×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 13/12/2018

    MetrôRio oferece wi-fi gratuito nas estações



    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, traz mais uma boa notícia para os seus clientes: além do recém-lançado cartão Giro, com recarga online, a Concessionária passa a oferecer wi-fi gratuito nos mezaninos e plataformas em 39 das suas 41 estações, o que representa 95% do sistema. Para se conectar à internet, os passageiros precisam fazer um cadastro simples e rápido pelo seu equipamento (smartphone, tablet, notebook).

    O usuário tem direito a 15 minutos de wi-fi gratuito. Após esse período, o cliente pode se reconectar imediatamente por mais 15 minutos. Nas viagens seguintes, não é necessário fazer um novo registro. Basta o passageiro se reconectar à rede com seu aparelho.

    “Essa é mais uma iniciativa de modernização com o objetivo de facilitar a vida dos nossos clientes. A disponibilidade de wi-fi melhora a experiência dos passageiros. As estações do Metrô são seguras e, por isso, é possível usar a internet com tranquilidade”, diz Charles de Sirovy, diretor Comercial do MetrôRio.

    As estações podem ter até 15 mil clientes conectados ao mesmo tempo. Os horários de maior acesso têm sido: 12h, 13h e 18h, quando até 1,2 mil passageiros chegam a acessar simultaneamente a rede numa mesma estação. Até o fim do ano, todas as estações do sistema vão oferecer wi-fi gratuito para os clientes do MetrôRio.

    Acesso gratuito para promoções

    Os clientes do novo cartão Giro podem aproveitar o wi-fi gratuito nas estações para conectar-se ao site (www.metrorio.com.br) ou ao aplicativo MetrôFácil (na área Giro) para fazer recargas, acessar informações como o saldo e o extrato do cartão e ainda obter descontos em lojas, academia, viagens de Uber e no aluguel de bicicletas compartilhadas (Bike Rio).


  • 12/12/2018

    MetrôRio inicia Operação Verão para oferecer mais conforto durante a estação mais quente do ano

    Esquema prevê reforço nas estações, redução nos intervalos e aumento de aproximadamente 20% no número de lugares nos fins de semana de sol e calor
     
    O MetrôRio, uma empresa do grupo Invepar, inicia, amanhã (01/12), a Operação Verão, com esquema especial para oferecer mais conforto aos clientes nos fins de semana, quando aumenta a demanda em função do início das férias escolares e da estação mais quente do ano. A Concessionária prevê oferta de trens extras para as Linhas 1, 2 e 4, aumento em aproximadamente 20% do número de lugares em relação à oferta usual e reforço nas equipes de bilheteria e segurança. O planejamento especial vai funcionar até o dia 17 de fevereiro de 2019, em fins de semana de sol e calor.
    A transferência entre as Linhas 1 e 2 será na estação Estácio, como já ocorre normalmente aos fins de semana. Trens extras estarão disponíveis para serem colocados no sistema de acordo com o aumento no fluxo de passageiros.
    A Concessionária recomenda que os clientes priorizem o cartão Giro e comprem as passagens de forma antecipada, evitando filas na volta da praia.
    Giro
    O Giro é o novo cartão do MetrôRio com recarga online e que oferece descontos em lojas, academia, em viagens feitas de Uber, no aluguel de bicicletas compartilhadas (Bike Rio) e benefícios para quem for ao Rock in Rio. O cartão é vendido nas bilheterias e máquinas de autoatendimento das 41 estações da Concessionária. Além da praticidade e de valores diferenciados na aquisição de produtos e serviços, o cartão permite que o cliente recupere os créditos, em caso de perda ou roubo, e acompanhe o uso do cartão por extrato.
    Embarque com pranchas e bicicletas
    O embarque com pranchas e bicicletas, normalmente permitido no último carro aos fins de semana, poderá ser suspenso para garantir melhor fluidez dos clientes dentro do metrô. 
     


  • 10/12/2018

    Grafiteiro Carlos Acme vence terceira edição da Copa Graffiti


    Muros de Maracanã, Engenho da Rainha, Irajá e Acari/Fazenda Botafogo receberam painéis de arte urbana
     
    A equipe Fiel de Fechar, capitaneada pelo grafiteiro Carlos Acme, foi a grande campeã da Copa Graffiti 2018 e conquistou o prêmio de R$ 20 mil. O time, composto por seis artistas, pintou um muro no entorno da estação Acari/Fazenda Botafogo. O mural presta homenagens a Martin Luther King Jr e à adolescente Maria Eduarda Alves Ferreira, que morreu ao ser baleada dentro da Escola Municipal Jornalista Daniel Piza, em Fazenda Botafogo, em março de 2017.
    “Nosso painel foi feito com muita dedicação. Trouxemos a memória do bairro e fizemos um paralelo com a história recente da região. Durante o tempo que passamos por lá, pudemos conhecer os moradores e perceber como a arte urbana fez diferença na vida deles”, comemora Carlos Acme, tricampeão do Festival.

    A equipe vencedora foi escolhida tanto pelo júri técnico quanto pelo voto popular. O anúncio foi feito em uma festa de encerramento na ONG Rongo, em Engenheiro Rubens Paiva, que contou com várias atividades culturais, como apresentações de hip hop, djs e rappers.
    A Copa Graffiti
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, levou cor, felicidade e cidadania para o entorno de quatro estações da Linha 2.
    Esta foi a terceira edição do festival, que teve 24 artistas divididos em quatro equipes disputando o prêmio. A curadoria foi do grafiteiro Airá Ocrespo. 
    A concepção das pinturas foi feita em conjunto com os moradores das comunidades próximas às estações, celebrando a história de cada bairro e resgatando a autoestima dos moradores.
    A iniciativa foi patrocinada pela Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Cultura, MetrôRio, via Lei de Incentivo do ISS, e conta com o apoio do Instituto Invepar.
    Demais equipes
    Um sorteio realizado na abertura da competição, em setembro, definiu o local que seria pintado por cada equipe. Cada grupo teve 15 dias para concluir os grafites.
    O Z.O. Team, liderado pelo grafiteiro e designer Criz Silva, trabalhou no entorno da estação Maracanã. O painel, bem colorido, conta a história do bairro, inspirado numa matrioska, a tradicional boneca russa.
    No Engenho da Rainha, as cores e inspirações foram da equipe Pintanawá, liderada pelo artista de rua Mário Band’s. Ele ressalta a importância da cultura indígena.
    Em Irajá, os painéis ficaram a cargo do Clube Regatas do Traço, que tem o grafiteiro Cazé como capitão. O muro, pintado em diferentes tons de azul, homenageia figuras tradicionais do bairro, como o vendedor de gelo João Carlos Miranda.


  • 19/11/2018

    ONG Favela Mundo comemora Dia da Consciência Negra com exibição gratuita de filme infantil


    Projeto vai exibir o filme “Dudu e o Lápis Cor da Pele” e, em seguida, promoverá um debate com 600 crianças e adolescentes na Rocinha e na Cidade de Deus
     
    Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a ONG Favela Mundo vai promover sessões gratuitas do filme “Dudu e o Lápis Cor da Pele”, de Miguel Rodrigues, na Rocinha e na Cidade de Deus, na quinta-feira, 22 de novembro.
    O longa conta a história de um menino negro que, ao colorir um desenho da própria família, encontra um grande dilema: a professora o manda usar o lápis cor da pele. Sem entender por que um lápis de cor bege é referência de cor da pele, Dudu embarca em uma aventura para descobrir quem afinal tem esta cor, já que a cor clara não representa a pele dele, nem a da própria família.
    As exibições gratuitas, seguidas de debate, acontecerão no EDI Sra. Perciliana de Alvarenga, na Cidade de Deus, às 10h e na Biblioteca Parque da Rocinha, às 14h, para cerca de 600 crianças e adolescentes atendidos pela Favela Mundo nas comunidades.
    “A maioria das crianças negras não se sente representada na mídia, em brincadeiras ou em jogos. Queremos mostrar que não existe uma cor de pele certa, todos são únicos e especiais e precisam se sentir representados”, aponta Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, homônima ao projeto.
    O projeto Favela Mundo conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e apoio do Instituto Invepar.
     
    Serviço:
     
    Dia da Consciência Negra – ONG Favela Mundo
    Sessões gratuitas de “Dudu e o Lápis Cor da Pele”
    Dia 22 de novembro
    10h: EDI Sra Perciliana. Rua Moisés, s/n, -  Cidade de Deus
    14h: Biblioteca Parque da Rocinha, Est. da Gávea,454 – Rocinha
     
    Informações: www.favelamundo.org.br ou pelos telefones 2236-4129 ou 3349-2548


  • 06/11/2018

    MetrôRio recebe escritor Nei Lopes em evento literário sobre o dia da Consciência Negra

    O escritor participa do ‘Encontro com Territórios’, promovido pela Biblioteca Estação Leitura, que fica na estação Central do Metrô, no dia 8/11
     
    O MetrôRio e a Biblioteca Estação Leitura promovem, na próxima quinta-feira, 8 de novembro, às 19h30, um bate-papo com escritor carioca Nei Lopes no projeto “Encontro com Territórios”. O evento será mediado pelo jornalista Claufe Rodrigues e vai abordar o livro “Rio Negro, 50”, que se desenvolve a partir de um assassinato com fortes conotações racistas.
     
    Após a conversa, Nei Lopes vai autografar exemplares do livro. Para isso, é necessário retirar uma senha, que já está sendo distribuída na Biblioteca Estação Leitura.
     
    Estação Leitura
     
    A Biblioteca Estação Leitura funciona às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 14h às 20h. Com quatro anos de atividade, já realizou mais de 26 mil empréstimos gratuitos.
     
    Serviço:
     
    Encontro com Territórios recebe Nei Lopes
    Local: Biblioteca Estação Leitura - estação Central do metrô, ao lado do quiosque Empada com Arte (telefone: 2253-9641)
    Dia: 08 de novembro de 2018
    Horário: 19h30
    Senhas para receber o livro gratuitamente: entregues durante o horário de funcionamento da Estação Leitura


  • 01/11/2018

    MetrôRio terá horários diferenciados para feriado de Finados


    O MetrôRio vai operar com horários diferenciados de sexta-feira (02/11) a domingo (04/11), feriado de Finados. A transferência entre as Linhas 1 e 2 será realizada na estação Estácio nos três dias. 
     
    Sexta-feira (02/11) – Das 7h até as 23h.
     
    Sábado (03/11) – Das 5h até a meia-noite. Para o clássico entre Fluminense e Vasco, às 17h, no Estádio do Maracanã, os clientes terão à disposição trens extras para ida e volta do jogo. Também haverá reforço de bilheteria e de segurança. A partida é válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
     
    Domingo (04/11) – Das 7h até as 23h. A operação do dia anterior será repetida para Botafogo x Corinthians, que acontece no Estádio Nilton Santos, às 17h.  
     


  • 05/10/2018

    MetrôRio monta operação especial para Eleições 2018

    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o primeiro turno das Eleições 2018, neste domingo, 07/10. A operação das Linhas 1, 2 e 4 terá início às 7h e será encerrada às 23h. Os clientes deverão realizar a transferência entre linhas na estação Estácio. As duas linhas do Metrô Na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) funcionarão normalmente. Além disso, a Concessionária vai aumentar o efetivo de bilheteiros e seguranças e irá disponibilizar trens extras nas três linhas para facilitar a ida e a volta dos eleitores. A operação também será repetida no dia 28/10, no segundo turno. 
     
     


  • 03/10/2018

    Pontes do MetrôRio recebem iluminação rosa para conscientização sobre câncer de mama

    Outubro chegou e, para marcar a campanha de prevenção ao câncer de mama, o MetrôRio iluminou de rosa as pontes das estações Cidade Nova, no Centro, e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.  A campanha Outubro Rosa surgiu nos anos 1990 com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama e proporcionar um fácil acesso ao diagnóstico da doença. Além da iluminação especial nas pontes durante todo o mês de outubro, o MetrôRio vai promover, na estação Carioca, em parceria com a Fundação Laço Rosa e com o Instituto Invepar, a exposição "50 tons de rosa", da fotógrafa Nana Moraes, que clicou mulheres em tratamento de câncer de mama e, com isso, resgatou a autoestima delas.


  • 02/10/2018

    MetrôRio fará operação especial para jogos da Copa Sul-Americana

    O MetrôRio fará uma operação especial para atender os torcedores que forem assistir às oitavas de final da Copa Sul-Americana, entre Botafogo e Bahia, nesta quarta-feira (03/10), às 21h45, no Estádio Nilton Santos. A Concessionária estenderá o horário de embarque de passageiros na estação Central até a chegada do último trem da SuperVia vindo da estação Engenho de Dentro. As demais estações ficarão abertas somente para desembarque. Além disso, a Concessionária vai oferecer trens extras para os passageiros.
    Na volta da partida, os clientes que embarcarem no sentido Zona Sul e Barra da Tijuca não precisarão fazer transferência na estação Botafogo, já que os trens seguirão o trajeto até a estação Jardim Oceânico. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) funcionarão até a chegada da última composição. 
    Na quinta-feira (04/10), os torcedores que comparecerem ao jogo entre Fluminense x Deportivo Cuenca, às 19h30, no Estádio Nilton Santos, também contarão com trens extras, na ida e na volta, e com reforço de segurança e de bilheteria. Para chegar ao estádio é necessário utilizar as composições do metrô mais os trens da SuperVia. A transferência entre as Linhas 1 e 2 será feita no trecho compartilhado entre a Central e Botafogo.
    A Concessionária orienta a compra com antecedência dos cartões de ida e volta, para facilitar a entrada no sistema, e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem, acompanhando localização e tempo estimado da chegada dos trens.


  • 28/09/2018

    MetrôRio vai oferecer trens extras para rodada do Campeonato Brasileiro


    O MetrôRio preparou um esquema especial para os clientes que vão assistir a Fluminense x Grêmio, partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste sábado (29/09), às 16h, no Estádio Nilton Santos. Para a ida e volta do jogo, os torcedores contarão com trens extras e com reforço de segurança e de bilheteria. No dia seguinte (30/09), a operação será repetida para atender os torcedores que forem a Botafogo x São Paulo, às 16h, no Estádio Nilton Santos. Para chegar ao estádio é necessário utilizar as composições do metrô mais os trens da SuperVia.
     
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra com antecedência dos cartões de ida e volta e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem, acompanhando a localização e tempo estimado para a chegada das composições.