×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 20/10/2015

    MetrôRio prepara esquema especial para a semifinal da Copa do Brasil.

    O MetrôRio terá um planejamento especial para atender os torcedores que forem assistir à semifinal da Copa do Brasil, entre Fluminense e Palmeiras. A Concessionária pede aos passageiros que comprem com antecedência os cartões de ida e de volta para facilitar a entrada no sistema e indica o aplicativo MetrôFácil para que os usuários planejem a viagem, acompanhando localização e tempo estimado para chegada dos trens.

    Nesta quarta-feira, 21/10, o Fluminense recebe o Palmeiras, no Estádio do Maracanã, às 22h. O horário de funcionamento do MetrôRio será estendido até 0h30 de quinta-feira (22/10) para que os usuários embarquem nas estações Maracanã e São Cristóvão. As demais estações ficarão abertas somente para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Ipanema – Gávea) funcionarão até a chegada do último trem. Além disso, a Concessionária disponibilizará trens extras para agilizar a viagem dos passageiros.


  • 20/10/2015

    MetrôRio inaugura unidade da Smart Fit na estação Carioca.

    A primeira academia em uma estação de metrô na América Latina tem 1.060 m² e 128 equipamentos
     
    Você já pensou em como seria prático e rápido malhar em uma academia localizada dentro de uma estação de metrô? A partir de hoje, 20 de outubro, isso será possível. O MetrôRio, em parceria inédita com a Smart Fit, inaugura na estação Carioca, uma das mais movimentadas do sistema, a primeira academia em uma estação de metrô na América Latina.

    A nova unidade, que está localizada no espaço onde funcionava a UniverCidade, possui 1.060 m² e funcionará também aos domingos, um diferencial se comparada às demais academias na região. Além de apresentar uma grande oferta de modernos equipamentos — são 73 na ampla sala de musculação —, a unidade tem 55 aparelhos ergométricos (bicicletas, transports, esteiras e remo indoor). A mensalidade custa a partir de R$ 69,90 e, dependendo do plano escolhido, pode incluir acesso ilimitado às demais unidades da rede.

    Com um modelo pautado na facilidade, a adesão à nova unidade pode ser feita pela internet. Para se tornar um aluno, é necessário acessar o site da academia, fazer o cadastro e escolher a forma de pagamento. Com mais de 100 mil alunos no Estado do Rio de Janeiro — distribuídos em 40 unidades —, a Smart Fit possui mais de 200 unidades em operação no Brasil, México, Chile e República Dominicana.


  • 20/10/2015

    MetrôRio: nova leva de trens da Linha 4 entra em operação

    Nesta segunda-feira, 19/10, entram em operação o 11º e o 12º dos 15 trens da Linha 4. Montados na China, as composições possuem seis carros, capacidade para 1.800 pessoas, ar-condicionado, passagem interna entre carros, painéis de LED com sistema informatizado de comunicação e câmeras de monitoramento interno. Três novos trens ainda seguem em fase de testes. O projeto é o mesmo das 19 composições que operam no MetrôRio desde 2012.

    Agora, durante o horário de maior movimento no sistema, quando o MetrôRio opera com a frota completa de trens, os passageiros das Linhas 1 e 2 contam com os trens mais modernos, montados na China, na grade operacional.

    Em paralelo, o MetrôRio segue com o projeto de revitalização dos primeiros trens do metrô. Quatro composições, que passaram por revisão nos sistemas elétrico, de ar-condicionado, de portas e de propulsões, além de manutenções preventivas e corretivas e processos de pintura, estão operando no sistema.


  • 19/10/2015

    MetrôRio realiza ações em apoio ao movimento Outubro Rosa.

    A Ponte em Arco está com iluminação especial e a estação Carioca receberá um estande para os usuários se informarem e esclarecerem dúvidas sobre o câncer de mama.

    Mais uma vez, em apoio ao movimento Outubro Rosa, a Ponte em Arco do MetrôRio, que liga as estações São Cristóvão e Cidade Nova, recebeu no início deste mês uma iluminação especial, em tom rosado, para lembrar a população da importância da prevenção e do combate ao câncer de mama. A Concessionária, em parceria com a Oncologia D’or, também realizará, a partir do dia 19 de outubro, uma ação na estação Carioca com o objetivo de divulgar informações sobre o câncer de mama, mostrando a importância do diagnóstico precoce para a cura da doença. Em um espaço exclusivo – que funcionará até o dia 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h –, os usuários poderão esclarecer dúvidas com um profissional de saúde que estará no local e receberão uma fitinha simbólica do movimento Outubro Rosa e um folder informativo.

    Movimento Outubro Rosa
    A campanha Outubro Rosa, que se estende até o dia 31 deste mês, foi inspirada em um movimento que começou nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Hoje, em todo o mundo, o décimo mês do ano ganha a tonalidade cor-de-rosa para promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
    De todos os tipos de câncer, o de mama é o mais comum entre as mulheres, no mundo e no Brasil, respondendo por aproximadamente 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.


  • 16/10/2015

    Instituto Invepar e MetrôRio lançam III Edital de Seleção de Projetos Socioambientais. Inscrições podem ser feitas entre os dias 16 de outubro e 16 de novembro

    O Instituto Invepar e o MetrôRio lançam em outubro a terceira edição do Edital de Seleção de Projetos Socioambientais. Os interessados em participar do processo deverão fazer a inscrição gratuita no site da companhia (www.invepar.com.br), a partir das 17h de 16 de outubro até as 18h de 16 de novembro.
     
    Os investimentos contribuirão para promoção do desenvolvimento socioambiental e econômico das áreas localizadas no entorno das operações das empresas, sobretudo nas regiões de vulnerabilidade social. Os principais objetivos são o apoio a programas que valorizem a cultura local; estimulem o empreendedorismo para o desenvolvimento comunitário; estimulem a economia solidária; e promovam o aumento das condições de empregabilidade e que apresentem mecanismos para assegurar a sustentabilidade dos resultados alcançados.
     
    "O papel do Instituto junto às empresas é ser um indutor da gestão sob os princípios da Responsabilidade Social Corporativa e do Investimento Social estratégico. Ou seja, aquele que vai fazer realmente diferença para a comunidade de forma que tenhamos, além do repasse de recursos, interação e colaboração plena", explica Claudia Jeunon, Diretora Executiva do Instituto Invepar.
     
    Serão analisadas as propostas de atuação nas áreas da Educação, Meio Ambiente, Cultura e Esporte. Os projetos de Educação deverão ser relacionados aos temas: trânsito, segurança, preservação da vida, formação empreendedora, desenvolvimento profissional, gestão, empreendimentos comunitários, associativismo e formação para economia solidária. Na área de Meio Ambiente serão selecionados programas de educação ambiental/iniciativas produtivas, coleta seletiva, reciclagem, reflorestamento e conservação da fauna e flora. Na Cultura e no Esporte, a seleção priorizará projeto aprovados ou em análise pelas Leis de Incentivo Municipais e Federais, buscando, respectivamente, atividades sociocultural e socioesportiva de base educacional e participação e lazer. Além dessas características, as propostas deverão ter o empreendedorismo e apoio à gestão pública como temas transversais.
     
    O edital estabelece que estão aptas a apresentar propostas apenas pessoas jurídicas, que sejam organizações sem fins lucrativos (associações, fundações ou cooperativas), que atuam ou desejam atuar no entorno das empresas do grupo Invepar e estejam regularmente constituídas e legalizadas há pelo menos um ano, a contar da data de sua inscrição. Para projeto cultural incentivado, o proponente poderá ser, também, pessoa jurídica, com fins lucrativos, desde que atenda aos requisitos da respectiva Lei de Incentivo à Cultura na qual a iniciativa esteja enquadrada.
     
    Os projetos apresentados deverão ter duração de até doze meses e devem ser realizados em bairros onde existam estações de metrô: Acari, Coelho Neto, Colégio, Engenho da Rainha, Engenheiro Rubens Paiva, Fazenda Botafogo, Inhaúma, Irajá, Maracanã, Maria da Graça, Nova América/Del Castilho, Pavuna, São Cristóvão, Thomaz Coelho, Triagem e Vicente de Carvalho.


  • 15/10/2015

    Alê Jordão monta exposição no MetrôRio.

    O tráfego intenso é apontado como um dos fatores responsáveis pela má qualidade de vida da população nas grandes metrópoles. O tema serviu de inspiração para o artista paulistano Alê Jordão montar a exposição “Gigantograph – Cars Naval Superstickers”, que promete fazer uma reflexão sobre a cultura do individualismo do carro em grandes cidades e a importância do transporte público mais conscientizado e menos poluente. A mostra é gratuita e será aberta aos usuários do MetrôRio nesta sexta-feira, 16 de outubro, na estação General Osório, em Ipanema, onde ficará até o dia 6 de novembro.

    Alê Jordão busca, através de sua arte, despertar o senso crítico na população, abordando temas como mobilidade urbana e sustentabilidade e ressalta a importância do transporte público nas cidades. O artista utiliza a técnica de colagem em gigantrofia, que é uma mistura de fotografia impressa em grandes extensões. Além de interagir com o público no dia da inauguração, Jordão fará uma performance surpresa para os passageiros do MetrôRio.
     
    Serviço:
     
    “Gigantograph – Cars Naval Superstickers”, de Alê Jordão.
    Inauguração: Dia 16/10 – das 17h às 21h.
    Exposição gratuita - de 16 de outubro a 6 de novembro.
    De segunda a sábado – das 5h à 0h e domingos e feriados - das 7h às 23h.
    Estação General Osório, Ipanema - Rio de Janeiro – RJ.


  • 13/10/2015

    MetrôRio terá planejamento especial para torcedores que forem aos jogos do Campeonato Brasileiro.

    O MetrôRio terá um planejamento especial para atender os torcedores que forem assistir aos jogos do Campeonato Brasileiro. A Concessionária pede aos passageiros que comprem com antecedência os cartões de ida e de volta para facilitar a entrada no sistema e indica o aplicativo MetrôFácil para que os usuários planejem a viagem, acompanhando localização e tempo estimado para chegada dos trens.

    - Quarta-feira (14/10) – Fluminense x São Paulo, no Estádio do Maracanã, às 22h. O horário de funcionamento será estendido até 0h30 de quinta-feira (15/10) para que os usuários embarquem nas estações Maracanã e São Cristóvão. As demais estações ficarão abertas somente para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Ipanema – Gávea) funcionarão até a chegada do último trem. Além disso, a Concessionária disponibilizará trens extras para agilizar a viagem dos passageiros.

    - Quinta-feira (15/10) – Vasco x Chapecoense, no Estádio do Maracanã, às 19h30min. O MetrôRio acompanhará a movimentação da partida e, em caso de necessidade, trens extras estarão à disposição dos torcedores.

    - Domingo (18/10) – Flamengo x Internacional, no Estádio do Maracanã, às 16h. O MetrôRio ofertará trens extras aos torcedores que forem ao local da partida.


  • 08/10/2015

    MetrôRio: mais dois trens da Linha 4 entram em operação.

    Neste final de semana, sábado (10/10) e domingo (11/10), entram em operação o nono e o décimo dos 15 trens da Linha 4. Montados na China, as composições possuem seis carros, capacidade para 1.800 pessoas, ar-condicionado, passagem interna entre carros, painéis de LED com sistema informatizado de comunicação e câmeras de monitoramento interno.

    Cinco novas composições ainda seguem em fase de testes e deverão circular até o fim do ano. O projeto é o mesmo das 19 composições que operam no MetrôRio desde 2012.

    Agora, durante o horário de maior movimento no sistema, quando o MetrôRio opera com a frota completa de trens, os passageiros das Linhas 1 e 2 contam com os trens mais modernos, montados na China, na grade operacional.

    Em paralelo, o MetrôRio segue com o projeto de revitalização dos primeiros trens do metrô. Três composições, que já passaram por revisão nos sistemas elétrico, de ar-condicionado, de portas e de propulsões, além de manutenções preventivas e corretivas e processos de pintura, já estão operando no sistema. A quarta composição revitalizada entrará em operação também este final de semana. O projeto, orçado em R$ 6 milhões, tem o objetivo de melhorar a performance dos trens antigos e aumentar o conforto dos passageiros.


  • 02/10/2015

    MetrôRio investe em acessibilidade e ações educativas.

    Concessionária ampliará o número de equipamentos e também fará a modernização de outros em funcionamento
     
    A menos de um ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o MetrôRio investe em acessibilidade. Como parte do pacote de melhorias, estações vão ganhar novos elevadores e plataformas inclinadas e plataformas verticais serão modernizadas. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 4 milhões.

    No momento, das 54 plataformas das 36 estações do MetrôRio, três estão em processo de modernização: Del Castilho, Afonso Pena e Praça Onze. As próximas a receberem a reforma são Flamengo e Inhaúma. Os equipamentos das estações São Francisco Xavier e Largo do Machado foram os primeiros revistos no projeto. Para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a Concessionária construirá dois elevadores e uma rampa (Estácio), quatro plataformas inclinadas (duas em Cardeal Arcoverde e duas em Carioca), duas plataformas verticais (em Central) e um elevador e duas plataformas verticais (em Saens Peña).  Hoje, o sistema conta com 263 equipamentos de acessibilidade.

    Mas, para que tudo funcione perfeitamente, também é importante que o usuário faça a sua parte. Para isso, o MetrôRio investe em ações educativas, em formato de dicas através do sistema de áudio, da TV dos trens e das estações. “Trabalhamos para melhorar a experiência do passageiro e apresentar uma estação com todos os equipamentos de acessibilidade disponíveis e banheiros conservados. Este é o padrão de atendimento que todos nós queremos, mas atentamos: precisamos de esforço em conjunto com a sociedade”, ressaltou Joubert Flores, diretor de Engenharia da Concessionária.


  • 01/10/2015

    Estações do MetrôRio recebem a exposição ‘Superatletas’.

    De 5 de outubro a 26 de novembro, o público poderá conferir as histórias de superação de importantes paratletas brasileiros e momentos marcantes de competições
     
    A inclusão social de pessoas com deficiência por meio do aprendizado e da prática de esportes é essencial para motivá-las a superar as próprias dificuldades e garantir igualdade de oportunidades e respeito às diferenças. Para que essas histórias de superação sejam disseminadas e sirvam de inspiração para outras pessoas, o MetrôRio receberá a exposição gratuita “Superatletas”, a partir do dia 5 de outubro, na estação Maracanã, e em seguida nas estações Carioca e General Osório, onde ficará até 26 de novembro.

    A menos de um ano para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, a exposição apresentará mais de 30 fotos, registradas em momentos marcantes de competições, e vai retratar importantes paratletas brasileiros, como Alan Fonteles, Daniel Dias, Fernando Fernandes, Ricardinho, Terezinha Guilhermina, Verônica Hipólito, entre outros. Além de imagens, a “Superatletas” possui uma central multimídia onde os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre as histórias de superação dos paratletas, assim como as modalidades, recordes brasileiros e principais benefícios da prática do esporte para a saúde.

    Nos dias 5 e 23 de outubro e 11 de novembro, serão realizados bate-papo e sessão de fotos e autógrafos com grandes nomes de diferentes modalidades do paradesporto. No dia do lançamento da exposição, na estação Maracanã, os superatletas Daniel Dias, nadador paralímpico e maior medalhista do país com 15 conquistas, e Bruno Landgraf, velejador paralímpico, vão compartilhar suas experiências com o público durante uma conversa sobre superação, inspiração e arte, mediada pela jornalista Joanna de Assis.
     
     Serviço:
    Exposição “Superatletas”
     
    Estação Maracanã
    Data: de 5 a 19 de outubro
    Horário: das 10h às 20h
    No dia 5, das 10h às 12h, será realizado bate-papo com o tema “Superação, inspiração e arte”, mediado pela jornalista Joanna de Assis, com a participação dos superatletas Daniel Dias e Bruno Landgraf.
     
    Estação Carioca
    Data: de 23 de outubro a 06 de novembro
    Horário: das 10h às 20h
     
    Estação General Osório
    Data: de 11 a 26 de novembro
    Horário: das 10h às 20h