×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 14/11/2023

    MetrôRio recebe exposição em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia

    Mostra ficará em exibição nas estações Uruguai e Saens Peña  




    O MetrôRio recebe, entre os dias 13 e 24/11, a exposição "Filosofia em Ação", em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia, celebrado em 17 de novembro. A mostra, que será exibida nas estações Uruguai/Tijuca e Saens Peña/ Tijuca, é realizada pela organização internacional filosófica Nova Acrópole.

     

    A iniciativa convida o público a reflexões significativas sobre o tema, relacionando conceitos da filosofia às fotografias do cotidiano produzidas pelos voluntários da instituição. Além da exposição, a Nova Acrópole organizará, simultaneamente, entre os dias 13 e 18 de novembro, outras atividades, incluindo palestras, diálogos e exposições, com objetivo de estimular uma maior compreensão da filosofia aplicada ao cotidiano.




    "A filosofia nos inspira a criar um vínculo profundo com nossa essência, refletindo-se em todos os aspectos da vida. 'Filosofia em Ação' não é somente teoria, mas uma prática que guia nossas escolhas diárias e nosso aperfeiçoamento constante", ressalta Tarcila Peruzzo, diretora da Nova Acrópole Tijuca.




    Sobre a Nova Acrópole  



    Fundada em 1957 e presente em mais de 60 países, a Nova Acrópole dedica-se a promover o melhor em cada indivíduo por meio da Filosofia, Cultura e Voluntariado.




    SERVIÇO 




    Exposição "Filosofia em Ação" no sistema metroviário 



    Data da exposição no metrô: de 13 a 24 de novembro

    Estações: Uruguai/Tijuca, acesso E; e Saens Pena/Tijuca, acesso C.

    Horário: de segunda a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos e feriados, das 7h às 23h.


    Outras atividades da Nova Acrópole: de 13 a 18 de novembro

    Mais informações sobre o Dia Mundial da Filosofia neste link


  • 14/11/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste feriado de Proclamação da República (15/11)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  

      

     

    Nesta quarta-feira (15/11), feriado de Proclamação da República, o MetrôRio funcionará das 7h às 23h, como de praxe aos feriados. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 7h às 22h30. A linha 2 vai operar entre as estações Pavuna e Estácio, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 deve ser feita na estação Estácio.

     

    Já na quinta-feira (16/11), o funcionamento do sistema metroviário será o mesmo de dia útil, das 5h à meia-noite, e o MNS, das 5h às 23h30. A integração entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro. O MNS, por sua vez, também vai operar normalmente, das 5h às 23h30.

     

    No feriado (15/11), o Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/Centro, e o Espaço do Cliente, na estação Carioca/Centro, não terão expediente. Os locais voltarão a abrir as portas na quinta-feira (16/11).

      

    SERVIÇO  

     
    Funcionamento do metrô neste feriado
     

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 

    Quarta-feira (15/11): das 7h às 23h

    Quinta-feira (16/11): das 5h à meia-noite

     

    Transferência entre as linhas 1 e 2 

    Quarta-feira (15/11): na estação Estácio

    Quinta-feira (16/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo

      

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

    Quarta-feira (15/11): das 7h às 22h30

    Quinta-feira (16/11): das 5h às 23h30


  • 13/11/2023

    MetrôRio recebe donativos para campanha ‘Natal Sem Fome’ da ONG Ação da Cidadania

    Alimentos não perecíveis podem ser deixados em caixas coletoras disponíveis em 12 estações do sistema metroviário até o dia 21/12  


    A partir desta segunda-feira (Dia da Gentileza - 13/11), o MetrôRio recebe doações de alimentos não perecíveis em 12 estações do sistema metroviário para a campanha “Natal Sem Fome”, realizada pela ONG Ação da Cidadania. As caixas coletoras e os totens estarão disponíveis nas estações: Pavuna, Del Castilho, Cidade Nova, Saens Pena/Tijuca, Uruguai/Tijuca, Central do Brasil/Centro, Carioca/Centro, Botafogo, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema, Antero de Quental/Leblon e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.


    “É um compromisso do MetrôRio apoiar diversos projetos de territórios em situação de vulnerabilidade social. E nada melhor que abraçar essa, que é uma iniciativa tão séria e sólida, para que os nossos clientes possam doar os alimentos com comodidade, sem ter que sair do seu trajeto, contribuindo para que muitas famílias tenham um prato cheio neste fim de ano”, ressalta Simone Pfeil, gerente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do MetrôRio.


    As doações podem ser feitas até o dia 21/12, durante o horário de funcionamento do metrô. De segunda-feira a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos e feriados, das 7h às 23h.


    O lançamento da iniciativa será na estação Cantagalo/Copacabana, no mezanino do acesso B (Xavier da Silveira), onde haverá também um urso gigante. Na edição de 2023, a campanha “Natal Sem Fome” completa 30 anos e propõe uma viagem por dentro do imaginário infantil.


    Considerada a maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina, a campanha foi criada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Nesse mesmo ano, nasceu também a Ação da Cidadania, que desde então já arrecadou mais de 55 mil toneladas de alimentos, que foram distribuídos a 26 milhões de pessoas.


    Segundo a Ação da Cidadania, mais de 33 milhões de brasileiros estão em insegurança alimentar grave, com situação ainda pior em lares com crianças menores de 10 anos. No estado fluminense, 2,7 milhões de pessoas não têm o que comer atualmente, de acordo com pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), parceira da ONG.


    "O Rio de Janeiro é a sede nacional da Ação da Cidadania e também o estado que reflete o retrato da fome no Brasil, com 15% da população sem ter o que comer, a mesma porcentagem do país quando falamos de insegurança alimentar grave. A parceria com o MetrôRio chega no momento em que a gente dá início a reta final da campanha, já pensando na distribuição dos alimentos no mês que vem. Esperamos que a sociedade nos apoie com doações para que milhares de famílias fluminenses tenham um Natal sem Fome", reitera Rodrigo Kiko Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.


    SERVIÇO  




    Arrecadação de donativos para campanha Natal Sem Fome da ONG Ação da Cidadania 




    Estações do metrô participantes da ação: Pavuna, Del Castilho, Cidade Nova, Saens Pena/Tijuca, Uruguai/Tijuca, Central do Brasil/Centro, Carioca/Centro, Botafogo, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema, Antero de Quental/Leblon e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.


    Data: a partir desta segunda-feira (13/11) até o dia 21/12.


  • 10/11/2023

    Funcionamento do MetrôRio neste domingo (12/11) com comemoração do Fluminense no Centro e provas do Enem

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  

     

     
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento neste domingo (12/11), quando acontecem a comemoração do Fluminense pelo título da Libertadores deste ano e a última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A concessionária vai ampliar a oferta de trens, conforme aumento de clientes no sistema, já que o desfile do time tricolor está previsto para acontecer a partir das 9h e também os portões dos locais de provas do Enem fecham às 13h.

     

    A operação metroviária será realizada das 7h às 23h, como de praxe aos domingos. A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central/Centro e General Osório/Ipanema. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 7h às 22h30 no domingo.

     

    Para quem vai à celebração da equipe do Fluminense no Centro do Rio, o MetrôRio orienta que o embarque e o desembarque sejam feitos pela estação Carioca. O acesso C dessa estação (Convento), que aos domingos fica fechado, será aberto para facilitar o desembarque dos clientes. Por questões operacionais, a estação Cinelândia funcionará apenas para desembarque.

     

    Devido à grande movimentação de clientes, a orientação é que os passageiros evitem embarcar com pranchas e bicicletas neste período. Para as pessoas que vão acompanhar a festa tricolor, a recomendação é que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. A tarifa é de R$ 6,90 para ida e R$ 6,90 para a volta. Os passageiros podem, ainda, inserir créditos no cartão Giro pelo site ou aplicativo do Giro, pelo RecargaPay ou nas estações, além de usar o pagamento por aproximação, com cartões ou dispositivos habilitados com tecnologia NFC, direto na catraca na hora do embarque.

     

    Funcionamento do metrô para jogo no Maracanã no sábado  



    No sábado (11/11), o sistema metroviário funcionará das 5h à meia-noite. A partir das 18h30, ocorre a partida entre Flamengo e Fluminense no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Para atender aos torcedores, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente, nas estações próximas ao estádio.

     

    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).

     

    No sábado, a linha 2 também vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central/Centro e General Osório/Ipanema. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 5h às 23h30 no sábado.

     

    SERVIÇO  

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  

    Sábado (11/11): das 5h à meia-noite

    Domingo (12/11): das 7h às 23h

      

    Transferência entre as linhas 1 e 2  

    Sábado (11/11) e domingo (12/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  

    Sábado (11/11): das 5h às 23h30

    Domingo (12/11): 7h às 22h30


  • 09/11/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o show do RBD no Engenhão nesta quinta e sexta-feira (09 e 10/11)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 

     

    O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento nesta quinta e sexta-feira (09 e 10/11) para atender aos clientes que vão ao show da banda mexicana RBD, no estádio Nilton Santos (Engenhão). Para facilitar o retorno do público, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h30. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).



    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público. A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 será realizada entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.

     

    Para ida ao evento, a recomendação é que o público se antecipe, por ser em dias úteis, e que desembarque seja realizado na estação Central do Brasil/Centro, local de integração com os trens da SuperVia, em direção ao estádio.

     

    No retorno do show, a partir da estação Central do Brasil/Centro, o público poderá seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, ou da linha 2, no sentido Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.

     

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 tanto na quinta quanto na sexta-feira (09 e 11/10).

     

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

     

    SERVIÇO  

     

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 

    Quinta-feira (09/11) e sexta-feira (10/11): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central/Centro até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.

     

    Transferência entre as linhas 1 e 2 

    Quinta-feira (09/11) e sexta-feira (10/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo

     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

    Quinta-feira (09/11) e sexta-feira (10/11): das 5h às 23h30


  • 06/11/2023

    Clientes Giro do MetrôRio têm 50% de desconto no Museu Flamengo

    A oportunidade é válida para os clientes logados e cadastrados no site e aplicativo Giro

     

     

    O Museu Flamengo, que eternizou a história rubro-negra e reverencia os grandes ídolos do clube e suas conquistas, é o mais novo parceiro MetrôRio. Com a novidade, os passageiros do sistema metroviário com o cartão Giro terão 50% de desconto na compra de até quatro ingressos adultos para visitar o espaço cultural, de segunda a sexta, exceto nos feriados. O benefício também é válido para o Tour da Gávea, que é uma visita guiada pelas principais áreas do complexo esportivo.

     

     

    A parceria vai disponibilizar ainda R$10 de cashback em créditos para serem usados na loja do museu. Para participar da promoção, é necessário estar logado, ter o cadastro no aplicativo ou no site Giro (Link). Todas as informações sobre o benefício e o seu regulamento estão disponíveis no site Giro.

     

     

    Atrações do Museu Flamengo

     

    Inaugurado em agosto, o novo Museu Flamengo fica localizado na sede social do clube, na Avenida Borges de Medeiros, nº 997, na Gávea, próximo à estação Jardim de Alah, no acesso A (Borges de Medeiros). O roteiro conta com 14 sessões temáticas interativas, telas e salas imersivas que narram os momentos de glória e históricos do time. O espaço funciona diariamente, das 10h às 18h, e a última entrada é às 17h30. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria ou no site do Museu Flamengo.

     

     

    Como ser cliente Giro? 

     

    Quem ainda não tem o cartão Giro pode adquiri-lo em uma das bilheterias ou máquinas de autoatendimento das 41 estações do MetrôRio. Com o cartão em mãos, o cliente pode se cadastrar por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou do site (Link), e começar a receber seus benefícios após as recargas realizadas.

     

     

    Para aproveitar todas as vantagens das parcerias do Cartão Giro, basta entrar no aplicativo ou site do Giro e conferir a lista de benefícios. As vantagens são válidas apenas para os usuários cadastrados e logados no app Giro. As informações e regulamentos estão disponíveis no site Giro.


  • 01/11/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o jogo entre Botafogo e Palmeiras, no Engenhão, nesta quarta-feira (01/11) e feriado de Finados (02/11)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas

     

     

    O MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão assistir ao jogo entre Botafogo x Palmeiras hoje (01/11), às 21h30, no estádio Nilton Santos (Engenhão), pelo Campeonato Brasileiro. Para a ida ao evento, os clientes deverão se dirigir à estação Central do Brasil/Centro, estação de integração com a SuperVia. Após a partida, para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro até 0h30. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil). As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque.

     

     

    No retorno da partida, a partir da estação Central do Brasil/Centro, o público poderá seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já para a linha 2, os clientes deverão seguir diretamente para a Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.

     

     

    Hoje (01/11), o metrô funcionará normalmente, das 5h à meia-noite, em horário regular, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 0h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular. A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.

     

     

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30.

     

     

    Funcionamento do MetrôRio no feriado de Finados (02/11)

     

    Na quinta-feira (02/11), Dia de Finados, o MetrôRio funcionará das 7h às 23h, como de praxe aos feriados. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 7h às 22h30. A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Central e Botafogo.

     

     

    Na sexta-feira (03/11), o funcionamento do sistema metroviário será o mesmo de dia útil, das 5h à meia-noite, e o MNS, das 5h às 23h30. A integração entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro. O Metrô na Superfície, por sua vez, também vai operar normalmente, das 5h às 23h30.

     

     

    O Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/ Centro, e o Espaço do Cliente, na estação Carioca/Centro, não terão expedientes nesta quinta nem na sexta-feira. Os locais voltarão a abrir as portas na segunda-feira (06/11).

     

     

    SERVIÇO

     

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

     

    Quarta-feira (01/11): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 0h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular

    Quinta-feira - Feriado de Finados - (02/11): das 7h às 23h

    Sexta-feira (03/11): das 5h à meia-noite

     

     

    Transferência entre as linhas 1 e 2

     

    Quarta-feira (01/11), quinta-feira (02/11) e sexta-feira (03/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo

     

     

    Metrô na Superfície (MNS): Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

     

    Quarta-feira (01/11): das 5h às 23h30

    Quinta-feira - Feriado de Finados - (02/11): 7h às 22h30

    Sexta-feira (03/11): das 5h às 23h30


  • 31/10/2023

    MetrôRio terá esquema especial de funcionamento, neste sábado (04/11), para a final da CONMEBOL Libertadores no Maracanã e show da banda Red Hot Chili Peppers, no estádio Nilton Santos (Engenhão)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas

      

    O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento para a grande final da CONMEBOL Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors, da Argentina, que acontece neste sábado (04/11), a partir das 17h, no estádio do Maracanã. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos torcedores, a concessionária vai ampliar a oferta de trens durante a chegada ao estádio e dispersão do público e reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, além de contar com a presença de orientadores de fluxo para tirar dúvidas, principalmente nas estações próximas ao estádio. No mesmo dia, haverá ainda o show da banda Red Hot Chili Peppers, a partir das 20h30, no estádio Nilton Santos (Engenhão).


     

    No sábado, o sistema metroviário funcionará das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular. A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central/Centro e General Osório/Ipanema. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 5h às 23h30 no sábado.

     

    Os acessos do estádio do Maracanã serão abertos cedo. Por isso, o MetrôRio recomenda que os torcedores com ingressos se programem e antecipem a chegada ao estádio. É importante ainda verificar a estação mais próxima de cada setor. Os torcedores do Fluminense com ingressos para acesso nos portões C e D (setores Sul e Leste) devem desembarcar, preferencialmente, na estação São Francisco Xavier/Tijuca (Linha 1). Já na volta do jogo, a concessionária orienta que os clientes deem preferência às estações São Francisco Xavier/Tijuca (Linha 1) e Maracanã (Linha 2). Já para os torcedores do Boca Juniors que têm bilhetes para os portões E e F (setor Norte), a concessionária indica que o embarque e o desembarque sejam feitos na estação São Cristóvão (Linha 2). Para quem vai acessar o estádio pelos portões A e B (Oeste), a recomendação é o uso da estação Maracanã.



    É importante destacar que a estação Maracanã funcionará normalmente do início da operação, às 5h, até as 8h59. Entre 9h e 18h, o local ficará fechado para embarque e será utilizado somente para o desembarque de torcedores com ingresso para a partida, conforme definido no esquema de segurança e operacional dos órgãos públicos para o evento. Após as 18h, a estação volta ao seu funcionamento normal com embarques e desembarques.

     

    Já a estação Cinelândia funcionará apenas para desembarque, a partir das 16h, para atender a torcida do Fluminense que acompanhará a transmissão do jogo na Praça Marechal Floriano, em frente à Câmara Municipal. Diante disso, os clientes deverão embarcar pela estação Carioca, que funcionará normalmente.

     

    Funcionamento do metrô para o show da banda Red Hot Chili Peppers no Engenhão

    Ainda no sábado (04/10), para ida e volta do show da banda Red Hot Chili Peppers, a partir das 20h30, no estádio Nilton Santos (Engenhão), os clientes deverão se dirigir à estação Central do Brasil/Centro do MetrôRio, estação de integração com a SuperVia. Após o evento, para facilitar o retorno do público, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro até 1h30. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil). As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.


     

    No retorno do evento, a partir da estação Central do Brasil/Centro, o público poderá seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, ou da linha 2, no sentido Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.


     

    No domingo (05/11), o horário de operação do metrô será das 7h às 23h. A linha 2 vai funcionar entre Pavuna e Botafogo, e a integração entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. As linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 7h às 22h30.


     

    Regras para embarque

    O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. A tarifa é de R$ 6,90 para a ida e R$ 6,90 para a volta. Os passageiros podem, ainda, inserir créditos no cartão Giro pelo site ou aplicativo do GIRO, nas estações, além de usar o pagamento por aproximação, com cartões ou dispositivos habilitados com tecnologia NFC, direto na catraca na hora do embarque, ou com o Riocard.


    A concessionária reforça que, para a segurança de todos, não será permitido o transporte de grandes volumes, caixa de isopor com gelo, garrafas de vidro, vasilhames, fogos de artifício, cadeiras de praia, bicicletas, skates, patins, patinetes, hoverboards e pranchas de surf. Também não é permitido ingerir bebidas alcoólicas e fumar nos trens e estações. É proibido ainda embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho.


    O MetrôRio orienta que os passageiros fiquem atentos às normas e regras de segurança e utilização do metrô. A colaboração e o respeito às regras de convivência são fundamentais para a segurança de todos os clientes e contribui para evitar acidentes no sistema metroviário.



    SERVIÇO  

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (04/11): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular

    Domingo (05/11): das 7h às 23h

    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Sábado (04/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório

    Domingo (05/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Sábado (04/11): das 5h às 23h30

    Domingo (05/11): 7h às 22h30


  • 27/10/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana com show do Roger Waters e partida de futebol no Engenhão

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas


    O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento neste fim de semana (28 e 29/10) para atender aos clientes que vão ao show do cantor Roger Waters, a partir das 21h, neste sábado (28/10), e aos torcedores que vão a partida entre Botafogo e Cuiabá, às 20h, no domingo (29/10), no estádio Nilton Santos /(Engenhão). Para a ida e volta dos eventos, os clientes deverão se dirigir à estação Central do Brasil/Centro do MetrôRio, estação de integração com a SuperVia.
     

    No sábado, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro até 1h30 para facilitar o retorno do público do show do cantor inglês. As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

     

    Já no domingo (29/10), para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 23h30. As outras estações do sistema funcionarão normalmente, das 7h às 23h. Porém, depois do horário regular, elas ficarão abertas somente para desembarque.


    Nos dois dias, o embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).
     

    No retorno dos eventos, a partir da estação Central do Brasil/Centro, o público poderá seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já para a linha 2, os clientes deverão seguir diretamente para a Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.


    No fim de semana, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema, sem transferência na estação Estácio.


    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (28/10); e das 7h às 22h30 no domingo (29/10).

     

    SERVIÇO

     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4


    Sábado (28/10): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular

    Domingo (29/10): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 23h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular

     
    Transferência entre as linhas 1 e 2


    Sábado (28/10) e domingo (29/10): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório


    Metrô na Superfície (MNS): Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
     

    Sábado (28/10): das 5h às 23h30
    Domingo (29/10): 7h às 22h30


  • 26/10/2023

    Setor metroviário fortalece a participação feminina na área operacional

    Em celebração ao Dia do Metroviário, nesta quinta-feira (26/10), o MetrôRio conta a história da primeira controladora de tráfego da empresa


    Nesta quinta-feira (26/10), quando é celebrado o Dia do Metroviário, o MetrôRio também comemora a promoção da diversidade e equidade de gênero no setor de transporte público. A participação feminina em funções que antes eram desempenhadas majoritariamente por homens tem aumentado cada vez mais no sistema metroviário, ampliando a contratação de novas colaboradoras. Um exemplo disso é a trajetória profissional de Ana Maria de Brito Lima. Em setembro deste ano, ela se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de controladora de tráfego do MetrôRio.


    Ana Maria iniciou sua carreira na concessionária há 16 anos. Desde então, passou por diferentes áreas como Bilheteria, Administrativo e atuou até como condutora de trem. "Coleciono diversos momentos importantes no MetrôRio. Entre as lembranças mais marcantes estão a admissão, quando fui muito bem recebida na empresa, e todos os processos seletivos que participei para novas funções. Todos esses momentos eu vivencio com muita emoção, dedicação e aprendizado, porque eles reforçam não só meu crescimento como profissional, mas também a representatividade para todas as mulheres colaboradoras que compõem a empresa”, afirma.


    Atualmente, a profissional integra uma equipe de 16 controladores que são responsáveis pelo gerenciamento do tráfego dos trens de toda a rede do metrô. O time cuida do sistema que garante a segurança da circulação de trens. Para Ana Maria, este tem sido o maior desafio da sua carreira como metroviária. "Estamos na linha de frente, ou seja, no coração do sistema metroviário. Nosso trabalho é um dos mais vitais na operação e uma das coisas que mais me motiva é saber que estamos contribuindo diretamente na vida das pessoas, garantindo a segurança e também a previsibilidade para que todos cheguem aos seus compromissos. Não tem nada mais motivador do que isso", conta.


    A presença feminina vem aumentando a cada ano no setor. De acordo com um levantamento feito pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, hoje mais de 7,3 mil mulheres integram as empresas que operam os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos em todo o Brasil, representando cerca de 25% do total da força de trabalho empregada diretamente por essas companhias. Desse total de mulheres, 14% ocupam algum cargo de liderança direta (gerente, supervisora, coordenadora ou diretora). Elas estão presentes em todas as áreas, passando pela operação, manutenção, engenharia, administração, dentre outras.


    No MetrôRio, a história de Ana Maria serve como inspiração para que novos talentos femininos se desenvolvam, cresçam e, no futuro, sejam formadas novas controladoras, supervisoras, coordenadoras e gerentes da concessionária. “Sou a primeira mulher a alcançar esse cargo na empresa, o que sempre foi o meu objetivo desde a minha chegada. Como mulher, é muito gratificante fazer parte desse novo momento de transformação cultural, para termos cada vez mais mulheres em cargos de áreas operacionais no setor metroviário”, disse.


    Outras ações de diversidade na empresa 


    Desde 2017, a concessionária possui um programa de diversidade baseado em quatro pilares: equidade de gênero, raça, LGBTQI+ e pessoas com deficiência. Assim como o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a empresa aderiu à Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, à Iniciativa Empresarial pela Igualdade e à ONU Mulheres, a fim de criar um plano de melhoria do ambiente de trabalho e aumentar a participação de mulheres em cargos de gestão.

    Entre as ações de diversidade e inclusão de gênero do programa, a empresa destaca a adoção de práticas como recrutamento às cegas, a mentoria de carreira para mulheres, o programa de jovem aprendiz voltado a mulheres, além da conscientização dos colaboradores e campanhas educativas.


    O MetrôRio também foi a primeira empresa brasileira a aderir ao UITP Diverse Panel Charter, que tem como finalidade garantir a equidade de gênero em discussões sobre mobilidade. O acordo internacional foi produzido pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP), que é a única rede mundial a reunir todas as partes interessadas em transporte público e modelos de transporte sustentáveis.