×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 26/04/2019

    MetrôRio fará esquema especial para jogos do Campeonato Brasileiro no Maracanã

    Durante o fim de semana, as equipes de bilheteria e segurança serão reforçadas

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os primeiros jogos do Campeonato Brasileiro que acontecem neste fim semana no Maracanã. No sábado, 27/04, o Flamengo estreia na competição em uma partida contra o Cruzeiro, às 21h. Já no domingo, 28/04, o Fluminense recebe o Goiás, às 19h.  
    Haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheterias das estações. Além disso, trens extras vão circular pelas linhas 1, 2 e 4.

    Cartão Giro

    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 17/04/2019

    MetrôRio divulga esquema especial para jogo do Fluminense na Copa do Brasil

    Haverá trens extras e extensão do horário da operação do metrô 
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os tricolores que forem ao Maracanã nesta quarta-feira, 17/04, para assistir a Fluminense e Santa Cruz pela Copa do Brasil. O jogo está marcado para as 21h30. A concessionária vai oferecer trens extras aos clientes e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.
     
    Além disso, o horário de embarque de passageiros será estendido em uma hora após o jogo nas estações Maracanã e São Cristóvão. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.
     

    Cartão Giro
     
    O MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, do cartão Giro para facilitar a entrada dos clientes no sistema. Com o aplicativo MetrôFácil, os torcedores podem planejar a viagem e acompanhar localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular. 


    Horários durante o feriado

    Nesta Sexta-Feira da Paixão, 19/04, o MetrôRio vai funcionar em esquema especial de feriado, das 7h às 23h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. Já no sábado, 22/04, o horário é normal, das 5h à meia-noite, e a baldeação entre as linhas 1 e 2 também é feita na estação Estácio. 

    No domingo, 21/04, o funcionamento do metrô será das 7h às 23h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio.

    Na segunda-feira, 22/04, as 41 estações do MetrôRio funcionam normalmente, das 5h à meia-noite.

    Terça-feira, 23/04, feriado de São Jorge, haverá esquema especial, com operação das 7h às 23h e transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio.


  • 12/04/2019

    MetrôRio recebe doações para cariocas atingidos pela chuva

    Concessionária está arrecadando material de limpeza, água potável e itens de higiene pessoal

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e Instituto Invepar entraram na corrente de solidariedade para ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro.
    A concessionária está arrecadando material de limpeza, itens de higiene pessoal e água potável na estação Carioca do metrô.
    Os donativos podem ser levados até a próxima quarta-feira, dia 17/04. O ponto de coleta está montado em frente às catracas do acesso A (Rio Branco) da estação Carioca.


  • 12/04/2019

    MetrôRio faz festa surpresa para o menino Pietro

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, recebeu nesta quarta-feira (11), o menino Pietro Honorato, de 3 anos, e sua família na sede administrativa da concessionária, no Centro. O menino ficou conhecido após as fotos do seu aniversário, com o tema do MetrôRio, viralizarem nas redes sociais. Pietro foi recebido por equipe da concessionária, que o presenteou com crachá personalizado. Ele ganhou ainda uma festa surpresa no auditório da empresa, com a participação de 200 colaboradores.

    O dia especial começou um pouco antes, durante o embarque na estação Maria da Graça, na Zona Norte, com uma mensagem inesperada. O condutor Paulo Roberto Barros recebeu o menino sensação da internet de um jeito especial. “Seja muito bem-vindo, Pietro! O Metrô Rio quer que a sua viagem seja muito feliz e cheia de surpresas. Apostamos que o seu aniversário de três anos será inesquecível”, disse o condutor.

    Já no Centro Administrativo do MetrôRio, Pietro foi recepcionado pelos diretores de Operação, Daniel Habib, e de Engenharia, Cristiano Mendonça. Eles realizaram um tour, apresentaram as instalações do Centro de Controle Operacional e o simulador de trem, utilizado no treinamento de novos condutores da empresa.

    A servidora pública Alessandra Honorato, mãe de Pietro, destacou que a festa temática realizada na casa da família surgiu a partir da paixão do menino pelo metrô. “Todos os dias ele vai me buscar na estação e se diverte vendo as composições. Aproveitei a ideia e fiz um bolo de aniversário para comemorar. Não imaginava toda essa repercussão positiva, ele está muito feliz. Esse dia ficará marcado para sempre em nossas vidas”, afirmou.

    Próxima parada: Estação Alegria

    Escolas e instituições sociais interessadas em levar crianças de 5 a 12 anos para visitar o Centro Administrativo do MetrôRio podem se inscrever para participar do programa “Estação Alegria”, realizado uma vez por mês, entre abril e novembro, com grupos de até 30 crianças e dez responsáveis por vez.
    A iniciativa é gratuita e aborda temas como atitude segura e gentil dentro do sistema metroviário, cidadania, meio ambiente e educação. O roteiro também inclui visita ao Centro de Controle Operacional do MetrôRio e ao simulador, no qual elas podem brincar de conduzir um trem do metrô. As inscrições podem ser feitas por meio do endereço responsabilidadesocial@metrorio.com.br.


  • 10/04/2019

    MetrôRio prepara operação especial para jogos da Copa do Brasil e Libertadores no Maracanã

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, programou um esquema especial para os jogos que acontecem no estádio do Maracanã nestas quarta e quinta-feira, 10 e 11 de abril.
     
    Na quarta-feira, 10/04, Fluminense e Luverdense se enfrentam às 19h15 pela Copa do Brasil. Já na quinta-feira, 11/04, o Flamengo recebe o San José, da Bolívia, às 21h.
     
    Nos dois dias, o MetrôRio vai oferecer trens extras aos clientes e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.
     
    As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.


  • 05/04/2019

    MetrôRio terá operação especial para semifinais do Campeonato Carioca

    As estações terão reforço nas equipes de segurança e atendimento ao cliente

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou um esquema especial para as semifinais do Campeonato Carioca que acontecem neste fim de semana no Maracanã. As equipes de segurança e bilheteria nas estações serão reforçadas. Além disso, haverá mais trens circulando pelas três linhas.
    No sábado, 06/04, Flamengo e Fluminense se enfrentam às 19h. A concessionária recomenda que os rubro-negros desembarquem e embarquem na estação São Cristóvão. Já os tricolores devem usar a estação Maracanã. No domingo, 07/04, às 16h, é a vez de Vasco e Bangu entrarem em campo.

    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 05/04/2019

    MetrôRio terá vacinação contra a febre amarela na estação Carioca

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, participa entre os dias 8 e 9 de abril, das 7h às 11h, da campanha de vacinação contra a febre amarela, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na estação Carioca. O público-alvo poderá ser vacinado mediante apresentação de documento de identidade ou CPF. Na ocasião, serão emitidos comprovantes para quem tomar a vacina.

    O posto de atendimento será montado dentro da estação, no corredor próximo ao acesso B (Av. República do Chile). O MetrôRio está apoiando a ação e dando suporte operacional à SES, que terá equipes no local para tirar dúvidas sobre a doença.

    O público-alvo da vacinação abrange crianças a partir de 9 meses, adolescentes, adultos e idosos. Caso persistam as dúvidas, o paciente deve procurar um médico para as devidas avaliações e orientações.

    A vacina da febre amarela é contraindicada para bebês menores de nove meses e pessoas que tenham quadro de imunodeficiência por doença ou tratamento. Também há restrições para gestantes e pessoas com alergia grave a ovo. Mulheres que estejam amamentando bebês menores de seis meses devem buscar orientação médica.

    No mês de maio, as estações do Maracanã e Siqueira Campos também receberão postos volantes para reforçar a campanha.


  • 03/04/2019

    MetrôRio prepara esquema especial para jogo entre Flamengo e Peñarol na Libertadores

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, fará um esquema especial para atender os torcedores que vão ao Maracanã assistir à partida entre Flamengo e Peñarol nesta quarta-feira (03/04), às 21h30. A concessionária vai oferecer trens extras aos clientes e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.
     
    Além disso, o horário de embarque de passageiros será estendido em uma hora, após o término do jogo, nas estações Maracanã e São Cristóvão. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.
     
    Cartão Giro
     
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem e acompanhem localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular. 


  • 02/04/2019

    MetrôRio dá a primeira autorização para circulação de cão de suporte emocional

    Você já ouviu falar em cão de suporte emocional? É o que faz o golden retriever Prince of Persia, que acompanha todos os dias a funcionária pública Daniele Cristo no metrô e pelas ruas do Rio de Janeiro. 
     
    Daniele sofre de transtorno de ansiedade e não se sente à vontade para andar sozinha. Prince faz companhia e acalma a dona. É diferente de um cão-guia, que auxilia deficientes visuais, ou de um cão de serviço, que é treinado para puxar cadeiras de rodas, detectar ou responder a ataques epilépticos, por exemplo.
     
    Aliás, Prince of Persia foi o primeiro cão de suporte emocional a receber, no Brasil, a autorização para circular no metrô. De segunda a sexta, Daniele e o cachorro fazem o percurso São Francisco Xavier - estação de metrô que fica na Tijuca, Zona Norte do Rio - até a Carioca, no Centro da cidade.
     
    Daniele conta que, no trajeto, os demais clientes do MetrôRio são respeitosos. Às vezes, perguntam do que se trata um cão de suporte emocional, mas jamais fazem carinho no Prince sem pedir antes. "Eu sinto que as pessoas têm curiosidade, porque nem sabem que existe essa função para um cachorro. Ao lado do Prince eu me sinto tranquila, presto atenção nele, me distraio e a viagem de metrô passa até mais rápido", conta a funcionária pública.
     
    A lei estadual (nº 7.893/2018) que autoriza os cães de suporte emocional a circularem gratuitamente pelos meios de transporte foi promulgada no ano passado. Há diversas exigências para que os cachorros possam acompanhar seus donos. Entre elas, estão a carteira e plaqueta de identificação do animal, expedidas por um centro de treinamento de cães-guia ou por um instrutor autônomo; carteira de vacinação atualizada; e o equipamento do cão, composto por coleira, guia e arreio com alça. 
     
    Nos Estados Unidos é comum passageiros de avião que têm medo de voar recebam autorização para viajar ao lado de um animal de suporte emocional. E não necessariamente é um cachorro. Pode ser um porco, uma tartaruga, um gato... Contanto que o animalzinho dê apoio e segurança ao seu dono.
     
    Pelo visto, a história de Daniele e Prince of Persia tem tudo para influenciar mais pessoas que precisam de apoio emocional nas grandes cidades do Brasil.


  • 29/03/2019

    MetrôRio anuncia operação especial para final da Taça Rio

    As estações terão reforço nas equipes de segurança e atendimento ao cliente

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para a final da Taça Rio no próximo domingo, 31/03, entre Flamengo e Vasco. A partida será no estádio do Maracanã, às 16h. As equipes de segurança e bilheteria nas estações serão reforçadas. Além disso, haverá mais trens circulando pelas três linhas.

    A concessionária recomenda que os torcedores do Flamengo desembarquem e embarquem na estação São Cristóvão. Já os vascaínos devem usar a estação Maracanã.

    Cartão Giro

    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.