×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 14/10/2016

    MetrôRio e Instituto Invepar aderem ao Dia do Consumo Consciente.

     O Dia do Consumo Consciente está chegando e o MetrôRio e o Instituto Invepar aderiram à data. Neste sábado (15/10), entre 10h e 16h, a Concessionária manterá aberto o Quiosque Solidário da estação Catete para reforçar a importância da data escolhida pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2009, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

    No Quiosque Solidário da estação Catete é possível encontrar produtos feitos com materiais recicláveis, produzidos por mulheres participantes do projeto social Tecendo Artes, realizado em parceria com o Instituto Musiva e Patrocínio do MetrôRio e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. As peças são transformadas em produtos modernos como, por exemplo, garrafas decoradas, almofadas, carteiras, tapetes e ecobags. Desde a inauguração do ponto, no dia 20 de junho, 350 produtos foram comercializados. 

    O Quiosque Solidário é um projeto do MetrôRio e do Instituto Invepar e visa promover as instituições e grupos produtivos, oriundos das comunidades vizinhas das linhas 1 e 2 do MetrôRio. A renda obtida com a venda dos produtos contribui para a melhoria de renda de diversas artesãs.

    Dia do Consumo Consciente
    A data foi instituída, em 2009, pelo Ministério do Meio Ambiente, com a intenção de conscientizar os brasileiros a respeito dos problemas socioeconômicos, ambientais e políticos vivenciados no país por conta dos padrões de produção e consumo insustentáveis adotados nacionalmente.


  • 13/10/2016

    MetrôRio: Últimos dias da exposição em comemoração ao centenário do samba

     Até sábado, público poderá conferir, gratuitamente, na estação Carioca, capas históricas de discos de sambistas assinadas pelo consagrado ilustrador Elifas Andreato
     
     
    Para comemorar os 100 anos de um dos gêneros mais populares e importantes da música brasileira, o MetrôRio recebe até 15 de outubro, na estação Carioca, a exposição “Capas históricas por Elifas Andreato”. O público poderá conhecer, gratuitamente, cerca de 40 capas icônicas de discos de sambistas e músicos da MPB assinadas pelo ilustrador, incluindo nomes consagrados como Chico Buarque, Elis Regina, Vinicius de Moraes, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Tom Zé e Martinho da Vila.

    A mostra faz parte da segunda edição do evento “Batuque da BOA”, que celebra o centenário do samba, e reuniu nos dias 8 e 9 de outubro, música, cultura e dança, em um circuito gratuito aberto ao público, em diferentes pontos da cidade. O Batuque da Boa teve produção e concepção da agência BFerraz.
     
    Serviço:
    Exposição “Capas históricas por Elifas Andreato”
    Local: Estação Carioca
    Até 15/10
     


  • 11/10/2016

    Esquema de funcionamento do MetrôRio – Feriado de Nossa Senhora Aparecida

    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para esta quarta-feira, 12/10, feriado de Nossa Senhora Aparecida. A operação nas Linhas 1 e 2 terá início às 7h e será encerrada às 23h. Os passageiros deverão realizar a transferência entre linhas na estação Estácio. A Linha 4, que liga Ipanema à Barra da Tijuca, não funcionará nesse dia.


  • 10/10/2016

    Grupo Oncologia D’Or e MetrôRio juntos contra o câncer de mama.

    O Grupo Oncologia D’Or e o MetrôRio embarcaram em mais uma parceria em prol do Outubro Rosa. Até o dia 21 de outubro, a estação Carioca contará com um estande onde será possível tirar dúvidas sobre câncer de mama. De segunda a sexta, das 10h às 15h, um profissional de saúde estará à disposição para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Para que ninguém fique sem informação, os passageiros também contarão com um vídeo com dicas de como cuidar da saúde dos seios. A ação ainda conta com a parceria da Eletromídia, que disponibiliza painéis informativos sobre a doença nos carros femininos.


  • 29/09/2016

    Linha 4 do MetrôRio vai funcionar nos dias de eleição.

    Todas as cinco estações do trecho que liga Ipanema à Barra da Tijuca estarão abertas das 7h às 21h
     
    Para atender a demanda de usuários em função do período eleitoral, a Linha 4 do metrô, que liga Ipanema à Barra da Tijuca, vai funcionar, excepcionalmente, nos dias 2 e 30 de outubro, das 7h às 21h. Para realizar transferência da Linha 1 para a Linha 4, é necessário chegar na estação General Osório até as 21h. O usuário não precisará pagar outra passagem na troca entre as linhas. Nos dias de eleição, as Linhas 1 e 2 estarão abertas das 7h às 23h, com transferência em Estácio.
     
    Com exceção dos dias 2 e 30, a Linha 4 funcionará normalmente de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, com transferência entre linhas na estação General Osório.
     
    Metrô Na Superfície
     
    As duas linhas do Metrô Na Superfície (Ipanema – Gávea e Botafogo – Gávea) funcionarão normalmente nos dias 2 e 30 de outubro.
     
     
     


  • 19/09/2016

    Linha 4 do MetrôRio é aberta para a população Funcionamento ocorre entre as 6h e 21h, de segunda a sexta-feira

    A Linha 4 do metrô, que liga Ipanema à Barra da Tijuca, foi aberta para toda a população na manhã desta segunda-feira (19/09). O novo trecho, de 16 km, funciona entre 6h e 21h, de segunda a sexta-feira. Inicialmente, seria possível utilizá-lo das 11h às 15h, mas, após o sucesso da operação olímpica e dos trabalhos realizados até a abertura da Paralimpíada, foi possível ampliar o funcionamento.
    Para acessar as estações Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah, Nossa Senhora da Paz e General Osório, o usuário terá a opção de utilizar os cartões do MetrôRio, RioCard ou comprar a passagem na estação.

    No início da operação comercial, os trens da Linha 4 circularão de forma independente da linha 1 e será necessário que os usuários façam transferência entre as linhas em General Osório. Para a transferência da Linha 1 para a Linha 4, é necessário chegar na estação General Osório até as 21h. O usuário não precisará pagar outra passagem na troca entre as linhas.  
    A operação plena da Linha 4, entre 5h e meia-noite, acontecerá ao final de 2016. As próximas etapas serão determinadas pelas análises do fluxo de passageiros e desempenho operacional.           
     
    Metrô Na Superfície
    As duas linhas do Metrô Na Superfície (Ipanema – Gávea e Botafogo – Gávea) funcionarão normalmente.


  • 31/08/2016

    MetrôRio anuncia esquema especial para Jogos Paralímpicos.

    Horário de funcionamento da Linha 4 será prolongado até a madrugada. Usuários poderão apresentar qualquer cartão RioCard ou cartão Metrô (pré-pago ou unitário) junto ao ingresso da competição olímpica do dia para acessar o trecho Ipanema – Barra da Tijuca
     
    O MetrôRio planejou um esquema especial de funcionamento durante os Jogos Paralímpicos, entre os dias 8 e 17 de setembro. Durante este período, haverá extensão de horários de funcionamento da estação Jardim Oceânico para atender o público que retornará das competições no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca; circulação direta de trens das estações Pavuna a Botafogo, sem a necessidade de transferência nos finais de semana e feriados; e reforços nas equipes de segurança, de bilheteria e de condutores. A Concessionária manterá também orientadores de públicos, promotores bilíngues e voluntários.
     
    Funcionamento das estações
    As competições na Paralimpíada têm previsão de término até as 23h30. Com isso, a estação Jardim Oceânico terá o funcionamento estendido até 1h e receberá os espectadores do Parque Olímpico. As demais estações do sistema ficarão abertas somente para desembarque.
    As Linha 1, 2 e 4 ficarão abertas das 5h até 0h, de segunda a sábado, e das 7h às 23h, aos domingos e feriados. A Linha 4 será exclusiva para credenciados e para usuários portadores de ingresso acompanhados de qualquer cartão RioCard ou cartão Metrô (unitário ou pré-pago)
    Data    Linha 1    Linha 2    Linha 4*
    07/09/2016    7h – 23h    7h – 23h    7h – 23h
    08/09/2016    5h – 0h    5h – 0h    5h – 0h
    09/09/2016    5h – 0h    5h – 0h    5h – 0h
    10/09/2016    5h – 0h    5h – 0h    5h – 0h
    11/09/2016    7h – 23h    7h – 23h    7h – 23h
    12/09/2016    5h – 0h    5h – 0h    5h – 0h
    13/09/2016    5h – 0h    5h – 0h    5h – 0h
    14/09/2016    5h – 0h    5h – 0h    5h – 0h
    15/09/2016    5h – 0h    5h – 0h    5h – 0h
    16/09/2016    5h – 0h    5h – 0h    5h – 0h
    17/09/2016    5h – 0h    5h – 0h    5h – 0h
    18/09/2016    7h – 23h    7h – 23h    7h – 23h
    *Estação Jardim Oceânico funcionará até 1h, entre os dias 08 e 17
     
    Zonas de competição e dicas
    O MetrôRio sugere que os usuários planejem e saiam de casa com antecedência para evitar filas e que já tenham o bilhete do modal a ser utilizado em mãos. Serão quatro regiões de competição: Barra da Tijuca, Copacabana, Maracanã e Deodoro.
    Zona da Barra da Tijuca: Concentrará a maior parte dos esportes paralímpicos e será atendida, em parte, pela Linha 4. A novidade é que o usuário poderá utilizar qualquer cartão RioCard mais o ingresso válido para alguma competição olímpica do dia ou credencial. Na estação terminal Jardim Oceânico, o passageiro fará a integração com o BRT, que o levará até os locais do evento.
    Zona de Copacabana: além do bairro de mesmo nome, compreende também as áreas da Lagoa Rodrigo de Freitas e da Marina da Glória.
    Zona do Maracanã: abrange Maracanã, estádio Olímpico Nílton Santos (Engenhão) e Sambódromo. Atenção aos torcedores que se deslocarem para o Engenhão: as estações Central e Maracanã são as mais indicadas para transferência com os trens da SuperVia. Para os eventos no Maracanã, utilizem as estações Maracanã, São Cristóvão e São Francisco Xavier.
    Zona de Deodoro: Não será atendida diretamente pelo sistema metroviário, então o passageiro deverá ficar atento às estações de integração com a SuperVia.  
     
    Boulevard Olímpico
    Localizado na Região Portuária, terá shows, atrações esportivas e culturais, além de transmissões simultâneas das Olimpíadas. A estação Carioca é a mais indicada para os “Live Sites”.  
     
    Cerimônias de Abertura e Encerramento
    Nos dias 07 e 18 de setembro, dias das cerimônias de abertura e encerramento, respectivamente, o horário de funcionamento do sistema será das 7h às 23h. Por isso, haverá um esquema especial para os espectadores desses eventos: as estações Maracanã, São Cristóvão e São Francisco Xavier terão seus horários estendidos, caso necessário, até 1h após o término da cerimônia, garantindo a facilidade na volta para casa do público que for utilizar o metrô. As demais estações permanecerão abertas apenas para desembarque.
     
    Metrô Na Superfície
    As duas linhas do Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Ipanema – Gávea) funcionarão normalmente, aguardando a chegada do último trem. A Concessionária ressalta que o itinerário das linhas de extensão poderá sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.
     
    Medidas de segurança
    Para garantir uma viagem mais confortável aos torcedores, não serão permitidos os embarques com bicicletas e pranchas de surfe durante a operação especial para os Jogos Paralímpicos.


  • 19/08/2016

    MetrôRio terá esquema especial no feriado pós-Olimpíadas

    Concessionária manterá aberta a Linha 4 nesta segunda-feira (22/08) para facilitar deslocamento dos credenciados.

    O MetrôRio fará uma operação especial no dia seguinte ao encerramento dos Jogos Olímpicos. A Concessionária manterá aberta a Linha 4 nesta segunda-feira (22/08), feriado na cidade do Rio de Janeiro, para atender a recomendação do Comitê Organizador dos Jogos e facilitar o trajeto dos usuários credenciados. O funcionamento ocorrerá entre 6h e 23h.
    Nas Linhas 1 e 2, o horário será das 5h à meia-noite e está mantido o mesmo planejamento dos Jogos: circulação direta de trens das estações Pavuna a Botafogo, sem a necessidade de transferência, e reforços nas equipes de segurança, bilheteria e condutores. A Concessionária também disponibilizará orientadores de públicos, promotores bilíngues e voluntários.
     
    Funcionamento das estações:
     
    As Linhas 1, 2 e 4 funcionarão com os seguintes horários:
     
    Data                    Linha 1        Linha 2            Linha 4
    20/08/2016        05h - 01h30     05h - 00h        06h - 01h
    21/08/2016        6h30 - 02h       07h - 02h        07h - 02h
    22/08/2016        05h – 0h           05 – 0h          06h – 23h
     
    Operação das Linhas 1, 2 e 4
     
    Entre os dias 23/08 e 06/09, as Linhas 1 e 2 voltarão a operar em seu horário normal, de segunda a sábado, das 5h até meia-noite, e aos domingos e feriados, das 7h às 23h.
     
    Durante este período, a Linha 4 ficará fechada para que sejam realizamos os ajustes necessários para a operação paralímpica e o início da operação comercial.


  • 17/08/2016

    INSTITUTO INVEPAR NEUTRALIZA EMISSÕES DE CO2 DE SUAS CONCESSÕES VIA CRÉDITOS DE CARBONO


    Serão compensadas mais de 10 mil toneladas de CO2 das empresas do grupo Invepar MetrôRio, ViaRio, LAMSA, VLT, CRT e GRU Airport
    Desenvolvido pelo Instituto Invepar em parceria com o programa ambiental “Amigo do Clima”, o Projeto Carbono Zero vai compensar, por meio de créditos de carbono, as emissões de gases de efeito estufa (escopos 1,2 e 3) referentes à participação acionária da Invepar nas empresas MetrôRio, ViaRio, LAMSA, VLT Carioca, Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) e GRU Airport durante o período de 29 dias entre agosto e setembro de 2016.
    Até o momento, já foram compensadas mais de 10 mil toneladas de gás carbônico equivalentes via investimentos em diferentes projetos no país, entre eles, a redução do desmatamento na Amazônia; a geração de energia renovável com bagaço de cana; a destruição de metano em granjas de suínos no Brasil; o uso de biomassa renovável em cerâmicas e a redução de emissão no aterro sanitário de Manaus. O programa ambiental voluntário “Amigo do Clima” tem o objetivo de garantir a transparência e a rastreabilidade de atividades de responsabilidade climática.
    O compromisso do grupo Invepar com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável de suas concessões vai além da neutralização de carbono. A empresa vem realizando diversas práticas sustentáveis, como o reaproveitamento de resíduos; a preservação da fauna e da flora; o uso de fontes renováveis de energia (como a solar); projetos de eficiência energética; o uso eficiente de combustíveis com o aprimoramento na gestão de frotas e a utilização de combustíveis mais limpos, como o etanol e o Gás Natural Veicular (GNV); além da redução do consumo de água e das emissões de gases do efeito estufa.  
    Para fortalecer ainda mais a gestão sustentável em suas atividades, a Invepar estabeleceu, em 2015, a sua Política de Sustentabilidade. Também no ano passado, a empresa fez a primeira verificação externa dos inventários de gases do efeito estufa de suas empresas controladas e alcançou uma redução das emissões totais de 18,34%.

     
    Sobre a Invepar: A Invepar é um grupo brasileiro que atua no segmento de infraestrutura em transportes, no Brasil e no exterior, com foco em gestão e operação de rodovias, sistemas de mobilidade urbana e aeroportos. Atualmente, possui operações em sete estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco –, e também em Lima, no Peru. No portfólio estão as empresas: MetrôRio, LAMSA, ViaRio,  VLT Carioca, Concessionária Rio-Teresópolis (CRT), GRUAirport, Concessionária Auto Raposo Tavares (CART), Concessionária Via 040, Concessionária Litoral Norte (CLN), Concessionária Bahia Norte (CBN), Metrô Barra, Concessionária Rota do Atlântico (CRA) e LAMSAC.  
    Sobre o Instituto Invepar: O Instituto Invepar, criado em 2000, tem a missão de mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social onde atuam as empresas do grupo Invepar, articulando as ações e potencializando os resultados dos investimentos sociais. A atuação do Instituto privilegia três áreas temáticas: Educação, Meio Ambiente e Esporte/Cultura, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e valorização dos territórios de influência.

    Mais Informações:
    Comunicação e Relações com Imprensa – Invepar
    Christine Lages| christine.lages@invepar.com.br | (21) 2211-1346


  • 02/08/2016

    MetrôRio, BOPE e Batalhão de Ação com Cães realizam simulado de segurança na Linha 4.

    O MetrôRio realizou na manhã de domingo, (31/07), mais uma simulação de segurança visando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O treinamento aconteceu no bitúnel entre as estações Antero de Quental e São Conrado, duas das novas estações da Linha 4, e teve a participação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC). 

    A ação contra a ameaça terrorista teve com o objetivo preparar as equipes para situações de emergência. Este foi o quarto treinamento de segurança realizado pela Concessionária em 2016.