×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 20/02/2020

    MetrôRio passa a aceitar cartões de débito nos pagamentos por aproximação

    Consumidores já podem usar seus cartões de crédito e débito Visa e agora também Mastercard, além de dispositivos com NFC, direto nas catracas de todas as estações
     
    A partir desta quinta-feira, dia 20, os clientes do MetrôRio, empresa do grupo Invepar, já poderão usar também seus cartões de débito para efetuar o pagamento da passagem diretamente nas catracas, utilizando a tecnologia NFC presente em cartões ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, sem a necessidade de compra do bilhete físico. Assim, mais pessoas terão acesso à conveniência, praticidade e segurança presentes nesta facilidade, disponível desde abril do ano passado para cartões de crédito Visa, parceira do MetrôRio na implantação do serviço, disponível nas 41 estações das três linhas do metrô carioca.
     
    Além da opção de mais uma modalidade de cartão, o sistema de pagamento por aproximação desenvolvido no MetrôRio passará a aceitar também os cartões de débito e crédito da Mastercard, ampliando o universo de possíveis usuários do serviço.
     
    Para usar o pagamento por aproximação, basta aproximar do validador da catraca o cartão de crédito/débito ou o dispositivo móvel com a tecnologia NFC. O recurso permite economia de tempo para o cliente e maior fluidez no embarque. A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas. Os clientes também podem usar seus cartões Mastercard ou Visa em carteiras digitais como Apple Pay e Samsung Pay para pagar sua passagem por aproximação.
     
    O diretor Comercial do MetrôRio, Charles de Sirovy, reforça os benefícios com a chegada de uma nova facilidade para os usuários do sistema: “Oferecer mais esta opção de pagamento para os clientes é um dos resultados do trabalho do MetrôRio no desenvolvimento de serviços integrados que possam melhorar a experiência do passageiro, dando mais comodidade com o uso de novas tecnologias”, afirma.
     
    Para a Visa, a iniciativa promove a inclusão: “O pagamento por aproximação permite levar inovação e praticidade ao dia a dia de milhares de pessoas. Com o débito, vamos poder incluir ainda mais cariocas, moradores e turistas na solução e ampliar o acesso ao transporte público de forma mais rápida e conveniente”, completa Marcelo Sarralha, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil.
     
    O presidente e CEO da Mastercard Brasil e Cone Sul, João Pedro Paro Neto, comemora a ampliação do serviço para mais uma parcela dos usuários do MetrôRio: “Agora, consumidores Mastercard poderão utilizar o transporte público da cidade com o mesmo cartão ou dispositivo que utilizam para suas compras diárias, tirando a necessidade de se ter dinheiro no bolso”, explica.
     
     
    Mais de 700 mil utilizações
    Desde seu lançamento, em abril do ano passado, cerca de 730 mil passagens já foram pagas com cartões Visa utilizando a tecnologia de aproximação, trazendo mais fluidez ao embarque. O número de usuários recorrentes vem aumentando a cada dia. De acordo com levantamento do MetrôRio, a média de utilizações diárias passou de cerca de mil em maio de 2019 para 4,5 mil na primeira semana de fevereiro.
     
    Os cartões físicos com a tecnologia NFC são os meios mais usados para embarque nas estações, escolhidos por 52% dos usuários, seguidos pelos dispositivos com carteira digital (celulares, pulseiras, relógios etc). A estação com maior número de utilizações do serviço é a Carioca, com 12% dos embarques, seguida de Botafogo (9%), Jardim Oceânico (7,8%), Uruguaiana (6%) e Cinelândia (4,6%). Cada cliente utiliza o meio de pagamento, em média, 1,75 vezes por dia.
     
    Turistas estrangeiros
    De acordo com dados da VisaNet, turistas ingleses são os estrangeiros que mais usam seus dispositivos com a tecnologia. Seguidos deles estão os argentinos, franceses, americanos, alemães e espanhóis. A análise, realizada entre abril e dezembro de 2019, traz todas as transações realizadas com cartões de emissores internacionais nas catracas do metrô da cidade. No total, pessoas de mais de 19 nacionalidades usaram a solução nesse período.


  • 18/02/2020

    Ingleses lideram a lista de estrangeiros que mais usam pagamento por aproximação no MetrôRio

    Solução de pagamento por aproximação disponível no transporte desde 2019 facilita a mobilidade de turistas no Rio de Janeiro
     
    Desde a implantação da tecnologia nas estações do MetrôRio, em abril de 2019, turistas ingleses são os estrangeiros que mais usam seus dispositivos com a tecnologia de pagamento por aproximação (como celulares, relógios, pulseiras e cartões com NFC) nas 41 estações do transporte, segundo dados da VisaNet. Seguidos deles estão os argentinos, franceses, americanos, alemães e espanhóis. 

    A análise, realizada entre abril e dezembro de 2019, traz todas as transações realizadas com cartões de emissores internacionais nas catracas do metrô da cidade. No total, pessoas de mais de 19 nacionalidades usaram a solução nesse período.

    “Em uma cidade turística, como o Rio de Janeiro, é importante poder contar com opções de pagamentos aceitos globalmente. Independente de ser residente ou turista, o usuário ganha tempo para aproveitar a cidade e se sente seguro e livre para aproveitar a viagem, sem precisar se preocupar com conversão ou ter dinheiro na mão. Muitos desses turistas já são acostumados com a tecnologia em seus países, e já usam naturalmente seus cartões Visa com aproximação para pagamentos em geral, inclusive no transporte público”, explica Marcelo Sarralha, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil.

    A iniciativa brasileira, desenvolvida pelo MetrôRio em parceria com a Visa, tem proporcionado mais agilidade aos turistas brasileiros ou estrangeiros, que não precisam comprar ou recarregar um bilhete específico, bastando usar seu próprio cartão Visa ou qualquer dispositivo com a tecnologia NFC, como celulares ou pulseiras, direto nos validadores sinalizados.

    Desde seu lançamento, em abril do ano passado, cerca de 700 mil passagens já foram pagas utilizando a tecnologia de aproximação, trazendo mais fluidez ao embarque. “Os turistas estrangeiros que já usam esta facilidade nos seus países podem se sentir ainda mais em casa, já que não precisam fazer câmbio de moeda nem entrar em fila para adquirir seu bilhete, usufruindo do mesmo conforto que nossos clientes frequentes sentem ao usar o pagamento por aproximação", afirma o Diretor Comercial do MetrôRio, Charles de Sirovy.

    Além do Rio, cidades no mundo todo já adotam a forma de pagamento no transporte público e tiveram o apoio da Visa para essa implantação. Londres, Edimburgo, Nova Iorque, Miami, Manchester, Minsk, Florença e Singapura são alguns exemplos de grandes centros urbanos que oferecem opções de integração entre modais e tarifas diferenciadas.



  • 18/02/2020

    Estações Carioca e Maracanã terão vacinação contra o sarampo nesta terça-feira (18)

    Iniciativa das secretarias de Estado e Municipal de Saúde visa intensificar a imunização da população
     
    Os clientes do MetrôRio que fazem parte da população-alvo da Campanha de Vacinação contra o sarampo, mas ainda não se imunizaram, poderão se vacinar, a partir desta terça-feira, dia 18, nas estações Carioca, Maracanã e Siqueira Campos (conforme calendário abaixo):
     
    A vacinação está disponível para crianças e adultos, com idade entre seis meses e 59 anos. Os usuários devem apresentar documento de identidade ou CPF.  Na ocasião, serão emitidos comprovantes para o público que tomou a vacina. As ações contarão com equipes de saúde nas estações para tirar dúvidas sobre a doença.
     
    A população-alvo é formada por crianças e adultos, com idade entre seis meses e 59 anos. Em caso de dúvidas, o paciente deve conversar com o seu médico para as devidas avaliações e orientações.
     
    A imunização contra sarampo é feita com a vacina tríplice viral, que atua contra sarampo, caxumba e rubéola. No caso de pessoas portadoras de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a melhora do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
     
    Também não é indicado o imunizante a quem recebeu imunoglobulina, sangue e derivados, a transplantados de medula óssea, a gestantes, e a quem apresenta alergia ao ovo.
     
    Pontos de vacinação:
     
    - Estação Carioca: 18 até 20/02 - 8h às 14h (mezanino inferior, próximo à academia Smart Fit); 
     
    - Estação Maracanã: 18 e 19/02 - 9h às 14h (corredor próximo às catracas);
     
    - Estação Siqueira Campos: 20/02 - 9h às 14h (corredor próximo ao acesso B - Rua Figueiredo Magalhães)






  • 13/02/2020

    MetrôRio realiza operação especial para os eventos do carnaval

    Linha 2 funcionará de Pavuna até General Osório e domingo haverá extensão no horário de funcionamento de estações para atender o Sambódromo
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou um esquema especial de funcionamento neste final de semana, dias 15 e 16, para atender o público que vai aos eventos do pré-carnaval carioca, que contará com apresentações de blocos tradicionais como “Simpatia é Quase Amor”, Chora me Liga”, “Bloco da Preta” e “Cordão do Boitatá”. A operação da concessionária contará com infraestrutura externa e reforço na segurança e bilheteria. Haverá ainda Ensaio Técnico das Escolas de Samba, no domingo (16), no Sambódromo, que contará com extensão de uma hora no funcionamento das estações Praça Onze e Central.
     
    Para o período de carnaval no Sambódromo e desfile das Campeãs, a operação do MetrôRio será ininterrupta, funcionando a partir das 5h do dia 21 (sexta-feira) até meia-noite do dia 25 (terça-feira); e das 5h do dia 29/2 (sábado) até as 23h do dia 01/3 (domingo).
     
     
    Extensão das Linhas 1 e  2
     
    No sábado, 15, a circulação dos trens será das 5h à meia-noite, com funcionamento da linha 2 de Pavuna até General Osório sem necessidade de transferência em Botafogo. No domingo, 16, as estações funcionarão de 07h às 23h e haverá extensão de uma hora no horário de funcionamento das estações Praça Onze e Central após o encerramento do evento no Sambódromo, previsto para meia-noite. Após as 23h, as demais estações permanecerão abertas apenas para desembarque.  Ainda durante o domingo, a operação dos trens também será feita com circulação da Linha 2 de Pavuna até a estação General Osório. 
     
    Nos dias de desfiles no Sambódromo (21 a 25/2 e 29/2 a 01/3), além de funcionar ininterruptamente, a operação da Linha 2 também será feita até Ipanema. Em todas as datas de operação especial, caso seja registrada alta de demanda para a Linha 4 no período da tarde, a circulação da Linha 2 poderá ser estendida até Jardim Oceânico.
     
     
    Funcionamento das Estações
     
    Neste final de semana, as estações Catete e Presidente Vargas ficarão fechadas para embarque e desembarque durante todo o dia. O MetrôRio também contará com estruturas de controle de fluxo no entorno das estações, como  grades e portões externos, que visam direcionar o público, auxiliando o embarque e desembarque de passageiros. Além disso, a bilheteria funcionará na parte externa na estação Carioca durante o período de maior fluxo. A  estação Cinelândia terá seu horário de funcionamento alterado para 07h às 20h, sendo permitido apenas o embarque de clientes com cartões pré-adquiridos.
     

    Compra com antecedência
     
    A operação da concessionária contará com alterações nas linhas e fechamento de estações para mitigar impactos no fluxo e promover a mobilidade no escoamento dos eventos. O MetrôRio solicita que os passageiros fiquem atentos às mudanças e adquiram os bilhetes de volta com antecedência para evitar filas. Além disso, é necessário cooperar com atitudes que ajudam a manter a viagem mais tranquila e segura para todos, como segurar as portas da composições, sentar no chão e também seguir as orientações dos operadores de estação.
     
    Embarque com bicicletas e pranchas de surfe
     
    Nos dias de desfile de megablocos, em função da previsão de grande movimento de passageiros, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô não será permitido durante todo o dia.
     
     
    Grandes volumes
     
    O tamanho limite para grandes volumes nos trens e estações é de 40cm de largura e 45cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo.
     
     
    O que é proibido
     
    Não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. Também é proibido embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho e ingerir bebida alcoólica.
     
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação
     
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.
     
    Pulseiras de identificação em blocos infantis
     
    O MetrôRio vai disponibilizar pulseiras de identificação para crianças e adolescentes nas estações próximas a blocos infantis que vão desfilar na cidade até o final do Carnaval Carioca.  A iniciativa tem como objetivo facilitar a localização de pais em caso de perda das crianças nos eventos. Neste sábado (15) haverá pulseiras disponíveis na estação Botafogo, no bairro onde acontecerá o desfile do bloco “Sá Pereira Infantil”, a partir das 9h na Rua Capistrano de Abreu.
     
     
    Dicas de segurança para os passageiros
     
    O MetrôRio está operando em esquema especial  nos finais de semana até o início de março para atender ao público que está curtindo os eventos de pré, pós e carnaval. Além das ações de reforço no efetivo de segurança e de atendimento e alterações na operação, a colaboração dos clientes também é essencial para o sucesso e segurança da operação. Por isso, a concessionária elaborou uma série de dicas para orientar os usuários:
     
    - Ficar atento às proibições de embarque (grandes volumes e veículos) e nos dias de folia, em especial, não transportar ou utilizar garrafas de vidro, pois o descarte irregular pode provocar acidentes graves;
     
    - Não sentar no chão da composição ou travar o fechamento das portas, que pode atrasar a viagem e provocar acidentes;
     
    - Não ultrapassar a faixa de segurança devido ao risco;
     
    - A gentileza não pode ser esquecida nos dias de folia, portanto devem-se respeitar os assentos preferenciais e ajudar pessoas com deficiência ou necessidades especiais ou acionar apoio das equipes de segurança;
     
    - Não depredar ou vandalizar as composições e estações. Além de ser crime de dano ao patrimônio, atrasa a viagem e pode prejudicar a operação. Em caso de flagrante, denuncie às equipes de segurança;
     
    - Não descarte lixo no interior dos trens, nas dependências das estações e principalmente nas plataformas, pois pode prejudicar a operação;
     
    - Ter paciência ao embarcar e desembarcar e seguir as orientações dos operadores de fluxo. A pressa pode gerar tumulto e prejudicar ainda mais a mobilidade;
     
     
    Confira a lista de blocos que desfilarão próximos às estações do MetrôRio neste fim de semana, com as mais indicadas para ir aos eventos:
     
    Sábado (15)

    Chora me liga, no Centro, a partir das 7h
    Estações próximas: Cinelândia, Carioca e Uruguaiana

    Bloco Brasil, no Leme, a partir das 7h  8h
    Estação: Cardeal Arcoverde

    Estratégia, no Centro (Largo de São Francisco), a partir das 8h.
    Estação: Uruguaiana

    Bloco Chá da Alice, no Centro (Sacadura Cabral), a partir das 15h
    Estação: Uruguaiana

    Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, a partir das 16h
    Estação: General Osório

    Céu na Terra, em Santa Teresa, a partir das 16h 07h
    Estação: Glória

    Banda Haddock, na  Tijuca, a partir das 16h
    Estação: Afonso Pena
    Domingo (16)
     Bloco da Preta, no Centro, a partir das 7h
    Estações: Cinelândia, Carioca e Uruguaiana

    Bloco Fogo e Paixão, no Largo São Francisco de Paula, a partir das 8h
    Estações: Carioca e Uruguaiana

    Cortejo Cordão do Boitatá, no Centro (INCA), a partir das 8h
    Estação: Carioca

    Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, a partir das 8h
    Estação: Metrô na Superfície (Botafogo) e Antero de Quental
     
    Show Gospel na Enseada de Botafogo
    O reforço na operação do MetrôRio também vai atender ao público que vai participar do show gospel “Ano da Unção Dobrada”, promovido pela Igreja Internacional da Graça de Deus, no sábado (15), a partir das 16h, na Enseada de Botafogo, na Zona Sul. As estações mais indicadas para chegar ao local são Botafogo e Flamengo, que contarão com reforço na segurança e nas bilheterias.


  • 10/02/2020

    MetrôRio abre vagas para diversos cargos PCD

    Há também vaga regular para técnico de manutenção
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, abriu inscrições para cargos direcionados a pessoas com deficiência. As oportunidades são para diversas áreas da empresa. Para se candidatar, é necessário ter nível médio, experiência administrativa e noções de informática. Será diferencial ter conhecimento em SAP.
     
    As etapas do processo seletivo incluem análise curricular, entrevista com o gestor da área e com o RH, além de avaliação com o médico do trabalho.
     
    A empresa oferece assistência médica e odontológica, auxílio-creche, cesta básica, prêmio para pontualidade e assiduidade, seguro de vida, vale-refeição, vale-transporte, vale-alimentação, previdência privada e participação nos lucros e resultados. As inscrições estão abertas no site www.metrorio.com.br/trabalhe-conosco, até o dia 20 de fevereiro.
     
    A auxiliar de operação Rosangela Barreto, de 50 anos, é colaboradora do MetrôRio há um ano, e entrou na empresa por meio de vaga para portador de deficiência. "O MetrôRio me abriu as portas, me aceitou e me acolheu com muito carinho. A empresa enxerga o portador de deficiência como um profissional que tem potencial, e isso me motiva muito", comemora Rosangela.

    Vaga para técnico de manutenção:
    O MetrôRio abriu, ainda, uma vaga regular para o cargo de técnico de manutenção I. Os interessados precisam ter Ensino Médio completo e formação técnica em automação, eletrotécnica ou mecânica. É necessário ter experiência comprovada de no mínimo dois anos em atividades de manutenção em sistemas de bombeamento e ventilação principal. 

    As etapas do processo seletivo incluem entrevista com o RH, prova técnica e entrevista com o  gestor da área. Os selecionados vão atuar na manutenção preventiva e corretiva de equipamentos referentes ao sistema de bombeamento e ventilação principal, elaboração de relatórios técnicos e domínio do sistema SAP.

    SERVIÇO
    Para se candidatar, basta acessar o endereço www.metrorio.com.br/trabalhe-conosco . As inscrições vão até 20 de fevereiro.


  • 07/02/2020

    MetrôRio monta esquema especial para jogos do fim de semana no Maracanã pelo Campeonato Carioca

    A operação especial contará com reforço de trens para a ida e volta dos jogos e nas equipes de atendentes nas estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, terá um esquema especial para os torcedores que irão ao Maracanã assistir aos jogos do fim de semana, pela 6ª rodada do Campeonato Carioca, que corresponde à Taça Guanabara. No sábado, 8/02, o Flamengo enfrenta o Madureira, a partir das 18h. Já no domingo, dia 9, o Botafogo vai jogar o clássico contra o Fluminense, às 16h. 

    A concessionária também contará com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança nas estações do Maracanã e São Cristóvão. Também haverá aumento no número de trens circulando pelo sistema.


  • 07/02/2020

    MetrôRio oferece maquiagem gratuita para clientes no pré-carnaval

    Ação é realizada em parceria com O Boticário. Makes irão incrementar visual de quem passar pela estação Siqueira Campos

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai realizar ação especial oferecendo maquiagem para os passageiros que vão acessar a estação Siqueira Campos, em Copacabana, nos dois próximos finais de semana do pré-carnaval carioca. O serviço vai acontecer sempre entre 8h e 14h, no mezanino da estação, sendo disponível para todos os clientes.

    A ação é realizada em parceria com o Boticário, que vai montar estação de maquiagem com makes para incrementar o visual de quem vai curtir os blocos, e também fará distribuição de tatuagens temporárias com frases engajadas na folia.

    Operação especial nos finais de semana do pré-carnava
    No período do pré-carnaval, o MetrôRio atuará com reforços nas equipes de segurança e atendimento para garantir a fluidez dos passageiros, tanto no embarque quanto no desembarque.  
     


  • 07/02/2020

    MetrôRio realiza operação especial para eventos do Carnaval

    Haverá extensão na operação da linha 2 e serviço funcionará 24h durante o carnaval
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou um esquema especial de funcionamento para atender o público que vai aos eventos do pré-carnaval carioca (dias 9, 15 e 16/2) e carnaval / desfiles no Sambódromo (21 a 25/2; 29/2 e 01/3). 

    Neste fim de semana (8 e 9/2), haverá desfiles de blocos e megablocos, em diversas regiões da Zona Sul e no Centro, próximos às estações. No domingo, dia 9, a cidade ainda receberá o show da cantora Iza, no Palco Tim, na Praia de Ipanema. 

    Para o período de carnaval no Sambódromo e desfile das Campeãs, a operação do MetrôRio será ininterrupta, funcionando a partir das 5h do dia 21 (sexta-feira) até meia noite do dia 25 (terça-feira); e das 5h do dia 29/2 (sábado) até as 23h do dia 01/3 (domingo).

    Compra com antecedência
     
    A operação da concessionária contará com alterações nas linhas e fechamento de estações para mitigar impactos no fluxo e promover a mobilidade no escoamento dos eventos. O MetrôRio solicita que os passageiros fiquem atentos às mudanças e adquiram os bilhetes de volta com antecedência para evitar filas. Além disso, é necessário cooperar com atitudes que ajudam a manter a viagem mais tranquila e segura para todos, como segurar as portas da composições, sentar no chão e também seguir as orientações dos operadores de estação.

    Extensão da Linha 2
     
    No sábado, 8, a circulação dos trens será das 5h à meia-noite, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio, como ocorre regularmente aos sábados. 

    Durante o pré-carnaval, nos dias 9 (domingo), 15 (sábado) e 16 (domingo), a operação dos trens será feita de 5h até meia noite aos sábados e de 7h até 23h nos domingos, com circulação da Linha 2 de Pavuna até a estação General Osório. 

    Nos dias de desfiles no Sambódromo (21 a 25/2 e 29/2 a 01/3), além de funcionar ininterruptamente, a operação da Linha 2 também será feita até Ipanema. Em todas as datas de operação especial, caso seja registrada alta de demanda para a Linha 4 no período da tarde, a circulação da Linha 2 poderá ser estendida até Jardim Oceânico.

    Estações fechadas 
     
    No Centro, onde no domingo (09) desfilará o bloco Carnaval Square, da cantora Claudia Leitte, a estação Presidente Vargas ficará fechada para embarque e desembarque durante todo o dia. Já na Zona Sul, onde acontecerá o show da cantora Iza, na Praia de Ipanema, a estação Jardim de Alah ficará fechada para embarque a partir das 17h até o encerramento da operação.
     
    O fechamento de estações é uma medida de segurança adotada em transportes públicos sobre trilhos em todo o mundo que ajuda no escoamento de público durante grandes eventos, proporcionando maior segurança. Da mesma forma, poderá ser adotado controle de fluxo no embarque, para evitar lotação no interior de estações e plataformas após os eventos. 

    Além disso, o MetrôRio também contará com estruturas no entorno das estações, como bilheteria externa na estação Carioca, e grades e portões externos que visam direcionar o fluxo auxiliando o embarque e desembarque de passageiros.

    Durante todo o dia, na estação Cinelândia será permitido apenas o embarque com cartões pré-adquiridos. Após os shows dos megablocos no Centro, recomenda-se o embarque na estação Carioca.

    Embarque com bicicletas e pranchas de surfe
     
    Nos dias de desfile de megablocos, em função da previsão de grande movimento de passageiros, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô não será permitido durante todo o dia.

    Grandes volumes
     
    O tamanho limite para grandes volumes nos trens e estações é de 40cm de largura e 45cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo.

    O que é proibido
     
    Não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. Também é proibido embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho e ingerir bebida alcoólica.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação
     
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.

    Dicas de segurança para os passageiros
     
    O MetrôRio está operando em esquema especial  nos finais de semana até o início de março para atender ao público que está curtindo os eventos de pré, pós e carnaval. Além das ações de reforço no efetivo de segurança e de atendimento e alterações na operação, a colaboração dos clientes também é essencial para o sucesso e segurança da operação. Por isso, a concessionária elaborou uma série de dicas para orientar os usuários:
     
    - Ficar atento às proibições de embarque (grandes volumes e veículos) e nos dias de folia, em especial, não transportar ou utilizar garrafas de vidro, pois o descarte irregular pode provocar acidentes graves;
     
    - Não sentar no chão da composição ou travar o fechamento das portas, que pode atrasar a viagem e provocar acidentes;
     
    - Não ultrapassar a faixa de segurança devido ao risco;
     
    - A gentileza não pode ser esquecida nos dias de folia, portanto devem-se respeitar os assentos preferenciais e ajudar pessoas com deficiência ou necessidades especiais ou acionar apoio das equipes de segurança;
     
    - Não depredar ou vandalizar as composições e estações. Além de ser crime de dano ao patrimônio, atrasa a viagem e pode prejudicar a operação. Em caso de flagrante, denuncie às equipes de segurança;
     
    - Não descarte lixo no interior dos trens, nas dependências das estações e principalmente nas plataformas, pois pode prejudicar a operação;
     
    - Ter paciência ao embarcar e desembarcar e seguir as orientações dos operadores de fluxo. A pressa pode gerar tumulto e prejudicar ainda mais a mobilidade;

    Confira a lista de blocos que desfilarão próximos às estações do MetrôRio neste fim de semana, com as mais indicadas para ir aos eventos:
     
    Dia 8 (sábado)
     
    Bloco Desliga da Justiça, no Baixo Gávea, a partir das 8h.
    Estações: Metrô na superfície de Botafogo e Antero de Quental
     
    Bloco Spanta Nenén, na Lagoa, a partir das 11h.
    Estação: General Osório
     
    Imprensa que eu gamo, Laranjeiras, a partir das 13h.
    Estação: Largo do Machado
     
    Bloco BG, em Laranjeiras, a partir de 13h.
    Estação: Largo do Machado.
     
    Banda de Ipanema, na Praça General Osório, a partir das 16h.
    Estação: General Osório e Nossa Senhora da Paz

    Dia 09 (domingo)
     
    Bloco Carnaval Square da Claudia Leitte, no Centro, a partir das 7h.
    Estações: Carioca, Cinelândia e Uruguaiana.
     
    Bloco me esquece, no Jardim Botânico, a partir das 8h.
    Estações: Metrô na superfície de Botafogo e Antero de Quental 
     
    Amigos da Barra, Praia da Barra, a partir das 13h.
    Estação: Jardim Oceânico.


  • 06/02/2020

    MetrôRio realiza revalidação dos cartões de gratuidade para estudantes da rede pública

    O MetrôRio, Empresa do grupo Invepar, deu início ao processo de revalidação dos cartões de gratuidade para estudantes da rede pública. O processo pode ser feito em qualquer uma das 41 estações das Linhas 1, 2 e 4. É importante que os usuários revalidem seus cartões para garantir sua funcionalidade, facilidade e comodidade no acesso às estações.
     
    Para realizar a revalidação, os estudantes deverão se dirigir a qualquer estação e procurar o terminal de consulta. O processo é rápido e automático: basta encostar o cartão em um terminal de consulta para ter seu cartão revalidado. O procedimento poderá ser feito durante o funcionamento do metrô, de segunda a sábado, das 5h à 0h; domingo e feriados, das 7h às 23h. 
     
    A revalidação é feita automaticamente mediante o envio da base de dados fornecida pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) e Instituições Federais, e a confirmação da renovação do aluno para o ano letivo vigente. Qualquer dúvida quanto ao funcionamento do cartão ou caso o estudante tenha alguma alteração no cadastro, basta comparecer ao Posto de Gratuidades na Estação Central, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
     
     
    Informações
    Para solicitar o cartão de gratuidade, todos os requerentes devem comparecer diretamente ao Posto de Gratuidade na Estação Central, que funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 18h.

    Para estudantes, é necessário que compareçam uniformizados portando os documentos:

      1.  Carteira de estudante ou declaração escolar original do ano letivo vigente.
      2.  Certidão de Nascimento original ou carteira de identidade original.
      3.  Comprovante de residência de um dos três últimos meses (original).
      4.  Se for menor de idade, deve estar acompanhado de responsável legal, que deverá apresentar identidade e CPF originais.

    Atenção: Os estudantes somente são cadastrados se constarem da base de dados fornecida pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) e Instituições Federais.


  • 06/02/2020

    Estações do MetrôRio vão oferecer vacinação gratuita contra o sarampo

    Iniciativa das secretarias de Estado e Municipal de Saúde visam intensificar a imunização da população
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai participar das campanhas de vacinação contra o sarampo, promovidas pela secretarias estadual e municipal de Saúde do Rio de Janeiro. As ações contarão com postos de vacinação nas estações do metrô. Quem fizer parte do público-alvo e passar pela plataforma da estação Carioca, amanhã (6) e na sexta-feira (7), poderá se vacinar. Os usuários devem apresentar documento de identidade ou CPF. Na ocasião, serão emitidos comprovantes para o público que tomou a vacina.
     
    A vacinação contra o sarampo também será realizada nas estações Maracanã, nos dias 11 e 14 de fevereiro, e Central, nos dias 18 e 20 de fevereiro, das 8h às 14h. A concessionária está apoiando a ação e dando suporte operacional à Secretaria de Estado de Saúde (SES), que terá equipes no local para tirar dúvidas sobre a doença.
     
    A população-alvo é formada por crianças e adultos, com idade entre seis meses e 59 anos. Em caso de dúvidas, o paciente deve conversar com o seu médico para as devidas avaliações e orientações.
     
    No caso de pessoas portadoras de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a melhora do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. Também não é indicado o imunizante a quem recebeu imunoglobulina, sangue e derivados, a transplantados de medula óssea, a gestantes, e a quem apresenta alergia ao ovo.
     
    Já entre os dias 10 e 20 de fevereiro, as estações Pavuna, Central, Maracanã, Siqueira Campos e General Osório também receberão postos volantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para reforçar a campanha de vacinação contra o sarampo.
     
    Pontos de vacinação:
     
    - Na estação Carioca, o posto de vacinação será montado em frente às bilheterias.
    - Na estação Maracanã, o posto de vacinas será montado no corredor próximo às catracas.
    - Na estação Central, a vacina será aplicada no corredor principal do mezanino, próximo do espaço do Palco Carioca.
    - Na estação Pavuna, os clientes podem se imunizar próximo ao acesso principal.
    - Na estação General Osório, o ponto de vacinação ficará em frente à bilheteria do acesso C (Complexo Rubem Braga/Rua Teixeira de Melo).
    - Na estação Siqueira Campos, o ponto de vacinação será no corredor próximo ao acesso B (Rua Figueiredo Magalhães).