×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 01/11/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Flamengo e Corinthians pelo Brasileirão no Maracanã neste feriado de Finados (02/11)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões antes da ida ao estádio ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas

    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento nesta quarta-feira (02/11), feriado de Finados, por conta do jogo entre Flamengo e Corinthians, a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é pelo Campeonato Brasileiro. 

    Para atender aos clientes na volta para casa, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da Linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Ou seja, essas duas estações ficarão abertas até 0h30. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.   
            
    As demais estações do sistema metroviário funcionarão em esquema de feriado, das 7h às 23h, como de praxe. Porém, depois das 23h, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.         
    Por ser feriado, a transferência da Linha 2 para as Linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro), na ida ao jogo, será obrigatoriamente na Estação Estácio. 

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental/Leblon - Gávea e Botafogo - Gávea) também vão operar em esquema de feriado, das 7h às 22h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.  
            
    Já o Posto de Gratuidade, na estação Central, não terá expediente. O espaço voltará a abrir as portas na quinta-feira (03/11).  

    SERVIÇO

    Horários de funcionamento do metrô no feriado

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4   
    Quarta-feira (02/11): das 7h às 23h   

    Transferência entre as linhas 1 e 2
    Quarta-feira (02/11): na Estação Estácio   

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 
    Quarta-feira (02/11): das 7h às 22h30


  • 24/10/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Flamengo e Santos pelo Campeonato Brasileiro no Maracanã nesta terça-feira (25/10)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões antes da ida ao estádio ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas   
      
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Flamengo e Santos, que acontece nesta terça-feira (25/10), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é pelo Campeonato Brasileiro. 
     
    Para atender aos clientes na volta para casa, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da Linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Ou seja, essas duas estações ficarão abertas até meia-noite e quarenta e cinco. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.           
     
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.          
     
    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).       
     
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.          
     
     
    Estações indicadas    
     
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.        
     
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).            
         
    Cartão Giro e pagamento por aproximação  
     
    O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem com antecedência, antecipando também o bilhete de volta para facilitar o embarque no sistema. Quem possui o Giro, cartão de passagem do MetrôRio, pode realizar recargas no site (giro.metrorio.com.br/) ou no aplicativo Giro MetrôRio. Os clientes também podem usar seus cartões Visa, Mastercard e Elo, inclusive em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação direto na catraca.


  • 21/10/2022

    Outubro Rosa: MetrôRio e Empoderadas promovem ação de conscientização sobre prevenção ao câncer de mama

    Iniciativa acontece na estação Central nesta segunda-feira (24/10), das 9h às 12h e das 15h às 18h 
     
    Nesta segunda-feira (24/10), o MetrôRio e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do programa Empoderadas, promovem uma ação de conscientização sobre o Outubro Rosa na Estação Central. A iniciativa tem como objetivo dar dicas de prevenção ao câncer de mama.  
     
    A ação será realizada nos períodos da manhã (das 9h às 12h) e da tarde (15h às 18h), no mezanino, próximo ao acesso A (SuperVia). As equipes lideradas por Érica Paes, criadora do programa Empoderadas, vão distribuir folhetos aos passageiros do sistema metroviário com orientações, como a importância do autoexame, cuidados com a alimentação, entre outras questões fundamentais na prevenção à doença. 
     
    Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é a patologia que mais acomete mulheres no mundo todo. Somente no Brasil, por exemplo, foram estimados 66.280 casos novos da doença em 2022, com cerca de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Ainda de acordo com o Inca, no país, a neoplasia mamária só perde para o câncer de pele não melanoma.  
     
    Não há uma causa única para o câncer de mama. Os diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante. Por essas e outras questões, a prevenção é a melhor alternativa no enfrentamento à doença. 
     
    Mais informações sobre prevenção, detecção e diagnóstico do câncer de mama podem ser obtidas no site do Inca: https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas. 
     
     
    SERVIÇO 
      
    Outubro Rosa - Ação de conscientização sobre prevenção ao câncer de mama 
     
    Local: Estação Central, no mezanino, próximo ao acesso A (SuperVia) 
    Data: segunda-feira (24/10) 
    Horários: das 9h às 12h; e das 15h às 18h


  • 21/10/2022

    MetrôRio terá alterações no MNS em Botafogo neste fim de semana (22 e 23/10)

    Concessionária orienta aos clientes carregarem seus cartões com antecedência ou utilizarem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  
      
    O MetrôRio terá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela neste fim de semana (22 e 23/10). O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo/Coca-Cola), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo/Coca-Cola, até o fim da operação de domingo.       
     
    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo/Coca-Cola terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 5h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.    
       
    O metrô vai funcionar normalmente, como de praxe aos fins de semana, com transferência na estação Estácio. Nos dois dias, a transferência entre as linhas 1 e 2 será na estação Estácio. Já o Metrô na Superfície vai operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo. 
     
    Funcionamento do metrô para jogo de futebol no Maracanã no domingo 
     
    No domingo (23/10), acontece a partida entre Fluminense e Botafogo, a partir das 16h, no Maracanã. O jogo é válido pelo Campeonato Brasileiro, na temporada de 2022. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.  
     
    A concessionária sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).   
     
    A concessionária orienta aos seus clientes que priorizem os meios digitais para recargas e pagamento, como o aplicativo e site do cartão Giro (giro.metrorio.com.br) ou método por aproximação NFC.     


  • 18/10/2022

    MetrôRio terá esquema especial para a final da Copa do Brasil entre Flamengo e Corinthians no Maracanã nesta quarta-feira (19/10)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões antes da ida ao estádio ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas   

    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para a final da Copa do Brasil entre Flamengo e Corinthians, que acontece nesta quarta-feira (19/10), a partir das 21h45, no estádio do Maracanã. Para atender aos clientes na volta para casa, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da Linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Ou seja, essas duas estações ficarão abertas até meia-noite e quarenta e cinco. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.          

    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.         

    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).      

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.          

    Estações indicadas   

    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.       

    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).               

    Cartão Giro e pagamento por aproximação 

    O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem com antecedência, antecipando também o bilhete de volta para facilitar o embarque no sistema. Quem possui o Giro, cartão de passagem do MetrôRio, pode realizar recargas no site (giro.metrorio.com.br/) ou no aplicativo Giro MetrôRio. Os clientes também podem usar seus cartões Visa, Mastercard e Elo, inclusive em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação direto na catraca.


  • 17/10/2022

    MetrôRio prorroga uso do espaço para troca de figurinhas da Copa do Mundo 2022 na Carioca

    Posto ficará aberto todos os dias, das 8h às 20h, até novembro 
      
    Por conta do sucesso do posto para troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo do Catar 2022 na estação Carioca/Centro, o MetrôRio prorrogou o uso do espaço. Batizada de “Estação de Troca”, a iniciativa da empresa acontecerá até novembro. 
     
    O posto para troca de cromos da competição conta com mesas para receber os colecionadores e está localizado no corredor principal do mezanino, próximo ao acesso B (Avenida Chile/Petrobrás) da estação Carioca. O espaço funciona todos os dias, das 8h às 20h.   
     
    Comercializado em mais de 150 países, o álbum de figurinhas de jogadores que estarão na Copa do Mundo é produzido pela Panini desde a Copa de 1970. A tradição acontece a cada quatro anos, antes do início dos jogos. Os pacotes de figurinhas vêm com cinco unidades cada. Para completar as 80 páginas do livro ilustrado, o colecionador deverá reunir 670 cromos, que estão à venda em bancas de jornais e revistas.   
     
    SERVIÇO 
    Prorrogação da "Estação de Troca” - Figurinhas da Copa do Mundo 2022 
    Local: Mezanino da estação Carioca, no corredor principal do mezanino, próximo ao acesso B (Avenida Chile/Petrobrás)  
    Data: até novembro 
    Horário: todos os dias, das 8h às 20h  


  • 13/10/2022

    Projeto ‘Olhares Cariocas’ abre inscrições para formação audiovisual de jovens de comunidades

    Com apoio do MetrôRio, oficina vai capacitar alunos para atuarem na área de tecnologia e iniciarem a carreira profissional  
      
    O projeto Olhares Cariocas, da produtora Cultural Aloha, patrocinado pelo MetrôRio pela Lei do ISS, está com inscrições abertas para oficinas audiovisuais. Desta vez, as oportunidades são para jovens da Mangueira e de outras comunidades do Rio de Janeiro. O objetivo é ensiná-los a produzir vídeos por meio de smartphones e prepará-los para dominar as novas ferramentas do mercado de audiovisual, mídias sociais e do metaverso, orientando, por exemplo, a utilizar dispositivos como a realidade aumentada e criação de NFTs (tokens não fungíveis).   
      
    A iniciativa é destinada para jovens, a partir de 12 anos de idade, que podem se inscrever, exclusivamente, por meio do link: https://bit.ly/olharescariocas22. Serão 20 horas de aulas, divididas em oito datas semanais sempre das 9h30 ao meio-dia. O curso terá início no dia 22/10, com aulas ministradas nas modalidades online ou presencial. Os encontros presenciais serão realizados na Biblioteca da Mangueira Jair Campos da Silva.  
      
    Para os inscritos que tiverem dificuldades de acesso à internet, será disponibilizado um espaço na comunidade. Mais informações podem ser obtidas por e-mail: olharescariocas@alohaeventos.com.br.   
     
      
    SERVIÇOS 
      
    Olhares Cariocas – Oficinas Audiovisuais: Produção de vídeo em smartphones 
      
    Público-alvo: a partir de 12 anos  
    Início das aulas: 22/10/2022 
    Horário: das 9h ao meio-dia 
    Mais informações: olharescariocas@alohaeventos.com.br  
    Local: Biblioteca da Mangueira Jair Campos da Silva  
    Endereço: Rua Bartolomeu de Gusmão, 850 - São Cristóvão/ Mangueira (próximo à estação Maracanã do MetrôRio) 


  • 12/10/2022

    Funcionamento do MetrôRio no feriado de Nossa Senhora Aparecida (12/10)

    Em comemoração ao Dia das Crianças, a concessionária vai promover visita guiada especial à sede da empresa e festas em três comunidades da Zona Norte este mês 
     
    Nesta quarta-feira (12/10), feriado de Nossa Senhora Aparecida, o MetrôRio funcionará das 7h às 23h, como de praxe nos feriados. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental / Leblon - Gávea e Botafogo/Coca-Cola - Gávea) também vão operar em esquema de feriado, das 7h às 22h30.    
     
    Já o Posto de Gratuidade, na estação Central, não terá expediente. O espaço voltará a abrir as portas na quinta-feira (13/10). 
      
    Ações do MetrôRio em comemoração ao Dia das Crianças 
     
    Para comemorar o Dia das Crianças, celebrado nesta quarta-feira (12/10), o MetrôRio realizará na próxima sexta-feira (14/10), uma visita guiada especial à sede da concessionária. Os metrozeirinhos de comunidades da Pavuna e seus responsáveis vão conhecer um pouco mais sobre os bastidores da empresa, como o Centro de Controle Operacional, uma composição parada no Centro de Manutenção e um simulador de trem.  
     
    O espetáculo “Gentilezinha e sua Turma”, do Projeto Gentilezinha, vai animar ainda mais o passeio. A peça aborda assuntos importantes do momento atual de forma divertida, transmitindo mensagens positivas para contribuir com a formação cidadã do seu público. A visita guiada ao MetrôRio faz parte do projeto Estação Alegria, que tem como objetivo difundir o conhecimento sobre o negócio da empresa, além de tratar de temas como cidadania, segurança e meio ambiente de forma lúdica, dinâmica e explicativa.     
     
    Ainda este mês, o MetrôRio vai promover festa para as crianças de três comunidades da Zona Norte: Mangueira (27/10), Para-Pedro (28/10) e Engenho da Rainha (29/10). Em todas as comemorações, os pequeninos contarão com lanches, brinquedos e muita diversão.  
     
     
    SERVIÇO 
     
    Horários de funcionamento do metrô no feriado 
     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  
    Quarta-feira (12/10): das 7h às 23h  
    Transferência entre as linhas 1 e 2  
    Quarta-feira (12/10): na Estação Estácio  
      
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  


  • 10/10/2022

    MetrôRio ativa nova rede de telecomunicações em todo o sistema

    Projeto, em parceria com as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo, conta com cobertura de voz e conexão 4G para uso de celulares nos túneis, mezaninos e plataformas nas linhas 1, 2 e 4  
      
    O MetrôRio tem uma novidade para seus clientes ficarem ainda mais conectados. A nova e moderna rede de telecomunicações, em parceria com as operadoras Claro, OI, TIM e Vivo, já está funcionando por completo nas linhas 1, 2 e 4. Com isso, os túneis, mezaninos e plataformas passaram a contar com a cobertura de telefonia e da rede de internet 4G.     
      
    O projeto foi dividido em quatro fases. A última etapa já foi testada e concluída e corresponde ao trecho da Linha 4, de General Osório/Ipanema ao Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. As três primeiras, em funcionamento gradual desde agosto de 2020, contemplam todas as estações e trens da Linha 1, desde Uruguai/Tijuca até General Osório/Ipanema; e da Linha 2, de Pavuna a Botafogo/Coca-Cola, incluindo os trechos subterrâneos nos túneis localizados no Maracanã, Del Castilho e Maria da Graça. A iniciativa disponibiliza mais de 30 km com conexão de fibra óptica via cabo que garante melhorias na qualidade de sinal em ambiente fechado e ampliação da cobertura 4G para celular em todo o sistema metroviário.  
      
    “Melhorar a experiência dos nossos clientes é um processo contínuo. Ter todo o sistema conectado, graças à parceria com as operadoras de telefonia, é um grande passo: uma comodidade importante que oferecemos aos nossos clientes,” afirma Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio. 
      
    O Sistema de Antenas Distribuídas (DAS) da rede contou com a instalação de novas antenas, cabos, receptores e transmissores, que ao serem conectados à base de comunicação das operadoras, possibilitaram a ampliação do sinal para a telefonia móvel, tanto para ligações como para acesso à internet. A transmissão da rede é feita por meio da passagem de cabo compartilhado pelas operadoras de telecomunicação nas áreas subterrâneas do metrô. Ao todo, foram instalados mais de 600 antenas e cabos de radiofrequência nas estações e túneis.  
      
    A tecnologia também interliga os setores remotos com os mezaninos e plataformas das estações por meio de equipamento de transmissão e irradiação de radiofrequências para aumentar o alcance da cobertura do sinal de telefonia. Por conta da complexidade do sistema e para evitar impactos na operação do metrô, as intervenções foram realizadas durante as madrugadas. 


  • 10/10/2022

    Clientes Giro têm desconto em ingressos para a Oktoberfest Rio 2022 na Marina da Glória

    Oportunidades são válidas para quem fizer recarga online de quatro ou mais passagens     
       
    Música boa, cerveja, apresentações folclóricas e danças típicas. Tudo isso em um só evento: a Oktoberfest Rio 2022. A tradicional festa alemã é a mais nova parceira do MetrôRio. Com isso, os clientes do cartão Giro cadastrados podem aproveitar os benefícios para curtir o evento, que acontece nos dias 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de outubro na Marina da Glória.    
      
    Quem fizer uma recarga de quatro ou mais passagens, pelo site (giro.metrorio.com.br) ou aplicativo Giro MetrôRio irá ganhar R$100 de desconto por ingresso. O voucher é limitado para compra de até quatro entradas inteiras por CPF. Então não perca tempo e garanta logo o ingresso, já que o cupom promocional é válido para as 200 primeiras utilizações por dia de evento.     
      
    As entradas estão disponíveis no site Ingresso Certo: https://www.ingressocerto.com/. Já o regulamento completo pode ser consultado em https://giro.metrorio.com.br/vantagens. Lembrando que é necessário apresentar o cartão Giro junto ao ingresso físico na entrada do evento.      
      
    Como ser cliente Giro?        
      
    Quem ainda não tem o cartão Giro pode adquiri-lo em uma das bilheterias ou máquinas de autoatendimento nas 41 estações do MetrôRio. Com o cartão em mãos, o cliente pode se cadastrar por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou do site giro.metrorio.com.br e começar a receber seus benefícios após as recargas realizadas.        
      
    Para aproveitar todos os benefícios das parcerias do Cartão Giro, basta entrar no aplicativo ou site do Giro (giro.metrorio.com.br), fazer o login e clicar no botão de acesso ao site de venda de ingressos dos eventos. A vantagem é válida apenas para os usuários cadastrados e logados no app Giro. As informações sobre os benefícios e os seus regulamentos estão disponíveis em: https://giro.metrorio.com.br/vantagens. Lembrando que é necessário apresentar o cartão Giro junto ao ingresso físico na entrada das atrações.