×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 16/08/2019

    MetrôRio fará manutenção em subestação de energia nos dois próximos fins de semana

    Aos sábados, a transferência entre as linhas 1 e 2 só poderá ser feita na estação Estácio até a meia-noite. Equipamentos de algumas estações serão afetados a partir das 22h30 

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, informa que, nos dois próximos sábados (17 e 24/08), haverá uma manutenção programada no sistema elétrico na subestação de energia Frei Caneca. Por isso, nestes sábados, a transferência entre as linhas 1 e 2 só poderá ser feita na estação Estácio até a meia-noite. É imprescindível que o cliente esteja na plataforma da estação Estácio, onde ocorre a transferência entre as linhas, até a meia-noite. Após este horário, não será possível fazer a transferência entre as linhas 1 e 2. 

    Às 22h30 dos dois sábados, as escadas e esteiras rolantes de todas as estações da Linha 1 e de São Cristóvão, Maracanã, Triagem e Maria da Graça, da Linha 2, terão que ser desligadas. Para garantir o acesso aos passageiros com mobilidade reduzida, os elevadores e plataformas inclinadas - equipamentos de acessibilidade - continuarão funcionando normalmente em todas as estações. Os equipamentos Linha 4 não serão afetados durante a manutenção. 
         
    A iniciativa faz parte do programa de manutenção preventiva da concessionária. Com a mudança, o sistema de energia do MetrôRio ganha em confiabilidade, além de aumentar a vida útil das subestações Frei Caneca e Botafogo.      

    A alteração do horário da transferência na estação Estácio vem sendo comunicada em todo o sistema desde o início da semana, por meio de cartazes nas bilheterias, avisos sonoros e vídeos nas TVs dos trens.


  • 16/08/2019

    MetrôRio terá esquema especial para Fluminense x CSA no Maracanã

    No próximo domingo, 18/08, a empresa vai reforçar o efetivo de bilheteria e segurança em diversas estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, terá um esquema especial para os tricolores que irão ao Maracanã no próximo domingo, 18/08. O Fluminense enfrenta o CSA pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h. Haverá reforço nas equipes das estações que ficam próximas ao estádio. A concessionária lembra que os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio durante o fim de semana.

    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 14/08/2019

    MetrôRio recebe feiras de moda nas estações

    Eventos reúnem estandes de gastronomia, moda e entretenimento nas estações Carioca e Nossa Senhora da Paz

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, recebe, durante o mês de agosto, duas feiras. A Rio Fashion Day, na estação Carioca, que reúne estandes de calçados, moda infantil, feminina, masculina e de acessórios; e a La Féria, que conta também com tendas voltadas para arte, moda e gastronomia, na estação Nossa Senhora da Paz. Os eventos têm como objetivo incentivar e disseminar a cultura empreendedora entre os cariocas.

    Na Rio Fashion Day, que começou no dia 1º de agosto, 20 marcas de roupas e acessórios oferecem novidades e promoções aos clientes que circulam pelo local.  O projeto reúne pequenas e médias empresas cariocas que expõem seus produtos em feiras de moda na cidade do Rio de Janeiro. O Rio Fashion Day funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no mezanino próximo ao acesso B (República do Chile) até o dia 31/8.

    A designer Isabela Guichard Lopes, de 37 anos, aproveitou o intervalo do almoço para conhecer o espaço fashion na Carioca. “Minha amiga de trabalho me convidou para conhecer a feira de moda. Adorei as lojas e todos os looks infantis e aproveitei para comprar um presente para o meu afilhado. Agora, vou comprar também um presentinho pra mim. Estou apaixonada pelas roupas e pelos lindos brincos e pulseiras. Vou levar tudo!”, afirmou a designer.

    Já a feira La Féria acontece entre os dias 14 e 17 de agosto, das 11h às 20h, e conta com expositores de roupas masculinas, femininas e infantis, além de acessórios, como pulseiras, colares, brincos e bolsas. O evento apresenta, ainda, produtos artesanais de decoração, como ilustrações, peças de cerâmicas, utensílios ecológicos e plantinhas do tipo suculentas em vasinhos de cimento. 

    Nos dias 15 e 16, das 18h às 20h, vai acontecer ainda um happy hour com apresentações das bandas Terrah e Bandarte.  


  • 09/08/2019

    MetrôRio terá esquema especial para jogos do Brasileirão no fim de semana

    No sábado, 10/08, e no domingo, 11/08, haverá mais trens em circulação, além de reforço nas equipes de estações do entorno do Maracanã

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os torcedores que irão aos jogos do Campeonato Brasileiro neste fim de semana.
    No sábado, 10/08, o Flamengo recebe o Grêmio no Maracanã, às 19h. A concessionária vai disponibilizar trens extras aos clientes. Também haverá reforço nas equipes das estações que ficam próximas ao estádio.
    Já no domingo, 11/08, o Botafogo enfrenta o Athletico Paranaense no estádio Nilton Santos (Engenhão), a partir das 16h. Haverá reforço de funcionários na estação Central. A chegada ao estádio será feita por meio da integração entre o metrô e os trens da SuperVia.
    O MetrôRio lembra que os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio durante o fim de semana.

    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 06/08/2019

    MetrôRio faz parceria com o Hemorio e oferece 500 passagens para doadores de sangue

    Nos dias 8 e 9 de agosto, quem doar sangue no Hemorio vai receber passagens de ida e volta do metrô
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vestiu a camisa da solidariedade e firmou parceria com o Hemorio para incentivar a doação de sangue. Nos dias 8 e 9 de agosto, quem for ao Hemorio para doar sangue receberá passagens de ida e volta de metrô. Serão 500 cartões unitários, distribuídos no instituto por ordem de chegada, após a coleta de sangue.
     
    A parceria com o MetrôRio tem como objetivo incentivar a doação, facilitando o transporte dos possíveis doadores de sangue. O Hemorio recebe, em média, 150 doadores por dia, enquanto o ideal, para manter os estoques de sangue em níveis seguros, seria receber cerca de 300 pessoas.
     
    Para chegar ao Hemorio, os doadores podem descer na estação Central do metrô e utilizar o acesso D - Praça da República. O instituto fica na Rua Frei Caneca, 8, próximo ao Hospital Municipal Souza Aguiar, e funciona das 7h às 18h.
     
    Quem pode doar
    Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.
     
    Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também não é recomendado ingerir bebidas alcoólicas por 12 horas antes do procedimento. Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos de idade, nem estar expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, aids, hepatite e doença de chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.
     
     
    Sobre o MetrôRio
    O MetrôRio, uma empresa do Grupo Invepar, controla, administra e opera as linhas 1, 2 e 4 do metrô carioca, que juntas somam 58 km de extensão, 41 estações, 64 trens e transportam cerca de 880 mil clientes por dia útil.
     
    Sobre o Hemorio
    O Hemorio – Instituto Estadual de Hematologia, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado. Ele funciona de segunda a segunda, incluindo nos feriados, das 7h às 18h.


  • 05/08/2019

    MetrôRio recebe exposição sobre animais da fauna brasileira

    As pinturas da mostra "Bichos do Brasil" já passaram pelo metrô de Nova York e agora colorem a estação Central, abordando a extinção das espécies

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, promove a partir do dia 6 de agosto, na estação Central, a exposição "Bichos do Brasil em movimento", da artista plástica Walkiria Barone. Por meio de pinturas sobre PVC transparente, o projeto enfatiza de forma alegre e colorida a preservação das espécies.

    A exposição conta com 11 obras que retratam animais da fauna brasileira, como tamanduá-bandeira, bicho-preguiça, lobo-guará, onça-pintada e capivara, entre outros. O objetivo das pinturas é chamar a atenção, através da arte, para a extinção destes animais.

    Durante o lançamento, Walkiria Barone fará uma apresentação artística, pintando uma obra no próprio local, a partir das 14h. As obras podem ser vistas até o dia 9 de setembro. A mostra, que tem apoio do Instituto Invepar, é gratuita e já passou pelo metrô de São Paulo e de Nova York.  

    SERVIÇO 
    Exposição: Bichos do Brasil.
    Local: Estação Central do MetrôRio.
    Data: 06 de agosto a 09 de setembro.
    Horário: Segunda à sábado das 5h à 0h e aos domingos das 7h às 23h.
    Entrada franca


  • 02/08/2019

    MetrôRio terá esquema especial para partida entre Fluminense e Internacional no Maracanã

    No sábado, 03/08, a concessionária vai colocar mais trens em circulação, além de reforçar equipes em estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, anuncia um planejamento especial para os tricolores que irão ao Maracanã no próximo sábado, 03/08, para assistir ao jogo entre Fluminense e Internacional. A partida, válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, está marcada para as 19h.
    A concessionária vai disponibilizar trens extras aos clientes. Também haverá reforço nas equipes das estações que ficam próximas ao estádio. O MetrôRio lembra que os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio durante o fim de semana.

    Cartão Giro

    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 30/07/2019

    MetrôRio vai disponibilizar trens extras para torcedores que forem ao Maracanã para jogos da Sul-Americana e Libertadores

    Horário de embarque dos passageiros será estendido após os jogos
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial de funcionamento para terça (30) e quarta-feira (31), quando haverá jogos da Copa Sul-Americana e da Libertadores no estádio do Maracanã, respectivamente.
     
    Na terça-feira, 30/07, o Fluminense recebe o Peñarol (Uruguai), no Maracanã, às 21h30. A partida é válida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Já na quarta-feira, 31/07, o Flamengo encara o Emelec (Equador) no jogo de volta das oitavas de final da Taça Libertadores da América, também às 21h30, no Maracanã.
     
    Nesses dois dias, a concessionária vai oferecer trens extras aos passageiros e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria. Os clientes do MetrôRio vão poder embarcar nas estações Maracanã e São Cristóvão até uma hora após o término dos jogos. 
     
    As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) vão operar até a chegada do último trem nestas estações.
     
    Cartão Giro
     
    O MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, do cartão Giro para facilitar a entrada dos clientes no sistema. Com o aplicativo MetrôFácil, os torcedores podem planejar a viagem e acompanhar localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular. 


  • 26/07/2019

    MetrôRio prepara esquema especial para jogos do fim de semana no Maracanã

    No sábado (27) e domingo (28), a concessionária vai reforçar o número de funcionários nas estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, terá um esquema especial para os torcedores que irão ao Maracanã para assistir aos jogos do fim de semana.
    No sábado, 27/07, o Fluminense recebe o São Paulo às 19h. Já no domingo, 28/07, haverá o clássico entre Flamengo e Botafogo, às 16h. A concessionária recomenda que os rubro-negros utilizem a estação Maracanã para embarque e desembarque. Os botafoguenses devem optar pela estação São Cristóvão .
    Tanto no sábado quanto no domingo, haverá trens extras em circulação, além do aumento do número de funcionários nas estações. A concessionária lembra que os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio durante o fim de semana.

    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 17/07/2019

    MetrôRio anuncia operação especial para partida do Flamengo na Copa do Brasil

    Haverá trens extras e extensão de horário do embarque após o fim do jogo

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os rubro-negros que irão ao Maracanã nesta quarta-feira, 17/07, para assistir a Flamengo e Athletico-PR pela Copa do Brasil. A partida está marcada para as 21h30.
    A concessionária vai ampliar o horário de funcionamento do metrô. Haverá trens extras aos clientes, além de reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.
    O embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão será estendido em uma hora após o jogo. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.

    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.