×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 12/03/2020

    MetrôRio abre vagas para diversos cargos PCD

    As inscrições vão até o dia 20 de março 
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, está com inscrições abertas para cargos direcionados a pessoas com deficiência. As oportunidades são para as áreas de Implantação de Projetos, Comercial, Recursos Humanos e Manutenção (Administrativo). Para se candidatar, é necessário ter nível médio e noções de informática. 
     
    As etapas do processo seletivo incluem análise curricular, entrevista com o gestor da área e com o RH, além de avaliação com o médico do trabalho.
     
    A empresa oferece assistência médica e odontológica, auxílio-creche, cesta básica, prêmio para pontualidade e assiduidade, seguro de vida, vale-refeição, vale-transporte, previdência privada e participação nos lucros e resultados. As inscrições estão abertas no site www.metrorio.com.br/trabalhe-conosco, até o dia 20 de março.
     
    O auxiliar administrativo Ricardo Fernandes, de 26 anos, é colaborador do MetrôRio há 6 anos, e entrou na empresa por meio de vaga para pessoa com deficiência. "É o meu primeiro emprego. O projeto do MetrôRio voltado para os PCDs é muito bom e significou uma abertura de portas para conhecer uma empresa grande, trabalhar. Quero evoluir cada vez mais como profissional", comemora Ricardo.

    SERVIÇO
    Para se candidatar, basta acessar o endereço www.metrorio.com.br/trabalhe-conosco . As inscrições vão até 20 de março.


  • 11/03/2020

    MetrôRio terá esquema especial para o jogo entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil pela Libertadores

    Haverá trens extras e extensão do horário de funcionamento da operação.

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para o jogo entre Flamengo e Barcelona de Gauyaquil, que acontece nesta quarta-feira, dia 11, a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela fase de grupos da Taça Libertadores. 
    A concessionária vai ampliar o horário de funcionamento e oferecer trens extras aos clientes, além de reforço nas equipes de segurança e de bilheteria. O embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão será estendido em uma hora após o término do jogo. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação

    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra com antecedência do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito ou débito, Visa ou Mastercard, com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.
     


  • 10/03/2020

    MetrôRio terá esquema especial para o jogo entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil pela Libertadores

    Haverá trens extras e extensão do horário de funcionamento. Também haverá operação para  jogo da Copa do Brasil desta terça, 10, no Nilton Santos

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para o jogo entre Flamengo e Barcelona de Gauyaquil, que acontece quarta-feira, dia 11, a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela fase de grupos da Taça Libertadores. 
    A concessionária vai ampliar o horário de funcionamento e oferecer trens extras aos clientes, além de reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.
    O embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão será estendido em uma hora após o término do jogo. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.
    Copa do Brasil
    O MetrôRio também vai realizar operação especial para atender aos torcedores que vão ao estádio Nilton Santos, o Engenhão, nesta terça-feira, dia 10, para assistir à partida entre Botafogo e Paraná, que acontece a partir das 19h15, pela Copa do Brasil. Haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria das estações que fazem integração com a Supervia. A integração com os ramais da Supervia é feita nas estações Central, Maracanã, São Cristóvão, Triagem e Pavuna.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação

    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra com antecedência do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito ou débito, Visa ou Mastercard, com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 08/03/2020

    Competência, força e sensibilidade sobre trilhos

    Mulheres ganham destaque em novas funções no MetrôRio

     

    Antes dominadas quase exclusivamente por homens, algumas funções hoje despertam cada vez mais o interesse também das mulheres. No MetrôRio, empresa do grupo Invepar, na rotina dos condutores dos trens esse cenário já é uma realidade. Atualmente já são 24 mulheres conduzindo as composições nas três linhas da concessionária.

     

    Uma delas é Irla Belo, que em 2018 ingressou no curso de formação para condutores com apenas 23 anos. Mãe de uma filha de dois anos, ela trabalhava como bilheteira na concessionária, mas já queria ir mais longe. O sonho estava traçado: conduzir um trem de metrô. "Existe o preconceito, muitas pessoas diziam que, por ser mulher, eu não iria conseguir, mas eu fui atrás e estou aqui!", comemora Irla, que é colaboradora do MetrôRio há quatro anos.

     

    As profissões escolhidas hoje pelas mulheres sinalizam uma mudança no mercado de trabalho. Este é o caso da supervisora da coordenação de tráfego automatizado, Josiane Duarte. Ela foi a primeira mulher a assumir esta função na história do MetrôRio, no ano passado. Josiane tem hoje 14 colaboradores sob sua supervisão, e dentre suas responsabilidades estão monitorar e atuar com as equipes de manutenção responsáveis pelo atendimento emergencial e preventivo. "Estar em um cargo nunca antes ocupado por uma mulher é desafiador e gratificante. Quebrar tabus não é fácil, mas é preciso. O que mais me traz alegria é o exemplo que estou dando para outras mulheres, elas podem chegar aonde quiserem", afirma Josiane, que começou como estagiária na concessionária, há seis anos. 

     

    A supervisora de tráfego Ana Maria de Brito Lima, 43 anos, trabalha no MetrôRio há 12 anos. Ela iniciou carreira como bilheteira, ingressou no curso de condutora e chegou à supervisão de tráfego. Atualmente, lidera uma equipe de 20 pessoas e lembra os desafios vencidos ao longo da carreira. "Somos aptas como qualquer homem e sou reconhecida pelo meu trabalho", disse Ana Maria, que tem uma filha de 23 anos.

     

    A engenheira eletrônica e coordenadora da manutenção de tráfego automatizado no MetrôRio, Valéria Mousinho, de 42 anos, iniciou a trajetória na concessionária há 21 anos, pouco tempo depois de concluir o curso técnico. "Meu pai fez curso na área elétrica e me estimulou a fazer curso técnico também. Como gostava muito de montar e desmontar aparelhos eletrônicos em casa, optei pela Eletrônica", conta a profissional.

     

    Após a formação de nível superior, alcançou novas posições em áreas como a de projetos e engenharia de manutenção. Atualmente, Valéria é responsável pelo monitoramento do sistema de inteligência de toda a rede do metrô para a movimentação segura dos trens. Com uma equipe de 82 profissionais, incluindo quatro supervisores e um engenheiro, a profissional cuida do sistema que garante a segurança da circulação de trens. "Estamos na linha de frente. Nosso trabalho é um dos mais vitais na operação e uma das coisas que mais me motiva é saber que mesmo trabalhando com equipamentos eletrônicos, estou interferindo direto na vida das pessoas, garantindo a segurança e também a previsibilidade para que cheguem aos seus compromissos. Não tem nada mais motivador do que isso", afirma.

     

    A engenheira cuida do sistema que garante a segurança da circulação de trens. "Estamos na linha de frente. Nosso trabalho é um dos mais vitais na operação e uma das coisas que mais me motiva é saber que mesmo trabalhando com equipamentos eletrônicos, estou interferindo direto na vida das pessoas, garantindo a segurança e também a previsibilidade para que cheguem aos seus compromissos. Não tem nada mais motivador do que isso", afirma.

     

    Ela tem consciência que sua trajetória serve como exemplo para outras mulheres e se preocupa em dar o melhor de si para inspirar as pessoas. "Sempre acreditei que quando a gente quer algo, a gente consegue. Passei por muitos desafios e sacrifícios, e também tive que superar o preconceito, pois algumas pessoas nem percebem que têm preconceito, mas valeu a pena. Também procuro estimular meus supervisores a sempre darem o melhor de si", destaca.


  • 08/03/2020

    Clientes do MetrôRio ganharão produção gratuita de maquiagem e rosas pelo Dia da Mulher

    Ações serão realizadas em diversas estações nesta segunda-feira, dia 9. Oficina de maquiagem será feita em parceria com a Lamsa

     

    As passageiras que usarem o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, nesta segunda-feira, dia 9, poderão receber dois "mimos" em homenagem do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Serão oferecidas rosas e uma produção gratuita de maquiagem.

     

    Pela manhã, entre 8h e 10h, haverá distribuição de rosas pelos agentes de segurança que atuam em nove estações: Pavuna, Del Castilho, Central, Uruguaiana, Carioca, Largo do Machado, Botafogo, Nossa Senhora da Paz e Jardim Oceânico.

     

    Já à noite, o MetrôRio e a Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, vão promover uma oficina gratuita de maquiagem para passageiras na estação Central. A ação, realizada em parceria com a ONG Favela Mundo, acontecerá das 18h30 às 21h. A iniciativa contará ainda com apresentação especial da cantora Mari Monteiro no Palco Carioca, projeto do MetrôRio que leva apresentações artísticas às estações.

     

    A oficina de maquiagem será realizada pelas alunas do projeto “A Arte gerando renda”, que é promovido pela ONG e conta com patrocínio do MetrôRio e da Lamsa. A escolha da participação delas visa destacar os valores de empoderamento feminino, independência e promoção dos direitos das mulheres, que estão entre as causas sociais lembradas pela data histórica, além de inspirar mulheres na busca pelos sonhos.

     

    O projeto “A Arte Gerando Renda” oferece cursos profissionalizantes para moradores de favelas que têm muita vontade de trabalhar com arte, como maquiagem artística e social, de produção de artesanato e até fantasias e adereços, para exercer funções nas agremiações, e também para ingressar no mercado de trabalho.

     

    Sobre a ONG Favela Mundo

    A Favela Mundo surgiu como projeto cultural em 2010 e seu objetivo maior é levar cidadania, através da cultura, aos moradores de áreas de vulnerabilidade social do Rio de Janeiro. Desde a fundação, as oficinas gratuitas de dança, música e teatro já atenderam mais de 5.900 crianças e jovens do Rio de Janeiro. Os cursos beneficiaram moradores de 142 comunidades da capital e Baixada Fluminense. A capacitação profissional para maiores de 15 anos também é destaque, com oficinas ligadas às artes cênicas, estética e carnaval.

     

    Serviço:

    Ação: Distribuição de rosas

    Data: 09 de março (segunda-feira)

    Horário: a partir das 8h

    Locais: Mezaninos das estações

    Estações: Pavuna, Del Castilho, Central, Uruguaiana, Carioca, Largo do Machado, Botafogo, Nossa Senhora da Paz e Jardim Oceânico

     

    Ação: Oficina Social de Maquiagem pelo Dia da Mulher

    Data: 09 de março (segunda-feira)

    Horário: das 18h às 21h

    Local: Mezanino da estação Central do MetrôRio


  • 06/03/2020

    ONG Favela Mundo abre vagas para diversas oficinas artísticas

    São 250 vagas gratuitas disponíveis 
     
    A ONG Favela Mundo abre inscrições nesta segunda-feira, dia 9, para oficinas gratuitas de teatro, violão, hip-hop e jazz, destinadas a crianças e jovens até 18 anos. Estão disponíveis, ao todo, 200 vagas em Acari, e 50 oportunidades nas oficinas de teatro e hip hop na Cidade de Deus. Para participar é necessário estar matriculado em alguma instituição de ensino.
     
    As inscrições podem ser feitas na EDI Sra Perciliana de Alvarenga (Rua Moises, s/nº, Cidade de Deus) e na Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza (Avenida Pref. Sá Lessa, nº 300, Acari), de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Os interessados devem apresentar comprovante de escolaridade/matrícula e certidão de nascimento.  
     
    Os projetos Favela Mundo e Arte Gerando Renda contam com patrocínio da Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura, além da Lamsa e MetrôRio, empresas do grupo Invepar, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, e apoio do Instituto Invepar.  
     
     


  • 05/03/2020

    Projeto Tecendo Arte realiza feira para incentivar o empreendedorismo feminino no Cantagalo- Pavão Pavãozinho

    Serão ministrados oficinas e workshops gratuitos de artesanato, turbante, tranças e maquiagem, entre outros

    Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o projeto Tecendo Arte, em parceria com o MUF (Museu de Favela), promove nesta sexta-feira, dia 6, a Feira Cultural de Empreendedorismo Feminino no Cantagalo - Pavão Pavãozinho, na rua Alberto de Campos - nº 12 (Ciep Presidente João Goulart), das 13h às 17h. Haverá atividades criativas e de recreação para as crianças, oficina de artesanato sustentável, turbante, tranças e automaquiagem, além de palestra de captação de recursos para pequenos negócios e projetos criativos.
    O evento contará com a exposição dos trabalhos artesanais feitos por 60 alunos das oficinas de artigos de moda e artesanato, que moram na região. O objetivo da ação é estimular a economia local.
    O projeto Tecendo Arte foi idealizado pelo Instituto Musiva e conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do MetrôRio, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, e recebe apoio do Instituto Invepar e do Museu de Favela.
     
    Agenda:
    13h - Abertura oficial do evento;
     
    13h às 17h - Recreação para crianças com pula-pula e pintura de carinhas;
    4 horas de atividades
    Sem quantidade mínima de crianças.
     
    13h às 17h - Oficina de artesanato sustentável - Organizador de fios
    Distribuição de senhas: Até 30 participantes
     
    13h às 17h - Oficina de Turbante
    Distribuição de senhas: Até 30 participantes
     
    13h às 17h - Oficina de tranças: 
    Distribuição de senhas: Até 15 participantes
     
    13h às 15h- Oficina de automaquiagem:
    Distribuição de senhas: Até 30 participantes
     
    15h às 17h - Palestra de Captação de Recursos para pequenos negócios e projetos criativos. Distribuição de senhas: Até 30 participantes


  • 05/03/2020

    MetrôRio terá esquema especial para o jogo Vasco x ABC Futebol Clube na Copa do Brasil

    Haverá trens extras e extensão do horário da operação do metrô

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os torcedores vascaínos que forem ao Maracanã nesta quinta-feira, 05/03, para assistir o jogo entre Vasco e ABC Futebol Clube, pela segunda fase da Copa do Brasil. O jogo está marcado para as 21h30. A concessionária vai ampliar o horário de funcionamento e oferecer trens extras aos clientes, além de reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.

    O embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão será estendido em uma hora após o término do jogo. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação

    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra com antecedência do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito ou débito, Visa ou Mastercard, com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 28/02/2020

    MetrôRio funcionará 24h no final de semana do desfile das campeãs

    Também haverá funcionamento especial para os jogos que acontecerão no Maracanã pela Taça Rio
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, terá esquema especial de funcionamento também neste final de semana, quando acontecem o desfile das escolas de samba campeãs e dos últimos blocos do Carnaval 2020. A operação funcionará ininterruptamente a partir das 5h de sábado (29/02) até às 23h de domingo (23/02). As composições da Linha 2 farão o trajeto direto entre as estações Pavuna e  General Osório, sem necessidade de transferência em Estácio.
     
    Neste final de semana, haverá desfiles de megablocos, como o da Anitta, na manhã de sábado (29/02), e o Monobloco, que desfila no domingo (1º/03), ambos no Centro. Para a ida e volta dos blocos e do desfile das escolas de samba, no Sambódromo, o MetrôRio recomenda que os clientes comprem os cartões de embarque e desembarque  ou façam a recarga do cartão Giro com antecedência para evitar filas. Serão aceitos o cartão Giro, o cartão pré-pago, Bilhete Único, Vale-Transporte e RioCard.
     
     
    Desfile das campeãs
    O MetrôRio é a melhor opção para os foliões que vão assistir ao desfile das escolas de samba campeãs do Carnaval 2020.
     
    Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque na estação Central. Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os passageiros que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios.
     
     
    Estações com funcionamento especial
    As estações Catete e Presidente Vargas também ficarão fechadas neste final de semana, no sábado (29/02) e no domingo (01/03), e só reabrirão às 5h da segunda-feira (02/03).
     
    Na estação Cinelândia, os acessos Passeio (acesso D) e Presidente Wilson (acesso E) ficarão abertos apenas para desembarque e embarque, respectivamente, das 6h às 20h no sábado (29/02) e domingo (01/03), exclusivamente para clientes com cartões pré-adquiridos (cartão Giro, cartão unitário e pré-pago do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Os demais passageiros poderão comprar seus cartões e embarcar nas estações mais próximas: Carioca e Glória, que contarão com bilheterias na área externa.
     
     
    Funcionamento especial para os jogos do fim de semana no Maracanã pela Taça Rio
     Além dos foliões, os torcedores que forem ao Maracanã assistir aos jogos do fim de semana, pela primeira rodada da Taça Rio no Maracanã, também vão contar com uma operação especial do MetrôRio. No sábado (29/02), o Flamengo enfrenta a Cabofriense, a partir das 18h. Já no domingo (1º/03), o Fluminense vai jogar a partida contra o Madureira, às 16h. A concessionária terá reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança nas estações do Maracanã e São Cristóvão.
     
     
    Funcionamento das bilheterias no final de semana
    Por questões de segurança, as estações terão suas bilheterias fechadas durante a madrugada: de meia-noite de sábado (29/02) até 5h de domingo (1º/03). Somente as estações General Osório, Carioca, Central, Praça Onze e Cidade Nova contarão com bilheterias funcionando 24h. Como alternativa na madrugada, as demais estações terão máquinas de autoatendimento (que aceitam pagamento em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito) para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 8,00 (valor de R$ 3 do casco mais R$ 5 de recarga mínima).
     
     
    Medidas de segurança
    Durante toda a operação especial de Carnaval, algumas escadas rolantes permanecerão desligadas. A medida tem como objetivo a prevenção de acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano.
     
    Não será permitido o embarque com bicicletas, pranchas de surfe, grandes volumes e sacos de gelo durante a operação especial de Carnaval.
     
    É proibido impedir o fechamento das portas dos trens.
     
     
    Metrô Na Superfície
    No sábado (29/02) as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h à meia-noite, e no domingo (1º/03) das 07h às 23h, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.
     
     
    Compra com antecedência
    A operação da concessionária contará com alterações nas linhas e fechamento de estações para mitigar impactos no fluxo e promover a mobilidade no escoamento dos eventos. O MetrôRio solicita que os passageiros fiquem atentos às mudanças e adquiram os bilhetes de volta com antecedência para evitar filas. Além disso, é necessário cooperar com atitudes que ajudam a manter a viagem mais tranquila e segura para todos, como segurar as portas das composições, sentar no chão e também seguir as orientações dos operadores de estação.
     
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito e débito Visa e Mastercard com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.
     
     
     
    Dicas de segurança para os passageiros
    O MetrôRio está operando em esquema especial  nos finais de semana até o início de março para atender ao público que está curtindo os eventos de pré, pós e carnaval. Além das ações de reforço no efetivo de segurança e de atendimento e alterações na operação, a colaboração dos clientes também é essencial para o sucesso e segurança da operação. Por isso, a concessionária elaborou uma série de dicas para orientar os usuários:
     
    - Ficar atento às proibições de embarque (grandes volumes e veículos) e nos dias de folia, em especial, não transportar ou utilizar garrafas de vidro, pois o descarte irregular pode provocar acidentes graves;
     
    - Não sentar no chão da composição ou travar o fechamento das portas, que pode atrasar a viagem e provocar acidentes;
     
    - Não ultrapassar a faixa de segurança devido ao risco;
     
    - A gentileza não pode ser esquecida nos dias de folia, portanto devem-se respeitar os assentos preferenciais e ajudar pessoas com deficiência ou necessidades especiais ou acionar apoio das equipes de segurança;
     
    - Não depredar ou vandalizar as composições e estações. Além de ser crime de dano ao patrimônio, atrasa a viagem e pode prejudicar a operação. Em caso de flagrante, denuncie às equipes de segurança;
     
    - Não descarte lixo no interior dos trens, nas dependências das estações e principalmente nas plataformas, pois pode prejudicar a operação;
     
    - Ter paciência ao embarcar e desembarcar e seguir as orientações dos operadores de fluxo. A pressa pode gerar tumulto e prejudicar ainda mais a mobilidade;
     
     
    Aplicativo Giro
    No aplicativo Giro e no site do MetrôRio (www.metrorio.com.br/carnaval), o usuário terá acesso a conteúdo especial para os dias de folia. Na nova aba, os clientes poderão consultar uma agenda de blocos com as estações mais próximas e também planejar suas viagens de acordo com os blocos do seu interesse. Além disso, podem acompanhar a localização e o tempo estimado para a chegada dos trens e consultar os mapas do entorno das estações.
     
     
    Números do Carnaval
    O MetrôRio  registrou 2,9 milhões de embarques no sistema nos cinco dias de folia do Carnaval 2020, de 21 a 26 de fevereiro. O dia de maior movimento foi no domingo, 23, quando foram registradas 660 mil viagens. Durante a operação, o MetrôRio contabilizou 57 atos de vandalismo nas estações e no interior dos trens , desde o evento de abertura oficial, no dia 12 de janeiro até a quarta-feira de cinzas (26/02). Entre os itens registrados, estão quebra de vidros de portas e de janelas, elevadores e escadas rolantes, tetos das composições e estações, catracas e até um monitor de orientação em uma plataforma.
     
    O número de casos desse ano foi 56% menor do que o registrado em 2019, quando houve 129 registros de atos de vandalismo nas estações, estruturas e trens no período do carnaval. A concessionária atribui a queda ao monitoramento dentro dos trens e por câmeras e à estrutura montada para a operação, apropriada para grandes eventos, que contou com a adoção de bilheterias externas, reforço no quadro de profissionais nas estações e disponibilização de orientadores de fluxo para prestar informações à população, além da campanha de conscientização.  A segurança foi realizada pelos agentes da concessionária, com apoio da Polícia Militar.
     


  • 21/02/2020

    ONG Favela Mundo vai promover 'Gritinho de Carnaval' gratuito em Acari e na Cidade de Deus

    Cerca de 400 crianças e adolescentes são esperados nas festas
     
    Prepare o confete, a serpentina e a fantasia das crianças, porque o Projeto Favela Mundo dará o já tradicional 'Gritinho de Carnaval' nos dias 27 e 28 de fevereiro, na Cidade de Deus e em Acari, às 14h.
    A entrada é gratuita e cerca de 400 crianças e adolescentes estão sendo aguardados. A festa vai contar com um concurso de fantasias que premiará as melhores ideias com kits escolares.
    "O nosso Gritinho de Carnaval do Favela Mundo resgata uma cultura centenária, por isso as festas serão abertas ao público", comenta Marcello Andriotti, diretor da ONG Favela Mundo.
    O Projeto Favela Mundo conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, empresas do grupo Invepar e ICTSI Rio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e apoio do Instituto Invepar.
     
    SERVIÇO:
     
    'Gritinho de Carnaval' da ONG Favela Mundo
     
    27 e 28 de fevereiro, às 14h, na Cidade de Deus e em Acari
     
    Acari:
    Av. Pref. Sá Lessa, 300 – Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza.
    Cidade de Deus:
    O projeto funciona na EDI Senhora Perciliana de Alvarenga (Rua Moisés s/n). 
     
    Informações: www.favelamundo.org.br ou pelos telefones 2236-4129.