×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 20/02/2017

    Projeto social patrocinado pelo MetrôRio fará festa carnavalesca para crianças e adolescentes na Zona Norte

    Evento gratuito será aberto para toda a comunidade na próxima terça-feira
     
    A ONG Favela Mundo, que conta com patrocínio do MetrôRio, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, além do apoio do Instituto Invepar, vai antecipar as comemorações carnavalescas e levará 200 crianças e adolescentes, entre seis e 18 anos, de forma gratuita, para pular e se divertir em uma das festas mais populares do país. Nesta terça-feira (21/02), a instituição abrirá suas portas na Escola Municipal Marechal Estevão Leite de Carvalho, localizada no Engenho da Rainha, Zona Norte, para toda a comunidade com o evento “Gritinho de Carnaval”. A brincadeira terá duas sessões às 10h e às 15h.
     
    A ideia é resgatar tradições populares como marchinhas clássicas e sambas de raiz, que traduzam o sentimento carioca, por meio de propostas pedagógicas, popularizando questões culturais, sociais e históricas, e, assim, ambientar os jovens sobre a importância da folia para o povo carioca. Além disso, quem for fantasiado, poderá participar de um concurso de fantasias e ganhar kits escolares.
     
    O evento será aberto ao público, sem necessidade de inscrição, basta os responsáveis levarem as crianças ao local.
     
    Serviço
    Gritinho de Carnaval 
    Público: Crianças e adolescentes
    Local: Escola Municipal Marechal Estevão Leite de Carvalho (Av. Pastor Martin Luther King Jr 3217, Engenho da Rainha)
    Dia: 21 de fevereiro
    Horários: 10h e 15h 
    Informações: www.favelamundo.com


  • 17/02/2017

    Metrô terá esquema especial para último fim de semana de Pré-Carnaval

    Durante o sábado e o domingo, os trens da Linha 2 farão o trajeto Pavuna-General Osório direto, sem necessidade de transferência.
      
    No último fim de semana de blocos pré-carnaval, o MetrôRio trabalhará com um esquema especial no sábado e no domingo. Nesses dois dias, os trens da Linha 2 realizarão o trajeto direto Pavuna-General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas. Os usuários que desejarem seguir viagem para a Linha 4 deverão fazer a transferência na estação General Osório. As estações Catete e Presidente Vargas estarão fechadas durante todo o fim de semana (só reabrindo às 5h de segunda-feira, dia 20/02). O horário de funcionamento das estações será das 5h à meia-noite, no sábado, e das 7h às 23h, no domingo.
    A Concessionária também colocará trens extras nas linhas 1, 2 e 4, aumentará a oferta de lugares e reduzirá os intervalos entre as composições para atender a grande demanda de foliões. Além disso, estão previstos reforço no efetivo de bilheteiros, seguranças e equipe de limpeza.
    O MetrôRio sugere aos usuários a compra dos bilhetes de ida e volta com antecedência, para evitar filas no retorno dos eventos.
     
     
    Sábado (18/02)
     
    Para os usuários que forem ao bloco Imaginô? Agora Amassa, no Leblon, a dica é desembarcar na estação Antero de Quental. Já para os foliões que comparecerem ao bloco D’Samba, na Praia do Pepê, a estação Jardim Oceânico é a recomendada.
    Em Ipanema, acontece o desfile do Simpatia é Quase Amor. A estação General Osório é a indicada para desembarque.   
     

    Domingo (19/02)
     
    Devido ao Bloco da Preta, que sai às 9h, na Rua Primeiro de Março, somente o acesso Passeio, da estação Cinelândia, ficará aberto das 6h às 20h do domingo (19/02), para desembarque e embarque exclusivo de usuários com cartões pré-adquiridos (cartão unitário e pré-pago do MetrôRio, cartões Riocard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Os passageiros que não possuírem esses cartões deverão embarcar na estação Carioca, que terá bilheteria externa (no acesso Rio Branco) para agilizar o atendimento. A estação Cinelândia fechará às 20h de domingo, só reabrindo às 5h de segunda-feira (20/02). Para os passageiros que desejarem embarcar e desembarcar após esse horário, a recomendação é utilizar a estação Carioca.
    Para os usuários que forem ao bloco Chora Me Liga, na Praia de Copacabana, a dica é utilizar as estações Cantagalo (para desembarque) e Siqueira Campos (para embarque após o desfile).
    Já para os foliões que comparecerem ao bloco Empolga às 9, em Ipanema, a estação General Osório é a indicada.
     
    Medidas de segurança
    Durante o fim de semana, não serão permitidos os embarques com bicicletas e pranchas de surfe.


  • 15/02/2017

    Botafogo x Olímpia terá esquema especial do MetrôRio

    O MetrôRio fará uma operação especial para atender os torcedores de Botafogo x Olímpia, nesta quarta-feira (15/02), às 21h45, no Estádio Nilton Santos (Engenhão). A Concessionária estenderá o horário de embarque de passageiros na estação Central até a chegada do último trem da SuperVia vindo do Engenho de Dentro. As demais estações ficarão abertas somente para desembarque, com exceção das estações da Linha 4 (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico), que estarão fechadas desde a meia-noite.

     

    A Linha 4 encerrará a operação em seu horário normal, meia-noite. A linha de extensão do Metrô Na Superfície Botafogo – Gávea funcionará até a chegada da última composição.  Já a linha Antero de Quental – Gávea finalizará o serviço à meia-noite.

     

    Para facilitar a entrada no sistema, a Concessionária recomenda a compra com antecedência dos cartões de ida e volta e indica o aplicativo MetrôFácil para que os usuários planejem a viagem, acompanhando localização e tempo estimado para chegada das composições.


  • 13/02/2017

    MetrôRio funcionará 24h durante o Carnaval 2017

    Esquema especial começa às 5h da manhã da sexta-feira, dia 24, e vai até às 23h da terça-feira, dia 28.

    A Linha 2 irá da estação Pavuna até a estação General Osório a partir das 10h de sábado, dia 25.

    A Concessionária recomenda que os usuários adquiram cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas.

     

    O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de Carnaval. Os trens circularão sem interrupção a partir das 5h de sexta-feira (24/02) até as 23h de terça-feira (28/02), com extensão de embarque nas estações Praça Onze e Central até as 3h de quarta-feira (01/03), em virtude do desfile das escolas mirins. A partir das 10h de sábado (25/02), os trens da Linha 2 realizarão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas. Os usuários que desejarem seguir viagem para a Linha 4 deverão fazer a transferência na estação General Osório.

    A Concessionária recomenda que os usuários comprem cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas. Também serão aceitos os cartões pré-pago do MetrôRio, Bilhete Único, Vale Transporte ou cartão RioCard.

     

    Bola Preta e blocos no Aterro do Flamengo

    Somente o acesso Passeio, da estação Cinelândia, ficará aberto das 6h às 20h, entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02), para desembarque e embarque exclusivo de usuários com cartões pré-adquiridos (cartão unitário e pré-pago do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Os passageiros que não possuírem esses cartões deverão embarcar nas estações Carioca e Glória, que possuirão bilheterias externas para agilizar o atendimento.

    Na estação Glória, a bilheteria externa funcionará de domingo (26/02) até a terça-feira (28/02) e ficará localizada próximo ao acesso Outeiro. Já em Carioca, a bilheteria externa funcionará do sábado (25/02) até a terça-feira (28/02) junto ao acesso Rio Branco. Os foliões que comparecerem a blocos próximos a essas duas estações deverão comprar o cartão nessas bilheterias, já que não haverá venda na parte interna das estações. A Concessionária recomenda que os usuários comprem cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas.

     

    Blocos em Ipanema

    Entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02), a estação General Osório também contará com um esquema diferenciado. Os acessos Complexo Rubem Braga e Sá Ferreira estarão abertos para desembarque e embarque, exclusivamente, de usuários com cartões pré-adquiridos (cartões unitário e pré-pago do MetrôRio, cartões RioCard, Vale-Transporte e Bilhete Único). Os passageiros que não possuírem esses cartões poderão comprar nas bilheterias externas próximas ao acesso principal, na praça General Osório.

     

    Na estação General Osório, os passageiros que desejarem embarcar na Linha 4 deverão utilizar o acesso Complexo Rubem Braga prioritariamente. O acesso Lagoa funcionará normalmente durante todos os dias da folia com venda nas bilheterias.

    Na estação Nossa Senhora da Paz, entre 5h e 15h, o usuário poderá embarcar e desembarcar apenas pelo acesso A (Joana Angélica). Entre 15h e 5h, o acesso funcionará somente para desembarque. 

     

    Blocos no Leblon, São Conrado e Barra

     Em Jardim de Alah, os foliões poderão embarcar apenas pelo acesso A (Borges de Medeiros). O acesso B (Almirante Pereira Guimarães) servirá apenas para desembarque. 

    Na estação Antero de Quental, o embarque será feito apenas pelo acesso A (Bartolomeu Mitre) e o desembarque somente pelo acesso B (General Urquiza).

    Na estação São Conrado, os acessos Rocinha e Aquarela do Brasil ficarão abertos para embarque e desembarque todos os dias do feriado. O acesso Estrada da Gávea não abrirá durante o Carnaval.

    Já em Jardim Oceânico, todos os acessos permanecerão abertos para embarque e desembarque durante todo o Carnaval. Para realizar a integração com o BRT nesta estação, o usuário deverá seguir pelo acesso C e já ter em mãos o RioCard carregado.

     

    Sapucaí e Terreirão do Samba

    O MetrôRio é a melhor opção para quem vai aproveitar os desfiles na Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba. Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque na estação Central. A estação Praça Onze é a mais próxima para os passageiros que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.

    Na terça-feira de Carnaval (28/02), para atender ao desfile das escolas de samba mirins, o funcionamento das estações Central e Praça Onze será estendido até as 3h para embarque. As demais estações fecharão para embarque às 23h e funcionarão após este horário somente para desembarque.

     

    Funcionamento das estações

    As estações Presidente Vargas e Catete fecharão à meia-noite de sexta-feira (24/02) para sábado (25/02) e só reabrirão às 5h da quarta-feira de cinzas (01/03). Entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02), a estação Maracanã funcionará para embarque e desembarque das 5h até a meia-noite.

    O acesso Passeio da estação Cinelândia ficará aberto das 6h às 20h entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02) para desembarque e embarque apenas de usuários com cartões pré-adquiridos (pré-pago e unitário do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Os demais passageiros poderão comprar seus bilhetes e embarcar nas estações mais próximas: Carioca e Glória, que contarão com bilheterias externas.  

    Na Linha 4, Nossa Senhora da Paz terá um esquema especial: a estação funcionará para embarque e desembarque entre 5h e 15h e somente para desembarque de passageiros das 15h às 5h.

    Por questões de segurança, algumas estações também terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h do sábado (25/02) até a terça-feira (28/02). São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo, na Linha 1, e São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, na Linha 2.

    Como alternativa, todas as estações terão máquinas de autoatendimento em funcionamento para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 5,00. A validade da carga dos cartões pré-pagos é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado (não há validade para os créditos).

     

    Medidas de segurança

    Para garantir uma viagem mais segura ao folião, o MetrôRio elaborou um plano de segurança, com a presença de brigadas de incêndio. Além disso, durante toda a operação especial de Carnaval, algumas escadas rolantes permanecerão desligadas. A medida tem como objetivo a prevenção de acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano.

    Não serão permitidos os embarques com bicicletas e pranchas de surfe durante a operação especial de Carnaval.

     

    Metrô Na Superfície

    Entre 25 e 28 de fevereiro, as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h até a meia-noite, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.

     

    Aplicativo MetrôFácil 

    No aplicativo MetrôFácil e no site do MetrôRio (www.metrorio.com.br/carnaval), o usuário poderá acessar um conteúdo especial para os dias de folia. Na nova aba, os usuários poderão consultar uma agenda de blocos com as estações mais próximas e também planejar suas viagens de acordo com os blocos do seu interesse. Além disso, no aplicativo os passageiros poderão acompanhar a localização e o tempo estimado para a chegada dos trens e consultar os mapas do entorno das estações. 


  • 10/02/2017

    MetrôRio amplia operação para fim de semana de clássico no Campeonato Carioca e Pré-Carnaval

    Com um fim de semana movimentado por blocos de pré-carnaval no entorno das estações, o MetrôRio trabalhará com um esquema especial no sábado e no domingo. A Concessionária colocará trens extras nas linhas 1, 2 e 4, aumentará a oferta de lugares e reduzirá os intervalos entre as composições para atender o aumento de demanda. Além disso, estão previstos aumento no efetivo de bilheteiros, seguranças e equipe de limpeza.

    O MetrôRio sugere aos usuários a compra dos bilhetes de ida e volta com antecedência, para evitar filas no retorno dos eventos. A transferência entre as linhas 1 e 2 acontece em Estácio e, entre as linhas 1 e 4, em General Osório.    

     

    Sábado (11/02)

    Para os usuários que forem ao Bloco Vira Lata, na Praia do Pepê, a dica é seguir até a estação Jardim Oceânico e utilizar o acesso Mar, o mais próximo à praia.

    Em Ipanema acontece o desfile da Banda de Ipanema. A estação General Osório é a indicada para desembarque.   

     

    Domingo (12/02)

    O Bloco Chame Gente sai na Avenida Prefeito Mendes de Morais. O acesso Aquarela do Brasil, da estação São Conrado, é o mais próximo da orla da praia.

    À noite, às 19h30, no estádio Nilton Santos (Engenhão), Botafogo e Flamengo se enfrentam pelo Campeonato Carioca. A Concessionária recomenda que os usuários da Linha 1 deem preferência à estação Central na integração com os trens da SuperVia. Para os passageiros da Linha 2, a estação Maracanã é a mais indicada.


  • 03/02/2017

    MetrôRio terá operação especial para fim de semana de futebol e shows.

    Usuários têm desconto de 50% no ingresso para o Armazem 3, com show de Jorge Ben Jor
     
    O MetrôRio colocará trens extras à disposição dos torcedores que forem ao estádio Nilton Santos (Engenhão), neste sábado, assistir à partida entre Botafogo e Macaé, às 19h30, válida pelo Campeonato Carioca. A Concessionária recomenda que os usuários deem preferência à estação Central na integração com os trens da SuperVia e adquiram os bilhetes de ida e volta com antecedência para evitar filas.
     
    Com a implantação da Operação Verão, nos fins de semana, os intervalos entre as composições já estarão reduzidos ao longo do dia. Além disso, a empresa aumentará em 20% o número de lugares em relação à oferta usual e reforçará as equipes de segurança, limpeza e bilheteria.
     
    Entretenimento
     
    No último fim de semana do projeto Arena Banco Original, no Armazém 3 do Boulevard Olímpico, o MetrôRio reforça a parceria com o evento, que garante desconto de 50% na compra de ingressos aos usuários que apresentarem o cartão pré-pago da Concessionária nas bilheterias do evento. Este fim de semana terá show do cantor Jorge Ben Jor, o musical em homenagem a Wilson Simonal e as festas Bailinho e Baguncinha. A estação Uruguaiana é a mais próxima do local das apresentações.
     


  • 01/02/2017

    MetrôRio vai estender horário de operação para Botafogo x Colo-Colo.

    O MetrôRio fará uma operação especial para atender os torcedores de Botafogo x Colo-Colo, hoje (01/02), às 21h45, no Estádio Nilton Santos (Engenhão). A Concessionária estenderá o horário de embarque de passageiros na estação Central até a chegada do último trem da SuperVia vindo do Engenho de Dentro. As demais estações ficarão abertas somente para desembarque.
     
    Os passageiros que precisarem seguir viagem pela Linha 4 deverão trocar de composição na estação General Osório.
      
    As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) funcionarão até a chegada da última composição.  
     
    Para facilitar a entrada no sistema, a Concessionária recomenda a compra com antecedência dos cartões de ida e volta e indica o aplicativo MetrôFácil para que os usuários planejem a viagem, acompanhando localização e tempo estimado para chegada das composições.


  • 24/01/2017

    MetrôRio terá esquema especial para Brasil x Colômbia.

     
    O MetrôRio terá esquema especial de operação para atender os torcedores do Jogo da Amizade (amistoso entre Brasil x Colômbia), na próxima quarta-feira (25/01), às 21h45m, no Estádio Nilton Santos (Engenhão). A Concessionária estenderá o horário de embarque de passageiros na estação Central até a chegada do último trem da SuperVia oriundo do Engenho de Dentro. As demais estações ficarão abertas somente para desembarque.
     
    A transferência entre as linhas 1 e 2 acontecerá entre as estações Central e Botafogo. Os passageiros dessas linhas que precisarem seguir viagem pela Linha 4 deverão trocar de composição na estação General Osório.
      
    As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) funcionarão até a chegada da última composição.  
     
     
    Brasil x Colômbia
     
    A renda líquida do Jogo da Amizade, entre as seleções de Brasil e Colômbia, será totalmente revertida às vítimas da queda do avião da Chapecoense.
     


  • 19/01/2017

    MetrôRio terá esquema especial para feriado de São Sebastião.

    O MetrôRio antecipará a Operação Verão para esta sexta-feira (20/01), feriado de São Sebastião. Praticado nos fins de semana desde dezembro, o planejamento será realizado de sexta a domingo para atender à demanda de usuários que buscam as praias e os pontos turísticos da cidade. Com isso, os passageiros que utilizarem o metrô terão 20% a mais de lugares nos trens em relação à oferta usual e intervalos reduzidos entre as composições.   
     
    A Concessionária reforçará as equipes de segurança, limpeza e bilheteiros e indica a compra dos cartões de ida e volta com antecedência para facilitar a entrada no sistema. 
     
    Horário de funcionamento do sistema
     
    – Sexta-feira (20/01) – Linhas 1, 2 e 4 funcionarão das 7h às 23h.
    – Sábado (21/01) – Linhas 1, 2 e 4 funcionarão das 5h à meia-noite.
    – Domingo (22/01) – Linhas 1, 2 e 4 funcionarão das 7h às 23h. 
     
    A transferência entre as linhas 1 e 2 acontecerá no Estácio nos três dias. Os passageiros destas linhas que precisarem seguir viagem pela Linha 4 deverão trocar de composição na estação General Osório.  
     
    Metrô Na Superfície
     
    As duas linhas do Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental – Gávea) funcionarão normalmente, aguardando a chegada do último trem.



  • 13/01/2017

    MetrôRio proporciona desconto para o Armazém 3 do Boulevard Olímpico e realiza Operação Verão.

    Usuários pagam somente a metade em atividades culturais 
    Para garantir comodidade e conforto na ida à praia, Companhia reduz intervalos entre trens e aumenta em 20% número de lugares.
     
    Cariocas e turistas poderão aproveitar o verão, neste fim de semana, com o auxílio do MetrôRio. A Companhia está realizando a Operação Verão, para garantir comodidade e conforto na ida à praia – da Zona Sul à Barra da Tijuca – e fechou ainda uma parceria com o Arena Banco Original. A iniciativa proporciona desconto de 50% na compra de ingressos para as atrações do Armazém 3 do Boulevard Olímpico ao usuário que apresentar o cartão pré-pago da Concessionária nas bilheterias físicas do evento.
     
    Os ingressos para Armazém 3 podem ser adquiridos no Theatro NET Rio, em Copacabana, e também pela Internet, no Ingresso Rápido. De hoje (13/1) a 15 de janeiro, o público poderá conferir shows de Diogo Nogueira, Arlindo Cruz e Dona Ivone Lara, de Teresa Cristina, Mosquito e Thiago Martins, stand up comedy com Marcos Veras e a festa Bailinho.
     
    O MetrôRio recomenda que os passageiros desembarquem na estação Uruguaiana, a mais próxima do Armazém 3 do Boulevard Olímpico. 

    Operação Verão continua no MetrôRio
     
    Dando continuidade ao planejamento especial para o verão carioca, a Concessionária disponibilizará trens extras para as três linhas (1, 2 e 4), com redução de intervalos entre as composições e aumento em 20% do número de lugares em relação à oferta usual, além de reforço nas equipes de segurança, limpeza e bilheteria. O planejamento especial continuará até fevereiro.
     
    A transferência entre as Linhas 1 e 2 acontecerá na estação Estácio. O usuário que desejar seguir viagem pela Linha 4 deverá trocar de composição em General Osório. Trens extras serão posicionados em estações estratégicas e injetados no sistema de acordo com o aumento do fluxo de passageiros. A Concessionária recomenda que os usuários priorizem o cartão pré-pago ou comprem as passagens de forma antecipada, evitando filas na volta da praia. Usuários com pranchas de surfe e bicicletas poderão embarcar durante o fim de semana, em todas as estações e nos ônibus Metrô Na Superfície.