×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 25/05/2022

    Palco Carioca retoma as atividades com programação especial no MetrôRio nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/05)

    Projeto, que conta com espaços para apresentações musicais, estava suspenso por conta da pandemia e reestreia com nova identidade visual  
      
    O Palco Carioca do MetrôRio está de volta. E para marcar a retomada das atividades, a concessionária preparou uma programação especial para o projeto que ganhou nova identidade visual. Quatro artistas que já passaram pela iniciativa foram convidados para abrir a agenda de shows nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/05). O Palco, que estava suspenso temporariamente por causa da pandemia, conta com espaços reservados para as apresentações musicais em 12 estações do metrô. O objetivo é incentivar talentos, realizar o intercâmbio cultural, dar oportunidade para artistas mostrarem seus trabalhos e levar entretenimento ao público que transita pelo sistema metroviário.  
     
    Na reestreia do Palco Carioca, o MetrôRio traz uma programação gratuita, embalada por muito pop rock, nas estações Uruguai, Carioca, General Osório e Jardim Oceânico. Um dos participantes será Reynaldo Costa, que já marcou presença em outras edições e foi um dos finalistas da ação em parceria com o Rock in Rio, em 2019, na qual artistas foram selecionados para se apresentar na entrada da Cidade do Rock. Ele apresentará suas baladas românticas, passando pelo reggae até o rock, na estação Carioca, na quinta e na sexta-feira, às 18h.  
      
    “Esse projeto é importante porque me permite divulgar meu trabalho autoral. A receptividade das pessoas é muito positiva. Essa troca é incrível e é um aprendizado constante”, afirma Reynaldo, que tem 38 anos de carreira, surfando em vários estilos dentro do pop rock.  
      
    Outra convidada que também já pisou no Palco Carioca anteriormente é a cantora Betta. Com DNA de puro rock ‘n’ roll, a curitibana estará na estação General Osório na quinta-feira, às 18h. A participação no Palco Carioca deu visibilidade à Betta, que ainda sob o nome artístico de Roberta Malucelli, também foi uma das vencedoras da ação em parceria com o Rock in Rio em 2019. Agora em 2022, inclusive, ela será uma das atrações do festival.   
        
    “Ser convidada para o Palco Carioca, três anos após vencer o concurso do MetrôRio, me deixa muito emocionada. Foi uma oportunidade única e que abriu muitas portas para eu seguir a minha carreira. Tenho muito a agradecer ao MetrôRio e aproveito para convidar o público para curtir um pouquinho de rock comigo na estação General Osório”, destaca a cantora Betta.  
      
    Também vencedor do concurso do metrô em 2019, Caio Cortez está de volta aos palcos da concessionária trazendo uma sonoridade mais pop e com influências da nova MPB. O artista mostrará seu talento na estação Uruguai, na quinta-feira, às 17h.   
      
    "É uma grande honra ser convidado para participar do retorno do Palco Carioca. O projeto me proporcionou muitas conquistas. Com ele, tive a oportunidade de ser uma das atrações do Palco Carioca do Rock in Rio em 2019, quando eu tinha 18 anos, o que foi uma das maiores experiências da minha carreira e da minha vida. É um projeto que valoriza a arte, e arte traz alegria e paz para a rotina das pessoas que passam pelas estações", acrescenta Cortez. 
      
    Já Kauan Calazans agitará o público com um show de pop rock intimista na estação Jardim Oceânico, na quinta, às 17h; e na sexta-feira, às 18h.  
       
    "Fiquei muito feliz com o convite do MetrôRio para tocar na reabertura do Palco Carioca. Estou muito animado e vou continuar agendando shows em outras estações. Esse projeto me ajuda bastante. Estava torcendo para voltar à ativa e me conectar novamente com as pessoas e levar alegria por meio da música para quem passa pelas estações”, comemora Calazans.    
      
    Palco Carioca presente em 12 estações do MetrôRio  
      
    Assim como esses artistas, os demais interessados, acima de 18 anos, podem se apresentar gratuitamente no Palco Carioca. As inscrições devem ser feitas a partir de sexta-feira (27/05) no site: metrorio.com.br/palcocarioca.  
      
    O projeto está presente em 12 estações. São elas: Jardim Oceânico, Jardim de Alah, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Carioca, Presidente Vargas, Central, Uruguai, Cidade Nova, Maria da Graça e Triagem. Os shows acontecem das 9h às 20h, exceto feriados.   

    Criado no início de 2016, o espaço musical do MetrôRio já recebeu mais de 9 mil apresentações, totalizando 1.200 artistas.    
     
    O projeto Palco Carioca é o modelo ideal de trazer música para dentro das estações do metrô de forma segura, garantindo um espaço democrático para os artistas exporem seu trabalho sem interferir na operação do metrô. 
      
    SERVIÇO  
      
    Reestreia do Palco Carioca no MetrôRio  
      
    Quinta-feira (26/05)  
    Estação Uruguai: Caio Cortez, às 17h  
    Estação Jardim Oceânico: Kauan Calazans, às 17h  
    Estação Carioca: Reynaldo Costa, às 18h  
    Estação General Osório:  Betta, às 18h  
      
    Sexta-feira (27/05)   
    Estação Jardim Oceânico: Kauan Calazans, às 18h  
    Estação Carioca: Reynaldo Costa, às 18h  
      
      
    Inscrição para participar do Palco Carioca  
      
    Data de início: a partir de sexta-feira (27/05)   
    Inscrições no site: metrorio.com.br/palcocarioca  


  • 24/05/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Flamengo e Sporting Cristal pela Libertadores no Maracanã nesta terça-feira (24/05)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões antes da ida ao estádio ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  
     
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Flamengo e Sporting Cristal, do Peru, que acontece nesta terça-feira (24/05), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela Libertadores, na temporada de 2022.  
     
    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.     
     
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois de meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.     
      
    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).   
       
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.      
     
    Estações indicadas   
      
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.    
     
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).     
      
    Cartão Giro e pagamento por aproximação   
     
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.    
      
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.     


  • 23/05/2022

    MetrôRio: Estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña completam 40 anos

    Exposição celebra a data com fotos antigas da chegada do sistema à Tijuca 
      
    Em maio de 1982, a Tijuca ganhava as estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña, entrando na rota do sistema metroviário do Rio de Janeiro. A chegada do metrô ajudou a valorizar o bairro da Zona Norte, um dos mais antigos, populosos e tradicionais da cidade. Para o tijucano, o transporte trouxe conforto e facilidade, reduzindo o trajeto até o Centro e a Zona Sul. Atualmente, em média, 35 mil pessoas embarcam diariamente pelas três estações. 
     
    Para celebrar a data, o MetrôRio apresenta uma exposição fotográfica com imagens antigas do período das obras. A ideia é transportar o público para uma viagem no “túnel do tempo do metrô”. O lançamento acontece nesta terça-feira (24/05) e o acervo ficará disponível durante um mês em um dos acessos da estação Uruguai, a mais recente construída na região. A mostra gratuita tem apoio da Eletromidia e curadoria da escritora Ângela França Pedrinho, de 70 anos, que é engenheira e trabalhou durante anos no sistema metroviário do Rio.  
      
    “No dia da inauguração das estações, a população da Tijuca foi toda para a Praça Saens Peña, que tinha sido toda reurbanizada e estava realmente muito bonita, e foi uma festa. Eu trabalhava na área de Manutenção e foi uma alegria poder entregar mais um trecho concluído à população. Fico muito feliz de poder ter participado desse momento fazendo parte da história do metrô”, relembra Ângela. 
      
    Ela também publicou três livros sobre o transporte: “Metrô: os trilhos que mudaram o Rio”, “Metrô: 40 anos de história – Da gestão pública à iniciativa privada” e “Glossário Metro-Ferroviário”. Por conta da pandemia, esse último exemplar será lançado oficialmente no primeiro dia da exposição com uma sessão de autógrafos. 
      
    Com o metrô, a região da Tijuca foi transformada e praças, ruas e locais como o Largo da Segunda-Feira ganharam nova iluminação, bancos, árvores e áreas de lazer. A estação Saens Peña, a mais movimentada do bairro, demorou quase seis anos para ser construída. Quem acompanhou a inauguração relata como a novidade foi motivo de comemoração pelos moradores. Na época, o percurso da Linha 1 seguia pelo Centro da cidade até Botafogo, compreendendo 15 estações. Em 1998, quando o MetrôRio assumiu a concessão do transporte, as três estações da Tijuca já recebiam quase 14 milhões de passageiros por ano. 
      
    Em 2014, o bairro ganhou uma nova e importante estação, a Uruguai. O novo ponto de embarque atraiu mais usuários e, em 2019, antes da pandemia, 21 milhões de passageiros já circulavam pelas quatro estações. O recorde de embarque na região foi registrado em 2016, ano em que a cidade foi palco dos Jogos Olímpicos. Naquele ano, mais de 24 milhões de passageiros acessaram o metrô pelo bairro da Zona Norte. 
      
    Moradores comemoraram inauguração 
      
    Alguns personagens icônicos como colaboradores e passageiros que participaram do projeto das estações ou que, de alguma forma, fazem parte dessa história, aproveitam a data para festejar os 40 anos dessas estações. O engenheiro Eli Bensoussan Canetti, de 68 anos, foi um dos cariocas, entre autoridades, passageiros e colegas de trabalho, que comemoraram quando o primeiro trem cruzou os trilhos do metrô no trecho em 1982. Ele integrava a equipe técnica que montou o plano de segurança e operação das primeiras viagens no trecho. Para Canetti, a expansão para o bairro da Tijuca foi um marco para a mobilidade do Rio, reforçando o traçado da Linha 1.  
      
    “Durante as intervenções, a região se tornou temporariamente um grande canteiro de obras. Eram diversas interdições por conta das obras do metrô. Muitos moradores reclamavam e estavam resistentes, mas, quando as estações foram inauguradas, o metrô virou a melhor opção de transporte para os tijucanos chegarem ao Centro e à Zona Sul”, conta ele. 
      
    Quem também viu o projeto sair do papel foi o engenheiro especialista Marco Antônio de Souza Biagio, de 66 anos. Há 43 anos trabalhando no sistema metroviário do Rio, ele enfatiza que a inauguração das estações da Tijuca foi fundamental para facilitar o deslocamento das pessoas, especialmente até o centro da cidade. 
      
    “A ligação do metrô à região da Tijuca foi muito importante porque atendeu a uma grande demanda de pessoas que precisavam chegar aos seus locais de trabalho. Além disso, encurtou o tempo de deslocamento e amenizou a quantidade de carros nas ruas”, acrescenta Biagio. 
      
    Colaboradores também fazem parte dessa história 
     
    Com o tempo, o metrô também passou a fazer parte da história tanto de moradores como de funcionários da região. É o caso do agente de segurança do MetrôRio, André Luiz Jesus Fragoso, que atua na vigilância da Saens Peña e no atendimento ao cliente. Ele se tornou conhecido pelo cuidado com os passageiros e coleciona amizades na estação. Um dos episódios que mostrou a grande popularidade dele entre os clientes foi na Páscoa deste ano. O agente foi carinhosamente presenteado com muitas caixas de bombom, como forma de reconhecimento pelo seu trabalho. 
     
    “A nossa missão é cuidar dos nossos clientes e zelar pelo metrô. Busco contribuir da melhor maneira possível, orientando e informando as pessoas na estação e prestando assistência, por exemplo, às pessoas com deficiência no metrô. Essa postura profissional já me ajudou a construir diversas amizades duradouras. Considero os clientes tijucanos uma grande família”, disse André. 
     
    Cliente assídua do metrô, acessando quase todos os dias a estação Saens Peña, a advogada Danielle Mendes Gilson, de 48 anos, virou amiga do segurança André Luiz. Cadeirante desde os 19 anos, ela sempre é recepcionada por ele ou por um de seus colegas, que a ajudam no embarque. “Tenho muito orgulho de utilizar diariamente o sistema, me sinto muito bem. É o único transporte público que uso, por conta dessa questão do suporte que recebo quando embarco”, garante Danielle. 
     
    SERVIÇO: 
    Exposição 40 anos – Na Tijuca e com você 
    Data: 24/05 – terça-feira – 10h 
    Local: Estação Uruguai – próximo ao acesso C (Rua Dona Delfina) 


  • 20/05/2022

    MetrôRio terá alterações no MNS em Botafogo neste fim de semana (21 e 22/05)

    O MetrôRio terá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela neste fim de semana (21 e 22/05). O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo/Coca-Cola), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo/Coca-Cola, até o fim da operação de domingo.   
     
    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo/Coca-Cola terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 5h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.  
      
    SERVIÇO  
      
    Horários de funcionamento do metrô no fim de semana   
       
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  
    Sábado (21/05): das 5h à meia-noite  
    Domingo (22/05): das 7h às 23h  
       
    Transferência entre as linhas 1 e 2  
    Sábado (21/05) e domingo (22/05): na Estação Estácio  
       
    Metrô na Superfície (MNS)   
    Sábado (21/05): das 5h às 23h30  
    Domingo (22/05): das 7h às 22h30 


  • 17/05/2022

    MetrôRio recebe ação gratuita para tirar dúvidas sobre declarações de Imposto de Renda e MEI

    Consultores do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) e Sebrae Rio darão orientações e informações sobre empreendedorismo   
       
    O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), com apoio do MetrôRio, promove, neste mês, a ação "Facilita Imposto de Renda" em três estações. Os consultores estarão na Carioca, em 18/05, Siqueira Campos, em 19/05, e Nossa Senhora da Paz, em 20/05, para tirar dúvidas sobre o preenchimento das declarações anuais de Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física e de Faturamento do Simples Nacional, que deve ser realizada pelos MEIs (microempreendedores individuais).    
     
    Durante a atividade, os profissionais da contabilidade do CRCRJ ficarão nos mezaninos das estações distribuindo folhetos e orientando o público sobre o assunto. Além disso, os clientes do metrô que são empreendedores ou querem abrir a sua própria empresa poderão buscar orientações com analistas do Sebrae Rio sobre empreendedorismo. O atendimento presencial é gratuito e acontece das 10h às 17h.   
     
    As declarações de Imposto de Renda e de Faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) devem ser feitas anualmente, conforme as regras gerais estabelecidas pela Receita Federal. O prazo de entrega da declaração do IR se encerra no dia 31 de maio. Já a declaração de faturamento do MEI deve ser realizada pelos microempreendedores individuais até o dia 30 de junho.   
     
      
    SERVIÇO  
      
    Mezanino da estação Carioca, entre os acessos B e C   
    Data: 18 de maio  
    Horário: das 10h à 17h  
       
    Mezanino da estação Siqueira Campos, próximo ao acesso Siqueira Campos  
    Data: 19 de maio  
    Horário: das 10h à 17h  
       
    Mezanino da estação Nossa Senhora da Paz, próximo ao acesso B  
    Data: 20 de maio  
    Horário: das 10h à 17h  
     


  • 16/05/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Flamengo e Universidad Católica pela Libertadores no Maracanã nesta terça-feira (17/05)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões antes da ida ao estádio ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 

    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Flamengo e Universidad Católica, do Chile, que acontece nesta terça-feira (17/05), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela Libertadores, na temporada de 2022.  
     
    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.     
       
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois de meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.    
       
    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).   
       
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.      
     
    Estações indicadas   
      
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.    
     
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).     
      
    Cartão Giro e pagamento por aproximação   
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.    
      
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.    


  • 04/05/2022

    Pagamento por aproximação ganha destaque no MetrôRio durante a retomada das atividades

    Concessionária completa três anos de uso da tecnologia NFC com mais de 5,8 milhões de transações pelo método 

    Completando três anos de implantação no MetrôRio, o pagamento por aproximação NFC (Near Field Communication) vem ganhando destaque entre os passageiros da concessionária, especialmente neste período em que diversas atividades, como trabalho presencial, retornaram à normalidade. Nos primeiros três meses de 2022, por exemplo, o uso de pagamento por aproximação no sistema metroviário da cidade cresceu seis vezes em relação ao mesmo período do ano passado.   

    O método de pagamento trouxe praticidade e rapidez no embarque dos passageiros, pois evita filas e ainda o manuseio de dinheiro. A solução, disponível no transporte desde 2019, vem batendo recordes e, nos últimos três anos, contabilizou mais de 5,8 milhões de transações realizadas no sistema entre as 41 estações e linhas de ônibus do Metrô na Superfície (MNS).   

    A maior parte das operações por aproximação (82%) foi feita por meio de cartões de crédito e débito da Visa, Elo e Mastercard, sendo as duas primeiras bandeiras aceitas também nos validadores dos ônibus na superfície, além das catracas nas estações. Já os pagamentos realizados por outros dispositivos habilitados, como celulares, relógios e pulseiras, foram responsáveis pelos outros 18% do total.    

    A estação com maior número de utilizações do serviço é a Jardim Oceânico, com 7,4% dos embarques, seguida de Botafogo (7,2%), e Carioca (7,1%).    

    O sistema funciona ainda para quem usa as carteiras digitais Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay no celular. A cobrança da tarifa é debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas.   

    Esse foi o primeiro projeto de integração tarifária entre Metrô e ônibus na superfície na América Latina, tendo a bandeira Visa como pioneira. Nas bandeiras Visa e Elo, a tarifa é cobrada somente na primeira passagem, no momento do embarque nos ônibus ou no acesso às estações. O cliente pode completar a viagem em um intervalo de até duas horas sem uma nova cobrança. 


  • 04/05/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Fluminense e Junior Barranquilla pela Copa Sul-Americana no Maracanã nesta quarta-feira (04/05)

    Concessionária orienta que os clientes antecipem a ida ao estádio e utilizem meios digitais para efetuar o pagamento da tarifa diretamente nas catracas    
     
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Fluminense e Junior Barranquilla, da Colômbia, que acontece nesta quarta-feira (04/05), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, na temporada de 2022.   
     
    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.     
       
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois de meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.    
       
    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).   
       
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.      
     
    Estações indicadas   
      
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.    
      
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).     
      
    Cartão Giro e pagamento por aproximação   
      
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.    
      
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.    


  • 02/05/2022

    MetrôRio vai funcionar 24 horas neste fim de semana de Desfile das Campeãs na Sapucaí

    Trens vão circular sem interrupção das 5h de sábado (30/04) até as 23h de domingo (01/05)   
      
    O MetrôRio informa que terá esquema especial de funcionamento neste fim de semana de Desfile das Campeãs na Marquês de Sapucaí. O serviço metroviário funcionará 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sábado (30/04) até as 23h de domingo (01/05) para atender ao público que vai participar da festa no Sambódromo.  
      
    O metrô é a melhor opção para quem vai assistir aos desfiles na avenida do samba e participar dos shows no Terreirão do Samba. Quem tiver ingresso para os setores do lado ímpar ou for desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício “Balança Mas Não Cai” ou vão ao Terreirão do Samba devem desembarcar na estação Central.  
      
    Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os clientes com ingressos para os setores pares ou que irão sair nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios.  
       
     
    Transferência entre as linhas 1 e 2  
      
    Os trens da Linha 2 farão o trajeto entre Pavuna e Estácio durante toda a operação de sábado e de domingo, com transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio. A concessionária ressalta que nesses dias a estação Cidade Nova ficará fechada, como já acontece aos fins de semana.  
       
    Funcionamento do Metrô na Superfície (MNS)  
        
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental - Gávea e Botafogo - Gávea) 
    vão operar no sábado, das 5h às 23h30; e no domingo, das 7h às 22h30.     
       
    Recomendação é comprar bilhetes com antecedência  
      
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.    
      
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.   
      
     
    SERVIÇO - Esquema de funcionamento do MetrôRio no Desfile das Campeãs - Linhas 1, 2 e 4  
     
    Desfiles das Campeãs na Sapucaí: serviço sem interrupção a partir das 5h de sábado (30/04) 
    até as 23h de domingo (01/05)  
     
    Estações indicadas para acesso à Sapucaí  
     
    Setores pares: Praça Onze  
    Setores ímpares: Central  
     
    Atenção: a estação Cidade Nova ficará fechada, por conta da transferência entre as linhas que 
    será feita na estação Estácio.  
      
      
    Transferência entre as linhas 1 e 2  
    Sábado (30/04) e domingo (01/05): na Estação Estácio. Lembrando que nesses dias a estação Cidade Nova ficará fechada  
      
     
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  
    Sábado (30/04): das 5h às 23h30  
    Domingo (01/05): das 7h às 22h30


  • 26/04/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Fluminense e Unión Santa Fe pela Copa Sul-Americana no Maracanã nesta terça-feira (26/04)

    Concessionária orienta que os clientes antecipem a ida ao estádio e utilizem meios digitais para efetuar o pagamento da tarifa diretamente nas catracas    
     
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Fluminense e Unión Santa Fe, da Argentina, que acontece nesta terça-feira (26/04), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela Copa Sul-Americana, na temporada de 2022.   
      
    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.     
       
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois de meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.    
       
    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).   
       
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.      
     
    Estações indicadas   
      
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.    
      
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).     
      
    Cartão Giro e pagamento por aproximação   
      
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.    
      
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.