×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 24/02/2023

    Desfile das Campeãs: MetrôRio funcionará 24 horas neste fim de semana

    Trens vão circular sem interrupção das 5h de sábado (25/02) até as 23h de domingo (26/02)   
      
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento neste fim de semana, quando acontecerão os desfiles das escolas de samba campeãs na Marquês de Sapucaí e dos últimos blocos do carnaval 2023. O serviço metroviário funcionará 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sábado (25/02) até as 23h de domingo (26/02) para atender aos clientes que vão assistir ou participar da festa no Sambódromo ou curtir a folia nas ruas.  
      
    No fim de semana de Desfile das Campeãs, os trens da Linha 2 também farão o trajeto entre Pavuna e General Osório/Ipanema, sem necessidade de transferência na estação Estácio. As linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A integração entre as linhas poderá ser feita entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.    
      
    O metrô é a melhor opção para quem vai assistir aos desfiles na avenida do samba e participar dos shows no Terreirão do Samba. Quem tiver ingresso para os setores do lado ímpar da Sapucaí ou for desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício “Balança, Mas Não Cai” ou vão ao Terreirão devem desembarcar na estação Central do Brasil/Centro. Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os clientes com ingressos para os setores pares ou que irão sair nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios.   
      
    Funcionamento das estações do Centro e Zona Sul 
      
    Em função do grande fluxo de pessoas previstas nos desfiles de blocos de rua, as estações Uruguaiana/Centro, Carioca/Centro e Cinelândia/Centro terão funcionamento especial e contarão com grades de contenção para direcionar o público. A concessionária recomenda o uso da estação Carioca/Centro, que abrirá para embarque apenas pelo Largo da Carioca, onde haverá uma bilheteria externa especial. Já o desembarque para os clientes que vão sentido Zona Sul será pelo acesso C (Convento); e para quem seguir sentido Zona Norte, no acesso A (Rio Branco).              
      
    A estação Cinelândia/Centro terá horário de funcionamento diferenciado, das 6h às 20h. O único ponto de embarque será o acesso E (Presidente Wilson), e só poderá embarcar quem possuir cartão pré-adquirido. Já o desembarque será pelo acesso D (Odeon), ao longo da operação. Os demais acessos da estação permanecerão fechados no carnaval. Na estação Uruguaiana/Centro, apenas o acesso D (Presidente Vargas) ficará aberto para embarque e os acessos B (Senhor dos Passos) e C (Alfândega) para desembarque durante todo o fim de semana.      
      
    Já a estação Saara/Presidente Vargas, por sua vez, não abrirá neste fim de semana pós-carnaval. Como alternativa de embarque, as estações mais próximas são as estações Central (acesso A) e Uruguaiana (acesso D).   
      
    A estação Catete não abrirá neste fim de semana. Como alternativa de embarque, as estações mais próximas são: Glória (acesso B) e Largo do Machado (acesso A). As demais estações do sistema metroviário vão funcionar normalmente.      
      
     
    Funcionamento do Metrô na Superfície (MNS) 
      
    O Metrô na Superfície (MNS) opera das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.  No entanto, no domingo, haverá desvios do trajeto na região do Jardim Botânico por conta de interdições no trânsito devido aos desfiles de blocos de rua.       
      
    Jogo no Maracanã no sábado 
      
    No sábado (25/02), a partir das 16h, também acontece o jogo entre Fluminense e Portuguesa, às 16h, pelo Campeonato Carioca, na temporada de 2023. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.      
      
    A recomendação é que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.    
      
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).                 
      
    Compra de bilhetes e meios de pagamento 
      
    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard, além do Pic Pay, ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio.    
     
    SERVIÇO    
        
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4      
    Desfile das Campeãs: serviço sem interrupção, das 5h de sábado (25/02) até as 23h de domingo (26/02)      
        
    Estações indicadas para acesso à Sapucaí    
    Setores pares: Praça Onze | Setores ímpares: Central do Brasil/Centro    
        
    Transferência entre as linhas 1 e 2      
    Desfile das Campeãs: das 5h de sábado (25/02) até as 23h de domingo (26/02): entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema      
        
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea    
    Sábado (25/02): das 5h às 23h30  
    Domingo (26/02): das 7h às 22h30      


  • 17/02/2023

    MetrôRio e Empoderadas promovem ação para orientar mulheres contra violência neste carnaval

    Iniciativa faz parte da campanha de combate ao assédio e acontecerá nas estações Largo do Machado e Uruguaiana. A Carioca também recebeu a ação esta semana 
     
    O MetrôRio e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do programa Empoderadas, promovem uma ação no sistema metroviário para orientar as mulheres neste período de carnaval. A iniciativa faz parte da campanha de combate ao assédio e tem como objetivo a prevenção e enfrentamento à violência em locais de alta circulação, como nos transportes e nos blocos carnavalescos.   
      
    Nesta sexta-feira (17/02), as equipes do programa Empoderadas, criado por Érica Paes, circularão pela estação Largo do Machado, onde vão distribuir ventarolas aos passageiros com informações sobre o projeto e telefones para denúncia, além de oferecer orientações sobre violência contra mulheres.  
     
    Durante a atividade, as clientes do metrô também poderão tirar dúvidas sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou de abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual. As mulheres interessadas poderão ainda participar de um questionário. A pesquisa é realizada para identificar os casos de violência, traçar um perfil das vítimas e contribuir na elaboração de políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. 
     
    Na sexta-feira da próxima semana (24/02), será a vez da estação Uruguaiana/Centro receber a ação. Ontem (16/02), as equipes orientaram as clientes na estação Carioca/Centro.  


  • 16/02/2023

    MetrôRio lança campanha educativa ‘Embarque num carnaval de respeito’

    Ação institucional tem como objetivo estimular as boas práticas de comportamento dos passageiros durante o período de folia na cidade
     
     
    O MetrôRio lançou a campanha “Embarque num carnaval de respeito” para os passageiros entrarem no clima de folia sem esquecer as boas práticas de comportamento no sistema metroviário. A ação institucional de 2023 conta um jingle especial do bloco do metrô para embalar e conscientizar os clientes neste período. A marchinha conta com a voz de Evandro Malandro, intérprete da Grande Rio, que ganhou no ano passado o primeiro título da história da escola.  
      
    Além disso, vídeos e ilustrações espalhados pelas estações, trens, redes sociais e site do MetrôRio, dão recados sobre não jogar lixo no lixo, não ultrapassar a faixa amarela, não se envolver em brigas, jamais acessar a via, entre outras.   
     
    "A ideia da campanha é destacar as mensagens educativas de segurança e regras de convivência no metrô de forma leve e descontraída, sem perder o conteúdo. Por isso, buscamos inspiração nas famosas canções de carnaval. Contamos com a colaboração dos nossos clientes no cumprimento das boas práticas no sistema para que todos possam aproveitar os dias de folia com segurança e tranquilidade”, afirma Simone Pfeil, gerente de Comunicação e Marketing do MetrôRio. 
      
    O MetrôRio pede colaboração de todos e recomenda aos passageiros que priorizem os meios digitais para recargas e pagamento, como o aplicativo e site do cartão Giro (giro.metrorio.com.br) ou método por aproximação NFC, para agilizar o embarque no sistema. 
      
     
    Letra do jingle*
     
    Olha quem chegou 
    É o bloco do Metrô 
    É o bloco do Metrô 
    Que bonito, vamos sem demora 
    Eu vou de MetrôRio 24h! 
      
    Alalaô 
    carnaval é pra curtir! 
    Sem brigas, só amor 
      
    Respeito eu quero, oba! 
    Respeito eu quero, “mermão”! 
    Nada de assédio, 
    dentro e fora da estação. 
      
    Presta a atenção, então! 
    Muito cuidado com as mãos! 
    Nunca segure a porta do vagão. 
      
    No bloco ou na avenida 
    É madrugada, é de noite, é de dia. 
    Chega com agilidade 
    E vem sem preocupação! 
    Quer pagamento mais fácil? 
    Aqui tem aproximação. 
      
    Oi, oi, oi 
      
    Ohhhhhh, MetrôRio! 
    Ohhhhhh, MetrôRio! 
      
    Que beleza, MetrôRio! 
     
     
    Ficha técnica da campanha  
     
    Agência: Sides 
    Título: Campanha de Carnaval - Embarque num carnaval de Respeito 
    Diretor de criação: Dudu Martins 
    Supervisor de Criação: Deco Sampaio 
    Diretor de arte: Josué Correia 
    Redator: Danilo Ferreira 
    Ilustração: Josué Correia 
    Motion: Matheus Prestes e Gabriel Rondon 
    Atendimento: Catia Duran e Danielle Crys 
     
     
    Ficha técnica do jingle 
      
    Anunciante: MetrôRio 
    Título: Campanha de Carnaval - Embarque num carnaval de Respeito 
    Diretor de criação: Dudu Martins 
    Supervisor de Criação: Deco Sampaio 
    Direção Geral: Patrick Oliveira 
    Produção: Renne Barbosa 
    Intérprete: Evandro Malandro 
    Compositores: Danilo Ferreira, Samir Trindade e Renne Barbosa 
    Coral: Dani Trindade, Lizandra, Samir Trindade, Evandro Malandro 
    Sonoplastia e Mixagem: Maurício Fonseca 
    Atendimento: Cátia Duran e Danielle Crys 


  • 14/02/2023

    MetrôRio vai funcionar 24 horas durante os dias de carnaval

    Trens vão circular sem interrupção de sexta-feira (17/02) até terça-feira (21/02) e no fim de semana do Desfile das Campeãs 
       
    O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de carnaval para atender aos clientes que vão curtir os blocos de rua na cidade e assistir ou participar dos desfiles de escolas de samba na Sapucaí. O serviço metroviário funcionará 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sexta-feira (17/02) até meia-noite de terça-feira (21/02). Já a partir de sábado (18/02), a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, sem necessidade de transferência na estação Estácio. As linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. No sábado de Desfile das Campeãs (25/02), o metrô volta a funcionar na madrugada até as 23h de domingo (26/02). 
     
    Mais de 3,5 milhões de passageiros devem circular pelo sistema nos dias de folia. Por isso, haverá reforço nos trens e também nas equipes de segurança e atendimentos nas estações. Além disso, três estruturas externas foram montadas nas áreas de maior movimentação e agenda de blocos: Carioca/Centro, Glória e General Osório/Ipanema. Os espaços contam com bilheteria e organizadores de fila que facilitam o embarque dos passageiros. Os foliões que forem aproveitar os blocos devem ficar atentos aos layouts das estações com informações sobre o funcionamento especial e horários de embarque e desembarque de cada uma delas. Para quem vai à Marquês de Sapucaí ou ao Terreirão do Samba, o metrô também é a melhor opção, com as estações Central e Praça Onze abertas 24 horas.  
       
    Para colaborar com a operação e incentivar as boas práticas de comportamento no sistema metroviário, a concessionária também lançou a campanha “Embarque num carnaval de respeito”. A ação reforça mensagens importantes aos passageiros como não ultrapassar a faixa amarela, não segurar as portas, jamais acessar a via, entre outras orientações. 
       
    O MetrôRio recomenda ainda que os clientes utilizem métodos de pagamento por aproximação ou comprem e recarreguem seus cartões com antecedência para evitar filas.   
       
    Desfiles de escolas de samba no Sambódromo   
       
    Quem tiver ingresso para os setores do lado ímpar da Sapucaí ou for desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício “Balança Mas Não Cai” ou vão ao Terreirão do Samba devem desembarcar na estação Central do Brasil/Centro. Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os clientes com ingressos para os setores pares ou que irão sair nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. No fim de semana seguinte, para atender aos clientes que vão assistir ou participar do Desfile das Campeãs, o serviço metroviário vai operar das 5h do sábado (25/02) até as 23h de domingo (26/02).   
       
    Funcionamento das estações do Centro e Zona Sul 
       
    Em função do grande fluxo de pessoas previstas nos desfiles de blocos de rua, as estações Uruguaiana/Centro, Carioca/Centro e Cinelândia/Centro terão funcionamento especial e contarão com grades de contenção para direcionar o público. A concessionária recomenda o uso da estação Carioca/Centro, que abrirá para embarque apenas pelo Largo da Carioca, onde haverá uma bilheteria externa especial. Já o desembarque para os clientes que vão sentido Zona Sul será pelo acesso C (Convento); e para quem seguir sentido Zona Norte, no acesso A (Rio Branco).       
       
    A estação Cinelândia/Centro terá horário de funcionamento diferenciado, das 6h às 20h. O único ponto de embarque será o acesso E (Presidente Wilson), e só poderá embarcar quem possuir cartão pré-adquirido. Já o desembarque será pelo acesso D (Odeon), ao longo da operação. Os demais acessos da estação permanecerão fechados no carnaval. Na estação Uruguaiana/Centro, apenas o acesso D (Presidente Vargas) ficará aberto para embarque e desembarque durante todo o fim de semana.   
       
    Já a estação Saara/Presidente Vargas, por sua vez, não abrirá durante os quatro dias de folia e no final de semana pós-carnaval. Como alternativa de embarque, as estações mais próximas são as estações Central (acesso A) e Uruguaiana (acesso D).   
      
    As estações Glória e General Osório/Ipanema também contarão com bilheteria externa especial nos acessos (Outeiro da Glória e Praça General Osório). Já a estação Nossa Senhora da Paz/Ipanema terá esquema especial, com embarque das 18h às 5h, somente com cartão pré-adquirido. Neste período, a compra do cartão MetrôRio pode ser feita na estação General Osório, no acesso A (Praça).   
       
    A estação Catete não abrirá nos quatro dias de carnaval e no final de semana seguinte. Como alternativa de embarque, as estações mais próximas são: Glória (acesso B) e Largo do Machado (acesso A). As demais estações do sistema metroviário vão funcionar normalmente.   
       
    Funcionamento do Metrô na Superfície (MNS)   
       
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental - Gávea e Botafogo - Gávea) vão operar das 5h às 23h30, na sexta, sábado e segunda-feira (17, 18 e 20/02). Já no domingo e na terça-feira (19 e 21/02), o funcionamento será das 7h às 22h30.     
       
    Compra de bilhetes e meios de pagamento 
           
    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard, além do Pic Pay, ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio. 
       
     
    SERVIÇO   
       
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4     
    De sexta (17/02) a terça-feira (21/02): funcionamento 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sexta-feira (17/02) até meia-noite de terça-feira (21/02) 
    Quarta-feira (22/02): funcionamento normal, 5h à meia-noite     
    Desfile das Campeãs: serviço sem interrupção, das 5h de sábado (25/02) até as 23h de domingo (26/02)     
       
    Estações indicadas para acesso à Sapucaí   
    Setores pares: Praça Onze | Setores ímpares: Central do Brasil/Centro   
       
    Transferência entre as linhas 1 e 2     
    De sexta (17/02) a terça-feira (21/02): entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema     
       
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea   
    Sexta (17/02), sábado (18/02) e segunda-feira (20/02): das 5h às 23h30     
    Domingo (19/02) e terça-feira (21/02): das 7h às 22h30


  • 14/02/2023

    MetrôRio seleciona seis projetos socioambientais para apoio financeiro em 2023

    Por meio da Lei de Incentivo à Cultura os projetos, que se iniciam em 2023, vão beneficiar comunidades do entorno das estações da concessionária 
     
    O MetrôRio selecionou, por meio de edital público, seis iniciativas que vão receber recursos financeiros via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS). Os projetos beneficiados serão: Reforço do Futuro, Olhares Cariocas, Empoderamento e Tecnologia -Jovens Negras no Audiovisual, Escola Carioca de Grafite, Multiplique o Bem e Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Escola de Música da Rocinha.  
     
    “O investimento em projetos socioambientais é um pilar importante para o MetrôRio, que busca, através deles, fomentar a educação, valorizar a cultura local, incentivar o empreendedorismo e promover o aumento das condições de empregabilidade para moradores dos territórios vizinhos”, afirma Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio. 
     
    O projeto Reforço do Futuro, idealizado pelo Instituto Meta Educação, oferece reforço escolar para 120 crianças e adolescentes, de 6 e 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, que são encaminhados pelas escolas públicas dos bairros Estácio, Cidade Nova, Rio Comprido, Catumbi e comunidade do São Carlos. O propósito é diminuir a evasão escolar e a defasagem de alunos de escolas públicas da região.  
     
    O Projeto Olhares Cariocas, da Aloha Consultoria & Eventos Eireli, conta com oficinas audiovisuais e de artes digitais para 500 jovens e adultos, de 12 a 24 anos, moradores da comunidade de Triagem, Mangueira, Jacaré, Santo Amaro e de outras comunidades da Zona Norte. A iniciativa realiza aulas teóricas e práticas sobre a criação de vídeos de qualidade utilizando o aparelho celular.   
     
    O Empoderamento e Tecnologia - Jovens Negras no Audiovisual, do Cinema Nosso, propõe a realização de núcleos criativos, mentorias e workshops de gerenciamento de carreiras e empreendedorismo para 100 jovens negras, de 18 a 29 anos, moradoras de localidades do entorno das linhas do metrô, em situação vulnerabilidade social. A organização promove um encontro das alunas com grandes streamings como oportunidade de entrada no mercado de trabalho.  
     
    A Escola Carioca de Grafitti disponibiliza oficinas para 510 iniciantes e artistas em desenvolvimento, moradores do Complexo da Pedreira. Os alunos vão aprender sobre a história e técnicas iniciais do grafite e ainda vão desenvolver um projeto final.  
     
    Já o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Escola de Música da Rocinha, da Associação Cultural Professor Hans Ulrich Koch, oferece atendimento especializado para alunos com deficiência intelectual, como síndrome de down e autismo. O projeto oferecerá, ao longo de 12 meses, aulas gratuitas de musicalização para até 30 crianças e jovens.    
     
    Outro selecionado é o Multiplique o Bem, criado pela Criape e EGP Brasil, que tem como missão despertar o interesse de alunos da rede pública de ensino, de 13 a 19 anos, a desenvolver projetos inovadores voltados para a a resolução de problemas sociais. Nas oficinas, que tem duração de cinco meses e são lideradas por profissionais altamente qualificados, os alunos aprendem a programar, a criar aplicativos, games e a construir protótipos de robôs com esse intuito.


  • 10/02/2023

    MetrôRio terá esquema especial neste fim de semana de pré-carnaval (11 e 12/02)

    Transferência das linhas acontecerá entre Central e General Osório  
      
    Neste sábado e domingo de pré-carnaval (11 e 12/02), o MetrôRio também funcionará com esquema especial para atender ao grande fluxo previsto de pessoas que vão aos desfiles de blocos de rua na cidade. A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, sem necessidade de transferência na estação Estácio. As linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A recomendação para quem vai curtir o pré-carnaval no Centro é que dê preferência à estação Carioca/Centro, para embarque e desembarque; e para os blocos de Ipanema, utilize a estação General Osório.      
     
    A concessionária também reforçará a grade de trens. A operação acontecerá nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. No domingo, no entanto, a empresa estenderá o horário de funcionamento nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite para os clientes que vão participar ou assistir os ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. As demais estações do sistema metroviário fecharão as portas normalmente, às 23h, como acontece aos domingos, e depois desse horário, só funcionarão para desembarque.     
       
    Funcionamento das estações do Centro   
       
    Em função do grande fluxo de pessoas previstas nos desfiles de blocos de rua no fim de semana, as estações Uruguaiana/Centro, Carioca/Centro e Cinelândia/Centro terão funcionamento especial e contarão com grades de contenção para direcionar o público.  
       
    A concessionária reforça a recomendação de preferência pela estação Carioca/Centro, que abrirá para embarque apenas pelo Largo da Carioca, onde haverá uma bilheteria externa especial. Já o desembarque para os clientes que vão sentido Zona Sul será pelo acesso C (Convento); e para quem seguir sentido Zona Norte, no acesso A (Rio Branco).     
        
    A estação Cinelândia/Centro terá horário de funcionamento diferenciado. No sábado, das 6h às 20h; e no domingo, das 7h às 20h. O único ponto de embarque será o acesso E (Presidente Wilson), e só poderá embarcar quem possuir cartão pré-adquirido. Já o desembarque será pelo acesso D (Odeon), ao longo da operação. Os demais acessos da estação permanecerão fechados no fim de semana.  
       
    Na estação Uruguaiana/Centro, apenas o acesso D (Presidente Vargas) ficará aberto para embarque e desembarque durante todo o fim de semana. 
      
    Já a estação Saara/Presidente Vargas, por sua vez, não abrirá no sábado e domingo. Como alternativa de embarque, as estações mais próximas são as estações Central (acesso A) e Uruguaiana (acesso D). 
      
    Funcionamento das estações da Zona Sul  
      
    Por conta dos desfiles de blocos de rua no fim de semana, as estações General Osório/Ipanema e Nossa Senhora da Paz/Ipanema também terão funcionamento especial e contarão com grades de contenção para direcionar o público.  
      
    A recomendação é que os clientes que forem aproveitar a folia na Zona Sul deem preferência pela estação General Osório/Ipanema, que terá uma bilheteria externa especial no acesso A (Praça).  
      
    A estação Nossa Senhora da Paz/Ipanema também terá esquema especial. No sábado, entre 20h e meia-noite, o embarque será feito apenas com cartões pré-adquiridos, pelo acesso A (Joana Angélica). Nos demais horários, o funcionamento será normal. No domingo, o funcionamento também será como de praxe.  
      
    A estação Catete não abrirá no sábado e domingo. Como alternativa de embarque as estações mais próximas são as estações Glória (acesso B) e Largo do Machado (acesso A).  
      
    As demais estações do sistema metroviário vão funcionar em esquema de fim de semana.    
       
    Funcionamento do MNS     
       
    O Metrô na Superfície (MNS) opera das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.  No entanto, no domingo, haverá desvios do trajeto na região do Jardim Botânico por conta de interdições no trânsito devido aos desfiles de blocos de rua.     
     
    Recomendação é comprar bilhetes com antecedência ou pagar por aproximação     
       
    A concessionária recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.      
       
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa, Mastercard e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação.       
        
      
    SERVIÇO     
       
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4    
    Sábado (11/02): das 5h à meia-noite      
    Domingo (12/02): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite      
      
    Transferência entre as linhas 1 e 2       
    Sábado (11/02) e domingo (12/02): entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema    
      
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea    
    Sábado (11/02): das 5h às 23h30    
    Domingo (12/02): 7h às 22h30 


  • 03/02/2023

    MetrôRio abre posto de gratuidade temporário para estudantes na estação Carioca/Centro

    Novo espaço fica localizado no mezanino, próximo ao Acesso B (Avenida Chile)   
       
    A partir da próxima segunda-feira (06/02), um novo posto de gratuidade do MetrôRio funcionará temporariamente na estação Carioca/Centro para atender exclusivamente aos estudantes. O espaço ficará no mezanino, próximo ao Acesso B (Avenida Chile), e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.  
     
    O objetivo da concessionária é reforçar a assistência aos alunos neste período de volta às aulas. O atendimento será realizado mediante a distribuição de senhas, que acontecerá até as 17h ou até esgotar a quantidade oferecida por dia. 
     
    Para receber o cartão de gratuidade, os estudantes devem comparecer diretamente ao posto da estação Carioca uniformizado e apresentar os seguintes documentos: declaração escolar original do ano letivo vigente, certidão de nascimento original ou carteira de identidade original, CPF e comprovante de residência original e atualizado.   
     
    Já os alunos menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis legais, que deverão apresentar, além da documentação solicitada, suas identidades e CPFs originais. Para representantes legais, em caso de avós, é necessário também a certidão de nascimento da criança; e em caso de tutela, a documentação mencionando a guarda.  
     
    O MetrôRio ressalta que os estudantes devem constar, previamente, nas bases de dados fornecidas pelas secretarias de Educação (estadual e municipal) e instituições federais. Quem não tiver o nome na listagem deve procurar a sua unidade de ensino.  
      
    Desbloqueio de cartões de estudantes  
      
    O desbloqueio para alunos que já possuem o cartão de gratuidade é realizado via sistema, a partir do recebimento da base de dados pelo MetrôRio. Com isso, basta o estudante encostar o bilhete em um terminal de consulta de qualquer estação para efetuar a revalidação.   
     
      
    SERVIÇO  
      
    Novo Posto de Gratuidade para estudantes na estação Carioca/Centro  
     
    Data: a partir da próxima segunda-feira (06/02) 
    Local: mezanino da estação, próximo ao Acesso B (Avenida Chile)  
    Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados 


  • 03/02/2023

    MetrôRio terá esquema especial neste fim de semana de pré-carnaval (04 e 05/02)

    Transferência das linhas acontecerá entre Central e General Osório 
     
    Neste sábado e domingo de pré-carnaval (04 e 05/02), o MetrôRio funcionará com esquema especial para atender ao grande fluxo previsto de pessoas que vão aos desfiles de blocos de rua na cidade. A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, sem necessidade de transferência na estação Estácio. As linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A recomendação para quem vai curtir o pré-carnaval no Centro é que dê preferência à estação Carioca/Centro, para embarque e desembarque.   
     
    A concessionária também reforçará a grade de trens. A operação acontecerá nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. No domingo, no entanto, a empresa estenderá o horário de funcionamento nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite para os clientes que vão participar ou assistir os ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. As demais estações do sistema metroviário fecharão as portas normalmente, às 23h, como acontece aos domingos, e depois desse horário, só funcionarão para desembarque.    
      
    Funcionamento das estações do Centro no domingo  
      
    Em função do grande fluxo de pessoas previstas nos desfiles de blocos de rua no domingo, as estações Uruguaiana/Centro, Carioca/Centro e Cinelândia/Centro terão funcionamento especial e contarão com grades de contenção para direcionar o público. 
      
    A concessionária reforça a recomendação de preferência pela estação Carioca/Centro, que abrirá para embarque apenas pelo Largo da Carioca, onde haverá uma bilheteria externa especial. Já o desembarque para os clientes que vão sentido Zona Sul será pelo acesso C (Convento); e para quem seguir sentido Zona Norte, no acesso A (Rio Branco).    
       
    A estação Cinelândia/Centro terá horário de funcionamento diferenciado, das 06h às 20h. O único ponto de embarque será o Acesso E (Presidente Wilson), e só poderá embarcar quem possuir cartão pré-adquirido. Já o desembarque será pelo acesso D (Odeon), ao longo da operação. Os demais acessos da estação permanecerão fechados.  
      
    Na estação Uruguaiana/Centro, apenas o acesso D (Presidente Vargas) ficará aberto para embarque e desembarque.      
      
    As demais estações do sistema metroviário funcionarão como de praxe aos domingos.    
      
    Funcionamento do MNS    
      
    O Metrô na Superfície (MNS) opera das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.  Porém, na manhã de domingo, haverá desvios do trajeto na região do Jardim Botânico por conta de interdições no trânsito devido aos desfiles de blocos de rua.     
       
    Recomendação é comprar bilhetes com antecedência ou pagar por aproximação    
      
    A concessionária recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.     
      
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa, Mastercard e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação.      
       

    SERVIÇO    
      
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4   
    Sábado (04/02): das 5h à meia-noite     
    Domingo (05/02): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite     
      
    Transferência entre as linhas 1 e 2      
    Sábado (04/02) e domingo (05/02): entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema   
      
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea   
    Sábado (04/02): das 5h às 23h30   
    Domingo (05/02): 7h às 22h30 


  • 01/02/2023

    Clientes Giro têm benefícios deliciosos na Pizza do Rão

    Oportunidades são válidas para quem fizer recarga online do cartão pelo site ou aplicativo Giro     
      
      
    Os fãs de pizza vão se deliciar com essa combinação mais que perfeita: pizza e cartão Giro. O MetrôRio fechou uma parceria com a Pizza do Rão. Com isso, os clientes cadastrados no meio de pagamento da concessionária e que fizerem recargas a partir de quatro passagens ou mais pelo site (giro.metrorio.com.br) ou aplicativo Giro MetrôRio ganharão cupom promocional exclusivo para desbloquear uma super fatia de banana nevada nos pedidos acima de R$ 40 feitos pelo aplicativo do parceiro.   
      
    O benefício é válido até o dia 16 de março, todos os dias da semana, e o uso do cupom é ilimitado. Então aproveite a oportunidade e tenha uma experiência de dar água na boca.  
      
    Como adquirir o cartão Giro?  
      
    Quem ainda não tem o cartão Giro pode adquiri-lo em uma das bilheterias ou máquinas de autoatendimento nas 41 estações da concessionária. Com o cartão em mãos, o cliente pode se cadastrar por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou do site giro.metrorio.com.br e começar a receber seus benefícios após as recargas realizadas.   
      
    Para aproveitar todos os benefícios das parcerias do Cartão Giro, basta entrar no aplicativo ou site do Giro (giro.metrorio.com.br) e conferir os benefícios disponíveis. As vantagens são válidas apenas para os usuários cadastrados e logados no app Giro. As informações e regulamentos estão disponíveis em: https://giro.metrorio.com.br/vantagens. Lembrando que é necessário apresentar o cartão Giro junto ao ingresso físico na entrada das atrações. 


  • 30/01/2023

    MetrôRio abre inscrições para Programa de Estágio 2023

    Processo selecionará estudantes de cursos superior e técnico. Prazo para se candidatar às vagas vai até 10/02 
      
    O MetrôRio está com inscrições abertas para processo que irá selecionar estudantes de cursos superior e técnico para o Programa de Estágio 2023. Ao total, serão oferecidas 11 vagas, distribuídas em diversas áreas. 
      
    As oportunidades de ensino técnico estão disponíveis para alunos das áreas de Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Eletromecânica e Automação. Já as vagas de ensino superior estão abertas para estudantes de Administração, Análise de Sistemas, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletroeletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Direito. 
      
    Para nível técnico, os candidatos devem estar cursando o Ensino Médio Profissionalizante, com previsão de formatura até 2024, ou ter horas de estágio a cumprir. Já as vagas de nível superior valem para quem tiver previsão de formatura até julho de 2025. O período de estágio, para ambos os níveis, é de seis horas por dia, de segunda a sexta-feira. Todos os níveis têm horários flexíveis. Entre os benefícios estão bolsa-auxílio, vale-transporte e vale-refeição. 
      
    As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro neste link: https://linktr.ee/vagasmetrorio 
      
    As etapas do processo seletivo incluem triagem curricular, prova online, dinâmica de grupo e entrevista com gestor.