×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 16/12/2022

    MetrôRio terá alterações no MNS em Botafogo neste fim de semana (17 e 18/12)

    A concessionária orienta aos seus clientes que priorizem os meios digitais para recargas e pagamento, como o aplicativo e site do cartão Giro (giro.metrorio.com.br) ou método por aproximação NFC
     
    O MetrôRio terá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela neste fim de semana (17 e 18/12). O trajeto da linha do MNShttp://giro.metrorio.com.br será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de domingo.        
     
    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 5h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.  
     
    O metrô vai funcionar normalmente, como de praxe aos fins de semana, com transferência na estação Estácio. Nos dois dias, a transferência entre as linhas 1 e 2 será na estação Estácio. Já o Metrô na Superfície vai operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.  
     
    Vale lembrar que, neste fim de semana, a concessionária também estará com a Operação Verão em curso, que vai reforçar o efetivo das equipes das estações e de segurança, além de aumentar a oferta de trens nos dias e horários com mais buscas pelos serviços da concessionária. O planejamento acontece durante todo o período mais quente do ano.
     
    Regras de embarque
     
    Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas devem ser transportadas no último carro da composição. O mesmo acontece com as pranchas, que devem ser levadas dentro de capa apropriada. Lembrando que clientes do MetrôRio podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição. 
     
    Já quanto ao transporte de grandes volumes, o tamanho limite nos trens e estações é de 40 cm de largura e 45 cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo nem caixas de isopor.   
     
    Também não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. É proibido ainda embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho, além de ingerir bebida alcoólica.   
     
    Normas para bom uso do sistema
     
    Outra questão importante é o respeito às normas e regras de segurança do metrô para evitar mau comportamento nas estações e nos trens, como por exemplo: o ato de urinar nas estações; o desrespeito aos assentos preferenciais, às mensagens de segurança e à atuação dos agentes; a ingestão de bebida alcoólica e o descarte irregular de lixo que acaba afetando a rotina de todos os passageiros, além de atrasos nas viagens. Por isso, o MetrôRio pede a colaboração dos clientes para garantir o conforto de todos e o bom uso dos espaços no sistema metroviário.   
     
    A concessionária alerta também os passageiros sobre a atuação de ambulantes e lembra que a comercialização de mercadorias é proibida dentro das composições, conforme determinam a Lei Federal nº 6.149/74, Decreto nº 2.522/79 e a Resolução nº 1.264/2017, da Secretaria de Estado de Transportes.   
     
    Quanto às apresentações nos vagões, é importante ressaltar que o MetrôRio cumpre uma decisão judicial que não permite as exibições no interior dos trens para evitar acidentes e problemas na operação. Os agentes da concessionária orientam os artistas sobre a legislação e solicitam a saída em caso de descumprimento da lei. Como alternativa, foi criado o Palco Carioca, espaços reservados para as exibições musicais nas estações do MetrôRio.   
     
    SERVIÇO
     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4
    Sábado (17/12): das 5h à meia-noite  
    Domingo (18/12): das 7h às 23h  
     
    Transferência entre as linhas 1 e 2
    Sábado (17/12) e domingo (18/12): na Estação Estácio    
     
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
    Sábado (17/12): das 5h às 23h30  
    Domingo (18/12): das 7h às 22h30


  • 12/12/2022

    MetrôRio inicia venda de cartões especiais para o réveillon 2023

    Bilhetes podem ser adquiridos, a partir desta segunda-feira (12/12), em quatro estações e serão obrigatórios para acesso ao sistema na noite do dia 31/12 
       
    O MetrôRio começou a vender, nesta segunda-feira (12/12), os cartões especiais para o réveillon de 2023. O público poderá fazer a compra dos bilhetes em quatro estações (Pavuna, Central/Centro, Carioca/ Centro e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca) até o dia 25/12, das 10h às 21h. A partir do dia 26/12, eles serão vendidos somente na bilheteria especial da estação Carioca/Centro, também das 10h às 21h. No dia 31, porém, as vendas serão encerradas às 19h ou antes, caso se esgotem os cartões. Só poderão embarcar no sistema na noite do dia 31 os passageiros que tiverem o cartão especial. 
       
    Em sua 23ª edição, a operação especial de réveillon do MetrôRio garante o deslocamento de forma rápida e segura para quem vai à festa de virada de ano na Praia de Copacabana. Para a ida, os clientes poderão escolher cinco faixas de horário: 19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h; 22h às 23h; e 23h à meia-noite, no ato da compra. Já na volta, o embarque acontece sem horário fixo, da meia-noite até as 5h do dia 01/01. A concessionária recomenda que os clientes deem preferência à estação Siqueira Campos/Copacabana, para reduzir filas na ida e na volta da festa.   
      
    O MetrôRio orienta também que os clientes se planejem para comprar os cartões com antecedência, preferencialmente, na primeira etapa das vendas, já que os bilhetes especiais podem se esgotar rapidamente. O cartão de ida e volta será vendido por R$ 13. Já os cartões somente de ida ou de volta custarão R$ 6,50, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio.    
      
    A compra dos bilhetes especiais pode ser efetuada em dinheiro ou em cartões de crédito e débito, nas bilheterias que já funcionam com este tipo de pagamento (Central/Centro e Pavuna), nos guichês sinalizados. Em Jardim Oceânico/Barra da Tijuca e Carioca/Centro, a venda será feita somente em dinheiro.    
      
    A partir do dia 26, a bilheteria especial da estação Carioca/Centro também aceitará pagamento em débito e crédito. Cada cliente tem o limite de compra de até 10 cartões. Os bilhetes poderão ser usados apenas durante a noite de réveillon, não havendo reembolso depois. 
      
    No dia 31/12, a partir das 19h, não serão aceitos os cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais (Bilhete Único e Vale-Transporte) nem pagamento por aproximação (NFC). Ou seja, esses cartões poderão ser utilizados somente até as 18h59. Eles voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro, juntamente com a reabertura para embarques das estações, que neste dia funcionarão em horário de feriado. 
      
    Gratuidades 
       
    Pessoas com deficiência (PCD), menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar nas catracas um documento oficial comprobatório para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Quem tiver dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.  
       
    Operação especial de réveillon 
      
    O MetrôRio montou uma operação especial de réveillon que começa das 19h do dia 31/12 às 5h de 01/01. Nesse período, o cliente só utiliza o sistema usando o cartão especial. Para a operação especial, a concessionária reforçará o quadro de funcionários no sistema metroviário e contará com orientadores de fluxo, para prestarem informações à população. Além disso, terá apoio da Polícia Militar e vigilância permanente. 


  • 25/11/2022

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para a 27ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, na Praia de Copacabana

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões antes da ida e volta ao evento ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas

    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento, neste domingo (27/11), quando acontece a 27ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, na Praia de Copacabana. A operação metroviária será realizada das 7h às 23h, como de praxe aos domingos, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio.  

    Para quem vai ao evento em Copacabana, o MetrôRio orienta que o desembarque na ida seja feito pela estação Cantagalo/Copacabana e o embarque no retorno do evento seja feito pela estação Cardeal Arcoverde/Copacabana. Haverá reforço do efetivo de segurança e de operadores nas duas estações de Copacabana.      

    Em Cantagalo/Copacabana, o acesso A (Rua Miguel Lemos) funcionará normalmente para embarque e desembarque. Já em Cardeal Arcoverde/Copacabana, os usuários podem usar o acesso A (Praça Cardeal Arcoverde) para entrada e o acesso B (Rua Tonelero) para a saída da estação durante a operação. 

    No sábado (26/11), o metrô funcionará das 5h à meia-noite, como já acontece no horário regular de fim de semana. A transferência entre as linhas 1 e 2 também será na estação Estácio.  

    Já as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (26/11); e das 7h às 22h30 no domingo (27/11), com seu trajeto normal. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo.  

    A concessionária recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.

    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação.

    SERVIÇO  

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4
    Sábado (26/11): das 5h à meia-noite  
    Domingo (27/11): das 7h às 23h  

    Transferência entre as linhas 1 e 2
    Sábado (26/11) e domingo (27/11): na Estação Estácio    

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
    Sábado (26/11): das 5h às 23h30  
    Domingo (27/11): das 7h às 22h30


  • 24/11/2022

    Funcionários do MetrôRio vão ao Hemorio em apoio à campanha Copa da Solidariedade

    Objetivo é incentivar a doação no período em que o banco de coleta costuma registrar queda
     
    Em clima de Copa do Mundo, o MetrôRio entra em campo no time da solidariedade. Nesta quarta-feira (23/11), um grupo de funcionários da concessionária participou da campanha de doação de sangue na sede do Hemorio, batizada de Copa da Solidariedade. A mobilização busca estimular a doação e reforçar os estoques em celebração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25/11. 
     
    Com a ação, os voluntários também esperam chamar a atenção para a importância da doação e mobilizar os passageiros do metrô a participarem da iniciativa. Segundo o Hemorio, desde o início do ano, houve uma queda nas doações de sangue em relação ao mesmo período de 2021, afetando o abastecimento das principais unidades hospitalares do estado.
     
    O MetrôRio, em parceria com o instituto de hemoterapia, também vai disponibilizar, nos dias 29/11, 30/11 e 01/12, 500 passagens para eventuais doadores de sangue. Os cartões unitários de embarque poderão ser retirados no ponto de coleta instalado no Largo da Carioca, por ordem de chegada, ao iniciar os procedimentos para doação. Os bilhetes terão validade enquanto durar a campanha.
     
    O objetivo da parceria entre o MetrôRio e o Hemorio é facilitar o transporte dos voluntários, reforçando o estoque do banco do instituto de hemoterapia. 
     
    Nesta edição, o Hemorio terá a cantora Luisa Sonza como embaixadora oficial da campanha Copa da Solidariedade. A ação vai ocorrer em sintonia com a Semana da Saúde, maior evento de saúde pública do Estado, e vai contar com uma grande estrutura para coleta montada no Largo da Carioca nos dias 29/11, 30/11 e 01/12.
     
    Para chegar no Largo da Carioca, os voluntários podem desembarcar na própria estação Carioca/Centro.
     
    SERVIÇO
    Ação: Dia Nacional do Doador de Sangue 
    Data:  29/11, 30/11 e 01/12
    Local: Largo da Carioca 
    Retirada dos bilhetes: Por ordem de chegada, ao iniciar os procedimentos de doação de sangue, a critério do Hemorio.


  • 22/11/2022

    Como apoio à campanha Copa da Solidariedade do Hemorio, MetrôRio oferece 500 passagens para doadores de sangue

    Objetivo é incentivar a doação no período em que o banco de coleta costuma registrar queda
     
    Em clima de Copa do Mundo, o MetrôRio vai entrar em campo no time da solidariedade: a concessionária, em parceria com o Hemorio, disponibiliza, a partir desta terça-feira (22/11), 500 passagens para eventuais doadores de sangue. Os cartões unitários de embarque poderão ser retirados no próprio instituto ou no ponto de coleta instalado no Largo da Carioca, por ordem de chegada, ao iniciar os procedimentos para doação. Os bilhetes terão validade enquanto durar a campanha.
     
    O objetivo da parceria entre o MetrôRio e o Hemorio é facilitar o transporte dos voluntários, reforçando o estoque do banco do instituto de hemoterapia durante o período de férias e comemorações de fim de ano, que registram redução no número de doadores.
     
    Além disso, um grupo de funcionários da concessionária vai participar, no dia 23 de novembro, da campanha de doação na sede do Hemorio, em apoio à data. Com a ação, os voluntários também esperam chamar a atenção para a importância da doação e mobilizar os passageiros do metrô.
     
    A iniciativa faz parte da campanha Copa da Solidariedade, mobilização que tem o objetivo de estimular a doação de sangue para reforçar os estoques em celebração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25/11. Nesta edição, o Hemorio terá a cantora Luisa Sonza como embaixadora oficial da campanha. Segundo o Hemorio, desde o início do ano, houve uma queda nas doações de sangue em relação ao mesmo período de 2021, afetando o abastecimento das principais unidades hospitalares do estado.
     
    A ação vai ocorrer em sintonia com a Semana da Saúde, maior evento de saúde pública do Estado, e vai contar com uma grande estrutura para coleta montada no Largo da Carioca entre os dias 29/11, 30/11 e 01/12.
     
    Para chegar ao Hemorio, os doadores podem descer na estação Central do Brasil/Centro do metrô e utilizar o acesso D (Praça da República). O instituto fica na Rua Frei Caneca, número 8, próximo ao Hospital Municipal Souza Aguiar, e funciona todos os dias, das 7h às 18h. Já no Largo da Carioca, os voluntários podem desembarcar na própria estação Carioca/Centro.
     
    SERVIÇO
     
    Ação: Dia Nacional do Doador de Sangue  
    Data: 21/11 a 01/12
    Locais: Hemorio - Rua Frei Caneca, 8, próximo ao Hospital Municipal Souza Aguiar. O funcionamento é das 7h às 18h e Largo da Carioca (somente entre 29/11 e 01/12)
    Retirada dos bilhetes: Por ordem de chegada, a partir do dia 22/11, ao iniciar os procedimentos de doação de sangue, a critério do Hemorio


  • 20/11/2022

    Consciência Negra: MetrôRio lança campanha "Cancele o racismo e embarque nessa causa"

    Estação de Copacabana ganha túnel com mensagens de reflexão sobre o assunto, que também serão veiculadas em painéis e TVs dos trens 
      
    No mês da Consciência Negra, com data celebrada neste domingo (20/11), o MetrôRio lança uma campanha contra o preconceito. Batizada de "Cancele o racismo e embarque nessa causa”, a iniciativa busca promover a conscientização e chamar a atenção dos clientes sobre a luta contra qualquer discurso discriminatório, que deve ser abraçada por todos.  
      
    Até o dia 30/11, mensagens de reflexão sobre o assunto serão veiculadas nos totens eletrônicos e nos áudios das estações e nas TVs dos trens da concessionária. Frases como "O racismo só é invisível pra quem não sente na pele o preconceito" e "Quanto mais a gente falar de racismo, menos força ele terá" ficarão espalhadas pelo sistema. Na estação Cardeal Arcoverde/Copacabana, os passageiros que cruzarem o túnel de acesso ao embarque poderão conferir um grande painel com textos de apoio ao movimento.  
      
    A campanha, assinada pela agência Sides e apoiada pela Eletromidia, também segue nas redes sociais do MetrôRio com as hashtags: #canceleoracismo #embarquenessacausa.  
      
    "O enfrentamento ao racismo é uma luta diária que deve ser abraçada por todos. Em uma sociedade ainda tão desigual, ações como essa reforçam a importância do assunto e levam à reflexão sobre o quanto ainda é preciso avançar. Queremos mobilizar nossos passageiros, assim como fazemos diariamente dentro da empresa com iniciativas de diversidade e inclusão", afirma Guilherme Ramalho, Presidente do MetrôRio.  
      
    No enfrentamento à discriminação, o MetrôRio conta com um programa interno de diversidade e inclusão, que é baseado em quatro pilares: “gênero”, “raça”, “LGBTQIA+” e “pessoas com deficiência”. Além de ser signatária de fóruns e iniciativas empresariais que lutam pela diversidade, a empresa já reúne importantes ferramentas como o recrutamento às cegas. Também criou um programa de mentoria para negros e negras em busca do desenvolvimento de suas carreiras. 


  • 17/11/2022

    Estações do MetrôRio recebem exposição comemorativa ao Dia Mundial da Filosofia

    Acervo ficará disponível nas estações Carioca/Centro e Uruguai/Tijuca entre os dias 17 e 30/11  
         
    Para comemorar o Dia Mundial da Filosofia, celebrado em 17/11, as estações Carioca/Centro e Uruguai/Tijuca do MetrôRio recebem este mês a exposição "O Visível do Invisível", produzida pela organização internacional filosófica Nova Acrópole. A mostra, que acontece entre os dias 17 e 30 de novembro, é composta por dez fotografias, divididas em cinco painéis em frente e verso em cada estação, apresentando imagens de diferentes tipos de interação e convivência do ser humano em relação às suas condições plenas de valores, virtudes e sabedoria. 
       
    A exposição relaciona os conceitos da filosofia às fotografias do cotidiano produzidas pelos voluntários da Nova Acrópole.  
       
    As obras podem ser vistas de segunda a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos, das 7h às 23h. Na estação Carioca/Centro, a exposição será montada no acesso C. Já na estação Uruguai/Tijuca, os painéis serão exibidos no acesso D, próximo à Rua José Higino.  
       
    Os voluntários das cinco sedes da instituição no Rio de Janeiro serão os curadores da exposição. O material educativo poderá ser acessado por meio de um QR Code, disponível no site diamundialdafilosofia.com.br.  
       
    “A iniciativa tem o objetivo de aproximar o carioca da filosofia, além de oportunizar o contato com os diferentes símbolos do dia a dia”, explica a diretora da Nova Acrópole Tijuca, Tarcila Peruzzo.  
       
    Sobre a Nova Acrópole  
       
    A Nova Acrópole é uma organização internacional filosófica, fundada em 1957, e hoje presente em 60 países, dedicada a desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado. Com seu Curso Filosofia para Viver, adaptado a mais de 30 idiomas e sem qualquer distinção de idade, condição social, posição política ou religiosa, tem beneficiado milhares de pessoas em todo o mundo que buscam se conhecer, desenvolver-se e contribuir com a criação de um mundo melhor.  
       
    SERVIÇO  
       
    Exposição “O Visível do Invisível”  
    Data: 17 a 30 de novembro   
    Horários: de segunda a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos, das 7h às 23h  
    Locais: acesso C da estação Carioca/Centro; e acesso D da Uruguai/Tijuca (próximo à Rua José Higino)  
    Mais informações sobre o Dia Mundial da Filosofia em: https://linktr.ee/novaacropolebrasilsul 


  • 11/11/2022

    Funcionamento do MetrôRio para comemoração do Flamengo no Centro e provas do Enem neste domingo (13/11) e também feriado de Proclamação da República (15/11)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 
      
     
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento neste domingo (13/11), quando ocorrem as provas do Enem 2022 e a comemoração do Flamengo pelos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil na temporada deste ano. A operação metroviária será realizada das 7h às 23h, como de praxe aos domingos, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio.  
     
    A concessionária vai ampliar a oferta de trens, conforme aumento de clientes no sistema, já que o desfile do time rubro-negro está previsto para acontecer a partir das 9h; e o Exame Nacional do Ensino Médio terá fechamento dos portões dos locais de prova às 13h.   
     
    Lembrando que os estudantes que participarão do Enem 2022 terão gratuidade no sistema metroviário. A ação é uma parceria do MetrôRio com a universidade Estácio e a empresa Bic, idealizada pela instituição juntamente com a Eletromidia e Artplan. Para embarcar gratuitamente no sistema metroviário, os alunos terão que apresentar a um colaborador da concessionária, na catraca, o comprovante de inscrição do Enem 2022 e um documento de identidade com foto. A iniciativa não é extensiva às integrações do Metrô na Superfície (MNS).   
     
    Para quem vai à celebração do time do Flamengo no Centro do Rio, o MetrôRio orienta que o embarque e o desembarque sejam feitos pela estação Carioca. O acesso C dessa estação (Convento), que aos domingos fica fechado, será aberto para facilitar o desembarque dos clientes. Por questões operacionais, a estação Cinelândia funcionará apenas para desembarque. 
     
    Devido à grande movimentação de clientes, a orientação é que os passageiros evitem embarcar com pranchas e bicicletas neste período. Para as pessoas que vão acompanhar a festa flamenguista, a recomendação é que comprem e recarreguem seus cartões de passagem com antecedência, antecipando também o bilhete de volta para facilitar o embarque no sistema. 
     
    Funcionamento do metrô no feriado prolongado de Proclamação da República 
     
    Na segunda-feira (14/11), véspera de feriado, o funcionamento do sistema será das 5h à meia-noite, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho compartilhado entre Botafogo e Central. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) também vão operar normalmente, das 5h às 23h30, com seu trajeto de rotina. 
     
    Já na terça-feira (15/11), feriado de Proclamação da República, a operação será das 7h às 23h, como de praxe nos feriados, e com transferência na Estação Estácio. 
     
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental/Leblon - Gávea e Botafogo - Gávea) também vão operar em esquema de feriado, das 7h às 22h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.   
     
    O Posto de Gratuidade, na estação Central, por sua vez, não terá expediente na terça-feira de feriado. O espaço voltará a abrir as portas na quarta-feira (16/11).  
     
    Horários de funcionamento do metrô no feriado prolongado 
     
    SERVIÇO 
     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 
     
    Sábado (12/11): das 5h à meia-noite 
    Domingo (13/11) e terça-feira de feriado (15/11): das 7h às 23h 
    Segunda-feira (14/11): das 5h à meia-noite   
     
    Transferência entre as linhas 1 e 2 
    Sábado (12/11), domingo (13/11) e terça-feira de feriado (15/11): na Estação Estácio   
    Segunda-feira (14/11): nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo e Central) 
     
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 
    Sábado (12/11) e segunda-feira (14/11): das 5h às 23h30  
    Domingo (13/11) e terça-feira de feriado (15/11): das 7h às 22h30 
     
     
    Embarque gratuito de estudantes do Enem no metrô 
    Data: domingo (13/11) 
    Horários: das 8h30 às 13h (ida) e das 15h às 20h (retorno) 


  • 09/11/2022

    Estudantes que participarão do Enem terão gratuidade no metrô nos dias de prova

    Alunos devem apresentar comprovante de inscrição do exame deste ano e documento de identidade com foto  
     
    Nos próximos domingos (13 e 20/11), os estudantes que participarão do Enem 2022 terão gratuidade no sistema metroviário do Rio de Janeiro para chegarem aos locais de provas. Com a mensagem “Brilha no Enem”, a ação é uma parceria do MetrôRio com a universidade Estácio e a empresa Bic, idealizada pela instituição juntamente com a Eletromidia e Artplan. O objetivo do movimento é ajudar os alunos custeando as passagens de ida e volta nos dias do Exame Nacional do Ensino Médio. 
     
    Para embarcar gratuitamente no sistema metroviário, os estudantes terão que apresentar a um colaborador da concessionária, na catraca, o comprovante de inscrição do Enem 2022 e um documento de identidade com foto. A iniciativa não é extensiva às integrações do Metrô na Superfície (MNS). 
     
    Além das gratuidades, os organizadores da ação farão diversas ativações no metrô para motivar e encorajar os alunos antes das provas. 
     
    SERVIÇO  
     
    Horários de funcionamento do metrô nos domingos de provas do Enem  
     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 
    Domingo (13/11) e domingo (20/11): das 7h às 23h 


  • 04/11/2022

    MetrôRio terá alterações no MNS em Botafogo neste fim de semana (05 e 06/11)

    Para jogo no Maracanã, concessionária orienta aos clientes que carregarem seus cartões com antecedência ou utilizarem pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas   
       
    O MetrôRio terá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela neste fim de semana (05 e 06/11). O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo/Coca-Cola), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo/Coca-Cola, até o fim da operação de domingo.        
     
    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo/Coca-Cola terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 5h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.     
     
    O metrô vai funcionar normalmente, como de praxe aos fins de semana, com transferência na estação Estácio. Nos dois dias, a transferência entre as linhas 1 e 2 será na estação Estácio. Já o Metrô na Superfície vai operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.  
      
    Funcionamento do metrô para jogo de futebol no Maracanã no sábado 
     
    No sábado (05/11), acontece a partida entre Fluminense e São Paulo, a partir das 16h30, no Maracanã. O jogo é válido pelo Campeonato Brasileiro, na temporada de 2022. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.   
      
    A concessionária sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).    
      
    A concessionária orienta aos seus clientes que priorizem os meios digitais para recargas e pagamento, como o aplicativo e site do cartão Giro (giro.metrorio.com.br) ou método por aproximação NFC.