio.