×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 04/03/2021

    Clientes MetrôRio passam a contar com cobertura de voz e dados para uso de celulares em todo o sistema

    Em parceria com operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo, nova rede de telecomunicações garante acesso à internet e ligações de voz em estações e trens

    Os passageiros do MetrôRio ficarão mais conectados ao usarem as estações e trens. Em parceria com as operadoras de telefonia Claro, Oi, Tim e Vivo, o sistema metroviário do Rio está recebendo uma nova e moderna rede de telecomunicações. Ao todo, serão mais de 30 km com a conexão de fibra óptica via cabo que garantirá melhorias na qualidade de sinal para celular e estenderá a cobertura da rede de internet 4G em todas as estações subterrâneas, galerias e túneis das Linhas 1, 2 e 4.

    O projeto foi dividido em quatro fases e tem previsão de conclusão até dezembro. As duas primeiras etapas foram finalizadas e o trecho entre as estações Uruguai e Largo do Machado já está com o serviço disponível para os clientes. A terceira parte segue em andamento e contempla as estações Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório. Neste trajeto, a expectativa é que o sistema esteja totalmente implantado em agosto. Por fim, será a vez do trecho entre as estações Nossa Senhora da Paz e Jardim Oceânico.

    “Nosso objetivo, conjuntamente com as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo, é melhorar cada vez mais a experiência dos clientes. Sabemos que a conexão do celular é uma comodidade importante para todos que utilizam o transporte público. A parceria com as operadoras de telefonia foi fundamental para a implantação desse projeto. Esperamos que até o fim do ano, todo o sistema esteja conectado”, afirma Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.

    O Sistema de Antenas Distribuídas (DAS) da nova rede conta com a instalação de novas antenas, cabos, receptores e transmissores, que ao serem conectados à estação base de comunicação, possibilitam a ampliação do sinal para a telefonia móvel, tanto para ligações como para acesso à internet. A transmissão da rede é feita por meio da passagem de cabo compartilhado pelas operadoras de telecomunicação nas áreas subterrâneas do metrô.

    A tecnologia também interliga os setores remotos com os mezaninos e plataformas das estações por meio de equipamento de transmissão e irradiação de radiofrequências para aumentar o alcance da cobertura do sinal de telefonia. Por conta da complexidade do sistema e para evitar impactos na operação do metrô, as intervenções estão sendo realizadas durante a madrugada.

    Sobre o MetrôRio

    O MetrôRio, uma empresa do Grupo Invepar, controla, administra e opera as linhas 1, 2 e 4 do metrô carioca. São 58 km de extensão, 41 estações e 64 trens, que transportam 400 mil passageiros por dia útil (redução de mais de 50% por conta da pandemia), encurtando distâncias e contribuindo para a qualidade de vida das pessoas.

    A concessionária trabalha para que seus clientes tenham uma experiência cada vez melhor, acompanhando toda a sua jornada. Por isso, investe continuamente para garantir a eficiência dos serviços oferecidos no sistema metroviário, com a implantação de tecnologias e de novos meios de pagamento digital, como aproximação(NFC) e o cartão Giro, além de obras de infraestrutura, instalação de equipamentos de acessibilidade e modernização de frota.


  • 26/02/2021

    Clientes Giro podem utilizar as ATMs do Metrô e ganhar descontos de 30% na Uber

    Quando o assunto é o Cartão Giro, o MetrôRio, empresa do Grupo Invepar, não para de oferecer benefícios. Desta vez, a novidade fica por conta da parceria com a Uber e as máquinas ATMs da concessionária. Até o dia 12 de maio, os clientes também poderão contar com o sistema para ganhar 30% de desconto (de até R$ 10) em viagens integradas com o aplicativo de transporte. Para isso, basta  fazer recargas a partir de R$ 25 nos equipamentos das estações.

    O cupom pode ser usado em viagens que tenham as estações de metrô como origem ou destino. Importante lembrar que o benefício também é válido para quem utilizar o app ou site do Giro (giro.metrorio.com.br) para efetuar as recargas. Para conferir o regulamento completo, acesse: giro.metrorio.com.br/vantagens/uber


  • 11/02/2021

    Esquema de funcionamento do MetrôRio no feriado de Carnaval

    O MetrôRio, empresa do Grupo Invepar, informa que este ano, em razão do decreto da Prefeitura do Rio, que veta a organização de eventos, como desfiles e blocos, não haverá operação especial de Carnaval. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, as Linhas 1, 2 e 4 do metrô seguirão os horários regulares de funcionamento.

    No sábado (13), na segunda-feira (15) e na quarta-feira (17), as estações abrirão das 5h à meia-noite. Já no domingo (14) e na terça-feira (16), feriado de Carnaval, a operação será das 7h às 23h.

    No fim de semana e no feriado, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) também seguirão os horários de rotina.

    A concessionária orienta seus clientes que utilizem meios digitais, efetuando o pagamento da passagem diretamente nas catracas ou recarregando online o cartão Giro do MetrôRio, a fim de agilizar o acesso e evitar filas. A empresa também reforçou a comunicação, com placas e avisos sonoros, informando a importância e obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o sistema, iniciativa adotada desde o começo da pandemia. 

    Além disso, uma equipe com megafones realiza rondas orientativas nos mezaninos, plataformas e interior dos vagões. Todas as estações do sistema também contam com dispensadores de álcool em gel instalados nos locais de uso comum, incluindo as plataformas, para utilização dos clientes.

    Horários de funcionamento do metrô - Carnaval

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (13/02): das 5h à meia-noite

    Domingo (14/02): das 7h às 23h

    Segunda-feira (15/02): das 5h à meia-noite

    Terça-feira (16/02) Feriado: das 7h às 23h

    Quarta-feira (17/02): das 5h à meia-noite

    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Sábado (13/02), domingo (14/02) e terça-feira (16/02): na Estação Estácio

    Segunda-feira (15/02) e quarta-feira (17/02):nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo e Central)

    Metrô na Superfície (MNS)- Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Sábado (13/02): das 5h às 23h30

    Domingo (14/02): das 7h às 22h30

    Segunda-feira (15/02): das 5h às 23h30

    Terça-feira (16/02) Feriado: das 7h às 22h30

    Quarta-feira (17/02): das 5h às 23h30


  • 09/02/2021

    Clientes Giro terão acesso gratuito a curso de empreendedorismo do Descomplica

    Oportunidade vale para todos os cadastrados no aplicativo e vai até 07/04

    O MetrôRio, empresa do Grupo Invepar, fechou mais uma parceria que trará benefícios para os clientes do Cartão Giro. Até o dia 7 de abril, todos os cadastrados no aplicativo terão acesso gratuito ao Curso Livre de Empreendedorismo do Descomplica, empresa de educação digital. É uma ótima oportunidade para quem está em busca de qualificação profissional.

    Para resgatar o cupom, basta entrar pelo app ou site (giro.metrorio.com.br), fazer o login e clicar no link de acesso gratuito ao curso. Vale lembrar que não há necessidade de inserção de cartão de crédito durante os 60 dias corridos após a ativação do voucher.  

    Sobre o cartão Giro

    O Giro é o cartão de passagens do MetrôRio que pode ser recarregado por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou pelo site giro.metrorio.com.br, oferecendo descontos em parceiros de mobilidade, serviços e entretenimento. O cartão permite que o cliente recupere os créditos, em caso de perda ou roubo, e acompanhe o histórico de uso pelo celular. Neste período de pandemia, as novas parcerias ajudam a estimular o uso dos meios digitais para o pagamento da tarifa, promovendo a diminuição de filas e do manuseio de dinheiro, ações que contribuem para a prevenção da disseminação do coronavírus.


  • 03/02/2021

    Clientes Giro passam a ter 35% de descontos em viagens do 99 Pop

    Novidade é válida para quem recarrega a partir de R$25 pelo app ou site e vai até 28/02

    O MetrôRio, empresa do Grupo Invepar, traz novidades na parceria com o aplicativo 99. O desconto aumentou de 30% para 35% em viagens integradas com 99 Pop, até o dia 28/02, para clientes que  fizerem recargas a partir de R$ 25 pelo app ou pelo site (giro.metrorio.com.br).

    E como funciona? Depois de fazer a recarga, o cliente Giro receberá um e-mail com o voucher. E o melhor é que, após ser ativado, o cupom pode ser usado em até dez viagens por semana. 

    É importante lembrar que o desconto é válido para viagens que tenham as estações de metrô como origem ou destino. Para conferir o regulamento completo, acesse: giro.metrorio.com.br/vantagens/99

    Sobre o cartão Giro

    O Giro é o cartão de passagens do MetrôRio que pode ser recarregado por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou pelo site giro.metrorio.com.br/, oferecendo descontos em parceiros de mobilidade, serviços e entretenimento. O cartão permite que o cliente recupere os créditos, em caso de perda ou roubo, e acompanhe o histórico de uso pelo celular. Neste período de pandemia, as novas parcerias ajudam a estimular o uso dos meios digitais para o pagamento da tarifa, promovendo a diminuição de filas e do manuseio de dinheiro, ações que contribuem para a prevenção da disseminação do coronavírus.


  • 29/01/2021

    ONG Favela Mundo lança atividades culturais gratuitas nas redes sociais

    Com patrocínio do MetrôRio, iniciativa disponibilizará vídeos educativos para crianças e jovens

    A ONG Favela Mundo vai disponibilizar gratuitamente em suas redes sociais, a partir da próxima terça-feira (02/02), vídeos de atividades educativas, como contação de histórias indígenas, africanas, musicalização infantil e dança, entre outras. O conteúdo atenderá a crianças e jovens de todas as idades. O objetivo da ação é fortalecer as raízes da cultura brasileira. A instituição conta com o patrocínio do MetrôRio.

    A cada semana serão liberados dois novos vídeos, sempre às terças e quintas-feiras, às 10h, no Instagram, Facebook e YouTube do projeto.

    Por conta da pandemia, a ONG Favela Mundo informa que, assim que for possível e seguro, vai retomar as atividades presenciais nos bairros do Caju, Cidade de Deus e Jacarezinho, com previsão de oferta de 1.200 vagas em oficinas de teatro, violão, musicalização, hip-hop, jazz e danças brasileiras.

    O projeto Favela Mundo é patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lamsa, ICTSIRIO e MetrôRio por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS; e apoiado pelo Instituto Invepar.

    Fundada em setembro de 2010, a ONG passou por 12 comunidades e beneficiou mais de 6 mil crianças e adolescentes. Consta em seu currículo, desde 2014, o reconhecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU) de “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, no World Cities Day, em Nova York; além de representar o país em outros eventos nos Estados Unidos, Canadá, México, Cuba e Marrocos.

    SERVIÇO

    Onde assistir aos vídeos culturais:


    Mais informações pelo WhatsApp: (21) 2236-4129

    Conheça mais sobre a ONG em: www.favelamundo.org.br

     


  • 28/12/2020

    Horário de funcionamento do MetrôRio no Réveillon

    Conforme determinação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, informa que, no dia 31,  as estações das linhas 1, 2 e 4 vão abrir às 5h da manhã e todas as estações fecharão às 20h.

    - No dia 1º de janeiro, feriado nacional do Dia da Confraternização Universal, o metrô funcionará das 7h às 23h. Já nos dias 2 e 3 de janeiro, a operação acontece nos horários regulares de fim de semana, com funcionamento no sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Nos três dias, a transferência entre as linhas 1 e 2 acontecerá na estação Estácio.


  • 23/12/2020

    Esquema de funcionamento do MetrôRio no Natal

    Nesta quinta-feira (24/12), véspera de Natal, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, funcionará normalmente das 5h até a meia-noite. Já no feriado (25/12), o sistema abrirá às 7h, e a operação será encerrada às 23h, com a transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio

    Já nos dias 26 e 27 de dezembro, a operação acontecerá nos horários regulares de fim de semana, com funcionamento no sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. A concessionária também segue com a Operação Verão. O planejamento inclui reforço no efetivo das equipes das estações e de segurança, além do aumento na oferta de trens nos dias e horários com mais buscas pelos serviços do metrô. Neste período, haverá baldeação na estação Estácio para transferência entre as linhas 1 e 2.

    Além disso, no dia 24/12, as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) funcionarão das 5h às 23h30. No dia 25, o serviço será das 7h às 22h30. No fim de semana, 26 e 27 de dezembro, os ônibus terão horários regulares de fim de semana, com funcionamento no sábado, das 5h às 23h30; e no domingo, das 7h às 22h30.

    É importante ressaltar que, com a chegada do verão, o MetrôRio reforçou a comunicação informando a importância e obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o sistema, iniciativa adotada desde o começo da pandemia. Além de placas e avisos sonoros nas 41 estações, a concessionária fortaleceu a veiculação da mensagem nos painéis e TVs de trens, que transmitem as orientações mais de 300 mil vezes ao dia. A empresa colocou ainda uma equipe com megafones para fazer rondas orientativas nos mezaninos, plataformas e interior dos vagões. Todas as estações do sistema também contam com dispensadores de álcool em gel instalados nos locais de uso comum, incluindo as plataformas, para utilização dos clientes.

    Facilidade no pagamento

    A concessionária recomenda que os usuários utilizem meios digitais para efetuar o pagamento da passagem diretamente nas catracas do metrô e nas linhas de ônibus do MNS ou recarregando online, sem a necessidade de filas ou manuseio de dinheiro. Os clientes do Giro, cartão de passagem do MetrôRio, podem fazer recargas no site (giro.metrorio.com.br/) ou no aplicativo Giro MetrôRio.

    Já quem conta com dispositivos por aproximação, como celulares, relógios e cartões de crédito e débito, Visa ou Mastercard, com tecnologia NFC, pode pagar a passagem diretamente nas catracas. Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação.

    Postos de Atendimento

    No dia 23/12, o posto de gratuidade da estação Central funcionará das 8h às 12h. No dia 24/12, não haverá expediente no local. Para evitar aglomerações, a distribuição diária de senhas será limitada e serão adotados intervalos de 10 minutos entre os atendimentos.

    Já o horário do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) funcionará normalmente durante a operação do metrô: no dia 24/12, das 5h à meia-noite; e no dia 25/12, das 7h às 23h.

    Achados e perdidos

    No dia 23/12, o atendimento do espaço de achados e perdidos na estação Carioca será das 8h às 12h. No dia 24/12, não haverá expediente no local. 

    Horários no feriado do Natal

    *Metrô

    Quinta-feira (24/12) - 5h até a meia-noite.
    Transferência entre as linhas 1 e 2 nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo e Central).

    Sexta-feira (25/12) - 7h às 23h. 
    Transferência entre as Linhas 1 e 2 na estação Estácio.  

    Sábado (26/12) - 5h até a meia-noite. 
    Transferência entre as Linhas 1 e 2 na estação Estácio.

    Domingo (27/12) - 7h às 23h. 
    Transferência entre as Linhas 1 e 2 na estação Estácio.

    **Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Quinta-feira (24/12) - 5h até as 23h30.

    Sexta-feira (25/12) - 7h às 22h30.

    Sábado (26/12) - 5h até as 23h30.

    Domingo (27/12) - 7h às 22h30.


  • 18/12/2020

    Condutores do MetrôRio vão se transformar em Papais Noéis no Natal

    Que tal embarcar no clima natalino com o bom velhinho no metrô? A partir de 19 de dezembro, os condutores dos trens estarão vestidos de Papai Noel. Durante as viagens nas três linhas do metrô, eles usarão a tradicional roupa vermelha e gorro.

    Em tempos de pandemia, a concessionária orienta que os clientes utilizem meios digitais para efetuar o pagamento da passagem diretamente nas catracas ou recarregando online o cartão Giro do MetrôRio, agilizando o acesso e evitando filas. Além disso, é importante que os passageiros mantenham cuidados básicos de higiene e prevenção ao contágio, como uso de máscara de proteção e álcool em gel.


  • 04/12/2020

    MetrôRio inicia Operação Verão neste fim de semana

    Haverá reforço no efetivo das equipes das estações e de segurança, além de maior oferta de trens e ação para redobrar as orientações sobre o uso obrigatório de máscaras 

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, inicia neste sábado (05/12) a Operação Verão com reforço no efetivo das equipes das estações e de segurança, além de aumento na oferta de trens nos dias e horários com mais buscas pelos serviços da concessionária. O planejamento funcionará durante todo o período mais quente do ano. Os horários, no entanto, serão mantidos: aos sábados, das 5h até meia-noite, e aos domingos e feriados, das 7h às 23h. Como já acontece normalmente nos fins de semana, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio.

    A empresa também reforçou as ações de fiscalização e orientação quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras dentro do sistema, iniciativa adotada desde o início da pandemia. Além dos avisos sonoros e placas informativas nas estações e nos trens, haverá colaboradores com megafone próximo às catracas de algumas estações e plataformas para conscientizar os clientes sobre a importância da proteção facial para diminuir os riscos de contaminação pelo coronavírus. A fiscalização é realizada nas estações e dentro dos trens por agentes de segurança.

    Os técnicos do MetrôRio também já intensificaram a revisão dos sistemas de ar-condicionado das composições com objetivo de garantir o conforto dos clientes em dias de temperatura elevada. Além disso, os equipamentos de refrigeração passam por inspeções diárias e, caso seja constatada alguma irregularidade, o carro é encaminhado imediatamente ao Centro de Manutenção.

    A concessionária ressalta ainda as recomendações sobre a higienização das mãos com álcool em gel e o distanciamento entre as pessoas e lembra que segue, desde março, rigorosos protocolos de sanitização de todas as composições e das 41 estações do sistema.

    Regras para embarque

    Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas devem ser transportadas no último carro da composição. O mesmo acontece com as pranchas, que devem ser transportadas dentro de capa apropriada. Lembrando que clientes do MetrôRio podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição.

    Já quanto ao transporte de grandes volumes, o tamanho limite nos trens e estações é de 40 cm de largura e 45 cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo nem caixas de isopor. Também não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. É proibido ainda embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho, além de ingerir bebida alcoólica.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação

    O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seu cartão Giro com antecedência, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.

    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação.