×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 15/02/2019

    MetrôRio tem esquema especial para final da Taça Guanabara e blocos que desfilam no fim de semana

    Os clientes que forem assistir à final da Taça Guanabara, neste domingo (17/02), ou quiserem aproveitar os blocos de pré-Carnaval vão contar com uma operação especial do MetrôRio, uma empresa do grupo Invepar.

    Pré-Carnaval no sábado

    No sábado (16/02), às 8h, o bloco “Desliga da Justiça” vai desfilar pelo Baixo Gávea, na Gávea. A estação Antero de Quental e o Metrô Na Superfície (Antero de Quental x Gávea) são os indicados para a ida e volta do bloco. No mesmo horário, na Praia de São Conrado, o bloco “Primeiro Amor” realiza um ensaio aberto. Os foliões que comparecerem ao evento devem utilizar a estação São Conrado. Ainda às 8h, o bloco “Chá da Alice” desfila na praia da Barra da Tijuca. A estação Jardim Oceânico é a indicada para a ida e a volta.
    Às 13h, o “GB Bloco” e o “Imprensa que eu Gamo”, em Laranjeiras, desfilam. A estação Largo do Machado é a indicada para o desembarque e o embarque de ambos os eventos. Às 14h, a "Banda de Ipanema" inicia o seu ensaio, na praça General Osório, em Ipanema. Os foliões que comparecerem ao bloco deverão utilizar a estação General Osório. 

    Pré-Carnaval no domingo

    No domingo (17/02), a Praia de São Conrado receberá o desfile do bloco “Vira-Lata”, às 8h. Os foliões que comparecerem deverão utilizar a estação São Conrado. Também às 8h, o bloco “Calma, calma sua piranha!” passará pelas ruas de Botafogo. A estação Botafogo e o Metrô Na Superfície (Botafogo x Gávea) são os indicados para chegar ao evento.
    Mais tarde, às 13h, a “Banda Amigos da Barra” desfila na Praia da Barra da Tijuca. Os foliões que comparecerem ao desfile deverão desembarcar e embarcar de volta na estação Jardim Oceânico. 

    Final do Campeonato Carioca

    No domingo (17/02), às 17h, acontece a final da Taça Guanabara, entre Vasco x Fluminense, no Maracanã. Haverá reforço na grade de trens. Para o clássico, a concessionária recomenda que os torcedores do Vasco desembarquem e embarquem, depois do jogo, na estação São Cristóvão. Já os tricolores deverão utilizar a estação Maracanã na ida e na volta do jogo.
    Dica do MetrôRio
    Para quem vai participar dos eventos no fim de semana, a Concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e também indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem e acompanhem a localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular.
     

     
     
     


  • 14/02/2019

    MetrôRio monta operação especial para as semifinais da Taça Guanabara

    O MetrôRio, uma empresa do Grupo Invepar, reforçará o atendimento para atender os torcedores durante as semifinais da Taça Guanabara. Na quarta-feira (13/02), para o jogo entre Vasco e Resende no Maracanã, a concessionária vai oferecer trens extras para os clientes e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.

     

    No dia seguinte (14/02), às 20h30, Flamengo e Fluminense vão tentar chegar à final da Taça Guanabara. Para atender ao clássico carioca, o MetrôRio vai disponibilizar trens extras e também haverá reforço nas equipes. A concessionária orienta que os rubro-negros deem preferência à estação São Cristóvão. Já os tricolores devem seguir pela estação Maracanã.

     

    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem e acompanhem localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular. 


  • 11/02/2019

    Cursos gratuitos em Costa Barros

    Informática básica, Refrigeração, Operador de Telemarketing, Manicure e pedicure são alguns dos cursos disponíveis.
     
    O projeto “Engrenando no Amanhã” está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas de refrigeração, eletricidade predial básica, assistente administrativo, implante capilar e tranças afro, informática básica, operador de telemarketing, manicure e pedicure. As aulas vão acontecer em Costa Barros, uma vez por semana, de segunda-feira a sábado, no turno da manhã ou da tarde. Os cursos têm duração de cinco meses. São 100 vagas e, para participar, é necessário ter entre 16 e 29 anos.
    As matrículas podem ser feitas na sede do instituto, do dia 11 ao dia 22 deste mês. Os interessados devem comparecer com identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Para menores de 18 anos, é obrigatória a presença do responsável legal. As aulas estão previstas para começar no dia 16 de março.
    “O bairro de Costa Barros tem o segundo menor IDH da cidade do Rio de Janeiro e projetos como o Engrenando no Amanhã são fundamentais para essa região. Somos agentes de transformação”, disse Richard Silva, coordenador do programa.
    O Engrenando no Amanhã conta com patrocínio do MetrôRio, uma empresa do do grupo Invepar, e apoio do Instituto Invepar.
     
    SERVIÇO

    Inscrições para as oficinas gratuitas do Engrenando no Amanhã

    Local: Rua Cândido Macedo Júnior, 13 – Costa Barros
    Aulas: Segunda-feira a sábado

    Inscrições: 11 a 22 de fevereiro, das 9h às 17h, no local
    Informações: www.recriandoraizes.org.br/jovens.php


  • 05/02/2019

    MetrôRio vai estender horário para atender torcedores de Botafogo x Defensa y Justicia

    O MetrôRio, uma empresa do Grupo Invepar, realiza operação especial para atender os torcedores que forem assistir à primeira fase da Copa Sul-Americana, no Nilton Santos. Nesta quarta-feira (06/02), às 21h30, Botafogo x Defensa y Justicia (ARG) vão iniciar a disputa pelo título. Por conta disso, o MetrôRio estenderá o horário de embarque de passageiros na estação Central até a chegada do último trem da SuperVia vindo da estação Engenho de Dentro. As demais estações ficarão abertas somente para desembarque. Além disso, a concessionária vai oferecer trens extras para os clientes e reforçar as equipes de segurança e de bilheteria.

    A partir da 0h, quem embarcar no sentido Zona Sul e Barra da Tijuca não precisará fazer transferência na estação Botafogo, já que os trens seguirão até a estação Jardim Oceânico. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) funcionarão até a chegada da última composição.

    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem e acompanhem localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular.


  • 01/02/2019

    MetrôRio terá operação especial para Flamengo x Cabofriense

    Operação Verão da Concessionária será mantida no fim de semana

    Neste domingo (03/02), o Flamengo, já classificado para as semifinais da Taça Guanabara, vai receber o time Cabofriense, às 17h, no Estádio do Maracanã. Para atender os torcedores dos dois clubes, o MetrôRio, uma empresa do Grupo Invepar, vai ampliar a oferta de trens na grade e reforçar as equipes de segurança e bilheteria nas estações.
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.

    Operação Verão

    A Concessionária também vai manter a Operação Verão neste fim de semana, cuja expectativa é de altas temperaturas e maior movimento nas praias da cidade. O planejamento inclui trens extras nas Linhas 1, 2 e 4, o que representa incremento de 20% no número de lugares em relação à oferta usual nos fins de semana, redução de intervalos e reforço nas equipes. A Operação Verão funcionará até o dia 17 de fevereiro, durante os fins de semana de temperaturas elevadas.
     


  • 11/01/2019

    Favela Mundo retoma aulas para mais de 700 crianças da Cidade de Deus e na Rocinha


    Cursos são voltados para crianças e adolescentes de 2 a 18 anos. Projeto já beneficiou mais de 5 mil pessoas desde 2010
    O ano letivo está começando e, com ele, a preocupação sobre o que fazer com as crianças no contraturno escolar. Uma opção é o projeto Favela Mundo, que atende crianças e adolescentes da Cidade de Deus e da Rocinha. O projeto retoma, no dia 11 de fevereiro, as oficinas de jazz, hip-hop, balé baby, teatro, musicalização e violão.
    As inscrições podem ser feitas a partir de 14 de janeiro, entre 10h e 16h, nos polos da Favela Mundo de Rocinha e Cidade de Deus. Os únicos pré-requisitos para a inscrição são ter até 18 anos e estar estudando.  
    O Projeto Favela Mundo conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, empresas do grupo Invepar, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e apoio do Instituto Invepar.
    A ONG:
    Fundada em setembro de 2010, a Favela Mundo passou por 11 comunidades e beneficiou mais de 5 mil crianças e jovens. A ONG tem em seu currículo o reconhecimento de “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, concedido pela ONU.
     
    Serviço:
     
    O Projeto Favela Mundo retoma as aulas na Cidade de Deus e na Rocinha, a partir do dia 11 de fevereiro. Confira os endereços dos polos abaixo:
     
    Rocinha: Biblioteca Parque da Rocinha. Estrada da Gávea 454.
    Cidade de Deus: EDI Senhora Perciliana de Alvarenga. Rua Moisés s/n.
    Horário: 10h às 16h


  • 28/12/2018

    Último fim de semana para adquirir o cartão especial de Réveillon do MetrôRio


    A partir deste sábado (29/12), a venda dos cartões especiais acontecerá somente na estação Carioca, das 10h às 21h. Na segunda-feira (31/12), venda acontecerá das 10h às 19h, horário do início da operação especial
     
    Os clientes que ainda não adquiriram o cartão especial de Réveillon devem correr: a partir de amanhã (sábado, 29/12), os cartões serão vendidos apenas na bilheteria especial da estação Carioca, das 10h às 21h. Na segunda-feira, 31/12, a venda acontecerá até durarem os estoques ou até o início da operação especial, às 19h.
                         
    O metrô é o único meio de transporte que dará acesso ao bairro de Copacabana. A operação especial de Réveillon terá início às 19h da segunda-feira, 31/12, e durará até as 5h da terça-feira, 1/1/2019. Durante esse período, não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard (Bilhete Único e Vale-Transporte) -  exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses cartões serão aceitos até as 23h59m da segunda-feira, 31/12. 
     
    No retorno, de meia-noite até as 5h da terça-feira, 1/1/2019, somente serão aceitos os cartões especiais. Os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio e os cartões da RioCard voltarão a valer a partir das 5h do dia 1º de janeiro somente nas estações Jardim Oceânico, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde e após as 7h nas demais estações.
     
    O cartão de ida e volta é vendido por R$ 8,60. Já os cartões somente de ida ou de volta custam R$ 4,30, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio. Cada cliente tem o limite de compra de até dez cartões. Os clientes podem escolher cinco faixas de horário (entre 19h e 0h) e devem comprar o cartão correspondente ao período em que pretendem realizar a viagem.
     
    Funcionamento do MetrôRio durante o feriadão de Réveillon
     
    No sábado, 29/12, o MetrôRio funcionará das 5h até a meia-noite. A transferência entre as linhas 1 e 2 acontecerá na estação Estácio. No domingo, 30/12, o funcionamento será das 7h às 23h, também com transferência entre as duas linhas na estação Estácio.
     
    Na segunda-feira, 31/12, a operação será iniciada às 5h e a transferência entre as linhas 1 e 2 acontecerá entre as estações do trecho compartilhado (Botafogo a Central) até as 19h, quando terá início a operação especial de Réveillon. A partir desse horário, os clientes da Linha 2 poderão seguir da Pavuna até Jardim Oceânico, sem necessidade de trocar de trem.
     
    Devido ao grande fluxo, a partir das 19h da segunda-feira, 31/12, a estação Cardeal Arcoverde será fechada para embarque, funcionando apenas para desembarque. Nesse mesmo horário, as bilheterias do MetrôRio serão fechadas, exceto as das estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, que ficarão abertas até as 23h59 do mesmo dia.
     
    A volta da operação especial de Réveillon acontecerá entre meia-noite e 5h, exclusivamente, pelas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Jardim Oceânico, com o uso do cartão especial. As demais estações das Linhas 1, 2 e 4 funcionarão apenas para desembarque, de meia-noite até as 5h do dia 1/1/2019. O MetrôRio recomenda que os usuários que estiverem em Copacabana priorizem, nas viagens de ida e de volta, a estação Siqueira Campos.
     
    Na terça-feira, 1/1/2019, a operação será retomada às 7h e se encerrará às 23h, com exceção das estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete, que permanecerão fechadas e reabrirão às 5h, do dia 02/01/2019 (quarta-feira).
     


  • 26/12/2018

    MetrôRio terá operação especial para o Natal


    Por causa do funcionamento especial da Saara neste domingo (23/12), o MetrôRio, uma empresa do grupo Invepar, deixará dois acessos abertos na estação Uruguaiana (Senhor dos Passos e Alfândega) e um na Presidente Vargas (Alfândega), do início da operação, que acontece às 7h, até as 15h.  A Concessionária também vai manter a Operação Verão no fim de semana, que vai ter altas temperaturas e maior movimento para as praias. O planejamento inclui trens extras nas Linhas 1, 2 e 4, aumento de 20% no número de lugares em relação à oferta usual, redução dos intervalos entre as composições e reforço das equipes de bilheteria e segurança.
    A Operação Verão funcionará até o dia 17 de fevereiro de 2019, em fins de semana de sol e calor


  • 26/12/2018

    Atenção! Últimos dias para comprar os cartões especiais de Réveillon do MetrôRio


    Os clientes que ainda não adquiriram o cartão especial para o Réveillon do MetrôRio, empresa do grupo Invepar, devem se apressar! Até a próxima sexta-feira, 28/12, os cartões serão vendidos nas estações Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Siqueira Campos e Jardim Oceânico. No sábado (29/12), domingo (30/12) e na segunda-feira (31/12), a venda acontecerá somente na estação Carioca. No sábado (29/12) e no domingo (30/12), as bilheterias especiais funcionarão das 10h às 21h. Na segunda-feira (31/12), a venda acontecerá das 10h às 19h (início da operação especial) ou até durarem os estoques.
     
    O cartão de ida e volta é vendido por R$ 8,60. Já os cartões somente de ida ou de volta custam R$ 4,30, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio. Cada cliente tem o limite de compra de até dez cartões. Os clientes podem escolher cinco faixas de horário (entre 19h e 0h) e devem comprar o cartão correspondente ao período em que pretendem realizar a viagem.
     
    Ainda há cartões para todas as faixas de horário, mas o MetrôRio orienta a compra com antecedência para evitar filas. “Evite filas de última hora. Muitas pessoas ainda deixam para fazer a compra nos dias 29, 30 e 31, mas ainda dá tempo de adquirir o cartão em uma das seis estações”, afirma Daniel Habib, diretor de Operações do MetrôRio.
     
    A partir das 19h da segunda-feira (31/12), não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard (Bilhete Único e Vale-Transporte) -  exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses cartões serão aceitos até as 23h59m do mesmo dia. No retorno, após a meia-noite, somente serão aceito os cartões especiais. Os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio e os cartões da RioCard voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro.
     
    Horários de embarque no Réveillon:
    19h às 20h – cartão amarelo (ida) e cartão laranja (ida e volta);
    20h às 21h – cartão azul-claro (ida) e cartão azul-escuro (ida e volta);
    21h às 22h – cartão vermelho (ida) e cartão rosa (ida e volta);
    22h às 23h – cartão verde-claro (ida) e cartão verde-escuro (ida e volta);
    23h à 0h – cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);
    0h às 5h – cartão cinza.
     
    Funcionamento das estações durante a Operação Especial
    Na segunda-feira, 31/12, a transferência entre as Linhas 1 e 2 vai seguir sem alteração de Central a Botafogo até as 19h, quando terá início a operação especial de Réveillon. A partir desse horário, clientes da Linha 2 poderão seguir da Pavuna até Jardim Oceânico, sem necessidade de trocar de trem.
    A estação Cardeal Arcoverde será fechada para embarque às 19h, mas o funcionamento continua para desembarque. Também a partir das 19h, do dia 31/12, as bilheterias do MetrôRio estarão fechadas, exceto as das estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, que ficarão abertas até as 23h59 do mesmo dia.
    A volta acontecerá entre meia-noite e 5h, exclusivamente, pelas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Jardim Oceânico, com o uso do cartão especial. As demais estações das Linhas 1, 2 e 4 funcionarão apenas para desembarque, de meia-noite até as 7h do dia 1/1/2019. O MetrôRio recomenda que os usuários que estiverem em Copacabana priorizem, nas viagens de ida e de volta, a estação Siqueira Campos.
    No dia 01/01/2019 (terça-feira), a operação será retomada às 7h e se encerrará às 23h, com exceção das estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete, que permanecerão fechadas e reabrirão às 5h, do dia 02/01 (quarta-feira).


  • 26/12/2018

    MetrôRio vai disponibilizar trens extras para Jogo das Estrelas


    Partida encerra calendário do futebol carioca
     
    O MetrôRio preparou uma operação especial com trens extras à disposição dos torcedores que forem assistir ao Jogo das Estrelas, partida que encerra o calendário do futebol carioca. O evento, organizado pelo ex-jogador Zico, acontecerá no Estádio do Maracanã, nesta quinta-feira (27/12). A partida principal começa às 20h. Para facilitar a entrada no sistema, a Concessionária recomenda a compra com antecedência do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os usuários planejem a viagem, acompanhando localização e tempo estimado para chegada das composições.