×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 04/02/2022

    MetrôRio terá alterações no MNS em Botafogo neste fim de semana (05 e 06/02)

    O MetrôRio terá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural neste fim de semana (05 e 06/02). O trajeto da linha MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo/Coca-Cola), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de domingo.
     
    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo/Coca-Cola terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 05h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.
     
     
    Horários de funcionamento do metrô no fim de semana 
     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4
    Sábado (05/02): das 5h à meia-noite
    Domingo (06/02): das 7h às 23h
     
    Transferência entre as linhas 1 e 2
    Sábado (05/02) e domingo (06/02): na Estação Estácio
     
    Metrô na Superfície (MNS) 
    Sábado (05/02): das 5h às 23h30
    Domingo (06/02): das 7h às  22h30


  • 28/01/2022

    Estação Carioca recebe ação de conscientização sobre o combate ao trabalho escravo

    Em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, equipes deram orientações e informações sobre canais de denúncias

    Nesta sexta-feira (28/01), data dedicada ao combate ao trabalho escravo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com apoio do MetrôRio, realizou uma ação de conscientização sobre o tema. A mobilização aconteceu nos acessos e mezanino da Estação Carioca. A iniciativa teve como objetivo alertar os clientes sobre a prática que é crime previsto em Lei.

    Durante a atividade, as equipes da Secretaria distribuíram folhetos e orientaram os passageiros sobre o tema. Nas abordagens, os clientes puderam tirar dúvidas e saber mais sobre como denunciar casos de violações aos direitos trabalhistas.

    O governo do Rio de Janeiro atua no combate ao trabalho escravo através do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo do Rio de Janeiro (NETP/RJ), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos através da Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos. O NEPT atua em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em apoio à fiscalização contra o trabalho escravo.

    A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos recebe casos de violações de direitos trabalhistas e denúncias sobre trabalho escravo no disque cidadania e direitos humanos, no telefone 0800 0234567. 


  • 28/01/2022

    Estações do MetrôRio vão receber doações de material de higiene e de limpeza para campanha do RioSolidario nesta segunda-feira (31/01)

    Donativos podem ser entregues na Pavuna, Central, Largo do Machado e Jardim Oceânico. Iniciativa da ONG vai atender a vítimas das chuvas no estado do Rio
     
    Nesta segunda-feira (31/01), Dia Mundial da Solidariedade, as estações Pavuna, Central, Largo do Machado e Jardim Oceânico do MetrôRio vão receber donativos para apoiar a  “Campanha Chuva de Solidariedade”, do RioSolidario. A iniciativa da ONG tem como objetivo atender vítimas de enchentes no estado do Rio. Entre os materiais recolhidos estão água mineral, material de higiene pessoal (shampoo e sabonete) e de limpeza (cloro, álcool, sabão em pó, vassoura, rodo e pano de chão).
     
    Nas estações participantes da campanha haverá uma caixa localizada próximo à sala da segurança e identificada com o nome da instituição  “RioSolidario”. Basta depositar o donativo no local, das 6h às 20h. 
     
    No mesmo dia, das 14h às 18h, o RioSolidario vai realizar uma ação social, em uma tenda montada na Praça do Largo do Machado, com orientações e cadastro de jovens para oportunidades no mercado de trabalho. A iniciativa contará também com a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar.
     
    SERVIÇO
     
    Recolhimento de donativos para a Campanha Chuva de Solidariedade
    Estações do Metrô participantes da ação: Pavuna, Central, Largo do Machado e Jardim Oceânico
    Data: segunda-feira (31/01)
    Horário: das 6h às 20h


  • 19/01/2022

    Esquema de funcionamento do MetrôRio no feriado de São Sebastião (20/01)

    Nesta quinta-feira (20/01), feriado de São Sebastião, o MetrôRio funcionará das 7h às 23h, como de praxe nos feriados. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo/Coca-Cola – Gávea) também vão operar em esquema de feriado, das 7h às 22h30.

    Já na sexta-feira (21/01), a operação acontece nos horários regulares de dias de semana, das 5h à meia-noite, com transferência entre as linhas 1 e 2 nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).O Metrô na Superfície, por sua vez, também vai operar normalmente, das 5h às 23h30.

     

    SERVIÇO

    Funcionamento do metrô no feriado

    Quinta-feira (20/01): das 7h às 23h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio

    Sexta-feira (21/01): das 5h à meia-noite, com transferência entre as linhas 1 e 2 nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central)


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Coca-Cola /Gávea

    Quinta-feira (20/01): das 7h às 22h30 

    Sexta-feira (21/01): das 5h às 23h30


  • 18/01/2022

    Biblioteca Estação Leitura reabre as portas na Estação Central com novas obras no acervo

    Espaço, patrocinado pelo MetrôRio, funcionará às terças e quintas, das 14h às 20h 

    A Biblioteca Estação Leitura, que oferece empréstimo gratuito de livros, reabre as portas na Estação Central do MetrôRio, nesta terça-feira (18/01). Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, o espaço conta com novidades no acervo para 2022. O funcionamento do local será às terças e quintas-feiras, das 14h às 20h, exceto feriados. 

    Entre as novas aquisições da biblioteca está o livro “Torto Arado”, do escritor e geógrafo baiano Itamar Vieira Junior. A obra foi uma das mais vendidas no ano passado e narra a história de Belonísia e Bibiana, que vivem em uma fazenda na Chapada Diamantina. As irmãs encontram uma velha e misteriosa faca e, a partir daí, suas vidas estarão ligadas a ponto de uma precisar ser a voz da outra.  

    Outro novo exemplar disponível para empréstimo é o romance do jornalista Edney Silvestre, que lançou uma nova versão de "Vidas Provisórias". Nesta edição, com capa dura e capítulos extras, o escritor traz personagens que se tornam imigrantes por conta das circunstâncias políticas e sociais. 

    Também estão na lista novos exemplares como, "Rua do Escritor: Crônicas Sobre Leitura", de Henrique Rodrigues; “Bico do Corvo”, de Claufe Rodrigues; "Tramas de Meninos", de João Anzanello Carrascoza; e a "Harmonia do Mundo", de Marcelo Gleiser. 

    Para fazer o empréstimo de livros, os interessados devem apresentar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado. Os cadastrados podem pegar dois títulos por vez, com devolução em até duas semanas. Caso queiram, podem renovar o prazo por mais uma semana, via WhatsApp, telefone, Facebook ou na própria biblioteca.  

    Inaugurada em fevereiro de 2014, a Biblioteca Estação Leitura é gerida pela Oldemburg Marketing Cultural e tem patrocínio do MetrôRio, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS), e apoiada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Fundação Educar.

    SERVIÇO
    Endereço: Estação Central do MetrôRio 
    Funcionamento: às terças e quintas-feiras, exceto feriados
    Horário: das 14 às 20h


  • 14/01/2022

    Favela Mundo abre inscrições para as oficinas artísticas gratuitas deste ano

    Patrocinada pelo MetrôRio, iniciativa oferece 950 vagas voltadas a crianças e jovens de Acari, Caju e da Cidade de Deus 

    O Projeto Favela Mundo, patrocinado pelo MetrôRio pela Lei do ISS, abre inscrições a partir desta segunda-feira (17/01) para as oficinas artísticas gratuitas de 2022. A iniciativa é destinada a crianças e jovens, de 2 a 18 anos, moradores da Cidade de Deus, Caju e de Acari. Serão oferecidas 950 vagas nos cursos de teatro, hip-hop, musicalização infantil, violão, jazz e danças brasileiras. O objetivo é estimular que os participantes se tornem multiplicadores e atuem mais ativamente nas comunidades onde moram. 

    As inscrições devem ser feitas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 10h às 16h, pelo e-mail: contato@favelamundo.com; ou pelo telefone: 2236-4129. O único pré-requisito exigido é que as crianças e os jovens estejam estudando. 

    As atividades vão começar em 14 de fevereiro e vão durar 12 meses. Em Acari, as aulas serão realizadas na Escola Municipal Daniel Piza, localizada na Avenida Prefeito Sá Lessa, 229. No Caju, as oficinas vão acontecer na Associação A Arte Salva Vidas, na Rua General Sampaio, 74 fundos. Já na Cidade de Deus, o projeto será no EDI Senhora Perciliana de Alvarenga, na Rua Moisés, sem número. Patrocinado também pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, ICTSIRIO e Lamsa, com apoio do Instituto Invepar, o projeto  já beneficiou quase 7 mil crianças e adolescentes nos últimos 11 anos.

    “Ficamos muito felizes em estarmos simultaneamente em três grandes comunidades da cidade em 2022. Esperamos estimular as crianças e jovens a voltarem a estudar, uma vez que a pandemia fez com que os números da evasão escolar aumentassem muito. Estamos  chegando com diversas atividades no contraturno e sempre com o foco no estímulo ao estudo e no desenvolvimento das potencialidades de nossos alunos”, afirma Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, homônima ao projeto, ressaltando que as aulas seguirão todas as recomendações de prevenção à Covid-19, especialmente o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento entre os alunos e a distribuição de álcool em gel. 

    A ONG Favela Mundo foi fundada em setembro de 2010 e traz em seu currículo, desde 2014, o reconhecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU) de “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, no World Cities Day, em Nova York; além de representar o país em outros eventos nos Estados Unidos, Canadá, México, Cuba e Marrocos.

    SERVIÇO

    Inscrições para oficinas gratuitas destinadas a crianças e jovens de três comunidades
    Data: a partir de segunda-feira (17/01)
    Inscrições: pelo e-mail: contato@favelamundo.com; ou pelo telefone: 2236-4129
    Conheça mais sobre a ONG em: www.favelamundo.org.br


  • 23/12/2021

    Esquema de funcionamento do MetrôRio no réveillon

    O MetrôRio informa que, no dia 31/12 (sexta-feira), as estações das linhas 1, 2 e 4 vão abrir às 5h e a operação será encerrada para embarque às 20h. A medida, conforme definido pelo Governo do Estado, adequa o funcionamento do sistema metroviário ao esquema operacional anunciado pela Prefeitura do Rio de Janeiro para a noite de réveillon. Para evitar deslocamentos e grandes aglomerações nos pontos onde haverá queima de fogos, o município determinou o bloqueio de acesso ao bairro de Copacabana e a suspensão da circulação de linhas de ônibus na região.
     
    No dia 31, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo e Central). O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 5h às 19h, quando acontecem os últimos embarques das linhas de ônibus da Gávea, em função das interdições feitas pela prefeitura em Copacabana. Já as últimas viagens partindo de Botafogo e Antero de Quental serão realizadas após a chegada dos últimos trens na estação Botafogo.
     
    No sábado (01/01), feriado nacional do Dia da Confraternização Universal; e no domingo (02/02), o metrô funcionará das 7h às 23h. Nos dois dias, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio.
     
    Já o serviço do Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 7h às 22h30, tanto no sábado (01/01) quanto no domingo (02/01). 
     
    Recomendação para os clientes do MetrôRio
     
    Em função da antecipação do horário de encerramento da operação do metrô no dia 31/12 para as 20h, a concessionária recomenda que os passageiros, especialmente, os profissionais dos setores essenciais, se programem e organizem suas viagens, para evitar imprevistos. 
     
    Facilidade no pagamento
     
    A concessionária recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard com antecedência, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem, ainda, inserir créditos no cartão Giro pela internet ou aplicativo, além de usar o pagamento por aproximação (NFC). O MetrôRio ressalta que, assim como ocorreu no ano passado, este ano também não haverá venda de cartões especiais para o réveillon de Copacabana.
     
    SERVIÇO
     
    Funcionamento do metrô no réveillon
    Sexta-feira (31/12): das 5h às 20h, com transferência entre as linhas 1 e 2 nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo e Central)
    Sábado (01/01) e domingo (02/01): das 7h às 23h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio
     
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
    Sexta-feira (31/01): das 5h às 19h 
    Sábado (01/01) e domingo (02/01): das 7h às 22h30


  • 22/12/2021

    Clientes que tomarem dose de reforço da vacina contra a Covid-19 receberão gratuidade no MetrôRio

    Para participar da iniciativa, o passageiro deve apresentar comprovante de imunização nas catracas da concessionária
     
    O MetrôRio estendeu a iniciativa “Movimento Estação Vacina” também para o cliente que tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. No dia em que receber a dose de reforço do imunizante, o cliente terá a volta para a casa garantida pela concessionária. A ação, lançada em setembro, já vem garantindo, desde então, o transporte dos vacinados com a segunda dose.
     
    O objetivo da empresa é apoiar a campanha de vacinação contra o coronavírus e estimular ainda mais que as pessoas se imunizem, contribuindo, assim, para a retomada segura das atividades na cidade. 
     
    Para ser liberado na catraca de qualquer uma das 41 estações ou nos ônibus do Metrô na Superfície (MNS), o passageiro deve apresentar a carteira com comprovante de aplicação da segunda ou terceira dose e um documento de identidade com foto e o CPF. A gratuidade é válida apenas para o dia da aplicação da segunda dose ou de reforço.


  • 20/12/2021

    MetrôRio e Guarda Municipal realizam concerto de Natal na estação Carioca

    No clima das festas de fim de ano, o MetrôRio e a Banda Sinfônica de Música da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizam um concerto de Natal nesta terça-feira (21/12), a partir das 9h30, na estação Carioca. A apresentação gratuita reunirá músicas natalinas e fará um convite para que os clientes que circulam pelo sistema metroviário aproveitem um momento de entretenimento e celebração pelo encerramento do ano.

    Durante o evento, o Papai Noel do metrô também distribuirá presentes para um grupo de crianças do Instituto Faixa Preta de Jesus, convidadas para acompanhar a apresentação, em parceria com a ONG RioSolidario.


    No repertório do concerto estão músicas como: Então é Natal, de Simone; Jingle Bell Rock, de Bobby Helms; Heal the World, do Michael Jackson; What a Wonderful World, de Louis Armstrong; Adeste Fideles, de Nat King Cole; entre outras.

    Patrimônio Cultural Imaterial carioca desde abril deste ano, a banda da Guarda Municipal foi criada em dezembro de 1993 com músicos da antiga Banda Civil da Cidade do Rio de Janeiro. Regido há quatro anos pelo maestro e guarda municipal Ricardo Severino, o grupo conta hoje com cerca de 40 integrantes.

    No encontro, também será lançado um painel digital com desenhos e mensagens positivas para o Ano Novo, enviados pelos clientes, numa campanha realizada nas redes sociais do MetrôRio.

    SERVIÇO
    Concerto de Natal na Estação Carioca
    Data: 21/12 (terça-feira)
    Horário: a partir das 9h30


  • 17/12/2021

    MetrôRio terá alterações no MNS em Botafogo neste fim de semana (18 e 19/12)

    O MetrôRio terá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural neste fim de semana (18 e 19/12). O trajeto da linha MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de domingo.
     
    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 05h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.

    Horários de funcionamento do metrô no fim de semana 
     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4
    Sábado (18/12): das 5h à meia-noite
    Domingo (19/12): das 7h às 23h
     
    Transferência entre as linhas 1 e 2
    Sábado (18/12) e domingo (19/12): na Estação Estácio
     
    Metrô na Superfície (MNS) 
    Sábado (18/12): das 5h às 23h30
    Domingo (19/12): das 7h às  22h30