×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 17/09/2019

    Novidades no Giro: clientes recebem dinheiro de volta ao recarregar pelo aplicativo ou site do MetrôRio

    A cada recarga online, os clientes recebem de volta créditos para as próximas viagens

    Os clientes do cartão Giro do MetrôRio que realizarem recargas a partir de R$ 5 no site do MetrôRio (metrorio.com.br) ou por meio do aplicativo MetrôRio (na seção Giro) vão ganhar créditos promocionais de até 15% para usar nas próximas viagens de metrô.

    "Esta é uma ação inédita no setor de mobilidade urbana. O MetrôRio mostra, mais uma vez, que está em sintonia com o mundo digital, oferecendo o cashback e o benefício de desconto progressivo para o cliente do Giro que recarrega no aplicativo ou site. O nosso objetivo com esse cartão é facilitar a vida dos clientes, proporcionando segurança e praticidade, além de oferecer diversos benefícios em empresas parceiras", comenta Simone Pfeil, gerente de Comunicação e Marketing do MetrôRio.

    Para participar da promoção, basta adquirir o cartão Giro em uma das bilheterias ou máquina de autoatendimento das 41 estações do MetrôRio e preencher um cadastro no site da concessionária. Em seguida, o cliente deve realizar a recarga do cartão Giro. O bônus será automaticamente computado no cartão.
    Na sequência, será preciso validar os créditos num dos terminais do Giro presentes em todas as estações. A promoção é válida para os usuários do Giro que realizarem até três recargas no mês por CPF. Mais informações sobre o regulamento da promoção estão disponíveis no site da concessionária metrorio.com.br/giro .

    Lançando em novembro do ano passado, o MetrôRio alcançou o número de mais de 570 mil cartões Giro vendidos. Nos primeiros dez meses, foram 15 milhões de viagens de metrô com o uso do cartão.

    Cartão Giro
    O Giro é o cartão do MetrôRio que pode ser recarregado online e oferece descontos em lojas, academia, viagens de Uber, entre outros. O cartão permite que o cliente recupere os créditos, em caso de perda ou roubo, e acompanhe o uso por extrato.
    Há vantagens para todos os gostos: de descontos em viagens de Uber a passagens aéreas da Gol. Clientes do Giro podem aproveitar promoções na Cacau Show, nos cafés Cheirin Bão das estações Botafogo e Jardim Oceânico, ter descontos em pizzas da Parmê, em compras no Mundo Verde e no Mega Matte. Os fãs de cinema pagam meia no Cine Odeon. Também é possível obter descontos nos ingressos de peças nos teatros Prudential, Maison de France, Oi Futuro e Teatro dos Quatro. O Chefs Club, maior clube de gastronomia do Brasil, também oferece descontos a clientes do cartão Giro.


  • 16/09/2019

    MetrôRio realiza obras de melhoria nos acessos da estação Pavuna

    Intervenções nas passarelas e escadas começam na próxima segunda-feira, dia 16/09 e vão até dezembro

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, inicia na próxima segunda-feira, dia 16/9, as obras de revitalização das passarelas e da escada dos acessos da estação Pavuna. As intervenções serão feitas em quatro etapas, com previsão de término até o dia 30 de dezembro. Durante as obras, todos os acessos continuarão funcionando normalmente, com segregação parcial da passagem.

    A primeira etapa será na passarela do acesso B (Rua Mercúrio). Em seguida, serão realizadas as obras da passarela oposta, da Av. Pastor Martin Luther King Jr; posteriormente é a vez das escadas do acesso A (trens da Supervia); e a última etapa será na passarela do acesso A.

    A revitalização dos acessos incluirá serviços de conservação, limpeza, pintura e intervenções estruturais das passarelas e escadas, com o objetivo de trazer mais comodidade e segurança para os clientes do MetrôRio. As obras fazem parte de um conjunto de melhorias que estão sendo feitas nas estações das linhas 1 e 2.    


  • 12/09/2019

    Estação Central do MetrôRio recebe eventos de literatura, exposição e troca de livros

    As atividades são gratuitas e começam a partir do dia 13 de setembro

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e a Biblioteca Estação Leitura promovem, a partir do dia 13 de setembro, sexta-feira, três eventos culturais na estação Central: o encontro literário "Coletivo Poesia", o troca-troca de livros e a exposição "Vozes do Cordel", na galeria Arte e Literatura, que fica anexa à biblioteca. As atividades têm o apoio do Instituto Invepar e são gratuitas.

    O "Coletivo Poesia" será comandado pelo jornalista e poeta Claufe Rodrigues e mistura bate-papo sobre literatura com recitais feitos pelos convidados. A ação acontece às 19h30.

    Já a mostra "Vozes do Cordel", que também será lançada no dia 13, reunirá fragmentos de versos do cordelista Edmilson Santini, ao lado de reproduções de xilogravuras (técnica de gravura em que se utiliza madeira como matriz) do artista Ciro Fernandes. A arte forma um mosaico de palavras e imagens. Os autores vão autografar as obras, que serão distribuídas ao público.

    Será promovida, ainda, mais uma edição do troca-troca de livros.  Cada pessoa pode levar até três livros usados, em bom estado, que serão trocados pelos títulos expostos nas prateleiras. Materiais didáticos ou escolares não são aceitos. O funcionamento é das 14h às 20h.

    Sobre a Biblioteca Estação Leitura
    Apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura (ISS), a biblioteca popular fica na estação Central do MetrôRio e tem como objetivo a difusão de cultura, através do incentivo à leitura, oferecendo fácil acesso aos livros e de forma gratuita. Além disso, são feitos periodicamente talks shows e atividades literárias. A biblioteca funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 20h.  


  • 10/09/2019

    Estações do MetrôRio recebem ‘blitz’ de conscientização sobre uso de elevadores, escadas e esteiras rolantes nesta quarta-feira

    Os clientes do MetrôRio que passarem pelas estações General Osório e Jardim Oceânico nesta quarta-feira, 11/09, entre 8h e 17h, poderão participar de uma ação educativa sobre o uso correto e seguro de elevadores, escadas e esteiras rolantes. Equipes da Thyssenkrupp farão uma ‘blitz’ para orientar os passageiros a utilizar os equipamentos de mobilidade e acessibilidade com segurança, a fim de evitar acidentes.

    Quem for ‘parado na blitz’ poderá levar para casa o gibi “Super Zero e Segurita em busca da segurança”, material direcionado às crianças. Na estação Jardim Oceânico, o público ainda terá a oportunidade de participar de uma experiência 360°, por meio de óculos de realidade virtual, entrando no universo lúdico de um jogo criado para as crianças e ambientado na torre de testes da Thyssenkrupp.

    “Conscientizar os clientes é uma excelente maneira para que os equipamentos de mobilidade e acessibilidade das estações sejam usados com segurança. O MetrôRio trabalha para que o cliente tenha a melhor experiência possível, e ações como esta melhoram a percepção de todos”, ressalta Cristiano Mendonça, diretor de Manutenção da concessionária.

    O MetrôRio conta com 214 escadas rolantes, 81 elevadores, 38 plataformas verticais, 12 plataformas inclinadas e 21 tapetes rolantes nas 41 estações do sistema.


  • 09/09/2019

    MetrôRio e Rock in Rio divulgam os artistas que vão se apresentar no Palco Carioca

    Oito bandas foram as vencedoras da ação 'Estação Rock in Rio' para tocar nos palcos que ficam nos acessos do Rock in Rio. Parceria entre o MetrôRio e o festival marcou a expansão do Palco Carioca, projeto cultural da concessionária

    O sonho de tocar no Rock in Rio virou realidade para oito bandas cariocas. O Rock in Rio escolheu os vencedores do ‘Estação Rock in Rio’, ação realizada em parceria com o MetrôRio, empresa do grupo Invepar. Foram selecionados: Bel Spalla, Caio Cortez,  John Bianchi, Julia Sorrentino Trio, Mary Di, Os procurados 22, Roberta Malucelli e Ualdo.

    Os músicos tiveram a honra de tocar os primeiros acordes da Cidade do Rock em 2019, se apresentando em uma acirrada disputa, na última quinta-feira (05/09), para uma comissão formada pelos curadores do Rock in Rio. As audições presenciais tiveram a participação de 12 bandas que tocavam no Palco Carioca, projeto de apresentações musicais nas estações do MetrôRio, e passaram à fase final da ação.

    “O projeto Palco Carioca é um estímulo à cultura dentro das estações. Com a parceria firmada com o Rock in Rio, conseguimos projetar os músicos para além das estações, o que nos causa um grande orgulho. A apresentação dos vencedores nos palcos das entradas do maior festival de música do mundo é, sem dúvida, um impulso na carreira desses profissionais”, afirmou o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.

    Luis Justo, CEO do Rock in Rio, Zé Ricardo e Marisa Menezes, diretores artísticos do Rock in Rio, tiveram a difícil tarefa de escolher os oito vencedores da ação. 

    “O Rock in Rio e o MetrôRio conseguiram um propósito comum, que é incentivar o talento de jovens artistas. O nível das apresentações foi altíssimo e ficamos impressionados. Tenho certeza de que nossa parceria vai durar muito tempo. Será um prazer ter estes artistas no Rock in Rio 2019”, comemorou Luis Justo.

    Marisa Menezes pediu que os artistas se preparem para o grande trabalho que virá pela frente. “É puxado, mas acredito que vocês nasceram para levar alegria para o público e vão fazer isso no maior festival de música e entretenimento do mundo”, comemorou ela.

    “Conheci o Palco Carioca para gravar o vídeo da ação e me apaixonei. Sentir o calor das pessoas na estação é delicioso. Agora que fui selecionada para tocar no Rock in Rio, pretendo ensaiar em um dos palcos do metrô. Vai ser demais!”, comemorou a cantora Bel Spalla.
    Julia Sorrentino não cantava há mais de um ano, porque precisou interromper a carreira por um motivo nobre: ser mãe de gêmeas. “Voltei a cantar especialmente para participar dessa ação. Meus amigos me incentivaram porque tem tudo a ver comigo. Vou animar a galera cantando Janis Joplin e Jimi Hendrix”          

    Dezenas de músicos se inscreveram na ação, gravando vídeos de suas apresentações nos espaços do Palco Carioca, em 12 estações do MetrôRio. As performances foram exibidas no YouTube e analisadas pelos curadores, que selecionaram os participantes da fase final. Os oito vencedores tocarão no Palco Carioca localizados nos dois acessos da Cidade do Rock durante o festival, que acontece nos dias 27 a 29 de setembro e 03 a 06 de outubro.


  • 02/09/2019

    MetrôRio prepara esquema especial de funcionamento para jogos no Maracanã no domingo e na segunda-feira

    Concessionária vai oferecer trens extras e vai reforçar efetivo nas estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, anuncia um esquema especial para os tricolores que irão ao Maracanã nestes domingo (01/09) e segunda-feira (02/09) para jogos do Campeonato Brasileiro.

    No domingo (01/09), o Flamengo recebe o Palmeiras, às 16h. Já na segunda-feira (02/09), o Fluminense encara o Avaí, às 20h. As partidas são válidas pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

    Haverá reforço nas equipes das estações que ficam próximas ao estádio. A Concessionária lembra que, nos fins de semana, os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio durante o fim de semana.

    Cartão Giro

    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 26/08/2019

    MetrôRio faz parceria com a Bienal e deixará mil livros nos trens

    Cerca de mil livros serão colocados nos assentos antes das viagens para serem "encontrados" pelos passageiros
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, firmou parceria com a Bienal Internacional do Livro, o maior evento literário do país, para promover a ação "Embarque na Leitura". Nesta terça, dia 27 de agosto, os clientes que embarcarem nas estações terminais Pavuna, Botafogo e Jardim Oceânico encontrarão livros sobre os assentos.
     
    Ao todo, mil obras, de diferentes gêneros literários, sobretudo para os públicos adolescente e adulto, serão "encontradas" pelos passageiros no início das viagens.
     
    A parceria com o MetrôRio tem o apoio do Instituto Invepar e seu objetivo é incentivar a cultura e estimular a leitura. A expectativa é que 600 mil pessoas passem pela Bienal durante os dez dias de evento, que acontece de 30 de agosto a 08 de setembro, no Riocentro. Mais informações sobre a Bienal em www.bienaldolivro.com.br
     
    SERVIÇO: Embarque na Leitura - MetrôRio
    Data: 27 de agosto
    Local: estações terminais Pavuna, Botafogo e Jardim Oceânico
    Horário: a partir das 9h


  • 23/08/2019

    Corredor amador aposta corrida com o metrô do Rio

    Desafio foi realizado no Centro do Rio, entre as estações Presidente Vargas e Central do MetrôRio
     
    Apostar corrida com o metrô não é tarefa para todos, mas o corredor amador carioca João Paulo Santos, de 39 anos, encarou o desafio. A disputa aconteceu no último sábado, 17/08, e João venceu por alguns segundos.
     
    Inspirado por um vídeo que viralizou nas redes sociais há cerca de 5 anos, num desafio semelhante realizado em Londres, João estudou as distâncias, os tempos de abertura e fechamento de portas e o posicionamento dentro da composição para viabilizar o projeto no metrô do Rio de Janeiro. O percurso entre as estações Presidente Vargas e Central foi definido numa parceria com diversas áreas da concessionária e teve apoio da CET-Rio.
     
    O atleta desembarcou pelo acesso B da estação Presidente Vargas e uma faixa do trânsito foi bloqueada para que ele corresse em segurança até o acesso D (Praça da República) da estação Central. O desafio ainda envolveu cerca de 100 degraus das escadas fixas das estações até que João entrasse no mesmo vagão do metrô outra vez, vencendo a corrida.
     
    A preparação do atleta amador durou mais de seis meses, incluindo tiros de corrida, treinos em escadas e mudanças na alimentação. “Com certeza essa foi a maior disputa da minha vida. O mais difícil foi controlar a ansiedade. Acho que, na verdade, meu adversário não foi o trem, mas eu mesmo”, analisa o corredor.



  • 23/08/2019

    MetrôRio faz parceria com a Bienal e deixará livros no interior dos trens

    Cerca de mil livros serão colocados nos assentos antes das viagens para serem "encontrados" pelos passageiros
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, firmou parceria com a Bienal Internacional do Livro, o maior evento literário do país, para promover a ação "Embarque na Leitura". No dia 27 de agosto, os clientes que embarcarem nas estações terminais Pavuna, Botafogo e Jardim Oceânico encontrarão livros sobre os assentos.
     
    Ao todo, mil obras, de diferentes gêneros literários, sobretudo para os públicos adolescente e adulto, serão "encontradas" pelos passageiros no início das viagens.
     
    A parceria com o MetrôRio tem o apoio do Instituto Invepar e seu objetivo é incentivar a cultura e estimular a leitura. A expectativa é que 600 mil pessoas passem pela Bienal durante os dez dias de evento, que acontece de 30 de agosto a 08 de setembro, no Riocentro. Mais informações sobre a Bienal em www.bienaldolivro.com.br
     
    SERVIÇO: Embarque na Leitura - MetrôRio
    Data: 27 de agosto
    Local: estações terminais Pavuna, Botafogo e Jardim Oceânico
    Horário: a partir das 9h


  • 22/08/2019

    MetrôRio fará mais uma etapa de manutenção em subestação de energia neste fim de semana

    No sábado (24/08), a transferência entre as linhas 1 e 2 só poderá ser feita na estação Estácio até a meia-noite. Equipamentos de algumas estações serão afetados a partir das 22h30 

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, informa que, neste sábado (24/08), acontece a segunda etapa da manutenção programada no sistema elétrico na subestação de energia Frei Caneca. Por isso, neste sábado, a transferência entre as linhas 1 e 2 só poderá ser feita na estação Estácio até a meia-noite. É imprescindível que o cliente esteja na plataforma da estação Estácio, onde ocorre a transferência entre as linhas, até a meia-noite. Após este horário, não será possível fazer a transferência entre as linhas 1 e 2. 

    Às 22h30 de sábado, as escadas e esteiras rolantes de todas as estações da Linha 1 e de São Cristóvão, Maracanã, Triagem e Maria da Graça, da Linha 2, terão que ser desligadas. Para garantir o acesso aos passageiros com mobilidade reduzida, os elevadores e plataformas inclinadas - equipamentos de acessibilidade - continuarão funcionando normalmente em todas as estações. Os equipamentos Linha 4 não serão afetados durante a manutenção.      
    A iniciativa faz parte do programa de manutenção preventiva da concessionária. Com a mudança, o sistema de energia do MetrôRio ganha em confiabilidade, além de aumentar a vida útil das subestações Frei Caneca e Botafogo.      

    A alteração do horário da transferência na estação Estácio vem sendo comunicada em todo o sistema desde o início da semana passada, por meio de cartazes nas bilheterias, avisos sonoros e vídeos nas TVs dos trens.