×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 18/06/2019

    Esquema de funcionamento do MetrôRio no feriadão de Corpus Christi

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, funcionará com horários especiais no feriado de Corpus Christi (20) e é a principal opção de transporte para os turistas que estiverem a passeio na cidade e assistindo aos jogos da Copa América, no Maracanã.
     
    As estações abrirão às 7h e a operação se encerrará às 23h. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. Na sexta-feira (21), o horário de funcionamento será normal, das 5h à 0h, com trajeto direto entre Pavuna e Botafogo, sem baldeação.
     
    Já no fim de semana dos dias 22 e 23, a operação é regular, com funcionamento no sábado das 5h à 0h, e no domingo das 7h às 23h. Nestes dias, a ligação entre Pavuna e Botafogo também será direta, sem baldeação na estação Estácio.


  • 18/06/2019

    MetrôRio terá esquema especial para quem for assistir a Bolívia x Peru no Maracanã, pela CopaAmérica

    Concessionária vai operar com carga máxima nesta terça-feira, 18/06, mas alerta que os torcedores devem antecipar ida ao estádio

    Nesta terça-feira, 18/06, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai disponibilizar trens extras para atender aos torcedores que irão ao Maracanã para assistir à partida entre Bolívia x Peru, às 18h30. A oferta de trens no horário de pico será antecipada por conta da alta demanda nas estações. Também haverá reforço nas equipes de segurança e bilheteria, e funcionários bilíngues estarão nos locais auxiliando os torcedores.
    Os acessos do estádio do Maracanã serão abertos 3 horas antes de cada jogo. Por isso, o MetrôRio recomenda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio.

    Estações indicadas
    A concessionária recomenda que os torcedores que irão ao Maracanã de metrô verifiquem a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C deve desembarcar na estação Maracanã, da Linha 2. Já para quem tem bilhetes para o portão D, o MetrôRio indica que o desembarque seja feito nas estações São Cristóvão (Linha 2) ou São Francisco Xavier (Linha 1). Clientes com ingressos para o portão E devem utilizar a estação São Cristóvão (Linha 2).

    Bilhetes do MetrôRio
    O MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, do cartões Giro ou unitários (ida e volta) para facilitar a entrada dos passageiros no sistema.
    Com o aplicativo MetrôFácil, os torcedores podem planejar a viagem e acompanhar localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular.


  • 17/06/2019

    MetrôRio e Instituto Invepar promovem campanha de doação de agasalhos e cobertores

    Iniciativa acontece nas estações Pavuna, Carioca e Jardim Oceânico
     
    A época mais fria do ano está chegando e, para ajudar quem mais precisa, o MetrôRio e o Instituto Invepar irão promover, a partir desta segunda-feira, dia 17, a campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores nas estações Pavuna, Carioca e Jardim Oceânico. A ação é uma parceria da concessionária com a Organização Social (OS) Saúde Criança, instituição independente e sem fins lucrativos.  
     
    Durante a campanha, serão aceitos cobertores, agasalhos, meias e calçados de qualquer tamanho, desde que estejam em bom estado de conservação. Para doá-los, basta se dirigir aos estandes da campanha disponibilizados nas estações. A campanha vai até o dia 28 de junho e todo o conteúdo arrecadado será destinado à doação.  
     
    Coordenadora do Instituto Invepar, Zilma Ferreira destacou a importância da iniciativa. “As doações são muito bem-vindas, pois irão ajudar diversas pessoas a se aquecerem nos dias de baixas temperaturas. Todos os usuários do MetrôRio podem participar dessa mobilização e nossas estações estarão à disposição para receber as doações”, disse a coordenadora.   


  • 13/06/2019

    Os principais programas culturais no Rio para chegar de metrô

    Clientes do cartão Giro têm ainda descontos especiais em diversas atrações, incluindo Pão de Açúcar, teatros e museus
     
    Para aproveitar o Dia do Turista, comemorado dia 13 de junho, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um roteiro especial com dicas para visitantes e moradores se divertirem nos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. Das praias aos parques naturais, passando pelos teatros e museus e, é claro, sem esquecer a música e a gastronomia, a programação inclui passeios para todos os gostos.

    Os clientes do Giro podem ainda aproveitar os descontos em atrações, como o Bondinho Pão de Açúcar, Teatro Riachuelo, Museu de Arte Moderna e o Food Park Carioca, no Maracanã. Confira as dicas do MetrôRio:

    Dica 1 – Passeio de bondinho
    O MetrôRio e o Bondinho Pão de Açúcar fecharam parceria que dá desconto de 30% para quem comprar, no site da atração, o Bilhete Dourado ou o Tour Histórico do parque. Para obter o desconto, disponíveis para clientes do Giro, basta acessar ingressos.bondinho.com.br e utilizar o código GIRONOBONDINHO. A promoção é válida até o dia 30 de junho.

    O Bilhete Dourado do bondinho garante acesso preferencial em todas as quatro estações do Pão de Açúcar, além de acesso à sala VIP do ponto turístico. Já o Tour Histórico permite que o visitante conheça as histórias e curiosidades do Pão de Açúcar, o primeiro teleférico do Brasil.

    Como chegar: Saltar na estação Botafogo, na saída Nelson Mandela, e pegar a linha de integração expressa 513 (Botafogo / Urca).

    Dica 2 – Teatro Riachuelo Rio
    Os clientes Giro compram ingressos com 50% de desconto no Teatro Riachuelo Rio, no Centro, para assistir os espetáculos em cartaz. Para adquirir o desconto, o cliente deve consultar a programação disponível em teatroriachuelo.com.br.

    Como chegar: Os visitantes devem pegar a Linha 1 ou Linha 2 e descer na estação Uruguaiana. O Teatro Riachuelo Rio fica na Rua do Passeio, nº 38/40, no Centro.

    Dica 3 – Conheça o MAM
    Os visitantes podem conhecer o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), um dos espaços culturais mais importantes da cidade. O museu é resultado dos traços do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e do projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. O acervo do MAM dispõe de esculturas e pinturas de artistas latino-americanos. Quem é cliente Giro tem 50% de desconto na compra de ingresso para entrada no local.

    Como chegar: O MAM fica na Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, na Glória. Para chegar ao local, o usuário deve desembarcar na estação Cinelândia, sair na Rua Santa Luzia e caminhar pelos jardins do museu.

    Dica 4 – Cardápio sobre rodas
    O Food Park Carioca, espaço com food trucks de comidas e bebidas variadas em ambiente aberto, conta diversas opções de gastronômicas e culturais.

    Como chegar: O Food Park Carioca está localizado na Rua Mariz e Barros, 1037, Tijuca, no estacionamento do hipermercado Extra. Próximo das estações do metrô Afonso Pena e São Francisco Xavier. Clientes Giro têm 10% de desconto ao apresentarem o cartão nas lojas.

    Dica 5 – Theatro Municipal
    Inaugurada em 14 de julho de 1909, o prédio inspirado na Ópera de Paris recebeu, ao longo de sua história, os principais nomes brasileiros e mundiais da dança, música e ópera. Atualmente, é a única instituição cultural brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet. O Theatro Municipal é uma das mais importantes casas de espetáculo da América do Sul. Clientes Giro têm 30% de desconto nas apresentações.

    Como chegar: Embarcar na Linha 1 e ou Linha 2, descer na Estação Cinelândia, na saída da Av. Rio Branco.

    Dica 6 – Maracanã
    O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, foi inaugurado em 1950 para sediar a Copa do Mundo daquele ano. Além de receber jogos dos campeonatos Carioca, Brasileiro e de outras importantes competições internacionais, é palco de grandes espetáculos musicais.

    Como chegar: Para chegar ao estádio, os visitantes podem pegar o metrô Linha 2 e descer nas estações Maracanã ou São Cristóvão.

    Dica 7 – Jardim Botânico
    Uma das áreas verdes mais bonitas e preservadas do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico abriga mais de 3.000 espécies de plantas. É um dos mais importantes institutos de pesquisas em botânica e biodiversidade vegetal do mundo. Conhecido por suas palmeiras imperiais, o Jardim Botânico data da vinda da família real para o Brasil e foi usado inicialmente para reproduzir as especiarias da Companhia das Índias Orientais trazidas pelos portugueses no início do século XVIII, como noz-moscada, canela e pimenta do reino.

    Como chegar: Os visitantes podem pegar o metrô Linha 1 ou Linha 2 e descer na Estação Botafogo. Na frente da estação, eles devem embarcar no ônibus Metrô Na Superfície (MNS), sentido Gávea, e desembarcar na estação Jardim Botânico para acessar o parque. Entrada pelo portão da Rua Pacheco Leão, 101.

    Dica 8 - Parque Madureira
    Na Zona Norte, uma boa alternativa é o Parque Madureira. Entre as opções de lazer estão: uma cascata, um campo de futebol e o complexo de skate, considerado o maior e melhor da América Latina. As crianças brincam livres e todos têm a possibilidade de assistir a shows e a sessões de cinema na Nave do Conhecimento.

    Como chegar: Os visitantes podem pegar o metrô Linha 2, descer na estação Colégio e pegar a linha 729L, 734L ou 736L/738L. Descer em frente ao Parque Madureira.

    Dica 9 – Cristo Redentor
    Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor é considerado um dos mais importantes símbolos da cidade do Rio de Janeiro. O monumento recebe turistas do mundo inteiro, que o elegeram, em 2007, uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

    Como chegar: Os visitantes têm duas formas de chegar ao Cristo Redentor. A primeira delas é utilizando as Linhas 1, 2 ou 4, com desembarque na estação Largo do Machado. Na segunda alternativa, os visitantes devem usar as linhas 1 e 4, com desembarque na estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, e seguir até a Praça do Lido, no mesmo bairro. Nos dois casos, os visitantes têm acesso ao serviço de vans oficiais, que realizam o transporte até o Parque Nacional da Tijuca, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, e nos sábados, domingo e feriados das 8h às 17h.

    Dica 10 - Parque Lage
    O Parque Lage é uma grande área verde localizada na rua Jardim Botânico, entre as encostas do Morro Corcovado. No espaço fica um dos mais belos cartões postais arquitetônicos da cidade: o Palacete Parque Lage. No local, é possível passear pelos jardins, fazer piqueniques ou encarar as trilhas que levam para o Corcovado.

    Como chegar: Para chegar ao Parque Lage, devem pegar o metrô Linha 1 ou Linha 2, descer na estação Botafogo e pegar o Metrô Na Superfície (MNS) sentido Gávea. Sair na Estação Hospital da Lagoa.


    Dica 11 - Praia de Copacabana
    A “Princesinha do Mar” é uma das praias mais famosas do mundo e recebeu este nome em homenagem a Nossa Senhora de Copacabana. O famoso desenho de ondas em suas calçadas de pedras com inspiração portuguesa foi concebido no século XIX. A orla abriga diversos pontos turísticos em sua extensão, entre eles as estátuas em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade e ao cantor e compositor Dorival Caymmi.

    Como chegar: Para chegar à praia, os clientes devem pegar o metrô e descer numa das seguintes estações: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos ou Cantagalo. Na saída, caminhar em direção à orla.



  • 12/06/2019

    MetrôRio fará ligação direta Pavuna x Botafogo nos fins de semana durante Copa América

    Passageiros não precisarão fazer transferência entre as linhas 1 e 2 no Estácio. Já no dia da final da competição, os trens da linha 2 irão direto até o Jardim Oceânico
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, terá um esquema especial de funcionamento nos dias 16, 18, 24 e 28 de junho e 7 de julho, quando haverá partidas da CONMEBOL Copa America Brasil 2019 no estádio do Maracanã.
     
    Para os jogos que ocorrem durante a semana, o MetrôRio vai disponibilizar trens extras, antecipando o horário de pico, para atender à alta demanda nas estações. Haverá reforço nas equipes de segurança e bilheteria das estações do entorno do estádio. Será, ainda, instalada sinalização nos acessos e no interior das estações, que transmitirão também gravações pelos alto falantes, orientando os passageiros.
     
    Ligação direta Pavuna-Botafogo e Pavuna-Jd. Oceânico
    Por causa das partidas e grande quantidade de turistas na cidade, nos fins de semana dos dias 15/16, 22/23, 29/30 de junho e 06 de julho, os trens da Linha 2 seguirão até a estação Botafogo, sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. No dia 7 de julho, domingo, final da CONMEBOL CopaAmerica Brasil 2019, mais uma mudança: os trens vão fazer o trajeto Pavuna x Jardim Oceânico, também sem necessidade transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio.
      
    Estações indicadas
    A concessionária recomenda que os torcedores que irão ao Maracanã de metrô verifiquem a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C deve desembarcar na estação Maracanã, da Linha 2. Já para quem tem bilhetes para o portão D, o MetrôRio indica que o desembarque seja feito nas estações São Cristóvão (Linha 2) ou São Francisco Xavier (Linha 1). Clientes com ingressos para o portão E devem utilizar a estação São Cristóvão (Linha 2).
     
    “O metrô é o meio mais eficiente para que os torcedores cheguem ao Maracanã. Aconselhamos que os clientes do MetrôRio evitem filas, comprando os cartões unitários e recarregando o Giro antes dos jogos. Quem tiver dúvidas pode procurar as redes sociais da Concessionária ou o SAC (0800 595 1111)”, recomenda o diretor de operações do MetrôRio, Daniel Habib.
      
    Bilhetes do MetrôRio
    O MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, do cartões Giro ou unitários (ida e volta) para facilitar a entrada dos passageiros no sistema.
     
    Com o aplicativo MetrôFácil, os torcedores podem planejar a viagem e acompanhar localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular.
      
    Tabela
    Confira a tabela de jogos da  CONMEBOL Copa America Brasil 2019  no Maracanã:
     
    16 de junho (domingo), às 16h: Paraguai x Qatar
    18 de junho (terça-feira), às 18h30: Bolívia x Peru
    24 de junho (segunda-feira), às 20h: Chile x Uruguai
    28 de junho (sexta-feira), às 16h: quartas de final
    07 de julho (domingo), às 17h: final


  • 12/06/2019

    Estações do MetrôRio são alternativa para compra de presente do Dia dos Namorados

    Lojistas esperam movimento 20% melhor em relação a 2018
     
    O Dia dos Namorados está chegando e, quem deixou o presente para última hora, tem as estações do metrô como alternativa para as compras. Uma outra boa notícia para os lojistas, que esperam um volume de venda até 20% maior em relação ao ano passado, é a pesquisa do Instituto Fecomércio RJ, indicando que 63,8% dos entrevistados pretendem presentear seu companheiro (a) na data.
     
    De acordo com o levantamento, entre os presentes preferidos, estão roupas (47,3%), perfumes e cosméticos (38,2%), calçados, bolsas e acessórios (28,8%), flores (20,1%), livros e e-books (15%), smartphones (14,7%) e joias ou bijuterias (12,5%).
     
    Pela segunda vez, o serralheiro Alexandro Oliveira e Silva garantiu o presente para a esposa em uma loja da estação da Carioca. "Comprar no metrô é mais rápido, pois faço tudo sem sair do caminho para o trabalho. Além disso, aqui eu tenho bastante opção e as chances de agradar são maiores", disse ele.
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, reuniu algumas dicas de presentes para quem ainda vai às compras:  
     
    Perfumaria e maquiagem
    Perfumes, hidratantes, óleos corporais, sabonetes e produtos de maquiagem podem ser encontrados em lojas como O Boticário e Contém 1G, localizadas na estação Carioca.
     
    Chocolates e doces
    Podem ser encontrados na Chocolates Brasil Cacau, nas estações Uruguaiana e General Osório, além de Cacau Show na estação do Largo do Machado. Entre os itens mais procurados, estão as canecas e cestas recheadas de chocolates, bombons e trufas.
     
    Lojas de roupas e sapatarias
    As lojas Rosa Miranda e Thiamo, ambas na estação Carioca, oferecem variedade de roupas. Quem optar por calçados pode ir até as lojas Moleca nas estações Central, Carioca e Pavuna.
     
    Bolsas e acessórios
    Nas estações Carioca, Cidade Nova, Central, Uruguaiana, Largo do Machado e General Osório é possível encontrar bolsas e mochilas femininas de vários modelos na loja Santa Malagueta. Outra opção são os óculos masculinos e femininos na Chilli Beans.
     
    Vinhos e frios
    As lojas Empório São Roque e D'Petrópolis são especializadas em artigos de fabricação nacional e, em sua maioria, artesanais, como queijos, vinhos, charcutaria, doces, entre outros. Os quiosques das marcas ficam nas estações Carioca, Cantagalo Jardim Oceânico.


  • 07/06/2019

    MetrôRio terá operação especial para Fla x Flu no Maracanã

    Equipes de bilheteria e segurança serão reforçadas em diversas estações neste domingo, 09/06

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os torcedores que vão assistir ao jogo entre Fluminense e Flamengo no Maracanã, neste domingo, 09/06, às 19h. Haverá reforço nas equipes das estações que ficam próximas ao estádio.

    A concessionária recomenda que os torcedores do Tricolor desembarquem e embarquem, na volta do jogo, na estação Maracanã. Já os rubro-negros devem usar a estação São Cristóvão.

    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.



  • 06/06/2019

    MetrôRio anuncia esquema especial para a CONMEBOL Copa America Brasil 2019

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, terá um esquema especial de funcionamento nos dias 16, 18, 24 e 28 de junho e 7 de julho, quando haverá partidas da CONMEBOL Copa America Brasil 2019 no estádio do Maracanã.
    Para os jogos que ocorrem durante a semana, o MetrôRio vai disponibilizar trens extras, antecipando o horário de pico, para atender à alta demanda nas estações. Também haverá reforço nas equipes de segurança e bilheteria das estações. Por causa das partidas e grande quantidade de turistas na cidade, nos fins de semana dos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de junho e 06 de julho, os trens da Linha 2 seguirão até a estação Botafogo, sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. No dia 7 de julho, domingo, final da CONMEBOL Copa America Brasil 2019, mais uma mudança: os trens vão fazer o trajeto Pavuna x Jardim Oceânico, também sem necessidade transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio.

    Estações indicadas
    A concessionária recomenda que os torcedores que irão ao Maracanã de metrô verifiquem a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C deve desembarcar na estação Maracanã, da Linha 2. Já para quem tem bilhetes para o portão D, o MetrôRio indica que o desembarque seja feito nas estações São Cristóvão (Linha 2) ou São Francisco Xavier (Linha 1). Clientes com ingressos para o portão E devem utilizar a estação São Cristóvão (Linha 2).
    “O metrô é o meio mais eficiente para que os torcedores cheguem ao Maracanã. Aconselhamos que os clientes do MetrôRio evitem filas, comprando os cartões unitários e recarregando o Giro antes dos jogos. Quem tiver dúvidas pode procurar as redes sociais da Concessionária ou o SAC (0800 595 1111)”, recomenda o diretor de operações do MetrôRio, Daniel Habib.
     
    Bilhetes do MetrôRio
    O MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, do cartões Giro ou unitários (ida e volta) para facilitar a entrada dos passageiros no sistema.
    Com o aplicativo MetrôFácil, os torcedores podem planejar a viagem e acompanhar localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular.
     
    Confira a tabela de jogos da  CONMEBOL Copa America Brasil 2019  no Maracanã

    16 de junho (domingo), às 16h: Paraguai x Qatar
    18 de junho (terça-feira), às 18h30: Bolívia x Peru
    24 de junho (segunda-feira), às 20h: Chile x Uruguai
    28 de junho (sexta-feira), às 16h: quartas de final
    07 de julho (domingo), às 17h: final


  • 05/06/2019

    MetrôRio realiza campanha de recolhimento de óleo de cozinha usado

    Iniciativa marca a Semana do Meio Ambiente e acontece nas estações Pavuna e General Osório

    Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, iniciou nesta semana a coleta gratuita de óleo de cozinha usado para reciclagem. Os pontos de recolhimento funcionarão por tempo indeterminado, nas estações Pavuna e General Osório. A ação é uma parceria da concessionária com o Instituto Invepar e a Grande Rio Ambiental, empresa especializada em reaproveitamento deste tipo de resíduo, e visa incentivar seu descarte correto.
     
    A iniciativa teve início nesta terça-feira (04/5) na estação Pavuna, e nesta quarta-feira (05/5) na estação General Osório, com atividades educativas e distribuição de material informativo com orientações sobre o recolhimento do material, das 9h às 15h.
     
    Os usuários poderão entregar o produto reciclável em estandes de descarte disponibilizados nas duas estações, durante todo seu horário de funcionamento. O MetrôRio orienta que o cliente armazene o óleo de cozinha usado em recipiente fechado, como garrafas pet, para entrega nos pontos de coleta. Todo material recolhido será encaminhado para reciclagem.
     
    Quando descartado sem tratamento prévio, como o despejo no ralo da pia, por exemplo, o óleo de cozinha contamina rios e mares, além de provocar danos nos encanamentos residenciais. Um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água potável, segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Mensalmente, o Brasil descarta mais de 200 milhões de litros de óleo de cozinha na natureza. Se descartado da maneira adequada, pode ser reaproveitado até mesmo como biocombustível ou sabão.


  • 04/06/2019

    MetrôRio terá esquema especial para jogo Flamengo x Corinthians na Copa do Brasil

    Haverá trens extras e extensão do horário da operação do metrô. Partida testará operação para jogos da Copa América no Maracanã
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os torcedores rubro-negros que forem ao Maracanã nesta terça-feira, 04/06, para assistir a Flamengo x Corinthians, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo está marcado para as 21h30. A concessionária vai ampliar o horário de funcionamento e oferecer trens extras aos clientes, além de reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.
     
    O embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão será estendido em uma hora após o jogo. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.

    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada dos clientes no sistema, o MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, do cartão Giro. Com o aplicativo MetrôFácil, os torcedores podem planejar a viagem e acompanhar localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular.