×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 03/06/2019

    MetrôRio realizará recolhimento de óleo de cozinha usado para reciclagem

    Iniciativa marca a Semana do Meio Ambiente e acontece nas estações Pavuna e General Osório

    Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, iniciará nesta terça-feira, dia 4, a coleta gratuita de óleo de cozinha usado para reciclagem. Os pontos de recolhimento funcionarão nas estações Pavuna e General Osório. A ação é uma parceria da concessionária com a empresa Grande Rio, especializada em reaproveitamento deste tipo de resíduo, e visa incentivar o descarte correto.
     
    A iniciativa terá início na terça-feira (04/5) na estação Pavuna; e na quarta-feira (05/5), em General Osório. Nos locais serão realizadas atividades educativas e distribuição de material informativo com orientações sobre o recolhimento do material, das 9h às 15h. Os usuários poderão entregar o produto reciclável em dois estandes de descarte disponibilizados nas estações. O MetrôRio orienta que o cliente armazene o óleo de cozinha usado em recipiente fechado, como garrafas pet, para entrega nos pontos de coleta. Todo material recolhido será encaminhado para reciclagem.
     
    Quando descartado sem tratamento prévio, como o despejo no ralo da pia, por exemplo, o óleo de cozinha contamina rios e mares, além de provocar danos nos encanamentos residenciais. Um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água potável, segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Mensalmente, o Brasil descarta mais de 200 milhões de litros de óleo de cozinha na natureza. Se descartado da maneira adequada, pode ser reaproveitado, podendo até ser transformado em biocombustível ou sabão.


  • 27/05/2019

    MetrôRio abre vagas de emprego para agente de segurança

    Concessionária oferece treinamento remunerado e possibilidade de crescimento profissional

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, abriu inscrições para o cargo de agente de segurança. Os interessados precisam ter Ensino Médio completo e disponibilidade de horário para trabalhar em regime de escala.
     
    Para participar da seleção, basta acessar o endereço www.metrorio.com.br/trabalhe-conosco . As inscrições vão até 30 de maio.
     
    Não é obrigatório ter experiência na função, mas ter trabalhado como segurança em estabelecimentos comerciais, hotelaria ou aeroportos é um diferencial. Entre as etapas do processo seletivo estão avaliação comportamental, dinâmica de grupo, teste de aptidão física, curso básico com duração de dois dias, entrevista com gestores e prova psicotécnica.
     
    Os seis primeiros meses de trabalho são focados no treinamento técnico para a função. O MetrôRio busca profissionais dinâmicos, disciplinados, interessados e preparados para lidar com situações adversas.
     
    A empresa oferece, além do salário, benefícios como vale transporte, vale refeição, cesta básica, assistência médica e odontológica, seguro de vida, previdência privada e participação nos resultados.




  • 24/05/2019

    MetrôRio terá operação especial para jogos do Brasileirão e Grande Jogo Regional Escoteiro

    Equipes serão reforçadas em diversas estações no fim de semana
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, terá esquema especial durante o fim de semana para os jogos do Campeonato Brasileiro que acontecem no Rio de Janeiro. No sábado, 25/05, Botafogo e Palmeiras se enfrentam no estádio Nilton Santos, às 16h. Haverá reforço de equipes na estação Central do metrô para a integração com os trens da Supervia.

    No domingo, 26/05, o Flamengo encara o Atlético-PR também às 16h, no Maracanã. Além do reforço na segurança e no efetivo das bilheterias, trens extras vão circular pelas linhas 1, 2 e 4, garantindo o conforto dos clientes.

    Grande Jogo Regional Escoteiro
    O MetrôRio aconselha o público que vai participar do Grande Jogo Escoteiro, que acontece no Aterro do Flamengo, a partir das 9h do domingo, 26/05, a desembarcar nas estações Glória ou Catete. Nessas estações, haverá mais funcionários nas bilheterias e na segurança.

    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 22/05/2019

    MetrôRio anuncia trens extras para torcedores que forem ao Maracanã para Fluminense x Atlético Nacional

    Horário de embarque dos passageiros será estendido após o jogo
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, terá esquema especial de funcionamento nesta quinta-feira, 23/05, para o jogo entre Fluminense e Atlético Nacional (Colômbia), no Maracanã. A partida, válida pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, está marcada para as 21h30. A concessionária vai oferecer trens extras aos clientes e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.
     
    Os clientes do MetrôRio vão poder embarcar nas estações Maracanã e São Cristóvão até uma hora após o jogo. Os torcedores que embarcarem na estação Maracanã poderão fazer o trajeto até Jardim Oceânico, sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2.

    As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) vão operar até a chegada do último trem nestas estações.
     
    Cartão Giro
     
    O MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, do cartão Giro para facilitar a entrada dos clientes no sistema. Com o aplicativo MetrôFácil, os torcedores podem planejar a viagem e acompanhar localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular. 


  • 20/05/2019

    MetrôRio terá vacinação contra gripe na estação General Osório neste sábado (18)

    Iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde visa intensificar imunização da população na cidade do Rio de Janeiro
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, participa neste sábado (18/5), das 8h às 17h, de campanha de vacinação contra influenza (gripe), promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na estação General Osório, em Ipanema. Para receber a vacina, a população que faz parte do público-alvo deverá apresentar documento de identificação. O comprovante de imunização será entregue na hora.
     
    O posto de atendimento será montado no corredor após as catracas da estação. O MetrôRio está apoiando a ação e dando suporte operacional à SMS, que contará com equipes no local para tirar as principais dúvidas da população.
     
    A vacinação contra influenza (gripe) está disponível para o grupo prioritário formado por idosos, crianças de seis meses a 6 anos incompletos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e professores da rede regular de ensino.
     
    O esquema é recomendado conforme a idade do paciente: são duas doses para crianças de seis meses a 8 anos de idade que nunca tenham sido vacinadas contra a gripe; e dose única para pacientes a partir de 9 anos. Já os demais do grupo prioritário precisam fazer atualização da dose anualmente, por causa das mudanças dos vírus.
     
    Os usuários que apresentaram febre recentemente devem adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina. Pessoas com quadro histórico de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não devem se imunizar.
     
    Já no dia 29 de maio, será a vez da estação General Osório receber mais uma ação de vacinação contra a gripe, das 8h às 17h.


  • 17/05/2019

    MetrôRio terá esquema especial para quem for à Caminhada Pela Paz no Trânsito em Copacabana

    No sábado, 18/05, haverá trens extras para quem for ao Maracanã assistir a Fluminense x Cruzeiro

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os cariocas que participarem da Caminhada Pela Paz no Trânsito, que acontece na orla de Copacabana no próximo domingo, 19/05, às 9h. A concentração será em frente ao Copacabana Palace.

    A concessionária recomenda que o desembarque dos clientes seja na estação Cardeal Arcoverde. Após o encerramento, às 12h, os clientes do metrô devem se dirigir às estações Cantagalo e Siqueira Campos. Haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheterias das estações.

    A Caminhada pela paz no trânsito é mais uma ação do movimento Maio Amarelo, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O tema deste ano é ‘No trânsito o sentido é a vida’.

    As ações do Maio Amarelo contam com o apoio da Invepar, um dos maiores grupos de infraestrutura em transportes do país, que lançou o programa Atitude Segura & Gentileza, com ações de conscientização para segurança na mobilidade urbana. A iniciativa inclui campanhas educativas e projetos sociais desenvolvidos pelas suas empresas, incluindo o MetrôRio, e pelo Instituto Invepar. Entre as ações previstas, estão iluminação especial das praças de pedágio das vias administradas, campanhas nas redes sociais das empresas do grupo e aulas de mecânica básica, na Lamsa (Linha Amarela), além de outras atividades.

    Campeonato Brasileiro
    No sábado, 18/05, o Fluminense enfrenta o Cruzeiro na quinta rodada do Brasileirão. O jogo está marcado para as 18h, no Maracanã. Os torcedores terão trens extras à disposição. Além disso, as equipes serão reforçadas nas estações. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio.


  • 03/05/2019

    Estações do metrô Siqueira Campos e Maracanã terão vacinação gratuita contra a febre amarela

    Iniciativa em parceria com a Secretaria de Saúde visa intensificar imunização da população
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, participará de mais duas etapas da campanha de vacinação contra a febre amarela, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nos dias 6 e 7 de maio, na estação Siqueira Campos, e nos dias 13 e 14, na estação Maracanã, o público-alvo poderá ser vacinado mediante apresentação de documento de identidade ou CPF, das 7h às 11h. Na ocasião, serão emitidos comprovantes para o público que tomar a vacina.
     
    Na estação Siqueira Campos, em Copacabana, a vacina será aplicada no corredor próximo ao acesso B (Rua Figueiredo Magalhães). Já na estação Maracanã, o posto de vacinas será montado no corredor próximo às catracas. O MetrôRio está apoiando a ação e dando suporte operacional à SES, que terá equipes no local para tirar dúvidas sobre a doença.
     
    O público-alvo da vacinação abrange crianças a partir de 9 meses, adolescentes, adultos e idosos. Em caso de dúvidas, o paciente deve procurar um médico para as devidas avaliações e orientações.

    A vacina da febre amarela é contraindicada para bebês menores de nove meses e pessoas que tenham quadro de imunodeficiência por doença ou tratamento. Também há restrições para gestantes e pessoas com alergia grave a ovo. Mulheres que estejam amamentando bebês menores de seis meses devem buscar orientação médica.
     


  • 02/05/2019

    MetrôRio terá operação especial para show dos Los Hermanos no Maracanã

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, fará uma operação especial para atender os fãs da banda Los Hermanos, que se apresenta no próximo sábado, 04/05, no Maracanã. A abertura dos portões será às 17h, e o show está marcado para as 21h.
     
    A concessionária estenderá o horário de embarque de passageiros na estação Maracanã até uma hora após o encerramento do show. As demais estações ficarão abertas somente para desembarque. Além disso, o MetrôRio vai oferecer trens extras para os passageiros. A empresa lembra que os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio, tanto na ida quanto na volta.
     
    As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) funcionarão até a chegada da última composição.
     
    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 30/04/2019

    MetrôRio passa a aceitar pagamento por aproximação Visa nas estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, deu mais um passo importante no mundo digital. A concessionária começou a aceitar nesta segunda-feira, (29/04), em todas as suas 41 estações, o pagamento de passagens por meio de celular, cartão de crédito, pulseira e relógio com a tecnologia NFC (Near Field Communication). A iniciativa, desenvolvida pelo MetrôRio e pela Visa, conta ainda com a parceria do Banco do Brasil, Bradesco e Cielo e proporcionará mais agilidade aos clientes de qualquer emissor que possuem dispositivos por aproximação.

    Com a nova forma de pagamento, o passageiro não vai mais precisar comprar ou recarregar um bilhete específico do metrô. Basta ir a um dos validadores sinalizados com o uso da nova tecnologia e aproximar o cartão de crédito pessoal ou o dispositivo móvel com a tecnologia NFC. A novidade vai permitir economia de tempo para o cliente e maior fluidez no embarque. A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura, sem custo adicional ou taxas, ao final de cada dia de uso. Em um primeiro momento, somente os cartões de crédito da Visa estarão habilitados para utilização. Os clientes também podem usar seu cartão Visa em carteiras digitais como Apple Pay e Samsung Pay para conseguirem realizar o pagamento por aproximação. 

    "No MetrôRio, nosso objetivo é inovar para facilitar a vida de nossos clientes. Queremos oferecer conveniência e praticidade. A aceitação de pagamento por aproximação, permitindo o ingresso no sistema com o uso do cartão de crédito ou celular do próprio cliente, é mais um passo fundamental nessa direção, pois elimina filas e torna a viagem mais rápida e simples. Acreditamos que a mobilidade urbana deve ser cada vez mais integrada e de fácil utilização. Estamos empolgados em oferecer essa inovação de forma pioneira para os cariocas e turistas que visitam a nossa cidade", ressalta o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.

    O MetrôRio será a primeira operadora no mundo a usar a nova solução global Visa Secure Access Module (SAM), que permite a aceitação de qualquer cartão, celular ou dispositivo com a tecnologia de pagamento por aproximação, sem a necessidade de trocar sua atual infraestrutura de validadores. Esta solução, em teste desde o ano passado, foi desenvolvida em parceria com Planeta Informática, Ingenico Group e Digicon. A Cielo é a adquirente parceira na implementação do projeto nas catracas do metrô do Rio de Janeiro.

    “Acreditamos que o uso da tecnologia de pagamentos por aproximação no metrô é uma oportunidade de digitalizar bilhões de transações de baixo valor, melhorando a experiência do passageiro e reduzindo despesas do transporte público”, explica Fernando Teles, presidente da Visa do Brasil. “Estamos trabalhando com bancos, fintechs e varejistas para massificar a distribuição e uso dos cartões por aproximação no Brasil. Hoje, além de serem aceitos no MetrôRio, os cartões e as carteiras digitais – disponíveis nos celulares de milhares de brasileiros - já podem ser utilizados em mais de 3 milhões de estabelecimentos em todo o país*”, explica o executivo.

    Os pagamentos por aproximação estão substituindo, principalmente, o dinheiro. Na Austrália, por exemplo, foi observada uma queda de 16% no uso do dinheiro em espécie*. No Brasil, desde o final do ano passado, o número de pagamentos por aproximação chega a mais de 1 milhão de transações por mês. Já no Rio de Janeiro, o crescimento registrou uma alta de 2000%** em um ano, segundo levantamento da Visa.
     
    O Banco do Brasil esteve entre os primeiros bancos do mundo a emitir cartões com tecnologia por aproximação, ainda em 2009. Desde então, a instituição disponibiliza cartões com pagamento por aproximação para clientes específicos. Além disso, qualquer cliente BB que possua um Ourocard Visa pode pagar por aproximação, ao cadastrar o número do seu plástico nas principais carteiras digitais do mercado. O BB pretende emitir mais de 5 milhões de cartões por aproximação só neste ano, aproveitando-se da maior disseminação dessa forma de pagamento. 
     
    Edson Costa, diretor de meios de pagamento do BB, comenta a participação no projeto do
     MetrôRio com a Visa. “Temos uma história de pioneirismo, que vem desde a inclusão do chip no cartão e que passa por todas as soluções de pagamento mais modernas do mercado de meios de pagamento. Anunciar mais essa solução demonstra que estamos na vanguarda. É nosso intuito apoiar a inclusão digital e dar ao cliente a opção de escolher como quer fazer seus pagamentos”.  
     
    “Hoje, 95% do nosso parque de maquininhas em todo o Brasil já está apto a aceitar pagamentos por aproximação, seja qual for a tecnologia”, explica Danilo Caffaro, Vice-Presidente de Produtos e Novos Negócios da Cielo. “Estamos trabalhando fortemente com os parceiros do ecossistema para expandir a modalidade a outros serviços, como o transporte público, ajudando o pagamento por aproximação a se popularizar entre os usuários. Também temos atuado com os lojistas para que saibam operar no dia a dia, tornando a experiência de compra a mais fluida possível”, acrescenta o executivo da Cielo.
     
    O Bradesco foi o pioneiro na emissão de cartão Visa com a tecnologia de pagamento por aproximação no Brasil. O Banco tem mais de 600 mil plásticos emitidos com essa tecnologia aptos para uso, além de milhares de cartões cadastrados nas 3 carteiras digitais – também conhecidas como Pays. “O segmento de transporte é fundamental na nossa estratégia de fomentar a utilização de meios de pagamento digitais e por aproximação, como também de ampliar o uso do cartão para todas as necessidades do dia-a-dia dos nossos clientes”, afirma Vinicius Favarão, Diretor do Bradesco Cartões. 
    Os passageiros ainda poderão adquirir, em breve, cartões por aproximação na estação Central do Metrô em caixas automáticos da Saque e Pague. Os plásticos, emitidos pela BPP, serão pré-pagos, aceitos em qualquer estabelecimento Visa e podem ser recarregados.   
    O projeto ainda teve a participação da Software Express, uma empresa da First Data, que foi responsável pelo roteamento e processamento das transações por aproximação. 
     
    *dados estimados da Visa do Brasil 
     ** dados da Visa Consulting & Analytics


  • 30/04/2019

    MetrôRio terá horário especial de feriado nesta quarta-feira, 1º/05

    Estações de metrô estarão abertas das 7h às 23h

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, funcionará nesta quarta-feira, 1º/05, dia do trabalho, com horários especiais de feriado. As estações abrem às 7h e a operação será encerrada às 23h. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio.