×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 19/04/2022

    Operação 24 horas do MetrôRio é opção para quem quer curtir feriadão

    Clientes do cartão Giro têm descontos especiais em atrações como teatro e centros culturais

    O MetrôRio montou uma operação especial com funcionamento 24 horas para os foliões que vão aproveitar os desfiles na Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba, entre os dias 20 e 24 de abril. Mas quem não deseja cair na folia e busca alternativa para curtir o feriadão pode escolher entre diversas opções de entretenimento e aproveitar o metrô no deslocamento. 

    Das praias aos parques naturais, passando pelos teatros e museus e, é claro, sem esquecer a música e a gastronomia, a programação inclui passeios para todos os gostos. E o melhor de tudo é que o metrô estará operando de forma ininterrupta, sendo uma boa opção de transporte para cariocas e turistas circularem pela cidade. 

    Os clientes do Giro podem ainda ter acesso aos descontos em atrações, no Teatro das Artes, Circo Voador e Fundição Progresso. Confira as dicas do MetrôRio para os dias de carnaval:

    Dica 1 – Passeio de bondinho

    O Bondinho do Pão de Açúcar é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. Localizado na Urca, o parque é formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar que são interligados por um teleférico. 

    Como chegar: Descer na estação Botafogo, na saída Nelson Mandela, e pegar a linha de integração expressa 513 (Botafogo / Urca).

    Dica 2 – Teatro das Artes

    Os clientes Giro compram ingressos com 50% de desconto na comédia: "Procuro o homem da minha vida, marido já tive", do diretor Eduardo Figueiredo, que está em cartaz no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea.  

    As informações sobre o benefício e seu regulamento estão disponíveis em: https://giro.metrorio.com.br/vantagens.

    Como chegar: O teatro fica no 2º piso do Shopping da Gávea, na loja 264, na Rua Marquês de São Vicente 52, na Gávea. Embarcar na Linha 1 e ou Linha 4, descer na Antero de Quental. Em seguida, eles devem embarcar no ônibus Metrô Na Superfície (MNS), sentido Gávea, e desembarcar no Shopping da Gávea para acessar o teatro. 

    Dica 3 – Conheça o MAM

    Os visitantes podem conhecer o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), um dos espaços culturais mais importantes da cidade. O museu é resultado dos traços do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e do projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. O acervo do MAM dispõe de esculturas e pinturas de artistas latino-americanos. 

    Como chegar: O MAM fica na Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, na Glória. Para chegar ao local, o usuário deve desembarcar na estação Cinelândia, sair na Rua Santa Luzia e caminhar pelos jardins do museu.

    Dica 4 – O Circo Voador 

    O espaço cultural é localizado na Lapa. O local é um dos principais palcos para shows e festas no Rio de Janeiro. Quem é cliente Giro tem 50% de desconto na compra de ingresso para entrada no local.

    Como chegar: O circo está localizado na Rua dos Arcos, s/n, na Lapa. Para chegar ao local, o usuário deve desembarcar na estação Cinelândia, e seguir no sentido Lapa. 

    Dica 5 – Theatro Municipal

    Inaugurada em 14 de julho de 1909, o prédio inspirado na Ópera de Paris recebeu, ao longo de sua história, os principais nomes brasileiros e mundiais da dança, música e ópera. Atualmente, é a única instituição cultural brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet. O Theatro Municipal é uma das mais importantes casas de espetáculo da América do Sul. 

    Como chegar: Descer na Estação Cinelândia, na saída da Av. Rio Branco.

    Dica 6 – Maracanã

    O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, foi inaugurado em 1950 para sediar a Copa do Mundo daquele ano. Além de receber jogos dos campeonatos Carioca, Brasileiro e de outras importantes competições internacionais, é palco de grandes espetáculos musicais.

    Como chegar: Para chegar ao estádio, os visitantes podem pegar o metrô Linha 2 e descer nas estações Maracanã ou São Cristóvão.

    Dica 7 – Jardim Botânico

    Uma das áreas verdes mais bonitas e preservadas do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico abriga mais de 3.000 espécies de plantas. É um dos mais importantes institutos de pesquisas em botânica e biodiversidade vegetal do mundo. Conhecido por suas palmeiras imperiais, o Jardim Botânico data da vinda da família real para o Brasil e foi usado inicialmente para reproduzir as especiarias da Companhia das Índias Orientais trazidas pelos portugueses no início do século XVIII, como noz-moscada, canela e pimenta do reino.

    Como chegar: Os visitantes podem descer na estação Botafogo. Na frente da estação, eles devem embarcar no ônibus Metrô Na Superfície (MNS), sentido Gávea, e desembarcar na estação Jardim Botânico para acessar o parque. Entrada pelo portão da Rua Pacheco Leão, 101.

    Dica 8 - Parque Madureira

    Na Zona Norte, uma boa alternativa é o Parque Madureira. Entre as opções de lazer estão: uma cascata, um campo de futebol e o complexo de skate, considerado o maior e melhor da América Latina. As crianças brincam livres e todos têm a possibilidade de assistir a shows e a sessões de cinema na Nave do Conhecimento.

    Como chegar: Os visitantes podem pegar o metrô Linha 2, descer na estação Colégio e pegar a linha 729L, 734L ou 736L/738L. Descer em frente ao Parque Madureira.

    Dica 9 – Cristo Redentor

    Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor é considerado um dos mais importantes símbolos da cidade do Rio de Janeiro. O monumento recebe turistas do mundo inteiro, que o elegeram, em 2007, uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

    Como chegar: Os visitantes têm duas formas de chegar ao Cristo Redentor. A primeira delas é utilizando as Linhas 1, 2 ou 4, com desembarque na estação Largo do Machado. Na segunda alternativa, os visitantes devem usar as linhas 1 e 4, com desembarque na estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, e seguir até a Praça do Lido, no mesmo bairro. Nos dois casos, os visitantes têm acesso ao serviço de vans oficiais, que realizam o transporte até o Parque Nacional da Tijuca, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, e nos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h.

    Dica 10 - Parque Lage

    O Parque Lage é uma grande área verde localizada na rua Jardim Botânico, entre as encostas do Morro Corcovado. No espaço fica um dos mais belos cartões postais arquitetônicos da cidade: o Palacete Parque Lage. No local, é possível passear pelos jardins, fazer piqueniques ou encarar as trilhas que levam para o Corcovado.

    Como chegar: Para chegar ao Parque Lage, devem pegar o metrô e descer na estação Botafogo, em seguida, pegar o Metrô Na Superfície (MNS) sentido Gávea. Descer no Hospital da Lagoa.

    Dica 11 - Praia de Copacabana

    A “Princesinha do Mar” é uma das praias mais famosas do mundo e recebeu este nome em homenagem a Nossa Senhora de Copacabana. O famoso desenho de ondas em suas calçadas de pedras com inspiração portuguesa foi concebido no século XIX. A orla abriga diversos pontos turísticos em sua extensão, entre eles as estátuas em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade e ao cantor e compositor Dorival Caymmi.

    Como chegar: Para chegar à praia, os clientes devem pegar o metrô e descer numa das seguintes estações: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos ou Cantagalo. Na saída, caminhar em direção à orla.

    Dica 12 - Fundição Progresso 

    A Fundição Progresso é um dos mais importantes espaços de cultura independente do Rio de Janeiro. O espaço já recebeu os principais nomes da música brasileira, de todos os gêneros e cantores internacionais. 

    Como chegar: Para chegar ao centro de cultura, os clientes devem pegar o metrô e descer na estação Cinelândia Na saída, caminhar em direção a Lapa. Quem é cliente Giro tem 50% de desconto na compra de ingresso para entrada no local.

    SERVIÇO - Esquema de funcionamento do MetrôRio no carnaval - Linhas 1, 2 e 4

    Carnaval na Sapucaí: serviço sem interrupção a partir das 5h de quarta-feira (20/04) até as 23h de domingo (24/04)

    Domingo (24/04): as estações Praça Onze e Central ficarão abertas até meia-noite para embarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque

    Desfile das Campeãs: serviço sem interrupção a partir das 5h de sábado (30/04) até as 23h de domingo (01/05)

    Estações indicadas para acesso à Sapucaí

    Setores pares: Praça Onze

    Setores ímpares: Central

    Atenção: a estação Cidade Nova ficará fechada nas madrugadas de desfiles, na quinta (21/04), sábado (23/04) e domingo (24/04), por conta da transferência entre as linhas que será feita na estação Estácio

    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Quarta (20/04) e sexta-feira (22/04): no trecho compartilhado entre Botafogo/Coca-Cola e Central. 

    Madrugadas de carnaval, quinta-feira (21/04), sábado (23/04) e domingo (24/04): na Estação Estácio. Lembrando que nesses dias a estação Cidade Nova ficará fechada

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Quarta (20/04) e sexta-feira (22/04): das 5h às 23h30
    Quinta (21/04), sábado (23/04) e domingo (24/04): das 7h às 22h30.


  • 14/04/2022

    MetrôRio vai funcionar 24 horas durante os dias de carnaval na Sapucaí

    Trens vão circular sem interrupção de quarta-feira (20/04) até domingo (24/04) e no fim de semana do Desfile das Campeãs 
      
    O MetrôRio informa que terá esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de carnaval na Marquês de Sapucaí, onde acontecem os tradicionais desfiles de escolas de samba. O serviço metroviário funcionará 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h desta quarta-feira (20/04) até as 23h de domingo (24/04) para atender ao público que vai participar da festa no Sambódromo. 
     
    No domingo (24/04), por conta do desfile das escolas mirins, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central e Praça Onze até meia-noite. As demais estações fecharão as portas normalmente, às 23h, como já acontece aos domingos, e depois desse horário, só funcionarão para desembarque.   
     
    O metrô é a melhor opção para quem vai assistir aos desfiles na avenida do samba e participar dos shows no Terreirão do Samba. Quem tiver ingresso para os setores do lado ímpar ou for desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício “Balança Mas Não Cai” ou vão ao Terreirão do Samba devem desembarcar na estação Central. 
     
    Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os clientes com ingressos para os setores pares ou que irão sair nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. 
     
    No fim de semana seguinte, para atender aos clientes que vão assistir ou participar dos Desfiles das Campeãs, o serviço metroviário vai operar das 5h do sábado (30/04) até as 23h de domingo (01/05). 
      
    Transferência entre as linhas 1 e 2 
     
    Na quarta e na sexta-feira (20 e 22/04), os trens da Linha 2 farão o trajeto entre Pavuna e Botafogo/Coca-Cola, das 5h às 23h59, com transferência no trecho compartilhado entre Botafogo/Coca-Cola e Central.  
     
    Já durante as madrugadas de carnaval na Sapucaí (de meia-noite às 5h) e ao longo de quinta-feira (21/04 - feriado de Tiradentes), sábado (23/04 - feriado de São Jorge) e domingo (24/04), a Linha 2 irá de Pavuna a Estácio, com transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio. A concessionária ressalta que nesses dias a estação Cidade Nova ficará fechada. 
      
    Funcionamento do Metrô na Superfície (MNS) 
     
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental - Gávea e Botafogo - Gávea) vão operar das 5h às 23h30, na quarta e na sexta (20 e 22/04). 
     
    Já na quinta (21/04 - feriado de Tiradentes), sábado (23/04 - feriado de São Jorge) e domingo (24/04), o funcionamento será das 7h às 22h30.  
      
    Recomendação é comprar bilhetes com antecedência 
     
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.   
     
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.  
     
      
    SERVIÇO - Esquema de funcionamento do MetrôRio no carnaval - Linhas 1, 2 e 4 
     
    Carnaval na Sapucaí: serviço sem interrupção a partir das 5h de quarta-feira (20/04) até as 23h de domingo (24/04) 
     
    Domingo (24/04): as estações Praça Onze e Central ficarão abertas até meia-noite para embarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque 
     
    Desfile das Campeãs: serviço sem interrupção a partir das 5h de sábado (30/04) até as 23h de domingo (01/05) 
      
     
    Estações indicadas para acesso à Sapucaí 
    Setores pares: Praça Onze 
    Setores ímpares: Central 
      
    Atenção: a estação Cidade Nova ficará fechada nas madrugadas de desfiles, na quinta (21/04), sábado (23/04) e domingo (24/04), por conta da transferência entre as linhas que será feita na estação Estácio 
      
     
    Transferência entre as linhas 1 e 2 
     
    Quarta (20/04) e sexta-feira (22/04): no trecho compartilhado entre Botafogo/Coca-Cola e Central.  
    Madrugadas de carnaval, quinta-feira (21/04), sábado (23/04) e domingo (24/04): na Estação Estácio. Lembrando que nesses dias a estação Cidade Nova ficará fechada 
     
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 
    Quarta (20/04) e sexta-feira (22/04): das 5h às 23h30 
    Quinta (21/04), sábado (23/04) e domingo (24/04): das 7h às 22h30.


  • 11/04/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Flamengo e Talleres pela Libertadores no Maracanã nesta terça-feira (12/04)

    Concessionária orienta que os clientes antecipem a ida ao estádio e utilizem meios digitais para efetuar o pagamento da tarifa diretamente nas catracas   
     
     
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Flamengo e Talleres, da Argentina, que acontece nesta terça-feira (12/04), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela Libertadores, na temporada de 2022. 
     
    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.   
     
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois de meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.  
     
    Para quem vier das linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro), a recomendação na ida ao jogo é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central). 
     
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) vão operar normalmente, sendo que o último embarque da linha Botafogo – Gávea acontecerá após a chegada da última composição. 
     
    Estações indicadas  
     
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.   
     
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).    
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação  
     
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.   
     
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.   


  • 08/04/2022

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o jogo no Maracanã neste sábado (09/04) e encerramento dos ensaios técnicos na Sapucaí no domingo (10/04)

    Concessionária orienta que os clientes utilizem meios digitais para efetuar o pagamento da tarifa diretamente nas catracas     
      
    O MetrôRio informa que vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação neste sábado (09/04), principalmente nas estações próximas ao estádio do Maracanã, onde acontece a partida entre Fluminense e Santos, a partir das 16h30, pela primeira rodada da Série A no Campeonato Brasileiro.     
     
    A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio, conforme esquema de fim de semana. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea), por sua vez, também vão operar normalmente, como de praxe aos sábados.  
      
    Estações indicadas   
      
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.    
       
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).     
      
    Extensão de horário de funcionamento do metrô para ensaios na Sapucaí no domingo    
      
    Este será o último fim de semana de ensaios técnicos no Sambódromo. No sábado, o funcionamento do sistema metroviário será mantido, das 5h à meia-noite. Já no domingo (10/04), haverá extensão de horário de operação nas estações Central e Praça Onze até meia-noite. As demais estações fecharão as portas normalmente, às 23h, como já acontece aos domingos, e depois desse horário, só funcionarão para desembarque.   
       
    Cartão Giro e pagamento por aproximação   
      
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.    
      
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.


  • 05/04/2022

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o jogo entre Fluminense e Oriente Petrolero no Maracanã

    Concessionária orienta que os clientes antecipem a ida ao estádio e utilizem meios digitais para efetuar o pagamento da tarifa diretamente nas catracas   

    O MetrôRio informa que vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação nesta quarta-feira (06/04), principalmente nas estações próximas ao estádio do Maracanã, onde acontece a partida entre Fluminense e Oriente Petrolero, da Bolívia, a partir das 19h15, na estreia da fase de grupos da Sul-Americana.  

    Para quem vier das linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro), a recomendação na ida ao jogo é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central). As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) vão operar normalmente. 

    Estações indicadas  

    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.   

    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).    

    Cartão Giro e pagamento por aproximação  

    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.   

    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.  


  • 01/04/2022

    Acordo entre governo do estado e MetrôRio reduz reajuste da tarifa em 30%

    Além do valor abaixo do previsto, índice de reajuste será substituído

    O governo do estado do Rio de Janeiro e o MetrôRio assinaram, nesta sexta-feira (01.04), acordo que reduz em 30% o valor do reajuste tarifário estabelecido em contrato e que entrará em vigor a partir deste sábado (02.04). Após as negociações, o valor da tarifa-base será de R$ 6,50, abaixo de R$ 6,80, homologado pela Agetransp, em fevereiro. A diferença residual entre os valores será convertida em investimento na malha metroviária. Cerca de R$ 100 milhões serão destinados para reforçar a qualidade e a segurança da operação, como novos trilhos, subestações de energia, entre outros.

    O termo aditivo compreende ainda a substituição do índice de reajuste estipulado em contrato. Assim, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) será adotado nas próximas revisões em vez do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). O objetivo é reduzir o percentual de reajuste da tarifa nos próximos anos, uma vez que o IGP-M tem acumulado altas expressivas em razão da inflação.
     


  • 01/04/2022

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para a final do Campeonato Carioca no Maracanã

    Concessionária orienta que os clientes utilizem meios digitais para efetuar o pagamento da tarifa diretamente nas catracas  
      
    O MetrôRio informa que irá reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação neste sábado (02/04), principalmente nas estações próximas ao estádio do Maracanã, onde acontece a decisão do Campeonato Carioca. A partida, entre Flamengo e Fluminense, começa às 18h e é válida pelo segundo jogo da final da competição. 
     
    Para quem vier das linhas 1 e 4, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na Estação Estácio, como já é de praxe aos fins de semana. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) vão operar normalmente.   
      
    Estações indicadas  
      
    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante ainda verificar qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.    
       
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).    
       
    Cartão Giro e pagamento por aproximação  
      
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.   
       
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.   


  • 29/03/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Flamengo e Fluminense pelo Campeonato Carioca no Maracanã nesta quarta-feira (30/03)

    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Flamengo e Fluminense, que acontece nesta quarta-feira (30/03), a partir das 21h40, no estádio do Maracanã. A partida é válida pelo primeiro jogo da final do Campeonato Carioca na temporada de 2022.  
      
    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.  
     
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois de meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).  
     
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) vão operar normalmente, sendo que o último embarque da linha Botafogo – Gávea acontecerá após a chegada da última composição. 
     
    Estações indicadas  
    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante ainda verificar qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.   
      
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).   
      
    Cartão Giro e pagamento por aproximação  
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.  
      
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.


  • 29/03/2022

    Estação Carioca do Metrô recebe ação para prevenir novos casos de crianças e adolescentes desaparecidos

    Equipes da FIA/RJ e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro vão tirar dúvidas sobre o assunto e distribuir cartilha de prevenção 

    Nesta quarta-feira (30/03), a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA/RJ), o MetrôRio e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro vão promover uma ação na Estação Carioca, das 10h às 15h, com o objetivo de prevenir novos casos de crianças e adolescentes desaparecidos e dar mais visibilidade ao tema. A iniciativa faz parte da “Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida” (instituída pela Lei 12.393, de 04 de março de 2011), que acontece anualmente em todo o país, entre os dias 25 e 31 de março.  

    A FIA/RJ montará um estande na estação, onde uma equipe técnica estará disponível para tirar dúvidas sobre o assunto e distribuir uma cartilha de prevenção que foi desenvolvida pela fundação em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. 

    Entre as dicas do material está a emissão da carteira de identidade (Registro Civil) da criança logo após o seu nascimento, medida essencial na prevenção ao desaparecimento de crianças. A cartilha orienta ainda a registrar imediatamente o caso de desaparecimento na delegacia mais próxima da residência da criança, para que as investigações sejam iniciadas o quanto antes.  

    De acordo com dados da FIA/RJ, houve aumento expressivo de desaparecimento de crianças em 2021: foram 182 novos casos. Em 2019, por exemplo, o número foi de 90. No entanto, segundo a fundação, a cada 10 registros, 9 foram solucionados. 

    O banco de dados do Programa SOS Crianças Desaparecidas já registrou 4.029 casos. Até o momento, 3.449 foram solucionados, o que representa um êxito de mais de 85%. 

    Serviço 

    Ação para prevenir novos casos de crianças e adolescentes desaparecidos 
    Local: Estação Carioca do metrô 
    Data: quarta-feira (30/03) 
    Horário: 10h às 15h 

    Programa SOS Crianças Desaparecidas 

    Tel: (21) 2286-8337 / (21) 98596-5296 
    Email: sosfia@fia.rj.gov.br 
    Site: www.soscriancasdesaparecidas.rj.gov.br 


  • 16/03/2022

    MetrôRio estende horário de funcionamento para ensaios na Sapucaí

    Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, o MetrôRio vai estender o horário de operação nas estações Central e Praça Onze aos domingos de ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí até meia-noite. As demais estações fecharão as portas normalmente, às 23h, como de praxe aos domingos, e depois desse horário, só funcionarão para desembarque.
     
    Aos sábados de ensaios no Sambódromo, o funcionamento do sistema será mantido, das 5h à meia-noite.

    Confira a programação dos ensaios:

    Sábados – escolas iniciam a apresentação às 19h, 20h e 21h, respectivamente, com término previsto para 22h.

    Domingos – 20h, 21h15 e 22h30, respectivamente, com término previsto para às 23h30.