×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 14/09/2023

    MetrôRio ganha prêmio de tecnologia e desenvolvimento no setor metroviário pelo terceiro ano consecutivo

    Resultado do concurso realizado pela ANPTrilhos e CBTU foi divulgado durante a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária 


    Pelo terceiro ano consecutivo, o MetrôRio ganhou o Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários. A concessionária ficou entre os três vencedores da premiação, que está em seu décimo ano e é organizada pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O evento aconteceu na última segunda-feira (11/09), durante a 29ª edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), que vai até esta quinta-feira (14/09), em São Paulo, e é um dos principais eventos técnicos do setor.


     

    O concurso, que tem como objetivo incentivar a produção técnica do setor metroferroviário brasileiro e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais, contou com três categorias. O time da concessionária conquistou o primeiro lugar na categoria 1, com o artigo técnico “Pagamento por aproximação no Sistema Metroviário do Rio de Janeiro: resultados e benefícios”, de autoria de Raphaela Cosme Maturo dos Santos e Pedro Fiuza Cardoso, das áreas de Serviço ao Cliente e Segurança Operacional, respectivamente.


    “É muito importante poder coroar o nosso trabalho no MetrôRio. Agradecemos a oportunidade, tanto a que recebemos aqui no Prêmio quanto a de nossos colegas de trabalho que ajudaram e contribuíram para que conseguíssemos chegar aqui”, destacou Raphaela dos Santos.


    Todos os vencedores receberam troféu, premiação em dinheiro, certificado de participação personalizado e terão a publicação dos artigos técnicos nos canais eletrônicos do evento e nos sites da ANPTrilhos, da CBTU e da Aeamesp.


    Nesta edição, além do artigo vencedor, outros dois textos do MetrôRio foram selecionados como finalistas na categoria 1: "Implementação da Tarifa Social e seus efeitos na demanda do metrô do Rio de Janeiro", de Diogo Salcides, Anna Clara Fernandes de Oliveira e Guilherme Ribeiro Bieler, da área de Inteligência de Mercado; e "O impacto dos fatores externos na variação média da demanda de passageiro no MetrôRio em dias úteis", da colaboradora Isabelle Sousa de Moura, também da área de Inteligência de Mercado.


    O objetivo do concurso é estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos, reconhecendo os melhores trabalhos apresentados, levando em consideração a qualidade técnica, o ineditismo e a aplicabilidade no setor metroferroviário.


    A excelência do MetrôRio também foi reconhecida nas duas últimas edições do Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU com artigos da área de Inteligência do Mercado. Em 2022 e 2021, a concessionária venceu a primeira categoria com os artigos “Novos modelos de trabalho pós-pandemia e seus efeitos na demanda do metrô do Rio de Janeiro” e “Impactos da Covid-19 no MetrôRio e estratégias de mitigação de impactos”, respectivamente.


  • 13/09/2023

    Estação Carioca do MetrôRio recebe campanha gratuita de vacinação

    Iniciativa, em parceria com a Prefeitura do Rio, acontece nos dias 13 e 14/09


    Nesta quarta e quinta-feira (13 e 14/09), a estação Carioca/Centro do MetrôRio recebe mais uma edição da campanha de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura do Rio. A ação tem como objetivo ampliar o acesso e levar os imunizantes a locais de grande circulação de pessoas. O posto de imunização ofertará vacinas contra a influenza e a bivalente para covid-19.


    O espaço de vacinação será montado no mezanino próximo ao acesso C (Convento), fora da área controlada e sem a necessidade de passar pelas catracas da estação. O horário de funcionamento do ponto de vacinação será das 8h às 16h.


    Durante a ação, as equipes da SMS vão orientar os passageiros do metrô sobre a importância de completar o esquema vacinal contra os vírus, além de tirar dúvidas sobre a imunização. Para se vacinar, basta apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.


    A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o MetrôRio, já aplicou mais de 7 mil doses de vacinas nas estações da concessionária desde o início da ação, em maio deste ano.

     
    SERVIÇO  


    Campanha gratuita de multivacinação na estação Carioca/Centro do MetrôRio  

    Local: estação Carioca/Centro, no mezanino próximo ao acesso C (Convento)

    Data: 13 e 14/09

    Horário: das 8h às 16h


  • 11/09/2023

    Estação Carioca do MetrôRio recebe mutirão do CIEE para vagas de estágio destinadas à comunidade LGBTQIA+

    O atendimento gratuito será realizado das 7h às 18h


     

     

    Nesta terça-feira (12/09), o Centro de Integração Empresa – Escola do Rio Janeiro (CIEE Rio) promove um novo mutirão de atendimento na estação Carioca/Centro do MetrôRio, em parceria com a concessionária. Desta vez, serão 1.700 vagas afirmativas de estágio destinadas à comunidade LGBTQIA+, estudantes de qualquer área a partir do segundo período da faculdade.

     

     

    O mutirão, que será realizado das 7h às 18h, no mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile) da estação, faz parte do programa “CIEE em Movimento”, que tem como objetivo levar oportunidade e informação para jovens estudantes que desejam começar uma carreira. O processo seletivo irá avaliar a capacidade técnica, analítica e habilidades comportamentais dos candidatos.

     

     

    Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 18 milhões de pessoas fazem parte da comunidade LGBTQIA+, o que representa quase 9% da população do país. No entanto, de acordo com o próprio IBGE, esses números podem estar abaixo da realidade, uma vez que muitas pessoas ainda não se sentem seguras para declarar a orientação sexual.

     

     

    Quando o assunto é mercado de trabalho para a comunidade LGBTQIA+, falta acesso às vagas de emprego: quase 40% das pessoas estão desempregadas. Os índices são ainda maiores para pessoas transexuais. Cerca de 70% sofreram algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho, conforme levantamento da organização Aliança Nacional LGBTI, de 2021.

     

     

    “O mercado ainda tem muita discriminação em relação à orientação sexual ou identidade de gênero. No país, 33% das empresas não contratam pessoas LGBTQIA+. Essa ação do CIEE é muito importante para dar visibilidade a muitos talentos que, infelizmente, ainda sofrem preconceito durante os processos de recrutamento e seleção. Com essa iniciativa, oferecemos inclusão e chamamos a atenção das empresas para esse público com objetivo de estabelecer uma igualdade para todos no mundo do trabalho”, afirma o CEO do CIEE Rio, Luiz Gustavo Coppola.

     

     

    O CIEE em Movimento tem ainda outras ações inclusivas previstas até o fim do ano em parceria com o MetrôRio.

     

     

    Serviço

     

    Mutirão de vagas do CIEE para comunidade LGBTQIA+ na estação Carioca/Centro

    Data: terça-feira (12/09)

    Local: mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile), na estação Carioca/Centro

    Horário: das 7h às 18h


  • 06/09/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o feriadão de Independência do Brasil

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas
     

    Nesta quinta-feira (07/09), feriado de Independência do Brasil, o MetrôRio funcionará das 7h às 23h, como de praxe aos feriados. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 7h às 22h30.
     

    Na sexta-feira (08/09), o funcionamento do sistema metroviário será o mesmo de dia útil, das 5h à meia-noite, e o Metrô na Superfície, das 5h às 23h30.
     

    Já no sábado e no domingo (09 e 10/09), a operação da concessionária acontece nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.
     

    Nos quatro dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro, sem transferência na estação Estácio.
     
    O Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/ Centro, e o Espaço do Cliente, na estação Carioca/Centro, não terão expediente nesta quinta nem na sexta-feira. Os locais voltarão a abrir as portas na segunda-feira (11/09).
     

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
     

    SERVIÇO
     

    Horários de funcionamento do metrô
     

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4
    Quinta-feira (07/09) e domingo (10/09): das 7h às 23h
    Sexta-feira (08/09) e sábado (09/09): das 5h à meia-noite
     

    Transferência entre as linhas 1 e 2
    Quinta-feira (07/09), sexta-feira (08/09), sábado (09/09) e domingo (10/09): no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil/Centro.
     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
    Quinta-feira (07/09) e domingo (10/09): das 7h às 22h30
    Sexta-feira (08/09) e sábado (09/09): das 5h às 23h30


  • 04/09/2023

    Estação Carioca do MetrôRio recebe campanha gratuita de multivacinação

    Iniciativa, em parceria com a Prefeitura do Rio, acontece nos dias 05 e 06/09 

     
    Nesta terça e quarta-feira (05 e 06/09), a estação Carioca/Centro do MetrôRio recebe a campanha de multivacinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura do Rio. A ação tem como objetivo ampliar o acesso à vacinação e levar os imunizantes a locais de grande circulação de pessoas. O posto de imunização ofertará vacinas dos calendários infantil e adulto, incluindo as doses contra covid-19, gripe, HPV, meningo C, febre amarela, hepatite B.   

     



    O espaço de vacinação será montado no mezanino próximo ao acesso C (Convento), fora da área controlada e sem a necessidade de passar pelas catracas da estação. O horário de funcionamento do ponto de vacinação será das 8h às 16h.    



     

    Durante a ação, as equipes da SMS vão orientar os passageiros do metrô sobre a importância de completar o esquema vacinal contra os vírus, além de tirar dúvidas sobre a imunização. A SMS recomenda que pais e responsáveis levem ao PV a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum outro comprovante da situação vacinal, para avaliação das equipes de saúde. Caso haja indicação, as vacinas necessárias para atualização poderão ser aplicadas simultaneamente. Já para os adultos se vacinarem, basta apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.    

     



    Desde maio deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o MetrôRio, vem realizando ações de vacinação em várias estações do metrô.   

     

     

    SERVIÇO  



    Campanha gratuita de multivacinação na estação Carioca/Centro do MetrôRio  

    Local: mezanino próximo ao acesso C (Convento), da estação Carioca/Centro.   

    Data: 05 e 06/09   

    Horário: das 8h às 16h 


  • 01/09/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para jogo entre Botafogo e Flamengo no Engenhão neste sábado (02/09)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas

     

     

    O MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão assistir ao jogo entre Botafogo e Flamengo neste sábado (02/09), às 21h, no estádio Nilton Santos (Engenhão), pelo Campeonato Brasileiro. Para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).

     

     

    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque.

     

     

    No retorno, a partir da estação Central do Brasil/Centro, os torcedores poderão seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já para a linha 2, os clientes deverão seguir diretamente para a Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.

     

     

    Já no domingo (03/09), a operação acontece como de praxe, o horário segue das 7h às 23h. Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo, sem transferência na estação Estácio.

     

     

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

     

     

    SERVIÇO

     

    Horários de funcionamento do metrô

     

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (02/09): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h

    Domingo (03/09): das 7h às 23h


    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Sábado (02/09), domingo (03/09): no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil/Centro

     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Sábado (02/09): das 5h às 23h30

    Domingo (03/09): das 7h às 22h30


  • 31/08/2023

    Banksy: clientes Giro têm 10% de desconto em ingressos para a exposição sobre o artista de rua britânico

    Mostra acontece até 24 de setembro no VillageMall, na Barra da Tijuca  


    Desta vez, a novidade do MetrôRio é para os clientes que curtem street art. O cartão Giro fechou parceria com a exposição The Art of Banksy: “Without Limits”, que acontece até o dia 24/09, no VillageMall, na Barra da Tijuca. A mostra imersiva reúne mais de 150 obras do artista de rua britânico, um dos mais famosos do mundo atualmente e que ninguém sabe sua verdadeira identidade.   

      

    Os clientes Giro que fizerem uma recarga de quatro ou mais passagens, pelo site, aplicativo Giro MetrôRio ou carteiras digitais Recarga Pay e PicPay vão ganhar 10% de desconto na compra de duas (02) entradas inteiras realizada pelo site Eventim. O desconto será aplicado no valor total do ingresso. A promoção, no entanto, não é válida para a categoria VIP Experience. O regulamento completo pode ser consultado neste link. 

      

    No acervo da exposição sobre Banksy há peças originais, fotos, gravuras, esculturas, litografias, murais e instalações audiovisuais, com forte teor político e social. Uns consideram o artista um grande provocador, já outros, o aclamam como um gênio da arte. O fato é que ele tem obras vendidas por milhões de dólares no mundo inteiro. Em 2010, o britânico foi selecionado pela revista Time para integrar sua lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, ao lado de Barack Obama, Steve Jobs e Lady Gaga.  

      

    Como ser cliente Giro?     

       

    Quem ainda não tem o cartão Giro pode adquiri-lo em uma das bilheterias ou máquinas de autoatendimento nas 41 estações do MetrôRio. Com o cartão em mãos, o cliente pode se cadastrar por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou do site e começar a receber seus benefícios após as recargas realizadas.   

        

    Para aproveitar todos os benefícios das parcerias do Cartão Giro, basta entrar no aplicativo ou site do Giro e conferir os benefícios disponíveis. As vantagens são válidas apenas para os usuários cadastrados e logados no app Giro. As informações e regulamentos estão disponíveis neste link. Lembrando que é necessário apresentar o cartão Giro junto ao ingresso físico na entrada das atrações. 


  • 30/08/2023

    Campanha de Prevenção ao Desaparecimento de Pessoas na estação Carioca do MetrôRio nesta quinta-feira (31/08)

    A Campanha de Prevenção ao Desaparecimento de Pessoas, lançada esta semana pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e pela Defensoria Pública do Estado continua nesta quinta-feira, dia 31/09, da 7h às 10h na estação Carioca/Centro do MetrôRio. A ação é uma parceria com a concessionária e marca a semana Internacional das Vítimas de Desaparecimento Forçado, celebrado em 30/08.

    Durante a atividade no sistema metroviário, haverá distribuição de material de conscientização e prevenção ao desaparecimento de pessoas. Os vídeos da campanha são veiculados nas TVs dos trens da concessionária, nos mubs e nos telões das estações Carioca/Centro e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca desde o início da semana.

     

    No Rio de Janeiro, só no primeiro semestre de 2023, 2.900 pessoas desapareceram. Um aumento de cerca de 11% quando comparado com o mesmo período de 2022.


    A campanha foi marcada ainda por uma palestra na Defensoria Pública, nesta quarta-feira dia (30/08), com representantes que atuam na área de prevenção e desaparecimento de pessoas e com uma missa celebrada no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.


     

    Programação:  

      

    Distribuição de material e trabalho de prevenção na Estação Carioca no Metrô  

    Data: amanhã (31/08)

    Local: Estação Carioca/Centro do MetrôRio

    Hora: das 7h às 10h


  • 30/08/2023

    MetrôRio recebe ação de enfrentamento à violência contra a mulher

    Ações, do Programa Empoderadas, acontecem na Estação da Carioca e nos vagões destinados ao público feminino 


     

    Nesta quarta-feira (30/08), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com o MetrôRio, realiza mais uma ação de prevenção e combate à violência contra a mulher no sistema metroviário. A ação faz parte da Campanha Agosto Lilás do Governo do Estado, em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha.

     

    Participantes do programa ‘Empoderadas’ estarão nos trens do metrô e também na estação Carioca/Centro, das 7h às 10h; e das 16h às 19h. As equipes do programa Empoderadas - lideradas pela criadora do projeto, Érica Paes – vão realizar rondas nos vagões femininos, levando atendimento e orientação às passageiras. Entre as estações Carioca/Centro e Uruguaiana/Centro, as mulheres serão informadas sobre o projeto e receberão orientações sobre prevenção à violência doméstica e de gênero.

     

    Durante a atividade, as passageiras do metrô poderão tirar dúvidas sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual. Haverá ainda a distribuição de folhetos com orientações e informações sobre os canais de denúncias.




    Além da ronda, haverá aulas práticas para ensinar técnicas que ajudam a identificar os sinais que antecedem as agressões, técnicas de fuga e orientações de como agir em casos de assédio e violência física. O aulão acontece na Estação Carioca, no início da noite, às 18h.




    Lei Maria da Penha 




    Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340 (Lei Maria da Penha) tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar. O nome é em alusão à farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica praticada em 1983 pelo então marido. Ela, que ficou paraplégica, conseguiu na Justiça a condenação do agressor.




    A Lei Maria da Penha excluiu as penas alternativas, como apenas pagamento de cesta básica ou pequenas multas. Com a legislação, os agressores podem ser presos em flagrante ou ter a prisão preventiva decretada, se cometerem qualquer ato de violência doméstica pré-estabelecido na legislação, e ainda podem ser condenados a três anos de reclusão, sendo que a pena é aumentada em um terço caso o crime seja praticado contra uma pessoa portadora de deficiência.




    SERVIÇO  




    Ações em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha  



    Ronda nos vagões femininos:  

    Datas: 30/08

    Horários: das 16h às 19h


  • 29/08/2023

    Bienal do Livro Rio distribui 2 mil livros na 3ª edição do ‘Embarque na Leitura’, realizado nesta terça-feira, no MetrôRio

    Ação surpreendeu passageiros nas estações Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico


    A Bienal do Livro Rio, maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, em parceria com o MetrôRio, realizou a 3ª edição do projeto "Embarque na Leitura", com a distribuição de 2 mil livros, de diversos títulos, dentro das composições da concessionária. A ação aconteceu nas estações Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico na manhã desta terça-feira, dia 29.
     

    “Essa iniciativa do Sindicato e da GL events, saindo da Bienal e tomando o metrô - levando livro, literatura e leitura - incentiva não só a visitar a Bienal, mas a ler livros todos os dias. Quem for ao festival vai encontrar muitos e muitos livros, histórias e novos formatos. A gente vai ter mais de 350 autores conversando com o público, um espaço infantil de 600 m², uma arena de palavras-chave com grandes nomes da literatura brasileira e internacional, a gente tem o café literário já tradicional. Esse ano, a Bienal comemora 40 anos de amor ao Rio”, destaca a curadora de conteúdo do Sindicato Nacional das Editoras (SNEL) na Bienal do Livro, Martha Ribas.
     

    Os exemplares foram disponibilizados por diversas editoras a pedido do SNEL, um dos organizadores da Bienal, juntamente com a GL events. Os temas entregues estão em linha com a programação diversificada do festival, voltada para todas as idades, com histórias de aventura, ficção, romance e clássicos literários para públicos infantil, juvenil e adulto. Alguns dos títulos estarão autografados e com dedicatória, promovendo uma grata surpresa aos clientes leitores.

     
    Abraçaram esse projeto as editoras Rocco, Harper Collins, Sextante, Arqueiro, Intrínseca, Grupo Editorial Nacional, Pallas, Editora Adoleta, Delirium, All Books, Sinna, Biblioteca Azul, Record, Nova Fronteira, IBEP Nacional, Todavia, DCL, Máquinas de Livros, Companhia das Letras, Morro Branco, Latitude, Mourthé e Be.


    O projeto "Embarque na Leitura" faz parte das iniciativas de responsabilidade social da concessionária MetrôRio, que tem o compromisso de apoiar diversas atividades culturais, sociais, ambientais e educacionais. "A ação é um incentivo ao hábito e democratização do acesso à leitura e representa ainda uma oportunidade de a empresa oferecer uma experiência diferenciada durante a viagem no sistema metroviário", afirma Simone Pfeil, gerente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do MetrôRio.

     

    Sobre a Bienal

    Presente na memória afetiva de milhares de pessoas, a Bienal do Livro Rio completa 40 anos com uma edição comemorativa que traz as mais relevantes discussões contemporâneas, acompanhando as mudanças do mundo. Este ano, o maior festival de literatura, cultura e entretenimento vai oferecer ao público experiências que vão além do livro, em palcos inéditos e com bastante interação com o público, unido por uma paixão em comum: contar e ouvir histórias. A Bienal vai reunir mais de 300 autores em 200 horas de programação para toda a família.

     

    Sobre a Shell Brasil


    Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.