×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 22/12/2023

    MetrôRio promove festa de Natal para cerca de 150 crianças da comunidade da Mangueira

    Iniciativa contou com distribuição de brinquedos e muita diversão para a criançada  


    Mais de 150 crianças, moradoras da comunidade na Mangueira, curtiram a festa de Natal promovida pela concessionária MetrôRio, que contou com uma programação especial. A criançada da comunidade da Zona Norte, localizada no entorno da linha 2, recebeu a visita do Papai Noel na quadra da Mangueira, nesta quinta-feira (21/12).


    Além da presença do Bom Velhinho, o evento contou com distribuição de brinquedos doados por colaboradores da concessionária, um lanche especial e muita diversão para os pequeninos.


    A iniciativa faz parte das ações de responsabilidade social e sustentabilidade do MetrôRio, que tem como objetivo valorizar a cultura local e incentivar iniciativas comunitárias com foco, entre outros temas, no social. O evento também representa uma importante oportunidade de integração entre a empresa e as comunidades buscando fortalecer ainda mais a relação com as áreas do entorno das estações.


  • 20/12/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana e feriado de Natal (23, 24 e 25/12)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  

     

     

    Neste fim de semana de Natal, o MetrôRio funcionará normalmente das 5h até a meia-noite no sábado (23/12). Já no domingo, véspera de Natal (24/12), e na segunda-feira (25/12), feriado de Natal, o sistema vai operar das 7h às 23h, como de praxe aos domingos e feriados.

     

    No sábado e no domingo, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

     

    Já na segunda-feira, feriado, a linha 2 circulará de Pavuna a Botafogo, com possibilidade de transferência entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.


    No sábado, as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) funcionarão das 5h às 23h30; e no domingo e feriado de Natal, das 7h às 22h30.

     

    Já o Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/Centro, e o Espaço do Cliente, na estação Carioca/Centro, não terão expediente. Os locais voltarão a abrir as portas na terça-feira (26/12).


    Operação Verão 

     

    A concessionária também segue com a Operação Verão. O planejamento inclui reforço no efetivo das equipes das estações e de segurança, além de aumento na oferta de trens nos dias e horários com mais demanda de clientes que se dirigem a regiões de praias e áreas de lazer. Este fim de ano ainda conta com outra novidade: as composições da linha 2 não farão mais transferência em Estácio e seguirão diretamente da estação Pavuna a Botafogo ou General Osório/Ipanema.




    Esse novo modelo operacional, que se inicia no período mais quente do ano proporcionando bem-estar e mais comodidade para os clientes, permanece posteriormente, exceto em dias de manutenções preventivas ou necessidade de ajustes operacionais.

     

    Embarque com bicicletas e pranchas no sistema metroviário durante operação verão  

     

    Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas devem ser transportadas preferencialmente no último carro da composição. O mesmo acontece com as pranchas, que devem ser levadas dentro de capa apropriada. Lembrando que clientes do MetrôRio podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição.

     

    Já quanto ao transporte de grandes volumes, o tamanho limite nos trens e estações é de 40 cm de largura e 45 cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo nem caixas de isopor.




    Também não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. É proibido ainda embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho, além de ingerir bebida alcoólica dentro do sistema.




    Normas para bom uso do sistema  

     

    Outra questão importante é o respeito às normas e regras de segurança do metrô para evitar mau comportamento nas estações e nos trens, como por exemplo: o ato de urinar nas estações; o desrespeito aos assentos preferenciais, às mensagens de segurança e à atuação dos agentes; e o descarte irregular de lixo que acaba afetando a rotina de todos os clientes, além de atrasos nas viagens. Por isso, o MetrôRio pede a colaboração dos clientes para garantir o conforto de todos e o bom uso dos espaços no sistema metroviário.




    A concessionária alerta também aos clientes sobre a atuação de ambulantes e lembra que a comercialização de mercadorias é proibida dentro das composições, conforme determinam a Lei Federal nº 6.149/74, Decreto nº 2.522/79 e a Resolução nº 1.264/2017, da Secretaria de Estado de Transportes.




    Quanto às apresentações nos vagões, é importante ressaltar que o MetrôRio cumpre uma decisão judicial que não permite as exibições no interior dos trens para evitar acidentes e problemas na operação. Os agentes da concessionária orientam os artistas sobre a legislação e solicitam a saída em caso de descumprimento da lei. Como alternativa, foi criado o Palco Carioca, espaços reservados para as exibições musicais nas estações do MetrôRio.

     

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.




    SERVIÇO  




    Funcionamento do metrô neste fim de semana  




    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  

    Sábado (23/12): das 5h à meia-noite

    Domingo (24/12) e segunda-feira (25/12): das 7h às 23h

     


    Transferência entre as linhas 1 e 2  

    Sábado (23/12), domingo (24/12): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

    Segunda-feira (25/12): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo.

     
     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

    Sábado (23/12): das 5h às 23h30

    Domingo (24/12) e segunda-feira (25/12): das 7h às 22h30


  • 30/11/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana (02 e 03/12) com jogo no Maracanã no domingo

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  

     

     

    Neste sábado e domingo (02 e 03/12), a operação do MetrôRio acontece nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. No sábado, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Estácio, com transferência na estação Estácio.

     

     

    Já no domingo, a linha 2 circulará entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

     

     

    O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.

     

     

    Esquema de funcionamento para jogo no Maracanã no domingo 

     

    No domingo (03/12), acontece a partida entre Flamengo e Cuiabá no Maracanã, a partir das 16h, pelo Campeonato Brasileiro. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.

     

    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).

     

     

    Cartão Giro e pagamento por aproximação  

     

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

     

     

    Serviço 

     

    Horários de funcionamento do metrô 

     

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  

    Sábado (02/12): das 5h à meia-noite

    Domingo (03/12): das 7h às 23h


    Transferência entre as linhas 1 e 2 

    Sábado (02/12): na estação Estácio

    Domingo (03/12): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema

     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  

    Sábado (02/12): das 5h às 23h30

    Domingo (03/12): das 7h às 22h30

     


  • 24/11/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para jogo entre Fluminense e Coritiba no Maracanã neste sábado (25/11)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  

     

    Neste sábado e domingo (25 e 26/11), a operação do MetrôRio acontece nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema. Já o Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.

     

    Esquema de funcionamento para jogo neste sábado

     

    Neste sábado (25/11), acontece a partida entre Fluminense e Coritiba no Maracanã, a partir das 21h, pelo Campeonato Brasileiro. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.

     

    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).

     

    Cartão Giro e pagamento por aproximação  



    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

     

    Serviço 
     

    Horários de funcionamento do metrô 

     

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  

    Sábado (25/11): das 5h à meia-noite

    Domingo (26/11): das 7h às 23h


    Transferência entre as linhas 1 e 2 

    Sábado (25/11), domingo (26/11): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema

     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  

    Sábado (25/11): das 5h às 23h30

    Domingo (26/11): das 7h às 22h30

     


  • 23/11/2023

    MetrôRio oferece 300 passagens para doadores de sangue do Hemorio

    Ação em parceria com o instituto será realizada nesta quinta-feira (23/11)


    O MetrôRio vai disponibilizar 300 passagens gratuitas para os voluntários que participarem da campanha do Hemorio nesta quinta-feira (23/11). A ação, que acontece em comemoração à Semana Nacional do Doador de Sangue, celebrada de 20 a 25/11, tem o objetivo de reforçar os estoques do instituto, principal hemocentro do estado do Rio de Janeiro.


    "Estamos orgulhosos em participar de mais uma campanha do Hemorio. Com essa iniciativa, queremos contribuir no deslocamento daqueles que já dedicam um tempo de suas vidas ao ato de doar sangue”, afirma Simone Pfeil, gerente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do MetrôRio.

     
    Para participar da ação, os doadores devem se dirigir à sede do instituto, que fica à Rua Frei Caneca, nº 8, no Centro, e informar que seguirão viagem pelo sistema metroviário. Na sequência, serão entregues duas passagens para cobrir os gastos com o deslocamento. O horário de funcionamento do Hemorio é das 7h às 18h.


    Além disso, um grupo de colaboradores do MetrôRio vai participar, nesta quinta-feira, da campanha de doação na sede do Hemorio, em apoio à data. Com a ação, os voluntários também esperam chamar a atenção para a importância da doação e mobilizar os passageiros da concessionária.


    De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe sangue regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores, e o período de fim de ano registra historicamente uma queda nas doações.


    “A temporada de feriados em novembro, as confraternizações de Natal e de Réveillon são períodos desafiadores, que podem chegar à redução de 30% nas doações. O nosso intuito é estimular a doação de sangue, tão importante para manter nossos estoques em dia, uma vez que o instituto fornece sangue e componente sanguíneo para mais de 100 hospitais da rede pública”, ressalta o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.


    Requisitos básicos para doação 


    Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e apresentar um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, jamais, ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Destaca-se que tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses.


    Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Sangue, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.


  • 22/11/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para jogos do Campeonato Brasileiro no Maracanã nesta quarta e quinta-feira (22 e 23/11)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 

      

     

    O MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão assistir aos jogos do Campeonato Brasileiro que acontecem nesta quarta e quinta-feira (22 e 23/11) no Maracanã. Nesta quarta, o Fluminense enfrenta o São Paulo, às 21h30. Já na quinta será a vez de Flamengo e Bragantino entrarem em campo, também a partir das 21h30. Nos dois dias, para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão até 0h30. As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

     

    A concessionária vai reforçar também o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio. Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro.

     

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30.

     

    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).

     

    Cartão Giro e pagamento por aproximação  

     

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

      

    SERVIÇO 

     

    Horários de funcionamento do metrô nesta quarta e quinta-feira 

     

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 

    Quarta-feira (22/11) e quinta-feira (23/11): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão até meia-noite e meia, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular. 

      

    Transferência entre as linhas 1 e 2 

    Quarta-feira (22/11) e quinta-feira (23/11): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo

     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

    Quarta-feira (22/11) e quinta-feira (23/11): das 5h às 23h30


  • 21/11/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para jogos do Campeonato Brasileiro no Maracanã nesta quarta e quinta-feira (22 e 23/11)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 

      

    O MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão assistir aos jogos do Campeonato Brasileiro que acontecem nesta quarta e quinta-feira (22 e 23/11) no Maracanã. Nesta quarta, o Fluminense enfrenta o São Paulo, às 21h30. Já na quinta será a vez de Flamengo e Bragantino entrarem em campo, também a partir das 21h30. Nos dois dias, para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão até 0h30. As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

     

    A concessionária vai reforçar também o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio. Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro.

     

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30.

     

    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).

     

    Cartão Giro e pagamento por aproximação  

     

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

      

    SERVIÇO 

     

    Horários de funcionamento do metrô nesta quarta e quinta-feira 

     

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 

    Quarta-feira (22/11) e quinta-feira (23/11): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão até meia-noite e meia, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular. 

      

    Transferência entre as linhas 1 e 2 

    Quarta-feira (22/11) e quinta-feira (23/11): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo

     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

    Quarta-feira (22/11) e quinta-feira (23/11): das 5h às 23h30


  • 17/11/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para este fim de semana e feriado de Consciência Negra (17, 18, 19 e 20/11)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 

     

     

    O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento nesta sexta-feira, sábado e domingo (17, 18 e 19/11) para atender aos clientes que vão aos shows da cantora norte-americana Taylor Swift, no estádio Nilton Santos (Engenhão). Para facilitar o retorno do público, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h30. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).




    As demais estações do sistema funcionarão normalmente das 5h à meia-noite, na sexta e no sábado; e das 7h às 23h, no domingo. Porém, depois do horário habitual de funcionamento, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.




    Nesta sexta-feira, a linha 2 opera entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 será realizada entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. Já no sábado e no domingo, os trens da linha 2 vão circular entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.




    Para ida ao evento, a recomendação é que o público se antecipe e que o desembarque seja realizado na estação Central do Brasil/Centro, local de integração com os trens da SuperVia, em direção ao estádio.




    No retorno do show, a partir da estação Central do Brasil/Centro, o público poderá seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, ou da linha 2, no sentido Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.




    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 na sexta-feira e no sábado (17 e 18/10); e das 7h às 22h30 no domingo (19/11).

     

    Parada do Orgulho LGBTI+ em Copacabana 

     

    No domingo (19/11) acontece também a 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, a partir das 11h, no Posto 5, em Copacabana. A recomendação da concessionária para quem vai ao evento é que desembarque nas estações Cantagalo/Copacabana ou General Osório/Ipanema e retorne pela estação Cardeal Arcoverde/Copacabana.
     

    Alterações no MNS no fim de semana 

     

    Tanto no sábado quanto no domingo (18 e 19/11), haverá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela. O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de domingo.




    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 5h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.

     

    Esquema para o feriado de Consciência Negra  

     

    Na segunda-feira (20/11), feriado de Consciência Negra, o MetrôRio funcionará das 7h às 23h, como de praxe aos feriados. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 7h às 22h30. A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

     

    O Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/Centro, e o Espaço do Cliente, na estação Carioca/Centro, não terão expediente. Os locais voltarão a abrir as portas na terça-feira (21/11).

     

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 7h às 22h30 na segunda (20/11).



    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

     

    SERVIÇO  

     

    Funcionamento do metrô neste fim de semana e feriado  



    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 

    Sexta-feira (17/11) e sábado (18/11): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.

    Domingo (19/11): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque na estação Central até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.

    Segunda (20/11): das 7h às 23h (feriado)

     

     

    Transferência entre as linhas 1 e 2 

    Sexta-feira (17/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo

    Sábado (18/11), domingo (19/11) e segunda-feira (20/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil e General Osório

     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

    Sexta-feira (17/11) e sábado (18/11): das 5h às 23h30

    Domingo (19/11) e segunda-feira (20/11): das 7h às 22h30


  • 17/11/2023

    Consciência Negra: MetrôRio lança campanha ‘Fim da linha para o racismo’

    Estação Uruguaiana ganha espaço de valorização à cultura afro-brasileira, com homenagem a personalidades negras e dicas de passeios pela Pequena África e Museu do Samba

     

    No mês da Consciência Negra, com data celebrada nesta segunda-feira (20/11), o MetrôRio lança uma campanha contra o preconceito e com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira. Batizada de "Fim da linha para o racismo”, a iniciativa busca promover a conscientização e chamar a atenção dos clientes sobre a luta contra qualquer discurso discriminatório, que deve ser abraçada por todos.

    As mensagens de reflexão sobre os temas da campanha serão veiculadas nos totens eletrônicos e nos áudios das estações e nas TVs dos trens da concessionária. Frases como "Minha cor é amor", "Minha pele, nossa cor, nossa luta” e “Meu black é power” ficarão espalhadas pelas 41 estações do sistema metroviário.

    “O combate ao racismo é uma luta diária e dever de todos. Esse enfrentamento é um compromisso do MetrôRio, que recebe mais de 650 mil passageiros por dia. Com essa ação, queremos mobilizar os clientes a refletir sobre a importância do assunto e a promover a valorização da cultura afro-brasileira”, ressalta Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.
     

    O lançamento da campanha será na sexta-feira, dia 17, a partir das 7h, na estação Uruguaiana/Centro. Ao chegar no corredor de acesso D (Presidente Vargas), os passageiros serão surpreendidos pelo “Espaço nossas raízes: conexão afro!”, uma grande instalação, com 40 m2, que faz um convite à celebração das raízes africanas que engrandeceram a história e a cultura do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. Nesse espaço, serão homenageadas personalidades negras que deixaram seus legados na literatura e nas artes.
     

    No segundo ambiente será apresentado um roteiro especial com dicas de passeios próximos às estações do metrô que celebram a herança negra, como o Instituto Pretos Novos, Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira e os painéis artísticos do Projeto NegroMuro. Os locais fazem parte do circuito da Pequena África, região que abrange os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Na última parada do roteiro cultural, a boa é conhecer o Museu do Samba, no bairro da Mangueira, próximo da estação São Cristóvão.
     

    No dia do lançamento haverá ainda uma ativação marcada pela distribuição de mais de 3 mil adesivos com as mensagens da campanha. No sábado, dia 18, promotores também entregarão adesivos no local.
     

    Confira algumas dicas de passeios que valorizam a história e a cultura afro-brasileira na cidade do Rio de Janeiro:
     

    Instituto Pretos Novos (IPN)
    O Cemitério dos Pretos Novos foi o local de sepultamento dos africanos recém-desembarcados no Cais do Valongo, que não resistiam às péssimas condições da travessia e morriam antes de serem vendidos. O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos é responsável pela conservação desse patrimônio.
    Como chegar: desça na Estação Uruguaiana/Centro e caminhe até a Rua Pedro Ernesto, n° 32 – Gamboa
     

    Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) 
    Museu de território que tem como marco zero o Cais do Valongo, Patrimônio Mundial. O MUHCAB pretende contar a história da região que testemunhou o maior desembarque de africanos escravizados no mundo, de importantes marcos de afirmação negra no Brasil e do desenvolvimento da cultura afro-brasileira, bem como é um espaço para debater conceitos que emanam desta narrativa e a situação do negro hoje no país.
    Como chegar: desça na Estação Uruguaiana/Centro e caminhe até a Rua Pedro Ernesto, nº 80 – Gamboa
     

    Painéis do Projeto NegroMuro 
    Desde 2018, o projeto NegroMuro atua no mapeamento da memória negra por meio da arte urbana, demarcando murais públicos com retratos de figuras históricas fundamentais do povo negro no Brasil. O trabalho artístico é assinado por Cazé Arte e a pesquisa e produção é realizada por Pedro Rajão. Até outubro de 2023 já foram pintados 52 murais que narram biografias e exaltam a ancestralidade africana da cidade do Rio de Janeiro.
    Como chegar:  
    - Painel Luiz Gama - Desça na Estação Saara/Presidente Vargas e caminhe até a Rua da Constituição, 51 - Centro
    - Painel Academia Negra de Filosofia - Desça na Estação Carioca/Centro e caminhe até a Rua do Rezende, esquina com a Rua Riachuelo - Centro

    Museu do Samba
    Com mais de 45 mil itens em seu acervo, o Museu do Samba nasceu e está localizado no mais poético e tradicional reduto do samba carioca, no bairro da Mangueira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O local oferece uma rica e variada programação cultural e educativa, um Centro de Documentação e Pesquisa do Samba e o maior acervo patrimonial e audiovisual do gênero. É um lugar de memória, preservação e representatividade da cultura afro-brasileira, e seu trabalho levou à titulação do samba como Patrimônio Cultural do Brasil.
    Como chegar: desça na Estação Triagem e caminhe até a Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira.


  • 16/11/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para os shows da Taylor Swift no Engenhão nesta sexta, sábado e domingo (17, 18 e 19/11)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 


    O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento nesta sexta-feira, sábado e domingo (17, 18 e 19/11) para atender aos clientes que vão aos shows da cantora norte-americana Taylor Swift, no estádio Nilton Santos (Engenhão). Para facilitar o retorno do público, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h30. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).

     

    As demais estações do sistema funcionarão normalmente das 5h à meia-noite, na sexta e no sábado; e das 7h às 23h, no domingo. Porém, depois do horário habitual de funcionamento, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

     

    Na sexta-feira, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 será realizada entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. Já no sábado e no domingo, a linha 2 circulará entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

     

    Para ida ao evento, a recomendação é que o público se antecipe e que o desembarque seja realizado na estação Central do Brasil/Centro, local de integração com os trens da SuperVia, em direção ao estádio.

     

    No retorno do show, a partir da estação Central do Brasil/Centro, o público poderá seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, ou da linha 2, no sentido Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.

     

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 na sexta-feira e no sábado (17 e 18/10); e das 7h às 22h30 no domingo (19/11).



    Parada do Orgulho LGBTI+ em Copacabana 



    No domingo (19/11) acontece também a 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, a partir das 11h, no Posto 5, em Copacabana. A recomendação da concessionária para quem vai ao evento é que retornem pela estação Cardeal Arcoverde/Copacabana.



    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

     

    SERVIÇO  

     

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 

    Sexta-feira (17/11) e sábado (18/11): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.

    Domingo (19/11): das 7h à 23h, com extensão de horário para embarque na estação Central até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.

     

    Transferência entre as linhas 1 e 2 

    Sexta-feira (17/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo

    Sábado (18/11) e domingo (19/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil e General Osório

     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

    Sexta-feira (17/11) e sábado (18/11): das 5h às 23h30

    Domingo (19/11): das 7h às 22h30