O Theatro Municipal do Rio de Janeiro é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Inaugurada em 14 de julho de 1909, o prédio inspirado na Ópera de Paris recebeu, ao longo de sua história, os principais nomes brasileiros e mundiais da dança, música e ópera. Hoje, é a única instituição cultural brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet.
O projeto arquitetônico surpreende pela riqueza de detalhes e mistura dos estilos clássico, barroco, art-noveau e Luis XV, com revestimentos luxuosos e magníficos vitrais alemães, que representam as musas protetoras das artes e iluminam a casa de espetáculos, com capacidade para 2.244 assentos.
Na mais recente e profunda das quatro reformas pelas quais passou, concluída em 2010, o Theatro Municipal recebeu 8 mil folhas de ouro 23 quilates de douramento. Entre as maravilhas da arquitetura, estão ainda a águia de 350 kg no topo externo do Theatro e, no interior, o grande lustre central, todo em bronze dourado com suas 118 lâmpadas com mangas e pingentes de cristal.