×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 27/03/2020

    MetrôRio realiza ação de sanitização em estações das linhas 1 e 2 neste sábado, 28

    O MetrôRio, empresa do Grupo Invepar, realiza neste sábado, dia 28, ação de sanitização em nas estações das linhas 1 e 2. A iniciativa é um reforço às medidas preventivas já adotadas pela concessionária para contenção da disseminação do coronavírus.

    No sábado, as equipes atuarão simultaneamente durante a operação sanitizando todas as estações nos trechos entre as estações Maracanã e Pavuna, na linha 2, e Cinelândia e Uruguai, na linha 1. A previsão é que o serviço tenha uma hora de duração em cada estação. O trabalho é feito pela empresa Insetisan.

    Entenda o processo
    É utilizado um equipamento nebulizador, que espalha micropartículas do produto composto por quaternário de amônia, através de uma névoa. A técnica ajuda a aumentar o alcance de cobertura do produto. Ele ataca e mata bactérias e vírus após aplicação, desinfetando as superfícies onde foi utilizado. Nas estações, as equipes usam uma versão sem odor do produto. 

    O quaternário de amônia é utilizado pela Insetisan desde 2011, quando o país enfrentou a epidemia do H1N1. O componente é usado no hospital estadual Azevedo Lima, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, com foco na eliminação de vírus.  A Insetisan costuma usá-lo, ainda, em residências para tratar de mofos e bactérias.

    Serviço
    Ação: Sanitização das estações do MetrôRio
    Ponto de Encontro: Estação Maracanã 
    Horário: 9h20

    Confirmação
    Veículos interessados na cobertura devem confirmar presença pelo e-mail metrorio@massinteligencia.com.br  ou com a assessora Carla Sena (99326-9322, 99439-3518) para liberação da entrada no sistema.


  • 26/03/2020

    Estações e trens do MetrôRio recebem serviço especial de sanitização

    Ação em parceria com a Insetisan vai reforçar as medidas preventivas já adotadas de contenção da disseminação do coronavírus. Forças Armadas também estão apoiando as ações de desinfecção

    As estações e trens do MetrôRio, empresa do grupo Invepar, passarão a contar com novo serviço de sanitização realizado pela dedetizadora Insetisan. A ação foi iniciada nesta quinta-feira, 26, como reforço às medidas preventivas já adotadas pela concessionária para contenção da disseminação do coronavírus. A operação do MetrôRio segue normal nas três linhas para atender à população carioca que precisa utilizar o transporte público, que é um serviço essencial.

    Além da nova ação de sanitização, a concessionária vem adotando diversas medidas de acordo com as determinações das autoridades de Saúde e de Transporte, tanto na operação quanto na limpeza, visando oferecer um ambiente mais seguro para passageiros e colaboradores.

     A sanitização será realizada de forma concomitante com as ações de rotina de limpeza que já acontecem nos intervalos da operação e também com o novo protocolo de higienização adotado pelo MetrôRio, que conta com funcionários limpando durante a operação as estruturas de uso comum nos trens, plataformas e estações, como assentos, baluartes, piso, teto, portas e janelas, equipamentos de autoatendimento e bancos, com o álcool em gel.

    Entenda o processo

    Técnicos da dedetizadora realizarão o serviço em estações das linhas 1, 2 e 4 e nas composições estacionadas nelas. Será utilizado um equipamento nebulizador, que espalha micropartículas do produto composto por quaternário de amônia, através de uma névoa. A técnica ajuda a aumentar o alcance de cobertura do produto. A ação será realizada diariamente de madrugada nos trens devido ao tempo de descanso que deve acontecer após a aplicação do produto e também para entregar trens esterilizados no início de cada operação. Nas estações também serão realizadas ações durante a operação de rotina, usando uma versão sem odor do produto.

    O produto quaternário de amônia é utilizado pela Insetisan desde 2011, quando o país enfrentou a epidemia do H1N1. Ele ataca e mata bactérias e vírus após aplicação, desinfetando as superfícies onde foi utilizado. A Insetisan costuma usá-lo ainda em residências para tratar de mofos e bactérias, promovendo melhora nas condições respiratórias. O componente é usado também no hospital estadual Azevedo Lima, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, com foco na eliminação de vírus.

     Reforço nas equipes de limpeza

    O quadro de funcionários também foi reforçado com a contratação de 50 novos profissionais de limpeza que irão integrar a equipe já existente de 210 auxiliares de serviços gerais (postos de trabalho), o que representa um aumento de 24% no número de equipes de limpeza.

    Além dessas ações de limpeza, o MetrôRio também fez ajustes na operação, como o fechamento de 49 acessos com menor movimento. Nas estações afetadas, os clientes podem continuar usando as outras entradas existentes, e aqueles com alguma dificuldade de locomoção continuam contando com infraestrutura de acessibilidade nos acessos que permanecem abertos.

    Apoio das Forças Armadas

    Também nesta quinta-feira, dia 26, o MetrôRio realizou serviço de desinfecção nas estações Estácio e Central. A iniciativa está sendo feita em parceria com o Comando Militar do Leste. Em Estácio, a ação foi realizada em uma das composições, com desinfecção em todas as estruturas, como piso, teto, portas, janelas, baluartes e bancos. Já na Central, o trabalho é realizado no mezanino da estação e na plataforma, que são áreas usadas pelos passageiros para embarcar nos trens. A Comlurb também efetuou serviço de desinfecção em estações do MetrôRio ao longo da semana. Órgãos de todas as esferas de governo estão unindo forças e estratégias na luta contra o coronavírus.


  • 22/03/2020

    Informação sobre fechamento de acessos de menor movimento

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, informa que a partir da última segunda-feira, dia 23/03, fechou parcialmente alguns acessos de estações nas linhas 1, 2 e 4.

    A partir desta quinta-feira, dia 26/3, mais 21 acessos secundários de estações serão fechados, incluindo 4 acessos que estavam funcionando anteriormente em parte do dia. O número total de acessos com menor movimento bloqueados passa para 49 (veja a listagem abaixo). O MetrôRio reforça que todas as estações continuam abertas e a operação segue em funcionamento nas três linhas.

    Nas estações afetadas, os clientes poderão usar as outras entradas existentes, e aqueles com alguma dificuldade de locomoção continuam contando com infraestrutura de acessibilidade nos acessos que permanecem abertos.

    A medida colabora com a diminuição de pessoas circulando na cidade, atendendo à política de enfrentamento ao coronavírus definida pelo Governo do Estado. Além disso, visa a reduzir o contingente de funcionários necessários nas estações, preservando os colaboradores e garantindo a continuidade do serviço à população.

    * Atenção: No dia 28/03, o acesso C (BRT) da estação Jardim Oceânico não estará aberto das 11h às 18h, por causa  do fechamento do terminal Jardim Oceânico do BRT. Neste período, utilize os acessos A (Lagoa) ou B (MAR).

    Veja a listagem: 

    LINHA 1
    General Osório
    acessos 
    (B) Jangadeiros
    (C) Complexo Rubem Braga
    (E) Lagoa 

    Cantagalo
    acesso
    (B) Xavier da Silveira

    Siqueira Campos
    acesso 
    (B) Figueiredo Magalhães

    Botafogo
    acessos 
    (B) Muniz Barreto
    (C) São Clemente (praia)
    (D) Nelson Mandela
    (E) Mena Barreto

    Flamengo
    acesso 
    (B) Praia de Botafogo

    Catete
    acesso 
    (C) Rua Silveira Martins

    Glória
    acesso 
    (B) Outeiro da Glória

    Largo do Machado
    acesso 
    (B) Catete

    Cinelândia
    acessos 
    (A) Theatro Municipal (fechado)
    (B) Rio Branco
    (C) Pedro Lessa
    (E) Presidente Wilson
    (F) Santa Luzia

    Carioca
    acessos
    (B) Convento de Santo Antônio
    (C) Av. Chile/Petrobras

    Uruguaiana
    acessos 
    (A) R. Uruguaiana (aberto até 0h)
    (B) Senhor dos Passos
    (C) Alfândega
    (D) Presidente Vargas

    Presidente Vargas
    acessos 
    (B) Alfândega
    (C) Itamarati

    Central
    acessos
    (B) Terminal Rodoviário
    (C) Ministério do Exército
    (D) Praça da República

    Praça Onze
    acesso 
    (B) Marquês de Sapucaí

    Estácio
    acesso 
    (B) Paulo de Frontin

    Afonso Pena
    acesso
    (B) Dr. Satamini

    Saens Peña
    acessos 
    (C) Dr. Pereira dos Santos
    (D) Carlos de Vasconcelos
    (E) Heitor Beltrão
    (F) Major Ávila

    Uruguai
    acessos
    (C) Dona Delfina
    (D) R. José Higino
    (E) R. Conde de Bonfim

    LINHA 2
    Cidade Nova
    acessos 
    (B) Leopoldina (lado Praça da Bandeira)
    (C) Praça da Bandeira (lado Praça da Bandeira)
    (D) Praça XV / Centro  (lado Praça da Bandeira)
    (E) Av. Rio Branco / Centro (lado Praça da Bandeira)

    São Cristóvão
    acesso
    (C) Praça da Bandeira

    Maracanã
    acesso
    (B) Supervia

    Pavuna
    acesso
    (E) Mercúrio

    LINHA 4
    São Conrado
    acesso
    (C) Estrada da Gávea

    Jardim de Alah
    acesso 
    (B) R. Almirante Pereira Guimarães

    Nossa Senhora da Paz
    acesso 
    (B) R. Maria Quitéria

    Antero de Quental
    acesso 
    (B) General Urquiza


  • 21/03/2020

    Restrição de acesso - Estações Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva e Acari

    Atendendo a restrições previstas pelo Governo do Estado no Decreto nº 46.980, de 19 de março, desde o último sábado, dia 21, há pontos de controle nas estações Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva e Acari. Nos locais, a Polícia Militar realiza a triagem de usuários que sejam trabalhadores de setores definidos como essenciais pelo Governo. O embarque ocorre por meio da apresentação de documento de identidade profissional, carteira de trabalho ou crachá funcional, além de atestado médico, agendamento ou outro documento comprobatório da condição médica, para pacientes em tratamento de saúde.


    As atividades consideradas essenciais, de acordo com a Resolução Conjunta que regulamenta o decreto, são:


    1 - Servidores públicos em serviço, inclusive aqueles relacionados às forças armadas, bombeiro militar, e agentes de segurança pública;

    2 - Profissionais do setor de saúde em geral, inclusive individuais que prestem serviços de atendimento domiciliar, excetuando-se os serviços de natureza estética;

    3 - Profissionais do setor de comércio relacionados aos gêneros alimentícios, tais quais mercados, supermercados, armazéns, hortifrútis, padarias e congêneres, farmácias drogarias e pet shops, revendedores de água e gás;

    4 - Profissionais do setor de serviços tais quais transporte e logística em geral, como transportadoras, portos e aeroportos, motoristas de transporte público, correios, e congêneres, serviços de entregas, distribuidoras, fornecimento de catering, bufê e outros serviços de comida preparada, asseio e conservação, manutenção predial, empregados em edifícios e condomínios, vigilância e segurança privada, lavanderias hospitalares, veterinárias, funerárias, imprensa, serviços de telecomunicação e postos de gasolina;

    5- Profissionais do setor industrial que exerçam atividades nas indústrias de alimentos, farmacêutica, material hospitalar, material médico, produtos de higiene, produtos de limpeza, ração animal, óleo e gás, serviços de apoio às operações offshore, refino, coleta de lixo, limpeza urbana e destinação de resíduos, distribuidoras de gás e energia elétrica e companhias de saneamento.


    Para conferir o decreto na íntegra, clique aqui.


  • 18/03/2020

    Coronavírus: MetrôRio suspende atendimento presencial no Posto de Gratuidades e no Espaço do Cliente

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, suspendeu temporariamente o atendimento presencial do Posto de Gratuidades, localizado na estação Central, e do Espaço do Cliente, na estação Carioca. A medida estará em vigor até o dia 30 de março, obedecendo o prazo estabelecido pelo decreto estadual nº 46.970, de enfrentamento ao coronavírus. A medida pode ser estendida caso haja alterações no decreto do governo estadual.

    Nesse período, idosos e pessoas com deficiência poderão acessar o sistema com documento de identificação com foto, no caso de idosos, e a documentação de comprovação de deficiência, nos demais casos. Basta apresentá-los aos funcionários da concessionária nas catracas destinadas à gratuidade em todas as estações. A liberação não se estende aos estudantes, pois as atividades escolares nas redes municipal e estadual de ensino estão suspensas.

    A interrupção do atendimento presencial no Posto de Gratuidade visa reduzir a necessidade de deslocamentos de idosos, que estão entre os principais grupos de risco de contágio da doença, somente para quando for necessário.

    Já em relação ao Espaço do Cliente, o MetrôRio continuará recebendo e catalogando os produtos perdidos nas composições e estações, que poderão serão ser resgatados pelos proprietários após o retorno das atividades presenciais. O atendimento pelo site metrorio.com.br continua funcionando normalmente.                              


  • 14/03/2020

    São Longuinho, São Longuinho, se eu achar dou 3 pulinhos

    O que você faz quando perde ou esquece algum objeto no metrô? Alguns clientes pedem ajuda a São Longuinho, cujo dia é celebrado em 15/3, para encontrar o que se perdeu, prometendo dar três pulinhos como forma de agradecimento quando o item é encontrado. Mas nas estações ou nos trens do MetrôRio, os clientes podem contar com o serviço de achados e perdidos. O serviço já catalogou 17.251 objetos perdidos nos seus trens e estações em 2019. Já no Réveillon e Carnaval de 2020, foram 2 mil objetos perdidos no sistema.

    Cartões, carteiras, celulares, dinheiro, documentos e até fantasias estão entre os objetos encontrados pelo setor de Achados e Perdidos da concessionária. O Espaço do Cliente, na estação Carioca, funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Todos os itens recolhidos ficam guardados por até 60 dias. Depois desse prazo, os objetos são destinados ao repasse para instituições sociais.

    Karina Rosa, coordenadora de relacionamento com o cliente do MetrôRio, destaca a importância da fé em São Longuinho em relação à esperança de encontrar os objetos perdidos.  

    “No momento em que o cliente percebe que esqueceu seu pertence, vale de tudo, até interceder aos céus para ajudar a encontrar o seu pertence. Mas é importante que os clientes saibam que podem acionar o MetrôRio para recuperá-los com segurança e praticidade", comenta Karina Rosa, coordenadora de relacionamento com o cliente.


  • 13/03/2020

    MetrôRio e 99 fecham parceria para oferecer descontos em viagens

    Clientes do cartão Giro do MetrôRio que efetuarem recarga online a partir de R$ 25 recebem desconto de 30% para usar em viagens pelo aplicativo da 99

    O MetrôRio e 99 fecharam parceria que dá 30% de desconto em cada viagem na categoria Pop, limitado a R$ 10 reais. O benefício será oferecido para quem efetuar recarga online, a partir de R$ 25, no cartão Giro. A promoção é válida para viagens pagas no aplicativo com cartão de crédito cadastrado no app ou PayPal.

    A dinâmica será a seguinte: ao realizar recarga online de R$ 25 no cartão Giro, os clientes receberão um código para inserir no aplicativo 99. O cupom promocional dará 30% de desconto em todas as viagens que tiverem uma das 41 estações de metrô como destino inicial ou final. Mais informações sobre o regulamento da promoção estão disponíveis no site da concessionária: https://metrorio.com.br/giro/voude99. 

    A parceria tem o objetivo de estimular o uso em massa do transporte combinado, quando o usuário utiliza o transporte público até um determinado trecho da viagem e solicita um carro pelo aplicativo para completar o trajeto.

    Sobre o cartão Giro
    O Giro é o cartão de passagens do MetrôRio que pode ser recarregado online, no site ou no aplicativo da concessionária, e oferece descontos em lojas, serviços restaurantes, shows, cinema, teatros, passagens aéreas e viagens de Uber e 99, entre outros. O cartão permite que o cliente recupere os créditos, em caso de perda ou roubo, e acompanhe o uso no celular.


  • 12/03/2020

    Estação Carioca do MetrôRio recebe flashmob do musical “A Cor Púrpura”

    A estação Carioca do MetrôRio vai receber na próxima sexta-feira, dia 20, às 17h30, um flashmob do espetáculo musical “A Cor Púrpura”, que estreia sábado, dia 14, no Teatro Riachuelo, na Rua do Passeio, no Centro. A apresentação especial acontecerá no mezanino e contará com a participação dos 17 atores do elenco e também um músico, encenando uma das cenas do espetáculo que já conta com duas indicações ao Prêmio Shell e oito indicações ao Prêmio Cesgranrio.
     
    A estação Carioca foi escolhida para o flashmob por estar localizada a cerca de dez minutos do teatro e também por ser uma das maiores da região do Centro. Nesse tipo de ação, os participantes se reúnem de forma repentina em ambientes públicos para apresentações artísticas, que visam na maioria das vezes divulgar a cultura, e se dispersam rapidamente. 
     
    A ação promocional contará ainda com promotores vendendo o ingresso do espetáculo com o desconto de 50% para clientes que possuem o cartão Giro, cartão pré-pago do MetrôRio que garante o acesso facilitado às estações, sem necessidade de se enfrentar filas, e também oferece oferece benefícios com foco em cultura, lazer e mobilidade, com descontos em teatros, casas de show e aplicativos de transporte. 
     
     
    Serviço
    Ação: Flashmob do espetáculo "A Cor Púrpura"
    Local: Estação Carioca (mezanino)
    Dia: 20 de março (sexta-feira)
    Horário: 17h30 
    Vendas: Sympla (link: https://bileto.sympla.com.br/event/64312)


  • 12/03/2020

    MetrôRio abre vagas para diversos cargos PCD

    As inscrições vão até o dia 20 de março 
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, está com inscrições abertas para cargos direcionados a pessoas com deficiência. As oportunidades são para as áreas de Implantação de Projetos, Comercial, Recursos Humanos e Manutenção (Administrativo). Para se candidatar, é necessário ter nível médio e noções de informática. 
     
    As etapas do processo seletivo incluem análise curricular, entrevista com o gestor da área e com o RH, além de avaliação com o médico do trabalho.
     
    A empresa oferece assistência médica e odontológica, auxílio-creche, cesta básica, prêmio para pontualidade e assiduidade, seguro de vida, vale-refeição, vale-transporte, previdência privada e participação nos lucros e resultados. As inscrições estão abertas no site www.metrorio.com.br/trabalhe-conosco, até o dia 20 de março.
     
    O auxiliar administrativo Ricardo Fernandes, de 26 anos, é colaborador do MetrôRio há 6 anos, e entrou na empresa por meio de vaga para pessoa com deficiência. "É o meu primeiro emprego. O projeto do MetrôRio voltado para os PCDs é muito bom e significou uma abertura de portas para conhecer uma empresa grande, trabalhar. Quero evoluir cada vez mais como profissional", comemora Ricardo.

    SERVIÇO
    Para se candidatar, basta acessar o endereço www.metrorio.com.br/trabalhe-conosco . As inscrições vão até 20 de março.


  • 11/03/2020

    MetrôRio terá esquema especial para o jogo entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil pela Libertadores

    Haverá trens extras e extensão do horário de funcionamento da operação.

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para o jogo entre Flamengo e Barcelona de Gauyaquil, que acontece nesta quarta-feira, dia 11, a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela fase de grupos da Taça Libertadores. 
    A concessionária vai ampliar o horário de funcionamento e oferecer trens extras aos clientes, além de reforço nas equipes de segurança e de bilheteria. O embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão será estendido em uma hora após o término do jogo. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação

    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra com antecedência do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito ou débito, Visa ou Mastercard, com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.