×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 03/02/2020

    MetrôRio prorroga inscrições para Programa de Estágio

    As inscrições vão até o dia 09 de fevereiro.

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, prorrogou as inscrições para o Programa de Estágio 2020, que irá selecionar estudantes de cursos superior e técnico. As vagas de ensino técnico estão disponíveis para alunos dos cursos de Automação Industrial, Edificações, Elétrica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Mecânica, Mecatrônica, Tecnologia da Informação e Telecom. Já as oportunidades de ensino superior estão abertas para estudantes de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Design, Economia, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Jornalismo, Marketing e Relações Públicas.

     As etapas do processo seletivo incluem prova online, triagem curricular, dinâmica de grupo, entrevista com gestor e avaliação com o médico do trabalho. Ao todo, são 10 oportunidades para nível técnico e os candidatos podem ter concluído ano passado, ou com previsão de formatura até 2021. Já para nível superior, são 6 vagas e os interessados devem ter previsão de formatura para o segundo semestre de 2021. 

    O programa oferece como benefícios bolsa-auxílio, vale-transporte e vale-refeição. O contrato de estágio é renovável a cada seis meses, com prazo máximo de dois anos, com carga horária de 6 horas diárias.  Inscrições pelo site vagas.com/metrorio até o dia 09 de fevereiro.

    A funcionária Açucena Correia ingressou no Programa de Estágio de 2018 e, depois de 11 meses no grupo, foi efetivada no MetrôRio no ano passado, como Assistente Comercial. Para ela, ter sido estagiária foi uma oportunidade de colocar em prática o que aprendeu na faculdade. "Fazer estágio é muito importante para ter experiência na área escolhida, foi um período de grande aprendizado. Ter sido efetivada tão rápido foi uma surpresa maravilhosa", comemora Açucena.  


  • 31/01/2020

    MetrôRio realiza operação especial para shows de Gloria Groove e Martinho da Vila na Praia de Ipanema

    Também haverá esquema especial para desfiles de blocos próximo às estações.

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou um esquema especial de funcionamento para atender o público que vai aos shows de Gloria Groove e Martinho da Vila, que acontecerão neste final de semana, nos dias 1º e 2 de fevereiro, no Palco Tim, na Praia de Ipanema. As estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz, que são as mais próximas aos eventos, vão contar com reforço no efetivo de estação e de segurança. 
     
    O MetrôRio solicita que os passageiros adquiram os bilhetes de volta com antecedência para evitar filas e deem preferência ao embarque na estação Nossa Senhora da Paz. Na estação Jardim de Alah, não haverá venda de cartões e recargas após 17h. 
     
    Durante o fim de semana, o MetrôRio também estará com a Operação Verão, que disponibilizará trens extras no sistema e aumento no efetivo das equipes, para atender aos clientes que forem curtir as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca.  
     
    Blocos de Carnaval 
     
    Neste final de semana, o MetrôRio também realizará operação especial para atender o público dos blocos “Chama Gente”, que vai desfilar a partir das 9h de sábado (1º), em São Conrado, e  “Só Caminha”, que acontecerá no domingo (2), a partir das 12h, no Largos dos Leões, no Humaitá. As estações São Conrado e Botafogo, que conta também com metrô na superfície e são as mais próximas aos eventos contarão com reforço nas equipes de segurança e nas estações. 
     
    Campeonato Carioca
    O MetrôRio também contará com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança nas estações do Maracanã e São Cristóvão, para atender a demanda de torcedores que vão assistir a partida entre Resende e Flamengo, que acontece segunda-feira, dia 3, a partir das 20h, no Maracanã, pela 5ª rodada do Campeonato Carioca. 
     
     
    Embarque com bicicletas e pranchas de surfe
    Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas e pranchas devem ser transportadas no último carro da composição. Já as pranchas devem estar dentro de uma capa própria. 
     
    Clientes do MetrôRio podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição.  Em caso de grandes eventos na cidade, a entrada de bicicletas e pranchas no sistema poderá ser suspensa.
     
    Grandes volumes
    O tamanho limite para grandes volumes nos trens e estações é de 40cm de largura e 45cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo.
     
    O que é proibido
    Não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. Também é proibido embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho e ingerir bebida alcoólica.
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 30/01/2020

    MetrôRio realiza serviços de conservação em acesso da estação General Osório

    Intervenções no acesso D, na Rua Sá Ferreira, começam neste fim de semana e vão até o dia 14 de fevereiro
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, iniciou nesta quinta-feira, dia 30/01, obras de revitalização no acesso D (Rua Sá Ferreira) da estação General Osório. As intervenções possuem previsão de término em 14 de fevereiro. Neste período, o acesso será fechado durante os fins de semana (dias 1º /02 e 08/09). 
     
    Já nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, o acesso D estará aberto, mas de forma parcial. As demais entradas da estação (Praça General Osório, Rua Jangadeiros, Complexo Rubem Braga e Lagoa) continuarão funcionando normalmente.  
     
    A revitalização do acesso inclui serviços de conservação, limpeza, pintura e intervenções estruturais da escada, com o objetivo de trazer mais comodidade e segurança para os clientes do MetrôRio. As obras fazem parte de um conjunto de melhorias que estão sendo feitas nas estações das linhas 1 e 2.


  • 30/01/2020

    MetrôRio registra mais de 17 mil objetos perdidos em trens e estações em 2019

    Número é 36% maior do que 2018, quando foram registrados 12.682 objetos perdidos
      
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, catalogou 17.251 objetos perdidos nos seus trens e estações em 2019. O número registrado foi 36% maior que no ano anterior, quando 12.682 itens foram esquecidos nas dependências da concessionária.
     
    Em 2017, o número de registros foi de 13.567 objetos perdidos. Durante as operações especiais do MetrôRio nos grandes eventos na cidade, como Carnaval, Réveillon e Rock in Rio, costuma ser observado aumento no número de ocorrências deste tipo.
     
    Somente na noite do último Réveillon, foram encontrados mais de 800 itens em todas as estações e nos trens. Nesse período, os objetos mais frequentes foram carteiras, cartões, documentos, chinelos, óculos, chapéus, barraca e cadeira de praia. As estações com maior número de casos são Carioca, Botafogo, Pavuna, Uruguaiana e Jardim Oceânico.
     
    Na operação especial montada durante o Rock in Rio 2019, foram contabilizados cerca de 500 itens perdidos durante os sete dias de evento, número 56% maior que a média de dias anteriores. Logo após o festival, a operação de devolução mobilizou os colaboradores da concessionária, e a maioria dos itens voltou para as mãos dos donos.
     
    O setor de Achados e Perdidos chega a contabilizar mensalmente cerca de dois mil itens perdidos nas composições e plataformas. Entre os achados, há desde pertences mais "comuns", como carteiras com documentos e dinheiro, até objetos pessoais e inusitados, como bengalas, perna mecânica, dentaduras, bicicletas, ventiladores e até computadores.
     
    No mês de julho, uma funcionária da limpeza da estação Pavuna encontrou a carteira de um porteiro com R$ 2.460,50 em espécie e um contracheque, além de documentos. Após 15 dias de buscas, os colaboradores conseguiram identificar o proprietário, que já não esperava mais reaver o dinheiro, e fizeram a devolução. Já no mês de outubro, foi encontrado um violino, na estação do Flamengo. O objeto, deixado no interior de um trem, dentro de um estojo de madeira, foi catalogado pelo Achados e Perdidos e devolvido ao dono com ajuda da imprensa, que fez a divulgação.
     
    “Alguns passageiros desconhecem o serviço e não têm esperança de encontrar os objetos. Nossos funcionários, além de cadastrar tudo que é achado, tentam entrar em contato com o cliente, para que eles possam recuperar seus pertences com segurança e praticidade", comenta Simone Pfeil, gerente de comunicação e marketing do MetrôRio.
     
    Como recuperar um objeto perdido
    Os clientes que perderam ou esqueceram algum objeto nos trens ou nas estações do MetrôRio podem entrar em contato por meio do site metrorio.com.br, ou também dirigir-se diretamente ao Espaço do Cliente, na estação Carioca, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Todos os itens recolhidos ficam guardados por até 60 dias. Depois desse prazo, os objetos são destinados a doações para instituições sociais.
     


  • 29/01/2020

    etrôRio promove nova apresentação infanto-juvenil sobre empatia e gentileza

    Iniciativa é gratuita e acontece nesta quinta-feira

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e a Agência Trinity promovem nesta quinta-feira, dia 30, na União de Del Castilho, mais uma apresentação do espetáculo "Gentilezinha e a Liga dos Guardiões da Terra". O objetivo do Projeto Gentilezinha é ensinar sobre cidadania para crianças e jovens, por meio de mensagens de paz, amor, solidariedade e compaixão. A ação é gratuita e acontece a partir das 8h.

    Por meio de apresentações teatrais lúdicas, o personagem 'Gentilezinha', um menino inspirado pela obra do Profeta Gentileza, ressalta valores importantes para a formação de crianças e adolescentes. Temas como: meio ambiente, generosidade, tolerância, amizade são abordados na encenação. Durante a apresentação, as crianças serão chamadas para participar da peça sendo convocadas para assumir o papel de guardiões. 

    Ao final do espetáculo serão distribuídas cartilhas para colorir com ilustrações e mensagens de cidadania para reforçar os conceitos ensinados na peça. O Projeto Gentilezinha conta com patrocínio da Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura e MetrôRio, empresas do grupo Invepar, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, e apoio do Instituto Invepar. 
     
    Sobre o Projeto Gentilezinha
    Foi iniciado em junho de 2015 pela Agência Trinity, com a criação de um personagem que abordava temas relacionados à cultura, gentileza e cidadania. Os resultados das apresentações foram mais de 2.500 crianças e 640 adultos impactados, além de mais de três mil cartilhas distribuídas com ilustrações, mini histórias e interações.



  • 29/01/2020

    MetrôRio realiza operação especial para partida entre Flamengo e Fluminense pelo Campeonato Carioca

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou um esquema especial de funcionamento para atender o público que vai assistir ao jogo entre Flamengo e Fluminense, nesta quarta-feira, dia 29, a partir das 20h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela 4ª rodada do Campeonato Carioca, que corresponde à Taça Guanabara. A operação da concessionária contará com reforço nas equipes de segurança.

    O metrô funcionará normalmente até 24h e, após o fim do jogo, as estações Maracanã e São Cristóvão serão usadas para embarque e dispersão do público. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação

    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro que, inclusive, oferece descontos para recargas a partir de R$ 5. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 24/01/2020

    MetrôRio realiza operação especial para shows de Diogo Nogueira e Cidade Negra na Praia de Ipanema

    Estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz terão reforço nos efetivos. Também haverá esquema especial para a rodada do campeonato estadual
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou um esquema especial de funcionamento para atender o público que vai aos shows do cantor Diogo Nogueira e da banda Cidade Negra, que acontecerão neste final de semana, dias 25 e 26, no Palco Tim, na Praia de Ipanema. As estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz são as mais próximas do evento e vão contar com reforço no efetivo de estação e de segurança.
     
    O MetrôRio solicita que os passageiros adquiram os bilhetes de volta com antecedência para evitar filas e deem preferência ao embarque na estação Nossa Senhora da Paz. Na estação Jardim de Alah, não haverá venda de cartões e recargas após 17h.
     
    Durante o fim de semana, a concessionária também estará com a Operação Verão, que disponibilizará trens extras no sistema e aumento no efetivo das equipes, para atender aos clientes que forem curtir as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca.  
     
    Campeonato Carioca
    No sábado, dia 25, também acontecerá jogo entre Volta Redonda e Flamengo, pelo Campeonato Carioca 2020, no Maracanã, a partir das 18h. O MetrôRio contará com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança, principalmente nas estações do Maracanã e de São Cristóvão, para atender a demanda dos torcedores que vão assistir ao jogo.
     
    Embarque com bicicletas e pranchas de surfe
    Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas e pranchas devem ser transportadas no último carro da composição. Já as pranchas devem estar dentro de uma capa própria. 
     
    Clientes do MetrôRio podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição.  Em caso de grandes eventos na cidade, a entrada de bicicletas e pranchas no sistema poderá ser suspensa.
     
    Grandes volumes
    O tamanho limite para grandes volumes nos trens e estações é de 40cm de largura e 45cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo.
     
    O que é proibido
    Não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. Também é proibido embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho e ingerir bebida alcoólica.
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 22/01/2020

    MetrôRio realiza operação especial para partida entre Vasco e Flamengo pelo Campeonato Carioca

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou um esquema especial de funcionamento para atender o público que vai assistir ao jogo entre Vasco e Flamengo, nesta quarta-feira, dia 22, a partir das 21h, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela 2ª rodada do Campeonato Carioca, que corresponde à Taça Guanabara. A operação da concessionária contará com reforço nas equipes de segurança.
    O metrô funcionará normalmente até 24h e após o fim do jogo, as estações Maracanã e São Cristóvão serão usadas para embarque e dispersão do público. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.  

    Cartão Giro e pagamento por aproximação
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro que, inclusive, oferece descontos para recargas a partir de R$ 5. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 13/01/2020

    Estação Central do MetrôRio recebe exposição com fotos femininas feitas por alunos de projeto social

    A mostra conta imagens produzidas por moradores da região portuária, e oferece audiodescrição para pessoas cegas e de baixa visão  
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, promove a partir do dia 14 de janeiro, na estação Central, a exposição "Olhares para o feminino", produzida por alunos do projeto social Porto do Saber, composto por jovens que moram na Região Portuária. Por meio de oito painéis, a mostra aborda a relevância da mulher na sociedade moderna, com fotos feitas pelos próprios alunos do projeto.
     
    A exposição apresenta imagens coloridas e em preto e branco de mulheres que moram ou trabalham na região, sobre temas como felicidade, amor e leveza. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção, através da arte, para a força e, ao mesmo tempo, a delicadeza das mulheres, além de divulgar o trabalho dos alunos do curso de audiovisual. 
     
    A mostra conta, ainda, com QR Code inclusivo, contendo audiodescrição de cada uma das imagens, para pessoas cegas e de baixa visão, em uma parceria com a empresa All Dubbing.  As obras podem ser vistas até o dia 31 de janeiro. A iniciativa é gratuita e tem apoio do Instituto Invepar.
     
    Sobre o Projeto Porto do Saber
    É uma iniciativa da empresa Subsea 7, em parceria com a Firjan SESI/SENAI, que busca o desenvolvimento e a inclusão social dos jovens da Região Portuária do Rio de Janeiro, através de cursos de fotogra¬fia, ilustração, web, vídeo e ofi¬cinas de desenvolvimento humano para aprimoramento das competências profi¬ssionais e das habilidades socioemocionais.

    SERVIÇO 
    Exposição: Olhares para o feminino 
    Local: Mezanino da estação Central do MetrôRio
    Data: 14 de janeiro a 31 de janeiro
    Horário: Segunda a sábado, das 5h à 0h, e aos domingos, das 7h às 23h
    Entrada franca


  • 13/01/2020

    MetrôRio distribui pulseiras de identificação para crianças e adolescentes nas estações na abertura do carnaval

    A iniciativa da concessionária tem o objetivo de facilitar a localização dos pais em caso de perda das crianças nos eventos e na areia da praia

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai distribuir pulseiras de identificação para crianças e adolescentes nas estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos na abertura oficial do carnaval, com o bloco A Favorita, amanhã (12/01) na praia de Copacabana, em função da previsão de grande fluxo de passageiros.
     
    As pulseiras são impermeáveis e coloridas, com espaço para preenchimento do nome da criança ou adolescente, além de telefone de contato do responsável. A entrega dos acessórios será feita pelos agentes de segurança a partir das 12h de domingo, nas estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos, próximo às catracas. 

    A ação terá início neste domingo, e será realizada durante a Operação Verão do MetrôRio e também no carnaval. No total, serão distribuídas 5 mil pulseiras de identificação para as crianças e adolescentes. ((imagens das pulseiras em anexo). 
      
    Abertura do Carnaval
    A concessionária montou uma operação especial para atender os clientes que irão ao evento de abertura oficial do carnaval carioca no domingo na praia de Copacabana. O evento contará com o show do bloco A Favorita, além da eleição da corte do carnaval do Rio de Janeiro. Os trens circularão em horário de domingos e feriados, das 7h às 23h. Neste dia, a linha 2 funcionará entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. As linhas 1 e 4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico.
     
    Durante o fim de semana, a concessionária também estará com a Operação Verão, que disponibilizará trens extras no sistema e aumento no efetivo das equipes, para também atender aos clientes que forem curtir as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca. Ao longo do pré-carnaval, o MetrôRio apresentará esquemas especiais de operação e funcionamento das estações, de acordo com a programação dos blocos, a fim de garantir a comodidade e conforto dos clientes.
     
    Volta para casa
    No domingo, o MetrôRio orienta que os clientes que estiverem no show de abertura do Carnaval em Copacabana deem preferência para embarque nas estações Siqueira Campos e Cantagalo. Em função do grande fluxo de pessoas previsto nas proximidades do evento, não haverá venda de bilhetes na estação Cardeal Arcoverde a partir das 15h, até o final do escoamento do público do show que embarcar na estação. 
     
    A concessionária recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem, ainda inserir créditos no cartão Giro pela internet ou aplicativo, além de usar o pagamento por aproximação (NFC).