×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 10/01/2020

    MetrôRio realiza operação especial para abertura oficial do carnaval carioca

    Operação atenderá clientes que forem ao show do cantor Baco Exu do Blues e para a abertura do carnaval com o bloco A Favorita. A concessionária entregará pulseiras de identificação para crianças e adolescentes nas estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou uma operação especial para atender os clientes que irão aos shows do Palco TIM e para a abertura oficial do carnaval, com o bloco A Favorita, durante o final de semana dos dias 11 e 12 de janeiro. A concessionária vai realizar também a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e adolescentes nas estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos durante o evento de domingo na praia de Copacabana, em função da previsão de grande fluxo de passageiros.
     
    Palco TIM 
    No sábado (11/01), o cantor Baco Exu do Blues vai se apresentar no Palco TIM, na praia de Ipanema, às 17h. As estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz são as mais indicadas para chegar ao evento. Elas contarão com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança. A circulação dos trens será das 5h à 00h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio, como ocorre regularmente aos sábados. 
     
    Abertura do Carnaval 
    Já no domingo (12/01), a praia de Copacabana receberá a abertura oficial do carnaval carioca. O evento contará com o show do bloco A Favorita, além da eleição da corte do carnaval do Rio de Janeiro. Os trens circularão em horário de domingos e feriados, das 7h às 23h. Neste dia, a linha 2 funcionará entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. As linhas 1 e 4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico.
     
    Durante o fim de semana, a concessionária também estará com a Operação Verão, que disponibilizará trens extras no sistema e aumento no efetivo das equipes, para também atender aos clientes que forem curtir as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca. Ao longo do pré-carnaval, o MetrôRio apresentará esquemas especiais de operação e funcionamento das estações, de acordo com a programação dos blocos, a fim de garantir a comodidade e conforto dos clientes.

    Volta para casa
    No domingo, o MetrôRio orienta que os clientes que estiverem no show de abertura do Carnaval em Copacabana deem preferência para embarque nas estações Siqueira Campos e Cantagalo. Em função do grande fluxo de pessoas previsto nas proximidades do evento, não haverá venda de bilhetes na estação Cardeal Arcoverde a partir das 15h, até o final do escoamento do público do show que embarcar na estação. 
     
    A concessionária recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem, ainda inserir créditos no cartão Giro pela internet ou aplicativo, além de usar o pagamento por aproximação (NFC). 
     
    MetrôRio distribui pulseiras de identificação para crianças e adolescentes
    A partir das 12h de domingo, 5 mil unidades de pulseiras de identificação serão distribuídas nas estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos, próximo às catracas. As pulseiras são impermeáveis e coloridas, com espaço para preenchimento do nome da criança ou adolescente, além de telefone de contato do responsável. 
     
    A iniciativa da concessionária tem o objetivo de facilitar a localização dos pais em caso de perda das crianças nos eventos e na areia da praia. A ação terá início neste domingo, e será realizada durante a Operação Verão do MetrôRio e também no Carnaval (imagens das pulseiras em anexo). 


  • 08/01/2020

    MetrôRio realiza operação especial para abertura oficial do carnaval carioca 2020

    Operação atenderá clientes que forem ao show do cantor Baco Exu do Blues e para a abertura do carnaval com o bloco A Favorita. Segurança das estações será reforçada com agentes da concessionária e apoio da Polícia Militar

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou uma operação especial para atender os clientes que irão aos shows do Palco Tim e para a abertura oficial do carnaval, durante o final de semana dos dias 11 e 12 de janeiro.

    No sábado (11/01), o cantor Baco Exu do Blues vai se apresentar no Palco Tim, na praia de Ipanema, às 17h. As estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz são as mais indicadas para chegar ao evento. Elas contarão com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança. A circulação dos trens será das das 5h à 00h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio, como ocorre regularmente aos sábados. 

    Já no domingo (12/01), a praia de Copacabana receberá a abertura oficial do carnaval carioca. O evento contará com o show do bloco A Favorita, além da eleição da corte do carnaval do Rio de Janeiro. Os trens circularão em horário de domingos e feriados, das 7h às 23h. Neste dia, a linha 2 funcionará entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. As linhas 1 e 4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico.
     
    Durante o fim de semana, a concessionária também estará com a Operação Verão, que disponibilizará trens extras no sistema e aumento no efetivo das equipes, para também atender aos clientes que forem curtir as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca. Ao longo do pré-carnaval, o MetrôRio poderá montar esquemas especiais de operação e funcionamento das estações, de acordo com a programação dos blocos, a fim de garantir a comodidade e conforto dos clientes.


    Volta para casa
    No domingo, o MetrôRio orienta que os clientes que estiverem no evento de abertura do Carnaval em Copacabana deem preferência para embarque nas estações Siqueira Campos e Cantagalo, em função do fluxo de pessoas nas proximidades do evento. A concessionária recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard com antecedência, para evitar filas no momento do embarque. Os passageiros podem, ainda inserir créditos no cartão Giro pela internet ou aplicativo, além de usar o pagamento por aproximação (NFC). 



  • 08/01/2020

    MetrôRio abre vagas para Auxiliar de Tráfego PCD

    As inscrições vão até o dia 14 de janeiro
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, abriu inscrições para pessoas com deficiência. As oportunidades são para o cargo de Auxiliar de Tráfego. Para se candidatar, é necessário ter nível médio, conhecimento do pacote Office, disponibilidade de horário para trabalhar em regime de escala e experiência administrativa e com planilhas de controle.
     
    As etapas do processo seletivo incluem análise curricular, prova de Excel, entrevistas e avaliação com o médico do trabalho.
     
    A empresa oferece assistência médica e odontológica, auxílio-creche, cesta básica, prêmio para pontualidade e assiduidade, seguro de vida, vale-refeição, vale-transporte, vale-alimentação, previdência privada e participação nos lucros e resultados. As inscrições estão abertas no site www.metrorio.com.br/trabalhe-conosco, até o dia 14 de janeiro.
     
    O auxiliar de tráfego Jeova Reynann, de 26 anos, é colaborador do MetrôRio há 5 anos, e entrou na empresa por meio de vaga para portador de deficiência. “Comecei trabalhando em tempo parcial e fui efetivado. O MetrôRio trabalha muito bem com a diversidade e aceita muito bem pessoas com deficiência física. Inclusive, fui recentemente promovido para uma nova função”, comemora Jeova.
     
    SERVIÇO
    Para se candidatar, basta acessar o endereço www.metrorio.com.br/trabalhe-conosco . As inscrições vão até 14 de janeiro.


  • 07/01/2020

    MetrôRio promove troca de livros na estação Central durante o mês de janeiro

    A ação é gratuita e acontece na Biblioteca Estação Leitura, até o dia 31 de janeiro
     
    Em comemoração ao dia do leitor, celebrado nesta terça-feira (7), o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, em parceria com a Biblioteca Estação Leitura, promove uma edição especial do troca-troca de livros na estação Central. A iniciativa tem o objetivo de estimular o hábito e despertar o prazer pela leitura.

    A edição prolongada da troca de livros começa hoje (07/01) e vai até o dia 31 de janeiro. Para participar, basta levar até três livros usados e em bom estado para a biblioteca Estação Leitura, que fica no mezanino da estação, próximo ao acesso A, entre 14h e 20h. O cliente poderá, então, escolher outros livros disponíveis no local e trocar pelos seus. Materiais didáticos ou escolares não são aceitos. A ação, que tem apoio do Instituto Invepar, é gratuita 

    Sobre a Biblioteca Estação Leitura

    Apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura (ISS), a biblioteca popular possui 5.534 mil cadastrados. Situada na estação Central do MetrôRio tem como objetivo a difusão de cultura, através do incentivo à leitura, oferecendo fácil acesso aos livros e de forma gratuita. Além disso, são feitos periodicamente talk shows e atividades literárias. A biblioteca funciona às segundas, terças, quintas e sextas, das 14h às 20h.


  • 30/12/2019

    Cartões de Réveillon do MetrôRio estão esgotados

    Concessionária disponibilizou 158 mil cartões para quem vai curtir o Ano Novo em Copacabana. Embarque será feito em faixas de horário
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, informa que todos os 158 mil cartões especiais de Réveillon estão esgotados. Os últimos bilhetes foram vendidos no fim da tarde desta segunda-feira, 30/12, na estação Carioca.
    A venda começou no dia 9 de dezembro, em seis estações: Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Siqueira Campos e Jardim Oceânico. No dia 26/12, a venda dos bilhetes passou a se concentrar na estação Carioca, no Centro do Rio.

    As camareiras Raquel Pimentel, de 39 anos, e Sinei Cardoso, 34 anos, foram as últimas a garantir os cartões especiais de Réveillon do MetrôRio na tarde desta segunda-feira (30). As cariocas que trabalham juntas vão assistir à queima de fogos pela primeira vez com as famílias.

    "Hoje assistimos os ensaios no palco de Copacabana e decidimos passar o Réveillon na praia. Saímos correndo para a estação Carioca e conseguimos comprar os cartões na última hora. Já começou a contagem regressiva para realizar este sonho!”, afirmou Sinei.

    Operação Réveillon
    O metrô é o único meio de transporte que dará acesso ao bairro de Copacabana após as 22h de 31/12. A operação especial de Réveillon vai começar às 19h da terça-feira, 31/12, e termina às 7h da quarta-feira, 01/01/2020. A partir das 19h do dia 31/12, não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard e o pagamento por aproximação (NFC) - exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses meios serão aceitos até as 23h59m da terça-feira, 31/12.

    O embarque será feito em 5 faixas de horário (19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h; 22 às 23h e 23h à 0h), com cartões pré-determinados. Dessa forma, a concessionária garante que o cliente siga até Copacabana com conforto e segurança.

    Circulação de trens
    Durante a operação especial de Réveillon, entre 19h de 31/12 e 7h de 01/01, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna a General Osório. As linhas 1/4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico. A estação Cardeal Arcoverde ficará aberta apenas para desembarque das 19h às 23h59 de 31/12.

    Volta para casa
    Entre 0h e 7h de 01/01, o embarque de passageiros será realizado apenas pelas estações Jardim Oceânico, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, exclusivamente com o cartão especial de Réveillon. As demais estações do sistema ficarão abertas apenas desembarque.

    Os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio e os cartões da RioCard voltam a valer a partir das 5h do dia 01/01 nas estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório e Jardim Oceânico e às 7h nas demais estações, quando o metrô inicia o funcionamento no horário de feriado.

    As bilheterias e máquinas de autoatendimento das estações voltam a funcionar às 5h do dia 01/01.
    As estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete ficarão fechadas a partir das 7h do dia 01/01 e serão reabertas somente às 5h da quarta-feira, 02/01.

    Metrô na Superfície
    No dia 31/12, as últimas partidas do Metrô na Superfície das estações Botafogo, Gávea e Antero de Quental serão às 18h. No dia 01/01, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado, das 7h às 23h.

    Gratuidades
    Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Mediante a apresentação do documento, os agentes de segurança vão liberar a entrada no sistema. Clientes com mobilidade reduzida deverão dar preferência à estação Siqueira Campos na ida e na volta.

    Quem tiver qualquer dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.


  • 30/12/2019

    Réveillon MetrôRio: apenas 15% dos cartões especiais estão disponíveis para venda

    - O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, informa que até as 9h desta segunda-feira, 30/12, foram vendidos 85% dos 158 mil cartões disponibilizados ao público.

    - Agora, só estão disponíveis para venda os cartões das faixas das 19h (ida e volta), 23h (somente ida e também ida e volta) e o de somente volta, entre 0h e 5h. 
     
    - A bilheteria especial na estação Carioca, que fica em frente à academia SmartFit, funciona hoje até as 21h.

    - A venda acontece até o fim do estoque ou até o início da operação especial, às 19h desta terça-feira, 31/12.


  • 27/12/2019

    Mais de 61% dos cartões de Réveillon do MetrôRio já foram vendidos

    Os horários das 20h, 21h e 22h para a ida estão esgotados. A concessionária recomenda que os clientes antecipem sua compra dos bilhetes especiais
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, informa que até as 18h desta sexta-feira (27), já tinham sido vendidos 61,8% dos 158 mil cartões colocados à venda. O horário com maior procura é o das 21h (considerando cartões de ida e de ida/volta), seguido de 20h e 22h. As vendas dos cartões estão sendo feitas somente na estação Carioca do MetrôRio. 
     
    Os cartões especiais de Réveillon de ida para os horários de 20h, 21h e 22h esgotaram no segundo dia de venda exclusiva na bilheteria especial na estação Carioca que funciona das 10h às 21h. Os demais horários, inclusive de 20h, 21h e 22h com ida e volta, continuam disponíveis. 
     
    A venda acontecerá até o fim do estoque ou até o início da operação especial, às 19h do dia 31/12. O MetrôRio recomenda que os clientes antecipem sua compra, tendo em vista que no ano passado os cartões se esgotaram no dia 30.
     
    Operação Réveillon
    O metrô é o único meio de transporte que dará acesso ao bairro de Copacabana após as 22h. A operação especial de Réveillon vai começar às 19h da terça-feira, 31/12, e termina às 7h da quarta-feira, 01/01/2020. Durante esse período, não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard e o pagamento por aproximação (NFC) - exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses meios serão aceitos até as 23h59m da terça-feira, 31/12.
     
    Os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio e os cartões da RioCard voltam a valer, em todas as estações, a partir das 7h do dia 01/01, quando o metrô inicia o funcionamento no horário de feriado.
     
    O cartão de ida e volta custa R$ 9,20. Já os cartões somente de ida ou de volta custarão R$ 4,60, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio. Cada cliente tem o limite de compra de até dez cartões.
     
    Operação Especial
    Durante a operação especial de Réveillon, entre 19h de 31/12 e 7h de 01/01, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna a General Osório. As linhas 1/4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico. A estação Cardeal Arcoverde ficará aberta apenas para desembarque das 19h às 23h59 de 31/12.
     
    Entre 0h e 7h de 01/01, o embarque de passageiros será realizado apenas pelas estações Jardim Oceânico, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, exclusivamente com o cartão especial de Réveillon. As demais estações do sistema ficarão abertas apenas desembarque.
     
    As bilheterias e máquinas de autoatendimento das estações voltam a funcionar às 5h do dia 01/01.
     
    As estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete ficarão fechadas a partir das 7h do dia 01/01 e serão reabertas somente às 5h da quarta-feira, 02/01.
     
    Horários de embarque no Réveillon:
    19h às 20h – cartão verde-claro (ida) e verde-escuro (ida e volta);
    20h às 21h – cartão azul-claro (ida – ESGOTADO) e cartão azul-escuro (ida e volta);
    21h às 22h – cartão rosa-claro (ida - ESGOTADO) e cartão rosa-escuro (ida e volta);
    22h às 23h – cartão amarelo (ida – ESGOTADO) e cartão laranja (ida e volta);
    23h à 0h – cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);
    0h às 5h – cartão cinza (volta).
     
    Metrô na Superfície
    No dia 31/12, as últimas partidas do Metrô na Superfície das estações Botafogo, Gávea e Antero de Quental serão às 18h. No dia 01/01, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado, das 7h às 23h.
     
    Gratuidades
    Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Mediante a apresentação do documento, os agentes de segurança vão liberar a entrada no sistema. Clientes com mobilidade reduzida deverão dar preferência à estação Siqueira Campos na ida e na volta.
     
    Quem tiver qualquer dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.


  • 23/12/2019

    Condutores do MetrôRio vão se transformar em Papais Noéis no Natal

    Passageiros também ouvirão saudação especial no interior dos trens durante as viagens
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou uma surpresa para os clientes que usarem o metrô nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25/12: os condutores  dos trens estarão vestidos de Papai Noel durante as viagens. Ao todo, cerca de 30 condutores estarão paramentados com a tradicional roupa vermelha e gorro, nas três linhas do metrô.
     
    Saudação especial
    Além disso, também haverá uma saudação especial em celebração ao Natal e ao Ano Novo. A mensagem será veiculada nos alto-falantes do interior dos trens, no início de cada viagem, a partir desta segunda-feira, dia 23/12, até o dia 31/12.
     
    O condutor Leonardo Santana, de 32 anos, trabalha há um ano no MetrôRio e foi um dos primeiros a se voluntariar para a ação. “Quando soube, não pensei duas vezes e logo falei ‘tô dentro’. É uma iniciativa que foge do cotidiano e da pressa de quem usa o metrô. Os passageiros vão ficar surpresos e as crianças vão adorar, pois elas são as maiores fãs dos condutores e do Papai Noel”, afirmou, animado, o colaborador da concessionária.
     
    Confira a saudação para o período de fim de ano:
    "Prezado cliente, o MetrôRio deseja boas festas e um 2020 de paz para todos!"


  • 20/12/2019

    MetrôRio terá operação especial para chegada do Papai Noel no Maracanã

    Evento 'Natal Show de Bola', na segunda-feira, 23/12, vai contar com reforço de trens e horário de pico estendido. No domingo, 22/12, os acessos das estações do Centro ficarão abertos para receber público da Saara 

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial de funcionamento para a próxima segunda-feira, 23/12, pela manhã, por conta da chegada do Papai Noel no Maracanã. O Natal Show de Bola será das 9h às 12h30 e, por isso, a concessionária vai estender o horário de pico, com trens extras circulando. Haverá reforço do efetivo nas bilheterias e segurança.

    Compras na Saara no domingo

    Por causa do funcionamento especial da Saara neste domingo, 22/12, o MetrôRio vai deixar dois acessos abertos na estação Uruguaiana (Senhor dos Passos e Alfândega) e um na Presidente Vargas (Alfândega), do início da operação, às 7h, até as 15h.  
    A concessionária também vai manter a Operação Verão no fim de semana. O planejamento inclui trens extras nas Linhas 1, 2 e 4, aumento de 20% no número de lugares em relação à oferta usual, redução dos intervalos entre as composições e reforço das equipes de bilheteria e segurança.

    Horários no feriado do Natal

    Sábado (21/12) - 5h até a meia-noite. Transferência entre as Linhas 1 e 2 na estação Estácio.

    Domingo (22/12) - 7h às 23h. Transferência entre as Linhas 1 e 2 na estação Estácio.  

    Segunda-feira (23/12) e terça-feira (24/12) - 5h até a meia-noite. Transferência entre as linhas 1 e 2 nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo e Central). 

    Quarta-feira (25/12) - 7h às 23h. Transferência entre as Linhas 1 e 2 na estação Estácio.  


  • 19/12/2019

    Estação Nossa Senhora da Paz do MetrôRio recebe feira de moda e artesanato

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, recebe, na estação Nossa Senhora da Paz, a feira La Feria, que reúne estandes de arte, moda, gastronomia e entretenimento com novidades e promoções aos clientes que circulam pelo local. O evento vai até o dia 20 de dezembro, e tem como objetivo facilitar as compras de Natal para os passageiros do metrô, além de incentivar a cultura empreendedora.
     
    Entre os itens expostos estão roupas masculinas, femininas e infantis, além de acessórios, como pulseiras, colares, brincos e bolsas. Os clientes também vão encontrar produtos artesanais de decoração, como ilustrações, peças de cerâmicas, utensílios ecológicos e plantinhas.
     
    A 'La Feria' funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no mezanino. No dia 20 de dezembro, das 17h às 19h, vai acontecer ainda happy hour com apresentação do cantor Nilton Paschoal. 

    SERVIÇO:

    La Feria 
    Data:  Até 20 de dezembro 
    Horário:  8h às 20h
    Local: Mezanino da estação Nossa Senhora da Paz do MetrôRio