×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 31/08/2015

    MetrôRio lança ações inéditas em parceria com a Rio Parada Funk

    As estações da Concessionária serão palco do Desafio do Passinho, da Batalha dos Barbeiros e da exposição ‘Memória do Funk’

     

    A batida do funk carioca vai agitar os mezaninos das estações do MetrôRio, transporte oficial da Rio Parada Funk. Pela primeira vez, será realizado, nos dias 1, 3 e 5 de setembro, o Desafio MetrôRio, que irá selecionar os participantes da quinta edição do maior baile funk do mundo, dia 13, no Centro do Rio. Dividida nas modalidades Desafio do Passinho e Batalha dos Barbeiros, a ação acontecerá em duas etapas: seletivas e final. Dançarinos e barbeiros vão mostrar todo o seu talento ao som do ritmo improvisado que já faz parte da cultura popular carioca.

     

    Desafio do Passinho

    Dividido em duas etapas, o Desafio MetrôRio selecionará as três melhores Famílias do Passinho. Oito equipes, com 10 dançarinos do passinho cada, irão duelar entre si na fase seletiva, dias 1 e 3 de setembro, às 14h, na estação Carioca. As seis melhores irão disputar a final, dia 5, às 14h, na estação Maracanã. Além de participar da quinta edição da Rio Parada Funk, os vencedores do Desafio do Passinho ganharão o troféu Desafio MetrôRio e kits exclusivos.

     

    Batalha dos Barbeiros

    Já na Batalha dos Barbeiros, os 30 participantes serão divididos em três modalidades: Desenho, Disfarce e Barba em um minuto. Os profissionais vão criar desenhos e penteados diferenciados nos cabelos de passageiros voluntários, ao som de um remix da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, criado pelo DJ Grandmaster Raphael. Os dois melhores de cada categoria vão disputar a final on-line, por meio de uma votação popular no site da Rio Parada Funk (www.rioparadafunk.com.br). Os nomes dos vencedores serão divulgados no evento, dia 13. Os melhores de cada categoria ganharão o título de Barbeiro Oficial da Rio Parada Funk, além do troféu Desafio MetrôRio, equipamentos para montar sua própria barbearia e kits exclusivos.

     

    Exposição “Memória do Funk”

    Entre os dias 1 e 30 de setembro, o público poderá conferir a exposição “Memória do Funk”, nas estações do MetrôRio General Osório, Carioca, Uruguai, Pavuna, Central e Maracanã. A mostra vai contar a história do funk por meio de caixas de som cenográficas que formam uma linha do tempo com imagens e fatos marcantes sobre o gênero musical.

     

    Rio Parada Funk

    Inserida no Calendário Oficial da Cidade desde 2013, a Rio Parada Funk chega a sua quinta edição e realiza o maior baile funk do mundo no domingo, dia 13 de setembro, das 10h às 20h, no Centro do Rio. Este ano, o evento acontecerá simultaneamente em três palcos, apelidados pelo DJ Marlboro: Soul Funk na Lapa, Bass Funk na Praça Tiradentes e Parada Funk na Carioca. Cada um homenageará um estilo e reunirá quatro equipes de som e cerca de 100 artistas, selecionados por um time de curadores de primeira, conhecido como “Conselheiros do Funk”. Entre eles, os DJs e produtores musicais Marlboro, Grandmaster Raphael, Batutinha, Sany Pitbull, além dos integrantes do coletivo Eu Amo Baile Funk.

     

    Para todas as etapas do Desafio MetrôRio e para a Rio Parada Funk, a Concessionária pede aos usuários que comprem com antecedência os cartões de ida e de volta, para facilitar a entrada no sistema, e indica o aplicativo MetrôFácil para que os passageiros planejem a viagem, acompanhando localização e tempo estimado para chegada dos trens.  

     

    Serviço:

    Desafio MetrôRio – Desafio do Passinho e Batalha dos Barbeiros

    Seletivas: 1 e 3 de setembro, às 14h, na estação Carioca

    Final do Desafio do Passinho: 5 de setembro, às 14h, na estação Maracanã

     

    Exposição “Memória do Funk”

    Data: 1 e 30 de setembro

    MetrôRio: estações General Osório, Carioca, Uruguai, Pavuna, Central e Maracanã, no horário de funcionamento das estações

     

    Evento final da Rio Parada Funk e premiação do Desafio do Passinho e Batalha dos Barbeiros

    Data: 13 de setembro

    Local: Largo da Carioca, Lapa e Praça Tiradentes

    Horário: 10h

    Como chegar: vá de Metrô e desça nas estações Carioca e Cinelândia


  • 28/08/2015

    MetrôRio fará operação especial para atender torcedores de Vasco, Fluminense e Botafogo.

    O MetrôRio montou um planejamento especial para atender os torcedores que forem assistir aos jogos do Campeonato Brasileiro. A Concessionária pede aos seus usuários que comprem com antecedência os cartões de ida e volta para facilitar a entrada no sistema e indica o aplicativo MetrôFácil para que os passageiros planejem a viagem, acompanhando localização e tempo estimado para chegada dos trens.
     
    - Sábado (29/08) – Vasco x Figueirense, no Estádio do Maracanã, às 18h30. O MetrôRio disponibilizará trens extras para agilizar a viagem dos passageiros.

    - Domingo (30/08) – Fluminense x Atlético Mineiro, no Estádio do Maracanã, às 16h. Para o jogo, trens extras também estarão à disposição dos torcedores.

    - Terça-feira (01/09) – Botafogo x Atlético Goianiense, no Estádio Nilton Santos, às 21h50. O horário de funcionamento será estendido até 0h30 de quinta-feira (02/09) para que os usuários embarquem na estação Central. As demais estações ficarão abertas somente para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Ipanema – Gávea) funcionarão até a chegada do último trem. Além disso, a Concessionária disponibilizará trens extras para agilizar a viagem dos passageiros.


  • 27/08/2015

    Mais um trem revitalizado volta à operação do MetrôRio.

    Depois de passar por 30 dias de revisão nos sistemas elétrico, ar-condicionado, de portas e propulsão, além de manutenções preventivas e corretivas, mais um trem antigo do MetrôRio voltou à grade operacional da Concessionária. A composição foi desoxidada e passou por processo de pintura. Após a revitalização, os bancos receberam tons azul e prata, assim como o modelo dos trens montados na China. O projeto, orçado em R$ 6 milhões, tem o objetivo de melhorar a performance dos trens antigos e aumentar o conforto dos passageiros. Até o início do segundo semestre de 2016, todas as 30 composições terão passado pelo Centro de Manutenção do MetrôRio.
     


  • 25/08/2015

    Decisão entre Vasco x Flamengo contará com planejamento especial do MetrôRio.

    O MetrôRio montou um planejamento especial para atender os torcedores que forem assistir ao jogo decisivo da Copa do Brasil, entre Vasco x Flamengo, nesta quarta-feira. A Concessionária pede aos seus usuários que comprem com antecedência os cartões de ida e volta para facilitar a entrada no sistema e indica o aplicativo MetrôFácil para que os passageiros planejem a viagem, acompanhando localização e tempo estimado para chegada dos trens.
     
    - Quarta-feira (26/08) – Vasco x Flamengo, no Estádio do Maracanã, às 22h. O horário de funcionamento será estendido até 0h30 de quinta-feira (27/08) para que os usuários embarquem nas estações Maracanã e São Cristóvão. As demais estações ficarão abertas somente para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Ipanema – Gávea) funcionarão até a chegada do último trem. Além disso, a Concessionária disponibilizará trens extras para agilizar a viagem dos passageiros.
     
    O MetrôRio acompanhará a movimentação do clássico carioca e, em caso de disputa de pênaltis, a operação será estendida por mais tempo, além da 0h30.
     


  • 21/08/2015

    Rodada do Campeonato Brasileiro contará com esquema especial do MetrôRio, neste domingo.

    O MetrôRio montará um esquema especial para este domingo. Em rodada dupla, dois clubes cariocas terão compromissos pelo Campeonato Brasileiro nos estádios Nilton Santos e Maracanã, respectivamente.

    Às 11h, o Botafogo receberá o Paysandu, no Estádio Nilton Santos. Mais tarde, às 16h, o Flamengo jogará com o São Paulo, no Estádio do Maracanã. O MetrôRio ofertará trens extras ao longo do dia.
    A Concessionária pede aos seus usuários que comprem com antecedência os cartões de ida e volta para facilitar a entrada no sistema e indica o aplicativo MetrôFácil para que os passageiros planejem a viagem, acompanhando localização e tempo estimado para chegada dos trens.  
     


  • 20/08/2015

    Últimos trens da Linha 4 do metrô chegam no Rio de Janeiro. Elas passarão por 90 dias de testes e estarão disponíveis para operação nas Linhas 1 e 2 do metrô.

    A Secretaria de Estado de Transportes e a concessionária MetrôRio entregaram as três últimas composições dos 15 novos trens que irão operar na Linha 4 do metrô (Barra da Tijuca-Ipanema). Os trens chegaram ao Porto do Rio com um mês de antecedência. As composições passarão por 90 dias de testes e estarão disponíveis para operação.
    Montado na China, o trem possui seis carros, capacidade para 1.800 pessoas, ar condicionado, passagem interna entre carros (gangways), painéis de LED com sistema informatizado de comunicação e câmeras de monitoramento interno. O projeto é o mesmo das composições que operam no MetrôRio desde 2012.
    As novas composições começam a circular pelos trilhos da Linha 4 no segundo semestre de 2016. Com a aquisição dos novos trens, a frota de trens no metrô do Rio de Janeiro será ampliada em 30%, saindo de 49 trens para 64.
     
    Componentes de vários países
    Apesar de o trem ser montado na China, ele recebe componentes de vários países diferentes. A carroceria e o truque, onde se localizam as rodas e o motor, vêm da empresa chinesa Changchun Railway Vehicles. O sistema de ar condicionado é da australiana Sigma. A Mitsubishi Eletric, do Japão, ficou responsável pelo sistema de tração. O sistema de portas foi desenvolvido pela austríaca IFE e toda a parte de frenagem dos novos trens ficou a cargo da Knorr-Bremse, da Alemanha, ou seja, buscou-se a melhor tecnologia mundial.
     
    Sobre a Linha 4
    A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca — Ipanema) é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa, deslocando-se, por exemplo, da Barra da Tijuca à Pavuna. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. O projeto é o maior legado em transporte que a população do Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos.
    No âmbito do projeto da Linha 4, cabe à Invepar, controladora do MetrôRio, a aquisição dos novos trens e sistemas (sinalização, piloto automático, telecomunicações – câmeras, informações ao usuário etc.), a adequação do Centro de Manutenção e a compra de equipamentos, máquinas e veículos que serão utilizados na manutenção. Também está sob a responsabilidade da Companhia a adaptação do Centro de Controle Operacional (sistema novo de controle de trens).
    Após passar por uma fase de testes, a Linha 4 do Metrô entrará em operação no segundo semestre de 2016.


  • 18/08/2015

    MetrôRio terá planejamento especial para os jogos da Copa do Brasil.

    O MetrôRio montou um planejamento especial para atender os torcedores que forem assistir aos jogos da Copa do Brasil, nesta semana. A Concessionária pede aos usuários que comprem com antecedência os cartões de ida e de volta para facilitar a entrada no sistema.

    - Quarta-feira (19/08) – Flamengo x Vasco, no Estádio do Maracanã, às 22h. O horário de funcionamento será estendido até a 0h30 de quinta-feira (20/08) para que os usuários embarquem nas estações Maracanã e São Cristóvão. As demais estações ficarão abertas somente para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Ipanema – Gávea) funcionarão até a chegada do último trem. Além disso, a Concessionária disponibilizará trens extras para agilizar a viagem dos passageiros.

    - Quinta-feira (20/08) – Fluminense x Paysandu, no Estádio do Maracanã, às 19h. O MetrôRio também disponibilizará trens extras para agilizar a viagem dos usuários.


  • 14/08/2015

    MetrôRio prepara esquema especial para este final de semana. Durante a operação, serão disponibilizados trens extras e haverá alterações no itinerário das duas Linhas de Extensão Metrô Na Superfície.


    O MetrôRio montou um esquema especial para este final de semana, quando acontecerão o evento-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e os jogos do Campeonato Brasileiro. Para a competição de ciclismo de estrada, que provocará interdições no trânsito da cidade, neste domingo, 16/08, serão realizadas alterações no itinerário das duas Linhas de Extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e General Osório – Gávea), das 10h15 às 13h. Este horário pode ser alterado, de acordo com a liberação do tráfego de veículos pela CET-Rio. O encerramento da operação será às 23h. No sábado, 15/08, o funcionamento do sistema será normal, das 5h às 24h.
     
     
    Itinerário das Linhas de Extensão Metrô Na Superfície, no domingo
     
    Três estações não serão atendidas no sentido Botafogo–Gávea, no período de interrupção do trânsito: Baixo Gávea (Praça Santos Dumont), Marquês de São Vicente (Rua Marques de São Vicente) e PUC (Av. Padre Leonel Franca). No sentido Gávea–Botafogo, duas estações deixarão de ser atendidas: PUC (Av. Padre Leonel Franca) e Baixo Gávea (Praça Santos Dumont). No itinerário alterado, os ônibus circularão pela Lagoa ao invés da Gávea, passando por um novo trecho que compreende a Rua Gen. Garzon, Av. Borges de Medeiros, Rua Gilberto Cardoso, Rua Min. Raul Machado, Rua Mario Ribeiro, Avenida Borges de Medeiros e Rua Saturnino de Brito, onde terão os novos pontos de parada.
     
    No trajeto General Osório–Gávea do Metrô Na Superfície, com o novo itinerário, as estações Antero de Quental (Praça Antero de Quental), Bartolomeu Mitre (Av. Bartolomeu Mitre) e PUC (Av. Padre Leonel Franca) não serão atendidas no período de interdição no trânsito. No trajeto inverso, PUC–General Osório, as estações PUC (Av. Padre Leonel Franca), Alto Leblon (Av. Visconde de Albuquerque), Baixo Leblon (Av. Visconde de Albuquerque), Antero de Quental e Aníbal de Mendonça estarão fora do trajeto. Com o itinerário alterado, os ônibus não realizarão paradas em alguns pontos do Leblon. Paradas na Av. Ataulfo de Paiva e a Av. Afrânio de Melo serão incluídas na nova rota.
     
    As estações das duas Linhas de Extensão Metrô Na Superfície voltarão a ser atendidas normalmente após a liberação do tráfego de veículos. Além disso, funcionários bilíngues estarão à disposição dos usuários, na Estação General Osório, para esclarecer dúvidas. Os passageiros também serão orientados por avisos sonoros nas estações. Haverá, ainda, aumento do número de bilheterias e de agentes de segurança na estação General Osório.
     
     
     
    Esquema para os jogos do Campeonato Brasileiro:
    Sábado (15/08)
    Vasco x Coritiba (18h30, Estádio do Maracanã) – Para o jogo, trens extras estarão à disposição dos torcedores.
     Domingo (16/08)
     Fluminense x Figueirense (16h, Maracanã) – A Concessionária atenderá o público do jogo também com composições extras.
     
    O MetrôRio recomenda aos torcedores que comprem com antecedência os cartões de ida e volta para facilitar a entrada no sistema.
     


  • 12/08/2015

    Biblioteca Estação Leitura promove "5º Encontro com Territórios" com participação de Elisa Lucinda.

    A Biblioteca Estação Leitura, patrocinada pelo MetrôRio e localizada na estação Central, vai promover a 5ª edição do Encontro com Territórios, no dia 14 de agosto, em continuidade ao objetivo de investir em ações pedagógicas de estímulo ao hábito da leitura. No evento, que será realizado a partir das 18h, o jornalista e poeta Claufe Rodrigues vai comandar um talk show com a participação da poetisa Elisa Lucinda e da escritora Guiomar de Grammont. O projeto também conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e do Instituto Invepar.

    O Encontro reforça sua estratégia de "lançamentos sociais", oportunidade em que o autor convidado participa de uma sessão de autógrafos e oferece os livros gratuitamente ao público. Nesta edição, 80 exemplares do romance "Palavras Cruzadas", de Guiomar, serão autografados pela escritora e distribuídos aos participantes do evento. A iniciativa busca levar aos leitores da Biblioteca Estação Leitura e aos usuários do MetrôRio a realidade e a diversidade cultural da cidade do Rio de Janeiro com seus inúmeros e contrastantes territórios.

    O diretor Comercial e de Marketing do MetrôRio, Ricardo Nunes, acredita que essa interação estimula o hábito da leitura “Muitos usuários costumam ler no trajeto do metrô e nossa meta é estimular, ainda mais, essa prática dentro do sistema. Um evento como o ‘Encontro com Territórios’ possibilita o contato presencial de autores com o público. Essa troca é muito importante, pois a nossa proposta é formar novos leitores e desenvolver o gosto pela leitura”.

    A diretora executiva do projeto, Cristina Oldemburg, está entusiasmada com o novo Encontro com Territórios. "Depois de ouvir a escritora falar sobre seu novo trabalho, o público poderá levar o livro autografado pelo autor para casa, e isso tem uma enorme importância. A missão da biblioteca popular é estimular a leitura, formar novos leitores, formar plateia para debate e criar pensamento crítico sobre questões que fazem parte do nosso cotidiano. O sentimento do pertencimento do objeto livro é fantástico, pois a grande maioria dos leitores da Biblioteca Estação Leitura não tem recurso para comprar uma obra literária. Eles esperam ansiosamente pelo Encontro por Território", conta a diretora.

    O romance "Palavras Cruzadas" fala da luta da jornalista Sofia, em busca do paradeiro do irmão Leonardo, um guerrilheiro desaparecido nas selvas do Araguaia durante o regime militar brasileiro. A história é permeada de incertezas e perguntas, com respostas incompletas e insatisfatórias. Um clima de tragédia paira sobre os personagens e acontecimentos. Habituada a recorrer a todas as ferramentas que a literatura e a língua portuguesa oferecem, Guiomar de Grammont utiliza frases curtas, precisas e inesperadas, às vezes carregadas de poesia para compor a trama.

    Sobre a autora:
    Guiomar de Grammont é escritora, dramaturga e professora da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Literatura Brasileira pela USP, publicou, entre outros, a pesquisa histórica "Aleijadinho e o Aeroplano", o romance "A casa dos espelhos", e os livros de contos "Sudário, Corpo e sangue" e "O fruto do vosso ventre", pelo qual recebeu, em 1993, o Prêmio Casa de Las Américas. Foi editora da Record, curadora de Bienais do Livro e da parte brasileira de eventos literários internacionais, como a Feira de Bogotá e o Salão do Livro de Paris. Criou e dirige desde 2005 o Fórum das Letras de Ouro Preto.

    SERVIÇO:
    Evento: 5º Encontro com Territórios
    Data: 14 de agosto
    Horário: 18h
    Local: Biblioteca Estação Leitura - estação Central do MetrôRio


  • 11/08/2015

    MetrôRio montou planejamento especial para torcedores de Botafogo e Flamengo.

    O MetrôRio montou um planejamento especial para atender os torcedores que forem assistir aos jogos do Campeonato Brasileiro, nesta semana. A Concessionária pede aos usuários que comprem com antecedência os cartões de ida e volta para facilitar a entrada no sistema.

    - Terça-feira (11/08) – Botafogo x ABC, no Estádio Nilton Santos, às 21h30. O horário de funcionamento será estendido até 0h30 de quarta-feira (12/08) para que os usuários embarquem na estação Central. As demais estações ficarão abertas somente para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Ipanema – Gávea) funcionarão até a chegada do último trem.

    - Quarta-feira (12/08) – Flamengo x Atlético Paranaense, no Estádio do Maracanã, às 19h30. O MetrôRio disponibilizará trens extras para agilizar a viagem dos usuários.