×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 26/02/2024

    Mutirão do CIEE Rio na estação Carioca do MetrôRio oferece 6 mil vagas para programas de estágio e de Jovem Aprendiz

    Ação gratuita acontece nesta terça e quarta-feira (27 e 28/02), das 7h às 16h


    O MetrôRio recebe, nesta terça e quarta-feira (27 e 28/02), o primeiro mutirão de vagas do Centro de Integração Empresa – Escola do Rio Janeiro (CIEE Rio) de 2024. O atendimento acontecerá na estação Carioca/Centro do MetrôRio. Ao todo, serão oferecidas 6 mil vagas, sendo 5 mil para jovens estudantes de qualquer área de formação a partir do segundo período da faculdade, e 1 mil destinadas a jovens aprendizes. Também há oportunidades para pessoas com deficiência (PCDs).


    A ação será realizada das 7h às 16h, no mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile) da estação. Os interessados devem apresentar documento com foto. Quem preferir já pode agilizar o processo e baixar o app do CIEE, para fazer o cadastro e chegar na estação Carioca apenas para ter acesso às vagas disponíveis.
     

    Para as vagas de jovem aprendiz, os setores com oportunidades são: administrativo, logístico, operador de telemarketing e auxiliar de produção. Podem participar jovens entre 14 e 24 anos incompletos, que estejam estudando ou já tenham concluído o ensino médio. Já para o programa de estágio, o estudante deve ter no mínimo 16 anos e estar matriculado em uma instituição de ensino. Não há limite máximo de idade, desde que esteja no Ensino Médio, Técnico, Tecnológico ou Superior.


    Para o Luiz Gustavo Coppola, CEO do CIEE/Rio, que é considerada a maior ONG de inclusão e empregabilidade de jovens da América Latina, o primeiro trimestre do ano é considerado excelente para conseguir uma vaga de estágio.


    “Janeiro, fevereiro e março são os melhores meses para conseguir uma vaga de estágio ou aprendizagem. Muitos estudantes acabaram de se formar e deixaram centenas de vagas abertas nas empresas. Por isso, desenvolvemos essa maratona de vagas. O estudante precisa manter o foco nos objetivos acadêmicos e profissionais e assim conseguir a oportunidade de entrar para o mercado de trabalho e já logo no início do ano. A hora é agora, pós-carnaval”, pontua Luiz Gustavo Coppola.


    O CIEE Rio oferece vagas para todas as áreas de atuação. Os cursos de Administração, Pedagogia, Contabilidade, Marketing, Direito, Construção Civil, Tecnologia da Informação, Jornalismo e Educação Física têm o maior número de vagas.
     

    O mutirão faz parte do programa “CIEE em Movimento”, que tem como objetivo levar oportunidade e informação para jovens estudantes que desejam começar uma jornada profissional.


    Serviço


    Mutirão do CIEE na estação Carioca/Centro do MetrôRio


    Datas: terça e quarta-feira (27 e 28/02)


    Horário: das 7h às 16h


  • 22/02/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para este fim de semana com jogo entre Flamengo e Fluminense no Maracanã pelo Campeonato Carioca no domingo (25/02)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas

    Neste sábado e domingo (24 e 25/02), a operação do MetrôRio acontece nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema. Já o Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.


    Esquema de funcionamento para jogo no domingo


    No domingo (25/02), acontece a partida entre Flamengo e Fluminense no Maracanã, a partir das 16h, pelo Campeonato Carioca. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.


    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).
     

    Cartão Giro e pagamento por aproximação


    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
     

    Serviço

    Horários de funcionamento do metrô

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (24/02): das 5h à meia-noite

    Domingo (25/02): das 7h às 23h
     

    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Sábado (24/02), domingo (25/02): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Sábado (24/02): das 5h às 23h30

    Domingo (25/02): das 7h às 22h30


  • 21/02/2024

    MetrôRio registra mais de 3,5 milhões de embarques de passageiros durante o carnaval 2024, incluindo o fim de semana de Desfile das Campeãs

    Estação mais movimentada foi a Central, com 256 mil entradas. Número de pagamento por aproximação foi de 729 mil embarques em todo o sistema metroviário durante o período de folia 


    O MetrôRio registrou mais de 3,5 milhões de embarques de passageiros durante os dias operação especial de carnaval, com funcionamento 24h do sistema. Entre os dias 09 e 13/02 e no fim de semana de Desfile das Campeãs (17 e 18/02), as estações de maior movimento durante a folia foram Central do Brasil/Centro, com 256 mil embarques; Carioca/Centro (234 mil embarques); Botafogo (208 mil embarques); General Osório/Ipanema (199 mil embarques) e Jardim Oceânico (198 mil embarques). Já o dia de maior movimentação de passageiros foi o domingo (11/02), com mais de 636 mil embarques em todo o sistema.


    O pagamento por método NFC (Near Field Communication), por sua vez, teve registro de 729 mil embarques durante todo o período de folia. O número de uso da tecnologia por aproximação, representa 22% dos passageiros pagantes, superando o registro de pagamento com Cartão Unitário (15%).
     

    O recorde de pagamento por aproximação este ano também foi no domingo (11/02), com 165 mil embarques realizados, o maior número diário já registrado, desde que a tecnologia foi implantada no metrô, em abril de 2019.
     

    Mais de 37,7 milhões de embarques por NFC em cinco anos de uso da tecnologia no modal  


    Desde a implementação do método de pagamento por aproximação no sistema metroviário, em 2019, até agora já são mais de 37,7 milhões de transações por tecnologia de aproximação nas 41 estações do sistema e nas linhas de ônibus do MNS.
     

    Fazendo um recorte de janeiro a dezembro de 2023, por exemplo, o registro total de uso de NFC no sistema metroviário do Rio, foi de mais de 18,5 milhões de transações, um aumento de 48% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram feitos 12,5 milhões de pagamentos por NFC.


    O MetrôRio foi o primeiro modal na América Latina a adotar uso da tecnologia por aproximação com o projeto de integração tarifária entre o metrô e ônibus do Metrô na Superfície (MNS), tendo a bandeira Visa como pioneira. O método de pagamento trouxe praticidade e rapidez no embarque dos passageiros do sistema, evitando filas e ainda o manuseio de dinheiro. O recurso está presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.


    Nas bandeiras Visa e Elo, a tarifa é cobrada somente na primeira passagem, no momento do embarque nos ônibus ou no acesso às estações. O cliente pode completar a viagem em um intervalo de até duas horas sem uma nova cobrança.
     

    Para usar o pagamento por aproximação, basta aproximar do validador da catraca o cartão de crédito, débito ou o dispositivo móvel habilitados com a tecnologia NFC, como celulares, relógios e pulseiras. O recurso permite economia de tempo para o cliente e maior fluidez no embarque. A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas.


    Além disso, a concessionária conta com o Cartão Giro, no qual, os passageiros podem inserir créditos em poucos segundos por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou do site giro܂metrorio܂com܂br. O cartão de passagens do MetrôRio oferece descontos em parceiros de mobilidade, serviços e entretenimento.


  • 19/02/2024

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Flamengo e Boavista pelo Campeonato Carioca no Maracanã nesta terça-feira (20/02)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas


    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Flamengo e Boavista, que acontece nesta terça-feira (20/02), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela 9ª rodada do Campeonato Carioca.
     

    Para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão até 0h30. As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

     

    O MetrôRio vai reforçar também o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio. Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro. A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo.


    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo.



    Estações indicadas


    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.


    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).



    Cartão Giro e pagamento por aproximação


    O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem com antecedência, antecipando também o bilhete de volta para facilitar o embarque no sistema. Quem possui o Giro, cartão de passagem do MetrôRio, pode realizar recargas no site ou no aplicativo Giro MetrôRio. Os clientes também podem usar seus cartões Visa, Mastercard e Elo, inclusive em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação direto na catraca.

     

    SERVIÇO


    Horários de funcionamento do metrô nesta terça-feira


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4


    Terça-feira (20/02): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão até meia-noite e meia, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.


    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Terça-feira (20/02): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Terça-feira (20/02): das 5h às 23h30


  • 15/02/2024

    MetrôRio vai funcionar 24 horas neste fim de semana de Desfile das Campeãs na Sapucaí

    Composições vão circular sem interrupção das 5h de sábado (17/02) até as 23h de domingo (18/02)


    O MetrôRio funcionará em esquema especial durante o fim de semana para atender aos clientes que vão assistir ou participar do Desfile das Campeãs. O serviço metroviário vai operar 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sábado (17/02) até 23h de domingo (18/02).
     

    A linha 2 vai circular entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.
     

    No sábado, quem tiver ingresso para os setores do lado ímpar da Sapucaí ou for desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício “Balança Mas Não Cai” ou vai ao Terreirão do Samba deve desembarcar na estação Central do Brasil/Centro. Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os clientes com ingressos para os setores pares ou que vão sair nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios.


    Funcionamento das estações do Centro e da Zona Sul


    Em função do grande fluxo de pessoas previstas para o desfile dos últimos blocos de rua, as estações Uruguaiana/Centro, Carioca/Centro e Cinelândia/Centro têm funcionamento especial e contam com estruturas de contenção para direcionar o público. A concessionária recomenda o uso da estação Carioca/Centro, que abrirá para embarque apenas pelo Largo da Carioca, onde haverá uma bilheteria externa especial. Já o desembarque para os clientes que vão sentido Zona Sul será pelo acesso C (Convento); e para quem seguir sentido Zona Norte, no acesso A (Rio Branco).


    A estação Cinelândia/Centro tem horário de funcionamento diferenciado, das 6h às 20h. O único ponto de embarque é pelo acesso E (Presidente Wilson), e só pode embarcar quem possuir cartão pré-adquirido. Já o desembarque é feito pelo acesso D (Odeon), ao longo da operação. Os demais acessos da estação permanecem fechados durante o carnaval. Na estação Uruguaiana/Centro, apenas o acesso D (Presidente Vargas) fica aberto para embarque e desembarque durante todo o fim de semana.
     

    Já a estação Saara/Presidente Vargas, por sua vez, não abre durante o fim de semana pós-carnaval. Como alternativa de embarque, as estações mais próximas são as estações Central (acesso A) e Uruguaiana (acesso D).
     

    A estação Catete também não abre no fim de semana do pós-carnaval. Como alternativa de embarque, as estações mais próximas são: Glória (acesso A) e Largo do Machado (acesso A). As demais estações do sistema metroviário funcionam normalmente.
     

    Funcionamento do Metrô na Superfície (MNS)


    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental - Gávea e Botafogo - Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (17/02). Já no domingo (18/02), o funcionamento será das 7h às 22h30.


    Cartão Giro e pagamento por aproximação


    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
     

    SERVIÇO

    Funcionamento do metrô para Desfile das Campeãs na Sapucaí
     

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4


    Sábado e domingo (17 e 18/02): funcionamento 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sábado até as 23h de domingo.


    Estações indicadas para acesso à Sapucaí

     
    Setores pares: Praça Onze | Setores ímpares: Central do Brasil/Centro
     

    Transferência entre as linhas 1 e 2


    Sábado e domingo (17 e 18/02): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema
     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Sábado (17/02): das 5h às 23h30

    Domingo (18/02): das 7h às 22h30


  • 08/02/2024

    Empoderadas e MetrôRio promovem ação para orientar mulheres contra violência no carnaval

    Iniciativa faz parte da campanha de combate ao assédio do Governo do Estado e acontecerá nas plataformas e vagões femininos, no trecho entre as estações Carioca e Central   

     
     
    Nesta quinta-feira (08/02), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do programa Empoderadas, e o MetrôRio, promovem mais uma ação no sistema metroviário para orientar mulheres no período de carnaval. A iniciativa será realizada das 8h às 12h e seguirá no período das 14h30 às 17h30, nos vagões femininos e plataformas, no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Carioca/Centro.   

     
     
    A ação faz parte da campanha de combate ao assédio do Governo do Estado e tem como objetivo a prevenção e enfrentamento à violência em locais de alta circulação, como nos transportes e nos blocos carnavalescos. As equipes do programa Empoderadas informam sobre o projeto e telefones para denúncia, assim como orientam sobre a violência contra mulheres.   

     
     
    Durante a ativação, clientes do metrô podem ainda tirar dúvidas sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou de abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual.   
     

     
    Além da ronda, há aulas práticas no mezanino da estação Carioca/Centro para ensinar técnicas que ajudam a identificar os sinais que antecedem as agressões, técnicas de fuga e de autodefesa e orientações de como agir em casos de assédio e violência física.   
      

     
     
    SERVIÇO: 
     
    Ação do grupo Empoderadas no sistema metroviário     
     
    Orientação e dicas nos vagões femininos e plataformas:   
    Data: quinta-feira (08/02)   
    Horários: 8h às 12h e 14h30 às 17h30 


  • 07/02/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para jogos do Campeonato Carioca no Maracanã nesta quarta e quinta-feira (07 e 08/02)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 

    O MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão assistir aos jogos do Campeonato Carioca que acontecem nesta quarta e quinta-feira (07 e 08/02) no Maracanã. Nesta quarta, o Flamengo enfrenta o Botafogo, às 21h30. Já na quinta será a vez de Fluminense e Sampaio Corrêa-RJ entrarem em campo, também a partir das 21h30. Nos dois dias, para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão até 0h30. As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.


    A concessionária vai reforçar também o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio. Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro.
     

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30.
     

    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).
     

    Cartão Giro e pagamento por aproximação  


    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.


    SERVIÇO  

    Horários de funcionamento do metrô nesta quarta e quinta-feira  

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  


    Quarta-feira (07/02) e quinta-feira (08/02): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão até meia-noite e meia, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.
     

    Transferência entre as linhas 1 e 2  

    Quarta-feira (07/02) e quinta-feira (08/02): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  

    Quarta-feira (07/02) e quinta-feira (08/02): das 5h às 23h30


  • 06/02/2024

    Próxima estação: Milton Cunha dá dicas sobre a operação do MetrôRio durante o carnaval

    O carnavalesco Milton Cunha deu um toque especial, com muito glamour e ziriguidum, aos avisos sonoros da operação especial do MetrôRio para os dias de carnaval no Rio de Janeiro. Todas as estações e as composições das linhas 1, 2 e 4 do sistema metroviário entrarão no clima da folia com as dicas do irreverente comentarista.


    Além de informar aos clientes da concessionária que o sistema funcionará 24 horas nos cinco dias de carnaval e no fim de semana de Desfiles das Campeãs, o carnavalesco vai recomendar a melhor estação para desembarcar perto da Sapucaí, de acordo com os setores, além de boas práticas no sistema.


    “Gloriosos, eu sou Milton Cunha, e a próxima estação é a Central do Brasil: estação de transferência entre as linhas 1 e 2. Meu amor, o desembarque é pelo lado esquerdo emplumadérrimo. E atenção com o vão entre o trem e a plataforma. Não vai cair, hein! E não esquece, 24 horas funcionando direto, O MetrôRio faz o teu balacobaco”, destaca o carnavalesco em um dos avisos sonoros.


    A gravação é uma das iniciativas da concessionária para melhor informar e conscientizar os clientes sobre as melhores práticas de uso do sistema durante este período de folia.


    “Durante o carnaval existe sempre o desafio de comunicar boas práticas e informações de utilidade pública e efetivamente ser ouvido. A ideia de trazer o Milton Cunha para se comunicar com os clientes, pela marca, foi usar todo o carisma do carnavalesco para chamar a atenção dos usuários para regras importantes, além de fazê-los sorrir, claro!”, destaca Simone Pfeil, gerente de Comunicação e Marketing do MetrôRio. A campanha foi desenvolvida em parceria com a agência SIDES.


  • 05/02/2024

    MetrôRio terá esquema especial com funcionamento 24 horas durante os dias de carnaval

    Composições vão circular sem interrupção de sexta-feira (09/02) até terça-feira (13/02) e no fim de semana do Desfile das Campeãs

     

     

    O MetrôRio vai funcionar em esquema especial durante os cinco dias de carnaval para atender aos clientes que vão curtir os blocos de rua na cidade e assistir ou participar dos desfiles de escolas de samba na Sapucaí. O serviço metroviário funcionará 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sexta-feira (09/02) até meia-noite de terça-feira (13/02). Na terça-feira, no entanto, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até 1h. As demais estações do sistema metroviário funcionarão apenas para desembarque após meia-noite. O objetivo é atender aos clientes que vão participar ou assistir aos desfiles das Escolas de Samba Mirins.
     

    A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema. No sábado de Desfile das Campeãs (17/02), o metrô volta a funcionar na madrugada até as 23h de domingo (18/02).

     

    Mais de 3,1 milhões de passageiros devem circular pelo sistema nos dias de folia. Por isso, haverá reforço nos trens e também nas equipes de segurança e atendimentos nas estações. Além disso, duas estruturas externas foram montadas nas áreas de maior movimentação e agenda de blocos: Carioca/Centro e General Osório/Ipanema. Os espaços contam com bilheteria e organizadores de fila que facilitam o embarque dos clientes. Os foliões que forem aproveitar os blocos devem ficar atentos aos layouts das estações com informações sobre o funcionamento especial e horários de embarque e desembarque de cada uma delas. Para quem vai à Marquês de Sapucaí ou ao Terreirão do Samba, o metrô também é a melhor opção, com as estações Central e Praça Onze abertas 24 horas. 



    O Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/Centro, não terá expediente entre os dias 12 e 14/02. O espaço voltará a abrir as portas na quinta-feira (15/02).

     

    Com objetivo de estimular o uso do metrô e conscientizar os clientes neste período de folia, o MetrôRio lançou uma campanha de carnaval. De maneira lúdica, as ações institucionais contam com mensagens de áudio e ilustrações espalhadas pelas estações, trens e redes sociais do MetrôRio e dão recados sobre regras de segurança e de boa convivência no sistema. Entre elas estão, por exemplo: jamais acessar a via; não segurar a porta do vagão, atenção nas escadas, não brigar ou cometer assédio.

     

    Além disso, a campanha destaca o esquema de funcionamento e a facilidade de pagamento. A concessionária recomenda que os clientes usem o método por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema.

     

     

    Desfiles de escolas de samba no Sambódromo

    Quem tiver ingresso para os setores do lado ímpar da Sapucaí ou for desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício “Balança Mas Não Cai” ou vai ao Terreirão do Samba deve desembarcar na estação Central do Brasil/Centro. Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os clientes com ingressos para os setores pares ou que irão sair nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. No fim de semana seguinte, para atender aos clientes que vão assistir ou participar do Desfile das Campeãs, o serviço metroviário vai operar das 5h do sábado (17/02) até as 23h de domingo(18/02).

     

     

    Funcionamento das estações do Centro e da Zona Sul

     

    Em função do grande fluxo de pessoas previstas nos desfiles de blocos de rua, as estações Uruguaiana/Centro, Carioca/Centro e Cinelândia/Centro terão funcionamento especial e contarão com estruturas de contenção para direcionar o público. A concessionária recomenda o uso da estação Carioca/Centro, que abrirá para embarque apenas pelo Largo da Carioca, onde haverá uma bilheteria externa especial. Já o desembarque para os clientes que vão sentido Zona Sul será pelo acesso C (Convento); e para quem seguir sentido Zona Norte, no acesso A (Rio Branco).

     

    A estação Cinelândia/Centro terá horário de funcionamento diferenciado, das 6h às 20h. O único ponto de embarque será o acesso E (Presidente Wilson), e só poderá embarcar quem possuir cartão pré-adquirido. Já o desembarque será pelo acesso D (Odeon), ao longo da operação. Os demais acessos da estação permanecerão fechados no carnaval. Na estação Uruguaiana/Centro, apenas o acesso D (Presidente Vargas) ficará aberto para embarque e desembarque durante todo o fim de semana.

     

    Já a estação Saara/Presidente Vargas, por sua vez, não abrirá durante os quatro dias de folia e no final de semana pós-carnaval. Como alternativa de embarque, as estações mais próximas são as estações Central (acesso A) e Uruguaiana (acesso D).

     

    A estação General Osório/Ipanema também contará com bilheteria externa especial no acesso A (Praça General Osório). Já a estação Nossa Senhora da Paz/Ipanema terá esquema especial, com embarque das 18h às 5h, somente com cartão pré-adquirido. Neste período, a compra do cartão MetrôRio pode ser feita na estação General Osório, no acesso A (Praça).

     

    A estação Catete não abrirá nos quatro dias de carnaval (sábado, domingo, segunda e terça-feira) e no final de semana seguinte. Como alternativa de embarque, as estações mais próximas são: Glória (acesso B) e Largo do Machado (acesso A). As demais estações do sistema metroviário vão funcionar normalmente.

     

     

    Funcionamento do Metrô na Superfície (MNS)


    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental - Gávea e Botafogo - Gávea) vão operar das 5h às 23h30, na sexta-feira, sábado e segunda-feira (09, 10 e 12/02). Já no domingo e na terça-feira (11 e 13/02), o funcionamento será das 7h às 22h30. Devido aos blocos que podem ocorrerão ao longo do trajeto do MNS, poderá haver interdições realizadas pela CET-Rio, alterando as vias que os ônibus percorrerão e farão seus embarque e desembarques.

     

     

    Cartão Giro e pagamento por aproximação

     

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
     

     

    SERVIÇO

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4
    De sexta (09/02) a terça-feira (13/02): funcionamento 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sexta-feira (09/02) até meia-noite de terça-feira (13/02). Na terça, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até 1h.
    Quarta-feira (14/02): funcionamento normal, 5h à meia-noite
    Desfile das Campeãs: serviço sem interrupção, das 5h de sábado (17/02) até as 23h de domingo (18/02)


     

    Estações indicadas para acesso à Sapucaí
    Setores pares: Praça Onze
    Setores ímpares: Central do Brasil/Centro
     

     

    Transferência entre as linhas 1 e 2
    De sexta (09/02) a terça-feira (13/02): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema


     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
    Sexta (09/02), sábado (10/02) e segunda-feira (12/02): das 5h às 23h30

    Domingo (11/02) e terça-feira (13/02): das 7h às 22h30


  • 01/02/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana de desfiles de megablocos de rua no Centro do Rio, ensaios técnicos na Sapucaí e alterações no itinerário do MNS

    Recomendação da concessionária é que os foliões utilizem a estação Carioca/Centro para embarque e desembarque


    O MetrôRio é o principal meio de transporte para atender aos clientes que vão curtir os megablocos e o pré-carnaval no Centro do Rio. A recomendação da concessionária é que os foliões utilizem a estação Carioca/Centro para embarque e desembarque. A estação contará com estrutura especial, com equipamentos de controle de fluxo, comunicação exclusiva e equipe reforçada. Já a estação Cinelândia/Centro funcionará preferencialmente para desembarque e embarque com cartões pré-adquiridos ou método de pagamento por aproximação (NFC), das 6h às 20h no sábado; e das 7h às 20h no domingo. 

     
    Tanto no sábado quanto no domingo, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

     
    No sábado (03/02), o MetrôRio funcionará das 5h à meia-noite. Já no domingo (04/02), a operação da concessionária será das 7h às 23h, no entanto, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite. As demais estações do sistema metroviário funcionarão apenas para desembarque após as 23h. O objetivo é atender aos clientes, que vão participar ou assistir os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí.


    Fechamento das estações Catete e Saara/Presidente Vargas  


    As estações Catete e Saara/Presidente Vargas não abrirão neste fim de semana de pré-carnaval (03 e 04/02). No Catete, como alternativa de embarque, as estações mais próximas são: Glória (acesso A) e Largo do Machado (acesso A). Já para Saara/Presidente Vargas, as estações mais próximas são as estações Central (acesso A) e Uruguaiana (acesso D). As demais estações do sistema metroviário vão abrir normalmente, exceto a estação Cinelândia, que funcionará das 6h às 20h no sábado; e das 7h às 20h no domingo, somente com cartões pré-adquiridos ou método de pagamento por aproximação (NFC). 

     
    Alterações no itinerário do MNS no fim de semana 


    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (03/02); e das 7h às 22h30 no domingo (04/02). Tanto no sábado quanto no domingo haverá alterações no itinerário do Metrô na Superfície em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela.

     
    O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de sábado. Por conta da mudança temporária do ponto final, a estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto).

     
    No domingo haverá também desvio no trajeto da linha Botafogo x Gávea do MNS, por conta de interdição na Rua Jardim Botânico, pela CET-Rio, para desfile de bloco de rua.

     
    SERVIÇO

    Funcionamento do metrô para desfiles dos megablocos de rua no Centro do Rio 


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (03/02): das 5h à meia-noite

    Domingo (04/02): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite, e as demais estações apenas para desembarque após as 23h.


    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Sábado (03/02) e domingo (04/02): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 


    Sábado (03/02): das 5h às 23h30

    Domingo (04/02): das 7h às 22h30