×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 10/10/2022

    MetrôRio lança Edital de Seleção de Projetos Socioambientais

    Podem participar do processo projetos com atuação nas áreas de cultura, educação, esporte e meio ambiente  
     
    O MetrôRio está com inscrições abertas para o Edital Público de Seleção de Projetos Socioambientais 2022, que concederá apoio financeiro a iniciativas por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. A ação é voltada para projetos socioambientais com foco na cultura, educação, esporte e meio ambiente. Os investimentos têm como objetivo contribuir para a promoção do desenvolvimento socioambiental e econômico dos territórios em situação de vulnerabilidade social, localizados no entorno das estações das linhas 1, 2 e 4 do MetrôRio.  
     
    O apoio financeiro será concedido às pessoas jurídicas, que sejam organizações sem fins lucrativos (associações, fundações ou cooperativas) e organizações que atuam ou desejam atuar no entorno do MetrôRio e que estejam regularmente constituídas e legalizadas. O investimento em projetos socioambientais faz parte do compromisso da concessionária em valorizar a cultura local, incentivar o empreendedorismo e iniciativas comunitárias, além de promover o aumento das condições de empregabilidade.  
     
    Os interessados em participar do processo devem se inscrever, a partir desta sexta-feira (07/10) até 28/10, no edital disponível no site do MetrôRio: https://metrorio.com.br/Edital2022. O resultado deve ser divulgado no dia 25 de novembro na mesma plataforma.   
     


  • 16/09/2022

    Dia do Cliente: cadastrados no cartão Giro vão ganhar conteúdos da plataforma de livros digitais Skeelo

    Benefícios são: ebook “A maldição do ex”, de Rachel Hawkins; e audiobook “Mais esperto que o Diabo”, de Napoleon Hill 

    Em comemoração ao Dia do Cliente, celebrado nesta quinta-feira (15/09), o MetrôRio, em parceria com o Skeelo, preparou uma ação especial para os clientes do cartão Giro. Todos os cadastrados no aplicativo ou no site (giro.metrorio.com.br/) vão receber um e-mail com acesso a dois conteúdos gratuitos da maior plataforma de livros digitais do Brasil.  

    Os exemplares disponibilizados são: ebook “A maldição do ex”, de Rachel Hawkins; e o audiobook  “Mais esperto que o Diabo”, de Napoleon Hill. Ao receber a mensagem, por e-mail, os clientes devem clicar no botão “resgatar agora” e preencher o formulário para receber as duas obras.   

    Quem ainda não tem o cartão Giro pode adquiri-lo em uma das bilheterias ou máquinas de autoatendimento nas 41 estações do sistema metroviário. Com o cartão em mãos, o cliente pode se cadastrar no app ou site Giro MetrôRio e começar a receber seus benefícios após suas recargas realizadas.


  • 16/09/2022

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o jogo entre Flamengo e Fluminense no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro

    Concessionária orienta aos clientes carregarem seus cartões com antecedência ou utilizarem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 
      
    Neste sábado e domingo (17 e 18/09), o MetrôRio vai funcionar normalmente, como de praxe aos fins de semana, com transferência na estação Estácio. Já o Metrô na Superfície vai operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.  
      
    No domingo (18/09), a partir das 16h, acontece o jogo entre Flamengo e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro, na temporada de 2022. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.    
     
    A concessionária sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.  
      
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).               
      
    Cartão Giro e pagamento por aproximação   
      
    O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem com antecedência, antecipando também o bilhete de volta para facilitar o embarque no sistema. Quem possui o Giro, cartão de passagem do MetrôRio, pode realizar recargas no site (giro.metrorio.com.br/) ou no aplicativo Giro MetrôRio. Os clientes também podem usar seus cartões Visa, Mastercard e Elo, inclusive em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação direto na catraca. 
     
     
    SERVIÇO     
    Horários de funcionamento do metrô no fim de semana      
     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4     
    Sábado (17/09): das 5h à meia-noite     
    Domingo (18/09): das 7h às 23h     
          
    Transferência entre as linhas 1 e 2     
    Sábado (17/09) e domingo (18/09): na Estação Estácio     
          
    Metrô na Superfície (MNS)      
    Sábado (17/09): das 5h às 23h30     
    Domingo (18/09): das 7h às 22h30 


  • 16/09/2022

    MetrôRio ganha prêmio de tecnologia e desenvolvimento no setor metroviário pelo segundo ano consecutivo

    Resultado do concurso realizado pela ANPTrilhos e CBTU foi divulgado nesta terça-feira (13/09), durante a Semana de Tecnologia Metroferroviária 
     
    Pelo segundo ano consecutivo, o MetrôRio ganhou o Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários. A concessionária ficou entre os três vencedores da premiação, que está em seu nono ano e é organizada pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (13/09), início da 28ª edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), um dos principais eventos técnicos do setor.  

    O concurso contou com três categorias. O time da concessionária conquistou o primeiro lugar na categoria 1, com o artigo técnico “Novos modelos de trabalho pós-pandemia e seus efeitos na demanda do metrô do Rio de Janeiro”, de autoria de Anna Clara de Oliveira e Diogo Salcides.  

    “Estamos muito felizes e honrados pela oportunidade de participar do evento e compartilhar um pouco dos estudos desenvolvidos pela área de Inteligência de Mercado. Representar o MetrôRio e ganhar o prêmio é motivo de grande orgulho”, destacou Anna Clara. 

    Os vencedores das demais categorias foram o artigo “Equilíbrio sustentável na regulação da operação de trens”, da ViaQuatro; e “Melhorias na Linha 10 - Turquesa da CPTM”, do Metrô de São Paulo.  
    Todos os vencedores receberam troféu, premiação em dinheiro, certificado de participação personalizado e terão a publicação dos artigos técnicos nos canais eletrônicos do evento e nos sites da ANPTrilhos, da CBTU e da Aeamesp.  

    O objetivo do concurso é estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos, reconhecendo os melhores trabalhos apresentados, levando em consideração a qualidade técnica, o ineditismo e a aplicabilidade no setor metroferroviário. 

    As apresentações dos artigos técnicos fazem parte da programação da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, que acontece até esta sexta-feira (16/09), em São Paulo.  

    Em 2021, a concessionária também venceu a primeira categoria com o artigo “Impactos da Covid-19 no MetrôRio e estratégias de mitigação de impactos”. 


  • 16/09/2022

    MetrôRio inaugura estação de troca de figurinhas da Copa do Mundo 2022 na Carioca

    Espaço ficará aberto todos os dias, das 8h às 20h, até 14 de outubro  
     
    Já em clima de Copa do Mundo, os amantes de futebol vão ganhar um novo espaço para a troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo do Catar 2022. A partir desta sexta-feira (16/09), a estação Carioca/Centro recebe um posto de troca de cromos da competição. A iniciativa da empresa, batizada de “Estação de Troca”, acontecerá até o dia 14 de outubro.  
     
    O espaço, que conta com mesas para receber os colecionadores, está localizado no corredor principal do mezanino, próximo ao acesso B (Avenida Chile/Petrobrás) da estação Carioca, e funcionará todos os dias, das 8h às 20h.  
     
    Comercializado em mais de 150 países, o álbum de figurinhas de jogadores que estarão na Copa do Mundo é produzido pela Panini desde a Copa de 1970. A tradição acontece a cada quatro anos, antes do início dos jogos. Os pacotes de figurinhas vêm com cinco unidades cada. Para completar as 80 páginas do livro ilustrado, o colecionador deverá reunir 670 cromos, que estão à venda em bancas de jornais e revistas.  
     
     
    SERVIÇO  
     
    "Estação de Troca” - Figurinhas da Copa do Mundo 2022 
    Local: Mezanino da estação Carioca, no corredor principal do mezanino, próximo ao acesso B (Avenida Chile/Petrobrás) 
    Data:  a partir desta sexta-feira (16/09) até 14 de outubro 
    Horário: todos os dias, das 8h às 20h 


  • 13/09/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Flamengo e São Paulo pela Copa do Brasil no Maracanã nesta quarta-feira (14/09)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões antes da ida ao estádio ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  
     
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Flamengo e São Paulo, que acontece nesta quarta-feira (14/09), a partir das 21h45, no estádio do Maracanã. A partida é pela Copa do Brasil. 
     
    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da Linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Ou seja, essas duas estações ficarão abertas até meia-noite e quarenta e cinco. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.         
         
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.        
     
    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).     
      
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.         
     
    Estações indicadas    
     
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.      
     
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).              
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação 
     
    O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem com antecedência, antecipando também o bilhete de volta para facilitar o embarque no sistema. Quem possui o Giro, cartão de passagem do MetrôRio, pode realizar recargas no site (giro.metrorio.com.br/) ou no aplicativo Giro MetrôRio. Os clientes também podem usar seus cartões Visa, Mastercard e Elo, inclusive em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação direto na catraca. 


  • 12/09/2022

    MetrôRio registra mais de 420 mil embarques no sistema nos sete dias de Rock in Rio Brasil

    Concessionária funcionou por 168 horas ininterruptas para atender ao público que foi à Cidade do Rock

    O MetrôRio registrou mais de 420 mil embarques pelo sistema metroviário nos sete dias do festival (2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro). Ao todo, foram 168 horas ininterruptas de funcionamento do esquema especial da concessionária para o evento, com mais de 5 mil viagens e cerca de 138 mil quilômetros percorridos pelas composições. O dia de maior movimento foi sábado (10/09), quando foram contabilizados 80 mil embarques a mais no sistema.  

    Durante todos os dias de festival, o MetrôRio reforçou a operação para a ida e volta dos shows e o quadro de profissionais nas estações, além de disponibilizar orientadores de fluxo para prestar informações ao público. A estação Jardim Oceânico do metrô, que fez a integração com o serviço especial Rock Express, ficou aberta 24 horas para embarque. As demais estações do sistema funcionaram durante a madrugada, mas somente para desembarque. 

    A segurança foi realizada pelos agentes da concessionária com apoio da Polícia Militar. Além disso, a equipe do Centro de Controle Operacional (CCO) esteve a postos monitorando toda a operação em tempo real, dia e noite, 24 horas, garantindo a segurança do sistema.


  • 06/09/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Flamengo e Vélez Sarsfield pela Libertadores no Maracanã neste feriado de Independência (07/09)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões antes da ida ao estádio ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas     
     
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento nesta quarta-feira (07/09), feriado de Independência do Brasil, por conta do jogo entre Flamengo e Vélez Sársfield, da Argentina, a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é pela Libertadores. 
     
    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da Linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Ou seja, essas duas estações ficarão abertas até meia-noite e meia.  Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.         
         
    As demais estações do sistema metroviário funcionarão em esquema de feriado, das 7h às 23h, como de praxe. Porém, depois das 23h, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.         
     
    Por ser feriado, a transferência da Linha 2 para as Linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro), na ida ao jogo, será obrigatoriamente na Estação Estácio. 
     
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 7h às 22h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.          
     
    Devido ao feriado, o Posto de Gratuidade, na estação Central, não terá expediente nesta quarta (07/09). O espaço voltará a abrir as portas na quinta-feira (08/09). 
     
    Estações indicadas         
     
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.      
     
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).              
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação        
     
    O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem com antecedência, antecipando também o bilhete de volta para facilitar o embarque no sistema. Quem possui o Giro, cartão de passagem do MetrôRio, pode realizar recargas no site (giro.metrorio.com.br/) ou no aplicativo Giro MetrôRio. Os clientes também podem usar seus cartões Visa, Mastercard e Elo, inclusive em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação direto na catraca. 
     
    Horários de funcionamento do metrô no feriado de Independência 
     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  
    Quarta-feira (07/09): das 7h às 23h, com extensão de embarque até meia-noite e meia nas estações Maracanã e São Cristóvão   
     
    Transferência entre as linhas 1 e 2  
    Quarta-feira (07/09): na Estação Estácio  
      
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  
    Quarta-feira (07/09): das 7h às 22h3


  • 05/09/2022

    MetrôRio lança canal no TikTok para mostrar os bastidores da concessionária

    Plataforma será usada para compartilhar vídeos educativos com humor e aumentar a interação com os clientes  
     
    A partir de agora ficou muito mais divertido saber tudo sobre os bastidores do MetrôRio. Isso porque a concessionária acaba de lançar o seu perfil oficial no TikTok. Focado no público jovem, o perfil @metrodorio tem como objetivo aumentar a interação com os clientes.  
     
    A empresa é a primeira do setor de transporte público do Rio a ter um canal no aplicativo, e os conteúdos são estratégicos e vão muito além das famosas dancinhas que viralizam na rede. Os seguidores ficarão por dentro das regras de convivência, de segurança, curiosidades e muito mais.  
     
    O MetrôRio também está presente em outras plataformas que servem como canais de comunicação com os passageiros. No Facebook, a concessionária tem atualmente cerca de 250 mil seguidores. A mesma quantidade é registrada no perfil do Twitter. No Instagram, por sua vez, são quase 25 mil pessoas que acompanham as publicações da empresa.  


  • 01/09/2022

    MetrôRio oferece passagens para participantes do evento "Rio, uma Cidade Antirracista" em apoio à causa

    Objetivo da iniciativa, que acontece no Museu do Amanhã, é debater e analisar as condições em que vive a população negra carioca 
     
    Como apoio ao congresso internacional "Rio, uma Cidade Antirracista", que acontece nesta sexta e sábado (02 e 03 de setembro), no Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio, o MetrôRio vai disponibilizar 800 gratuidades para moradores de comunidades, selecionados pelos organizadores da iniciativa, que irão ao encontro. 
     
    O objetivo do congresso é debater e fazer uma análise crítica sobre as condições em que vive a população negra carioca, além de promover a multiplicação de informações e orientações de qualidade acerca das políticas urbanas para a construção de cidades antirracistas, reposicionando as favelas e as periferias como um lugar de memória, potencialidade e garantia de direitos, erradicando o racismo no cotidiano.  
     
    A iniciativa, que é organizada pela Comissão de Assuntos Urbanos, PerifaLAB (rede de coletivos independentes) e Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), da Prefeitura do Rio, entre outras instituições, pretende ainda criar propostas para compor a “Carta antirracista” e que serão inseridas no Plano Diretor da cidade.