×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 17/12/2019

    MetrôRio promove flash mob de Natal na estação Carioca

    Iniciativa em parceria com o Teatro Riachuelo levará ação surpresa, com dança e música para os clientes
     
    O mezanino da estação Carioca vai se transformar em um palco, nesta terça-feira, dia 17. Os clientes que estiveram na estação serão surpreendidos com a apresentação de um flash mob do balé “Conto de Natal", de Dalal Achcar , a partir das 17h. A ação é promovida pelo MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e pelo teatro Riachuelo, e contará com a participação de atores mirins e da presença do Papai Noel. 
     
    O musical apresenta a história da menina Flora, que junto dos seus amigos, espera pelo Papai Noel na véspera de Natal. As crianças acabam dormindo e são transportadas para o Polo Norte, onde mora o bom velhinho. Símbolos natalinos e brinquedos ganham cor e vida. Cristais, flocos e bonecos de neve dançam celebrando o inverno e a chegada da festa. O espetáculo está em cartaz no Teatro Riachuelo até o dia 22 de dezembro.
     
    Desconto Giro
     
    Os clientes do cartão Giro do MetrôRio possuem desconto de 50% na compra do espetáculo "Conto de Natal", além de outras apresentações em exibição no Teatro Riachuelo.
     
    SERVIÇO:
     
    Ação: Flash mob "Conto de Natal" 
     
    Data: 17 de dezembro - terça-feira
     
    Horário: 17h
     


  • 12/12/2019

    MetrôRio fará operação especial para inauguração da Árvore de Natal da Lagoa

    As estações General Osório e Jardim de Alah são as mais indicadas para quem vai curtir a festa 
     
    Tradicional símbolo do Natal carioca, a Árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas será inaugurada neste sábado, 14/12, às 20h. O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial de funcionamento para atender ao público que vai participar da festa.
     
    As estações General Osório - que tem um acesso direto para a Lagoa Rodrigo de Freitas - e Jardim de Alah são as mais indicadas pela concessionária para chegar ao evento. Além disso, trens extras serão disponibilizados aos clientes. O MetrôRio vai reforçar o efetivo de bilheteiros, segurança e orientadores de fluxo para tirar dúvidas dos passageiros. 
     
    No sábado, a operação das Linhas 1, 2 e 4 inicia às 5h e será encerrada à meia-noite. Os clientes deverão realizar a transferência entre as Linhas 1 e 2 na estação Estácio. As duas linhas do Metrô Na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) vão operar normalmente.
      

    Como chegar à Árvore de Natal da Lagoa
    Estação General Osório: siga pelo acesso E (Lagoa) – saída perto do Parque da Catacumba e Corte de Cantagalo.
    Estação Jardim de Alah: saída pelo acesso B (que fica mais próxima ao Parque dos Patins). Seguir pelas avenidas Ataulfo de Paiva, Afrânio de Mello Franco e Borges de Medeiros.
    Estação Nossa Senhora da Paz: seguir até o acesso B (Maria Quitéria) e caminhar pela Rua Maria Quitéria. 

    Estação Cantagalo: saída pelo acesso A (Miguel Lemos) e caminhar pela Avenida Henrique Dodsworth até a Lagoa.


  • 10/12/2019

    Clientes do MetrôRio recebem dinheiro de volta ao recarregar cartão Giro

    Quem realizar a primeira recarga online recebe até 25% de cashback em créditos para usar em viagens. Promoção é por tempo limitado
     
    Os usuários do cartão Giro do MetrôRio que realizarem a sua primeira recarga no site (metrorio.com.br) ou por meio do aplicativo MetrôRio (na seção Giro) vão ganhar créditos promocionais de até 25% para usar nas próximas viagens de metrô. A promoção começou nesta terça-feira (10/12) e é válida por tempo limitado.
     
    Para participar basta adquirir o cartão Giro em uma das bilheterias ou máquina de autoatendimento das 41 estações do MetrôRio e preencher um cadastro no site da concessionária. Em seguida, o cliente deve realizar a recarga do cartão Giro. O bônus será automaticamente computado no cartão.
     
    Na sequência, será preciso validar os créditos num dos terminais do Giro presentes em todas as estações. Mais informações sobre o regulamento da promoção estão disponíveis no site da concessionária metrorio.com.br/giro
     
    Cartão Giro
    Lançado no ano passado, o MetrôRio alcançou o número de mais de 670 mil cartões vendidos e mais de 20 milhões de embarques realizados com o cartão. O Giro é o cartão do MetrôRio que pode ser recarregado online e oferece descontos em lojas, academia, viagens de Uber, entre outros. Entre os parceiros, estão: Bike Rio, Gol, Cacau Show, Parmê, Mundo Verde, Mega Matte e Cine Odeon, por exemplo. O cartão permite que o cliente recupere os créditos, em caso de perda ou roubo, e acompanhe o uso por extrato.



  • 09/12/2019

    MetrôRio inicia hoje venda de cartões especiais para o Réveillon 2020

    A partir desta segunda-feira (09/12), serão oferecidos 158 mil bilhetes em seis estações. Trens da Linha 2 farão o trajeto Pavuna-General Osório
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, começa a vender hoje (09/12) os 158 mil cartões especiais para o Réveillon. O público poderá fazer a compra em seis estações (Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Siqueira Campos e Jardim Oceânico) até o dia 25/12, das 10h às 21h. Devido à grande procura de 2018, a concessionária disponibilizou 5 mil cartões a mais este ano.  A partir do dia 26/12, a venda vai acontecer somente nas bilheterias especiais da estação Carioca, também das 10h às 21h.
    A concessionária orienta que os clientes se planejem para comprar os cartões com antecedência, preferencialmente na primeira etapa das vendas. No ano passado, os cartões se esgotaram no dia 30 de dezembro. 
    A operação especial, que acontecerá pelo 22º ano consecutivo, garante o acesso de forma rápida e segura à festa de virada de ano na Praia de Copacabana. Para a ida, os clientes poderão escolher cinco faixas de horário (entre 19h e 0h) no ato da compra. Já na volta, o embarque acontece sem horário fixo, da meia-noite até as 7h. O MetrôRio recomenda que os clientes deem preferência à estação Siqueira Campos, para reduzir filas na ida e na volta da festa.
    O cartão de ida e volta será vendido por R$ 9,20. Já os cartões somente de ida ou de volta custarão R$ 4,60, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio. Cada cliente tem o limite de compra de até dez cartões.
    No dia 31/12, a partir das 19h, não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard (Bilhete Único e Vale-Transporte) e o sistema de pagamento por aproximação (NFC), exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses cartões serão aceitos até as 23h59. Os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, os cartões da RioCard e o pagamento com tecnologia NFC voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro, junto com o funcionamento normal das estações, em horário de feriado.

    Operação especial
    Durante a operação especial de Réveillon, entre 19h de 31/12 e 7h de 01/01, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna a General Osório. As linhas 1/4 manterão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico. A estação Cardeal Arcoverde ficará aberta apenas para desembarque das 19h às 23h59 de 31/12. 
    Entre 0h e 7h de 01/01, o embarque de passageiros será realizado apenas pelas estações Jardim Oceânico, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, exclusivamente com o cartão especial de Réveillon. As demais estações do sistema ficarão abertas apenas desembarque.
    As estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete ficarão fechadas a partir das 7h do dia 01/01 e serão reabertas somente às 5h da quarta-feira, 02/01. 


    Metrô na Superfície 

    No dia 31/12, as últimas partidas do Metrô na Superfície nas estações Botafogo, Gávea e Antero de Quental serão às 18h. No dia 01/01, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado, das 7h às 23h. 


    Horários de embarque no Réveillon:
    19h às 20h – cartão verde-claro (ida) e verde-escuro (ida e volta);
    20h às 21h – cartão azul-claro (ida) e cartão azul-escuro (ida e volta);
    21h às 22h – cartão rosa-claro (ida) e cartão rosa-escuro (ida e volta);
    22h às 23h – cartão amarelo (ida) e cartão laranja (ida e volta);
    23h à 0h – cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);
    0h às 5h – cartão cinza (volta).

    Gratuidades
    Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Mediante a apresentação do documento, os agentes de segurança vão liberar a entrada no sistema. Clientes com mobilidade reduzida deverão dar preferência à estação Siqueira Campos na ida e na volta.
    Quem tiver qualquer dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.
     


  • 05/12/2019

    MetrôRio terá vacinação contra o sarampo na estação Carioca

    A ação acontece das 9h às 15h e visa intensificar imunização da população
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, participa nesta sexta-feira (6) da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na estação Carioca. O ponto de vacinação funcionará das 9h às 15h, e será montado próximo ao acesso B (República do Chile).
     
    A vacinação está disponível para as pessoas de até 49 anos que não receberam as duas doses da vacina nas datas indicadas no calendário do Ministério da Saúde. A imunização contra sarampo é feita com a vacina tríplice viral, que atua contra sarampo, caxumba e rubéola. Vale lembrar que as crianças de seis meses a cinco anos devem ser vacinadas.
     
    Para receber a vacina, a população que faz parte do público-alvo deverá apresentar documento de identificação. Crianças só serão vacinadas mediante apresentação da carteira de vacinação. A avaliação da necessidade de vacinar ou não é feita pelos profissionais de saúde que atuam na imunização, com base na caderneta de vacinação do usuário.
     
    SERVIÇO:
     
    Ação: Campanha de Vacinação contra o Sarampo
    Data: 06 de dezembro
    Horário: 9h às 15h
    Local: Mezanino próximo ao acesso B (República do Chile) da estação Carioca 


  • 04/12/2019

    MetrôRio terá operação especial para jogos de Fluminense e Flamengo no Maracanã

    Nesta quarta-feira, 04/12, horário de embarque dos passageiros será estendido após Fluminense x Fortaleza
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou uma operação especial para atender aos torcedores que irão ao Maracanã nesta semana, para acompanhar partidas do Campeonato Brasileiro.
     
    Na quarta-feira, 04/12, o Fluminense encara o Fortaleza às 21h30, pela 37ª rodada do Brasileirão. A concessionária vai oferecer trens extras e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria. Os clientes do MetrôRio vão poder embarcar nas estações Maracanã e São Cristóvão até uma hora após o final do jogo. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental – Gávea) vão operar até a chegada do último trem nestas estações.
     
    Já na quinta-feira, 05/12, o campeão Flamengo recebe o Avaí a partir das 20h. O MetrôRio também vai disponibilizar trens extras e reforço de equipes nas estações, para orientar os torcedores. Não haverá extensão de horário da operação do metrô.
     
    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro que, inclusive, oferece descontos para recargas a partir de R$ 5. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 03/12/2019

    Estação Central do MetrôRio recebe coral natalino

    A iniciativa é gratuita e acontece nesta terça-feira. Estações também receberão doações de alimentos não perecíveis
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e a Agência do Bem, com o apoio do Instituto Invepar, promovem nesta terça-feira, dia 3, a apresentação do Coral Nova Sinfonia, com músicas de temas natalinos na estação Central. A ação é gratuita e acontece a partir das 19h.
     
    O coral é composto por crianças e adolescentes do projeto Escolas de Música e Cidadania. O objetivo da iniciativa é celebrar a aproximação do Natal e divulgar a campanha de arrecadação de alimentos nas estações.
     
    Doação de alimentos
    A partir desta terça-feira, dia 3, começa a doação de alimentos não perecíveis nas estações Jardim Oceânico, Central e Pavuna. Os alimentos podem ser deixados dentro de caixas de arrecadação montadas nas estações, até o dia 15 de dezembro. As doações serão destinadas à instituição Recriando Raízes.
     
    Sobre a Agência do Bem
    A Agência do Bem é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e sem finalidade religiosa ou político-partidária. Sua missão é promover o desenvolvimento humano no interior das comunidades onde atua de forma sustentável e transparente.
     
    O projeto Escolas de Música e Cidadania tem por objetivo incentivar a educação cidadã de crianças e jovens de baixa renda, por meio do ensino de música.
     
    SERVIÇO:
    Ação: Coral Natalino
    Data: 03 de dezembro, terça-feira
    Horário: 19h
    Local: Mezanino da estação Central do MetrôRio


  • 02/12/2019

    MetrôRio inicia venda de cartões especiais para o Réveillon 2020 na próxima semana

    A partir de segunda-feira (09/12), serão oferecidos, em seis estações, 158 mil bilhetes, cinco mil a mais que no ano passado
     
    Concessionária recomenda que, na ida e na volta da festa, os passageiros deem preferência à estação Siqueira Campos
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, começa a vender, na próxima segunda-feira, 09/12, os 158 mil cartões especiais para o Réveillon. O público poderá fazer a compra em seis estações - Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Siqueira Campos e Jardim Oceânico – até o dia 25/12, das 10h às 21h. A empresa recomenda que os cartões sejam comprados neste período. Devido ao grande sucesso de 2018, a concessionária vai disponibilizar 5 mil cartões a mais este ano.  A partir do dia 26/12, a venda vai acontecer somente nas bilheterias especiais da estação Carioca, também das 10h às 21h.
    A concessionária pede que os clientes se planejem para comprar os cartões com antecedência. No ano passado, os cartões se esgotaram no dia 30 de dezembro. 
    A operação especial, que acontecerá pelo 22º ano consecutivo, garante o acesso de forma rápida e segura à festa de virada de ano na Praia de Copacabana. Para a ida, os clientes poderão escolher cinco faixas de horário (entre 19h e 0h) no ato da compra. Já na volta, o embarque acontece sem horário fixo, da meia-noite até as 5h. O MetrôRio recomenda que os clientes deem preferência à estação Siqueira Campos, para reduzir filas na ida e na volta da festa.
    O cartão de ida e volta será vendido por R$ 9,20. Já os cartões somente de ida ou de volta custarão R$ 4,60, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio. Cada cliente tem o limite de compra de até dez cartões.
    No dia 31/12, a partir das 19h, não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard (Bilhete Único e Vale-Transporte) e o sistema de pagamento por aproximação (NFC), exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses cartões serão aceitos até as 23h59m do mesmo dia. Os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, os cartões da RioCard e o pagamento com tecnologia NFC voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro.
    Horários de embarque no Réveillon:

    19h às 20h – cartão verde-claro (ida) e verde-escuro (ida e volta);
    20h às 21h – cartão azul-claro (ida) e cartão azul-escuro (ida e volta);
    21h às 22h – cartão rosa-claro (ida) e cartão rosa-escuro (ida e volta);
    22h às 23h – cartão amarelo (ida) e cartão laranja (ida e volta);
    23h à 0h – cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);
    0h às 5h – cartão cinza.

    Gratuidades
    Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Mediante a apresentação do documento, os agentes de segurança vão liberar a entrada no sistema. Clientes com mobilidade reduzida deverão dar preferência à estação Siqueira Campos na ida e na volta.
    Quem tiver qualquer dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.


  • 02/12/2019

    MetrôRio e Secretaria Estadual de Saúde promovem ação de conscientização sobre o uso de drogas

    Iniciativa contará com psicólogos e assistentes sociais para orientar sobre os principais tratamentos para a dependência química
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e a Secretaria Estadual de Saúde por meio da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química promovem, do dia 2 ao dia 6 de dezembro, uma ação de conscientização sobre o uso de drogas. O evento acontecerá diariamente em estações diferente, das 9h às 17h, e a abertura será na estação Central. Nos dias seguintes, as estações Antero de Quental (03/12), Carioca (04/12), Saens Peña (05/12) e Pavuna (06/12) receberão a ação. A campanha foi batizada de "Prevenção na estação".  
     
    Durante todo o evento, psicólogos e assistentes sociais estarão nas estações para orientar os clientes sobre os principais tratamentos para dependência química. O objetivo da iniciativa é alertar preventivamente a sociedade sobre as consequências do uso de entorpecentes, a fim de evitar o desenvolvimento de transtornos associados ao consumo.
     
    A ação, que tem apoio do Instituto Invepar, é gratuita e contará, ainda, com a distribuição de material educativo.

    Sobre a Subsecretária de Estado de Prevenção à Dependência Química
    A Subsecretaria de Estado de Prevenção à Dependência Química (SEPREDEQ) da Secretaria de Estado de Saúde tem como objetivo trabalhar numa convergência de esforços para articular e operacionalizar a rede intersetorial de serviços imprescindíveis para a prevenção, cuidado e reinserção social dos usuários de álcool e outras drogas e de seus familiares e, dessa forma, garantir a implementação da Política Estadual sobre drogas no Estado do Rio de Janeiro. 
     
    SERVIÇO:
    Ação: Campanha "Prevenção na estação"
    Data: 02 de dezembro a 06 de dezembro
    Horário: 9h às 17h
    Local: Mezaninos das estações Central (02/12), Antero de Quental (03/12), Carioca (04/12), Saens Peña (05/12) e Pavuna (06/12) do MetrôRio


  • 28/11/2019

    Estação Carioca do MetrôRio terá vacinação contra sarampo nesta sexta-feira, 29/11

    Iniciativa acontece das 9h às 15h, perto do acesso República do Chile. Pessoas de até 49 anos podem ser vacinadas
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vai oferecer vacinação contra sarampo na estação Carioca, nesta sexta-feira, 29/11. A ação vai ocorrer das 9h às 15h, próximo ao acesso B (República do Chile).
     
    A vacinação é destinada a pessoas de até 49 anos que não receberam as duas doses da vacina nas datas indicadas no calendário do Ministério da Saúde. A imunização contra sarampo é feita com a vacina tríplice viral, que atua contra sarampo, caxumba e rubéola. Vale lembrar que as crianças de seis meses a cinco anos devem ser vacinadas.
     
    Para receber a vacina, a população que faz parte do público-alvo deverá apresentar documento de identificação. Crianças só serão vacinadas mediante apresentação da carteira de vacinação. A avaliação da necessidade de vacinar ou não é feita pelos profissionais que atuam na imunização, com base na caderneta de vacinação do usuário.