×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 24/01/2023

    MetrôRio: inscrições para programa de jovem aprendiz com vagas voltadas exclusivamente a mulheres terminam nesta quinta-feira (26/01)

    Objetivo da concessionária é prepará-las para seguir carreira na área de manutenção 
      
     
    O MetrôRio está com inscrições abertas até esta quinta-feira (26/01) para vagas de Jovem Aprendiz 2023. As oportunidades são exclusivas para jovens mulheres que estão em busca do primeiro emprego. Serão 18 pessoas contempladas, que terão a possibilidade de fazer um curso de eletricista industrial no Senai, em Benfica, com duração de 11 meses. E para exercitar o aprendizado, elas vão treinar suas habilidades por mais 10 meses nas instalações do Centro de Manutenção da concessionária, supervisionadas por técnicos. 
      
    As interessadas devem ter entre 18 e 21 anos, Ensino Médio completo, disponibilidade para atuar no período da manhã (das 8h ao meio-dia), não estar participando de outro programa de Jovem Aprendiz e não ter realizado o mesmo curso no Senai. Também é necessário apresentar RG, CPF, PIS, carteira de trabalho, título de eleitor e estar com o comprovante de escolaridade em dia. 
     
    As inscrições devem ser feitas no site: https://lnkd.in/dJe5jnRs 
      
    Entre os benefícios estão salário, vale-transporte, assistência médica e odontológica, tíquete de refeição e cesta básica, seguro de vida, auxílio funeral, auxílio-creche, auxílio material escolar, além de prêmio por pontualidade e assiduidade. 
      
    SERVIÇO 
      
    Programa Jovem Aprendiz 2023 - MetrôRio 
    Período de inscrição: Até esta quinta-feira (26/01) 
    Público-alvo: Mulheres entre 18 e 21 anos 
    Onde se inscrever: https://lnkd.in/dJe5jnRs 


  • 24/01/2023

    MetrôRio lança campanha educativa no sistema metroviário durante o verão

    Ação institucional tem como objetivo estimular as boas práticas de comportamento dos passageiros durante o período mais quente do ano  
     
    O MetrôRio lança nesta sexta-feira (20/01) uma campanha educativa para o verão deste ano. Com objetivo de estimular as boas práticas de comportamento dos passageiros que vão às praias, a ação institucional conta com mensagens que serão exibidas por meio de vídeos e imagens pelas estações, trens, redes sociais e site da concessionária. A iniciativa tem como objetivo coibir o mau comportamento no sistema metroviário durante esta época que acaba afetando a rotina de todos os passageiros, além de atrasos nas viagens.   
     
    A campanha traz orientações sobre as normas e regras de segurança e convivência nas estações e trens para evitar casos, como por exemplo: entrar descalço, sem camisa ou com trajes de banho; embarcar com areia de praia ou molhado; sentar no chão da composição; abrir a cadeira dentro do trem; o desrespeito aos assentos preferenciais; além de utilização de caixas de som. Por isso, o MetrôRio pede a colaboração dos clientes para garantir o conforto de todos e o bom uso dos espaços no sistema metroviário. 
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação 
     
    A concessionária recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.  
     
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa, Mastercard e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação.  


  • 24/01/2023

    Clientes Giro têm 15% de desconto no evento Carnaval das Artes na Marina da Glória

    Agenda do maior festival de carnaval do Rio conta com shows de Wesley Safadão, Ludmilla, Alok, Pablo Vittar, Ferrugem, Gloria Groove, entre outras atrações 
     
    Nesta época mais queridinha dos foliões, o MetrôRio tem novidade para quem quiser se divertir. O cartão Giro fechou parceria com o Carnaval das Artes, que acontece entre os dias 19 e 21 de fevereiro. O local do evento mudou para a Marina da Glória. Os clientes que fizerem uma recarga de quatro ou mais passagens, pelo site (giro.metrorio.com.br) ou aplicativo Giro MetrôRio vão ganhar 15% de desconto na compra de ingressos para o evento, que é o maior festival de carnaval do Rio. 
     
    O benefício é válido para compra de até duas entradas inteiras realizada no site da Ingresse. O cupom promocional será aplicado no valor total do ingresso e não é cumulativo com meia-entrada. As vendas estão disponíveis até os lotes e setores se esgotarem ou até o dia 19 de fevereiro. 
     
    O lineup do Carnaval das Artes está imperdível e conta com a presença das atrações: Wesley Safadão, Ludmilla, Alok, Pablo Vittar, Nattan, Mari Fernandez, Ferrugem, Matheus Ekuan, Leo Santana, Filipe Ret, Gloria Groove, Dubdogz, João Gomes, Belo, Poze do Rodo, Banda Eva e Lexa. Então aproveite a oportunidade e não fique de fora desta folia. 
     
    Como ser cliente Giro? 
     
    Quem ainda não tem o cartão Giro pode adquiri-lo em uma das bilheterias ou máquinas de autoatendimento nas 41 estações do MetrôRio. Com o cartão em mãos, o cliente pode se cadastrar por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou do site giro.metrorio.com.br e começar a receber seus benefícios após as recargas realizadas. 
     
    Para aproveitar todos os benefícios das parcerias do Cartão Giro, basta entrar no aplicativo ou site do Giro (giro.metrorio.com.br) e conferir os benefícios disponíveis.  As vantagens são válidas apenas para os usuários cadastrados e logados no app Giro. As informações e regulamentos estão disponíveis em: https://giro.metrorio.com.br/vantagens. Lembrando que é necessário apresentar o cartão Giro junto ao ingresso físico na entrada das atrações.


  • 19/01/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio no feriado de São Sebastião e fim de semana

    Nesta sexta-feira (20/01), feriado de São Sebastião, o MetrôRio funcionará das 7h às 23h, como de praxe nos feriados. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental - Gávea e Botafogo -Gávea) também vão operar em esquema de feriado, das 7h às 22h30.  

    Já o Posto de Gratuidade, na estação Central, não terá expediente nesta sexta. O espaço voltará a abrir as portas na segunda-feira (23/01).
    No sábado e no domingo (21 e 22/01), a operação acontece nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. No domingo, porém, a concessionária vai estender o horário de operação nas estações Central e Praça Onze até meia-noite para atender aos clientes que vão participar ou assistir os ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. O objetivo da concessionária é oferecer mais comodidade e facilidade aos passageiros.  

    As demais estações do sistema metroviário fecharão as portas normalmente, às 23h, como de praxe aos domingos, e depois desse horário, só funcionarão para desembarque. 
    No sábado e no domingo, a transferência entre as linhas 1 e 2 também será realizada na estação Estácio. O Metrô na Superfície vai operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.
     
    Horários de funcionamento do metrô no feriado e no fim de semana
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4
    Sexta-feira (20/01): das 7h às 23h 
    Sábado (21/01): das 5h à meia-noite 
    Domingo (22/01): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque nas estações Central e Praça Onze até meia-noite.  
     
    Transferência entre as linhas 1 e 2  

    Sexta (21/01), sábado (22/01), domingo (23/01): na Estação Estácio 
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Sexta (21/01) e domingo (23/01): das 7h às 22h30  
    Sábado (22/01): das 5h às 23h30


  • 12/01/2023

    MetrôRio estende horário de funcionamento para ensaios na Sapucaí aos domingos

    Estações Central e Praça Onze funcionarão até meia-noite 

    A partir deste fim de semana, o MetrôRio vai estender o horário de operação nas estações Central e Praça Onze aos domingos de ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí até meia-noite. O objetivo da concessionária é oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes.  

    As demais estações do sistema metroviário fecharão as portas normalmente, às 23h, como de praxe aos domingos, e depois desse horário, só funcionarão para desembarque. 

    Aos sábados de ensaios no Sambódromo, o funcionamento do sistema será mantido, das 5h à meia-noite. 

    Programação dos ensaios

    Sábados: as escolas da Série Ouro iniciam as apresentações às 19h, com previsão de término às 23h30. 
    Domingos: as apresentações do Grupo Especial começam por volta das 20h, com término previsto para as 23h30. 


  • 12/01/2023

    Clientes do cartão Giro do MetrôRio vão ganhar descontos em aplicativo de delivery de bebida

    Parceria do Giro oferece cupom de até 25% de desconto para pedidos no Zé Delivery para quem fizer recargas pelo app ou site da concessionária  
     
    O verão é a hora certa para pedir uma boa bebida sempre gelada. O MetrôRio acaba de fechar uma parceria inédita com o Zé Delivery. Com isso, os clientes do cartão Giro cadastrados podem aproveitar o benefício para fazer um pedido pelo aplicativo do Zé Delivery.  
     
    Quem fizer uma recarga de quatro ou mais passagens, pelo site (giro.metrorio.com.br) ou aplicativo Giro MetrôRio irá ganhar 25% de desconto para o primeiro pedido no aplicativo de entrega de bebidas ou 10% off para compras de bebida feitas por usuários já cadastrados no Zé Delivery. O voucher é válido para compras a partir de R$ 60.     
      
    A dinâmica será a seguinte: ao fazer a recarga, o cliente Giro recebe um cupom promocional por e-mail para inserir no carrinho ao finalizar a compra no app do Zé Delivery. O ticket promocional dará desconto limitado a R$ 18 no primeiro pedido feito na plataforma de entregas. Já para quem também já é cliente antigo do serviço de entrega de bebidas, o desconto é limitado a R$ 8. O bônus será válido para uma recarga por CPF.   
      
    O cupom é cumulativo com promoções sazonais dos produtos disponíveis na plataforma de delivery, porém, eles não contemplam o pagamento de taxas de entrega e serviço. Ele deve ser aplicado durante a realização do pedido para validação do desconto e utilizado em até 30 dias após o recebimento. A venda e consumo de bebidas alcoólicas são proibidas para menores.  
      
    As condições da promoção estão disponíveis em: https://giro.metrorio.com.br/vantagens/zedelivery  
      
    Como ser cliente Giro?         
      
    Quem ainda não tem o cartão Giro pode adquiri-lo em uma das bilheterias ou máquinas de autoatendimento nas 41 estações do MetrôRio. Com o cartão em mãos, o cliente pode se cadastrar por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou do site giro.metrorio.com.br e começar a receber seus benefícios após as recargas realizadas.        
     
    Para aproveitar todos os benefícios das parcerias do Cartão Giro, basta entrar no aplicativo ou site do Giro (giro.metrorio.com.br), fazer o login e clicar no botão de acesso ao site de venda de ingressos dos eventos. A vantagem é válida apenas para os usuários cadastrados e logados no app Giro. As informações sobre os benefícios e os seus regulamentos estão disponíveis em: https://giro.metrorio.com.br/vantagens. Lembrando que é necessário apresentar o cartão Giro junto ao ingresso físico na entrada das atrações.


  • 12/01/2023

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Flamengo e Audax Rio pelo Campeonato Carioca no Maracanã nesta quinta-feira (12/01)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões antes da ida ao estádio ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas   
      
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Flamengo e Audax Rio, que acontece nesta quinta-feira (12/01), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela estreia do Campeonato Carioca.  
     
    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da Linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Ou seja, essas duas estações ficarão abertas até meia-noite e trinta. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.          
     
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.        
      
    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).      
     
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.          
      
    Estações indicadas     
     
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.       
      
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).               
      
    Cartão Giro e pagamento por aproximação  
     
    O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem com antecedência, antecipando também o bilhete de volta para facilitar o embarque no sistema. Quem possui o Giro, cartão de passagem do MetrôRio, pode realizar recargas no site (giro.metrorio.com.br/) ou no aplicativo Giro MetrôRio. Os clientes também podem usar seus cartões Visa, Mastercard e Elo, inclusive em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação direto na catraca. 


  • 03/01/2023

    MetrôRio registra 188 mil embarques de passageiros durante a operação de réveillon

    Estação de maior movimento foi Cardeal Arcoverde, com 45 mil entradas no sistema na volta da festa da virada  

    O MetrôRio registrou 188 mil embarques de passageiros no sistema durante a operação de réveillon 2023, sendo 97 mil na ida e 91 mil na volta da festa da virada em Copacabana. A concessionária vendeu 142 mil bilhetes.   
      
    As estações de maior movimento na ida ao evento foram Central, com 10,6 mil embarques; seguida por Pavuna (10,5 mil embarques) e Jardim Oceânico (9,3 mil embarques).   
     
    Na volta para casa, a estação com mais registro de passageiros foi Cardeal Arcoverde, com 45 mil embarques. A maior movimentação registrada na estação foi entre 1h e 2h da madrugada do dia 01/01, com 19 mil embarques.      

    A operação especial de réveillon do MetrôRio teve início às 19h do dia 31/12 e encerramento às 5h de 01/01. Para isso, a concessionária reforçou o quadro de funcionários e contou com orientadores de fluxo prestando informações à população. Além disso, houve apoio da Polícia Militar e vigilância permanente.


  • 27/12/2022

    MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o réveillon 2023

    Embarque no sistema só será permitido para quem estiver com o cartão especial

    O MetrôRio montou uma operação especial de réveillon que começa das 19h do dia 31/12 e vai até as 5h de 01/01. Nesse período, o cliente só utiliza o sistema usando o cartão especial. Para a operação de réveillon, a concessionária reforçará o quadro de funcionários no sistema metroviário e contará com orientadores de fluxo, para prestarem informações à população. Além disso, terá apoio da Polícia Militar e vigilância permanente.  

    Os cartões especiais podem ser comprados até o dia 31 de dezembro (ou até que se esgotem) nas bilheterias da estação Carioca. A recomendação da concessionária é que os clientes se planejem para comprar os bilhetes com antecedência para evitar filas e o possível esgotamento.

    No dia 31/12, a partir das 19h, quando começar a Operação Especial de Réveillon, não serão aceitos os cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais (Bilhete Único e Vale-Transporte) nem pagamento por aproximação (NFC). Ou seja, esses cartões poderão ser utilizados somente até as 18h59, com exceção das estações Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana e General Osório/Ipanema, onde todos esses meios de pagamentos serão aceitos até meia-noite para que os moradores e trabalhadores dessa região possam se deslocar de metrô neste período.

    Às 5h da manhã do dia 01/01, a operação especial de réveillon se encerra e todos os cartões do MetrôRio, o Riocard e o pagamento por aproximação voltarão a valer em todas as 41 estações.

    Durante todo o dia 31 e na operação especial de réveillon, das 5h do dia 31/12 às 7h de 01/01, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna a General Osório/Ipanema. As linhas 1 e 4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Até meia-noite, todas as estações permanecerão abertas para embarque e desembarque, com exceção da Cardeal Arcoverde/Copacabana, que funcionará apenas para desembarque, entre 19h e meia-noite, por questão de logística e segurança em função do grande fluxo de clientes que vão utilizar a estação para o evento.

    Da meia-noite até as 5h de 01/01, somente as estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca permanecerão abertas para embarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque.    

    A transferência entre as linhas 1 e 2, de meia-noite às 5h, será feita nas estações do trecho compartilhado (entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema). Devido à logística de troca de plataformas para transferência na estação General Osório/Ipanema, a empresa recomenda que o cliente realize a transferência no trecho entre Central do Brasil/Centro e Cantagalo/Copacabana.    

    Já no dia 01/01, o funcionamento das estações será das 7h às 23h, com exceção de Cidade Nova, Praça Onze, Saara/Presidente Vargas, Uruguaiana/Centro e Catete, que permanecerão fechadas. Estas estações vão reabrir às 5h do dia 02/01.

    No dia 01 (domingo), a partir das 07h, a transferência entre as linhas 1 e 2, será feita na estação Estácio. A concessionária reforça que, para a segurança de todos, não será permitido o transporte de grandes volumes.  

    Integrações

    No dia 31/12, as integrações tarifárias (ônibus, BRT e vans) com o metrô serão encerradas às 19h. A partir desse horário, o acesso às estações do sistema metroviário será possível somente com o uso do cartão especial de réveillon.    

    Metrô na Superfície

    No dia 31/12, as últimas partidas das estações Botafogo, Antero de Quental e Gávea serão às 18h. No dia 01/01, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado das 7h às 23h.    

    Horários de embarque no réveillon

    Das 19h às 20h – cartão verde-claro (ida) e verde-escuro (ida e volta);    

    Das 20h às 21h – cartão azul-claro (ida) e cartão azul-escuro (ida e volta);    

    Das 21h às 22h – cartão rosa-claro (ida) e cartão rosa-escuro (ida e volta);      

    Das 22h às 23h – cartão amarelo (ida) e cartão laranja (ida e volta);  

    Das 23h à meia-noite – cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);    

    Da meia-noite às 5h – cartão cinza (volta).    

    Gratuidades

    Pessoas com deficiência (PCD), menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar nas catracas um documento oficial comprobatório para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Quem tiver dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.


  • 20/12/2022

    MetrôRio recebe ações de Natal promovidas pelo Grupo Bradesco Seguros

    Estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca ganha decoração especial e diversas atrações natalinas  
     
    Até a próxima sexta-feira (23/12), a estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca do MetrôRio recebe uma decoração especial e ações natalinas promovidas pelo Grupo Bradesco Seguros, que também enfeitará a Avenida Armando Lombardi nos sentidos Barra e Zona Sul.  
     
    A iniciativa contará com apresentação do Coral All Music, formado por jovens solistas, acompanhados por um Papai Noel cantor; do Quarteto Dixie, composto por trompetistas e outros profissionais carismáticos; além do saxofonista Felipe Miranda, que tocará diversas canções de Natal para animar os passageiros. Haverá ainda a presença de Papai e Mamãe Noel, que ficarão disponíveis para tirar fotos com crianças e adultos que passarem pelo local.   
     
    O projeto é realizado Grupo Bradesco Seguros em parceria com a Eletromidia e com o MetrôRio e tem conceito criativo assinado pela AlmapBBDO. O objetivo da ação é reforçar ainda mais a proximidade do Grupo Bradesco com o Rio de Janeiro, estimulando a consciência da população em torno da proteção. 
     
    Confira a programação (sujeita à alteração): 
     
    19/12 
    Das 17h às 18h: Coral All Music 
    Das 18h às 18h45: Mamãe Noel 
    Das 19h às 20h: Coral All Music 
     
    20/12 
    Das 17h às 18h: Coral All Music 
    Das 18h às 18h45: Papai Noel 
    Das 19h às 20h: Coral All Music 
     
    21/12 
    Das 17h às 18h: Coral All Music 
    Das 18h às 18h45: Mamãe Noel 
    Das 19h às 20h: Coral All Music 
     
    22/12 
    Das 17h às 18h: Quarteto Dixie 
    Das 18h às 18h45: Papai Noel 
    Das 19h às 20h: Quarteto Dixie 
     
    23/12 
    Das 17h às 18h: Quarteto Dixie 
    Das 18h às 18h45: Papai Noel 
    Das 19h às 20h: Quarteto Dixie