×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 28/08/2014

    Evento realizado na Biblioteca Estação Leitura, na Central do Brasil, conta com tarde de autógrafos e talk-show com escritores.

    A Biblioteca Estação Leitura, lançada em fevereiro de 2014 com o objetivo de investir em estratégias pedagógicas de estímulo à leitura, localizada no Metrô estação Central, será o palco da 1ª edição do Encontro com Territórios – uma série de eventos literários focados em tardes de autógrafos realizado com diversos autores. O evento tem como tema a abordagem sobre diferentes territórios culturais nas obras dos autores convidados.
    Para a estreia do Encontro com Territórios, dia 12 de setembro, às 18h, será realizado um Talk-Show comandado pelo jornalista e poeta Claufe Rodrigues, com o jovem escritor Jessé Andarilho, autor do livro “Fiel”, da Editora Objetiva. Em seguida, Jessé vai autografar 100 exemplares que serão distribuídos gratuitamente aos leitores da biblioteca na semana que antecede o evento.
    O livro “Fiel” é baseado em histórias reais que aconteceram com Jessé Andarilho, seus amigos e conhecidos. É o primeiro romance do carioca de 33 anos, que fala também com propriedade da vida de centenas de jovens das periferias, favelas e comunidades das grandes metrópoles. “Fiel” foi todo escrito pelo autor nas teclas de um celular para ocupar o tempo que passava dentro do trem a caminho de casa para o trabalho e vice-versa, muitas vezes em pé.
    O Encontro com Territórios irá levar aos leitores da Biblioteca Estação Leitura e aos usuários do Metrô a realidade e a diversidade cultural da cidade do Rio de Janeiro com seus inúmeros e contrastantes territórios.

    Sobre o autor:
    Nascido no Rio de Janeiro em 1981, no bairro do Lins, Jessé foi criado em Antares, conjunto habitacional popular criado no início da década de 70, na Zona Oeste da cidade, para receber moradores de favelas removidas da Zona Sul. Até começar a escrever, Jessé trabalhou em inúmeras atividades. Seu interesse pela literatura e pela escrita começou por acaso, quando ganhou de presente o livro Zona de Guerra, de Marcos Lopes. Saiu dizendo para todo mundo que tinha muitas histórias como as do livro para contar. Até que ouviu de um amigo: “Tem história melhor que a do cara, então vai lá e escreve!”. Jessé não pensou duas vezes e começou a escrever. Assim nasceu o Fiel e também o codinome Andarilho.

    Sobre o entrevistador:
    Claufe Rodrigues tem 10 livros publicados e lançará mais dois até o fim do ano. Repórter e editor do programa GloboNews Literatura, Claufe costuma fazer apresentações em escolas de diversas cidades do país, bienais e feiras literárias. Em parceria com a Secretaria de Educação, foi o responsável pela organização do projeto Poesia Faz Escola, envolvendo unidades do ensino médio de todo sistema público de educação.


  • 28/08/2014

    Projeto Amazônia Justa chega à Estação Cantagalo

    Biojóias e blocos feitos da folha da priprioca e do tronco da bananeira são os principais produtos que serão comercializados na Estação Cantagalo, do MetrôRio, a partir do dia 01/09. Essas peças são elaboradas pelo Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), e estarão disponíveis a todos até o dia 01/10 entre 9h e 17h no quiosque do projeto Amazônia Justa.
    O projeto tem como objetivo abrir um canal de vendas para as comunidades da Amazônia que possuem uma produção eco-sustentável e se localizam em regiões afastadas dos grandes centros.
    O MMIB surgiu como uma proposta de solução às dificuldades dessas comunidades em 2011 pelo Instituto Brasil Justo (IBJ). Hoje, o movimento possui aproximadamente 70 associados no qual, 90% são mulheres e 10% homens. Todos são de origem cabocla, indígena e ribeirinha com baixa escolaridade.
    Por meio do Projeto Amazônia Justa, o nativo vende o que produz e cria a possibilidade de gerar renda familiar e permanecer de forma sustentável em suas terras.
    Quiosque solidário
    O MetrôRio mantém em caráter permanente outros três quiosques que fazem parte do projeto Quiosque Solidário. A Rede Asplande fica na Estação Cidade Nova até o dia 13/10 e a Rede RioEcosol nas estações Glória e Uruguaiana, até dezembro. A iniciativa, criada em 2010 pela Concessionária, serve de apoio a grupos produtivos e instituições sociais do entorno das linhas 1 e 2 do sistema metroviário, abrindo espaço para a comercialização de seus artigos.


  • 25/08/2014

    MetrôRio incentiva o descarte correto e a reciclagem de eletroeletrônicos.

    Usuários poderão descartar aparelhos sem uso ou com defeito em caixas coletoras. Material que ainda tiver utilidade poderá ser reaproveitado
    O que fazer com aquele computador velho que já não funciona há anos? E aquela televisão que nem liga mais? Entre esta segunda-feira, 25/08, e o próximo domingo, 31/08, os usuários do MetrôRio poderão descartar aparelhos eletroeletrônicos não mais utilizados em caixas coletoras nas estações General Osório, Siqueira Campos, Carioca e Pavuna.
    Os materiais que não puderem ser reaproveitados serão descartados de forma correta. A campanha é uma parceria da Concessionária com a Philips.
    Serviço:
    Campanha de coleta de eletroeletrônicos pós uso
    Local: Serão instaladas caixas coletoras nas estações General Osório, Siqueira Campos, Carioca e Pavuna
    Data: Entre os dias 25/08 e 31/08


  • 15/08/2014

    Bilhete de integração do metrô vai ser substituído por cartão Riocard.

    Usuários que desejam ter tarifa com desconto nas suas viagens de metrô e ônibus de integração deverão adquirir um cartão Riocard.
    A partir do dia 15 de setembro, os usuários do MetrôRio que possuírem cartão Riocard pagarão tarifa reduzida na viagem metrô + ônibus de integração (Barra Expresso via General Osório, Barra Expresso via Nova América/Del Castilho, Expresso Jacarepaguá e Integração Expressa).
    Os passageiros que já usam o sistema integrado, através de cartões eletrônicos do MetrôRio, para continuar tendo desconto na tarifa, deverão fazer um cartão Riocard nos postos de atendimento da empresa (lista disponível no site www.cartaoriocard.com.br).
    A venda dos atuais cartões eletrônicos de integração será suspensa, a partir do dia 15 de setembro, nas estações e também nos ônibus de integração. Desta data em diante, somente os usuários que possuírem cartão Riocard pagarão R$ 4,55 pelas duas viagens (metrô + ônibus de integração).


  • 14/08/2014

    Funk e arte nas estações do MetrôRio

    Exposição Memória do Funk vai mostrar a trajetória do movimento no Brasil e também obras de artistas ligados ao tema
    A história do funk contada por meio de caixas de som cenográficas que formam uma linha do tempo. Assim a exposição Memória do Funk, que acontece entre os dias 11 de agosto e 16 de setembro, nas estações Siqueira Campos, Carioca, Central, Estácio e Pavuna do MetrôRio, vai contar como o movimento funk chegou ao país e também ao Rio de Janeiro. Além disso, artistas plásticos como Airá Crespo, Braga, Ment, Vagner Donasc e Dennis exibirão telas exclusivas sobre o tema e a fotógrafa Maria Buzanovsky apresentará seu trabalho sobre o funk.
    A exposição é o pontapé inicial do movimento Rio Parada Funk, que está na sua quarta edição e já faz parte do Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro. No dia 14 de setembro, um grande baile funk vai tomar conta da Marquês de Sapucaí para comemorar o dia oficial do movimento. Nas estações do MetrôRio, o público poderá conferir a trajetória do gênero musical no país, que explodiu na década de 80.
    Serviço:
    Exposição Memória do Funk
    Data: de 11 de agosto a 16 de setembro
    Local: Estações Siqueira Campos, Carioca, Central, Estácio e Pavuna
    Mais informações sobre a exposição:
    Vivien Drumond
    vivi.drumond@gmail.com
    (21) 98756-7742
    Para agendar fotos e gravações da exposição, procurar a assessoria de imprensa do MetrôRio no telefone 3987-6203 e no e-mail metrorio@comunicacaomais.com.br


  • 14/08/2014

    Estação do MetrôRio homenageia cultura afro

    Para comemorar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Estação Carioca do MetrôRio recebe nesta sexta-feira (15/08), das 8h às 14h, apresentações de dança, música e desfiles relacionados a cultura afro. Além disso, os usuários poderão participar de oficinas de trançaria, automaquiagem e turbante.
    A ação é uma parceria entre a Concessionária e o Conselho Estadual dos Direitos do Negro e contará também com uma feira de artigos afro no espaço de eventos próximo ao acesso Av. Chile da estação.
    Serviço: Ação Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
    Quando: 15/08 das 8h às 14h
    Estação:Carioca – Espaço de eventos próximo ao acesso Av. Chile


  • 01/09/2014

    Quarteto de Cordas apresenta obra inédita de Guerra-Peixe no MetrôRio

     A tarde de segunda-feira, dia 4 de agosto, reserva uma experiência única para quem estiver passando pela Estação Carioca do Metrô: um concerto que inclui, entre outras peças, a inédita Incelença, obra de Guerra-Peixe presenteada pela sobrinha do compositor fluminense à Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES).
    Além da homenagem a Guerra-Peixe no ano de seu centenário, no programa haverá obras de Claudio Santoro, Bach, Mozart, Strauss e Tchaikovsky. O evento começará às 17h, e a execução das obras será do Quarteto de Cordas formado pelos alunos da Academia Juvenil da OPES: Miguel Braga (violoncelo), Marcos Vieira (viola) e os violinistas Iago Pereira e Thiago Costa.
    Jovens talentos
    A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica surgiu em 2012 e reúne jovens estudantes de inúmeras escolas de música e orquestras comunitárias de todo o Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é criar um laboratório de aperfeiçoamento técnico e artístico para jovens artistas constituindo uma rede de contribuição entre os projetos musicais existentes no Estado e entre esses projetos e a OPES.
    Serviço
    Concerto com Quarteto de Cordas da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica
    Dia 04 de agosto, às 17h
    Local: Espaço de eventos da Estação Carioca
    Grátis


  • 25/08/2014

    MetrôRio vai operar com frota máxima para atender demandas da interdição da Rodrigues Alves

    O MetrôRio vai operar com a sua frota máxima de 49 trens e com uma oferta diária de 1,2 milhão de lugares/dia útil para atender aos novos usuários provenientes da interdição da Avenida Rodrigues Alves, prevista para sábado, dia 26/7. A Concessionária dará continuidade ao esquema de operação adotado, desde outubro de 2013, para auxiliar o plano de mobilidade urbana para o Centro da Cidade, durante as obras na região do Porto.
     
    O MetrôRio vem operando com um novo horário de pico, entre 5h30 e 10h30, na parte da manhã, e 15h e 20h, na parte da tarde. Promotores foram contratados para esclarecer possíveis dúvidas dos usuários, que também serão orientados por avisos sonoros nas estações.
     
    Desde o fechamento da Perimetral, foi registrado um aumento diário, em média, de 5% - o que corresponde a 40 mil pessoas. Destes, apenas 30% embarcaram no sistema no horário de pico, o restante foi diluído ao longo do dia.


  • 15/08/2014

    Da praça ao Universo Projeto Crianças em Paz, patrocinado pelo MetrôRio, promove ação lúdico/educativa com crianças do entorno da Linha 2

    Boas ideias merecem vida longa. Ainda mais quando se trata de estimular os mais novos a desenvolverem seus potenciais criativos e a adquirirem um novo olhar sobre as próprias vidas. Por isso, o projeto Crianças em Paz, criado há nove anos, está chegando a novas praças – e desta vez, o com o patrocínio do MetrôRio.
    Duas praças da Zona Norte, próximas a Estações da Linha 2, vão receber crianças nos dias 26 e 27/07 (Pavuna) e 11 e 12/10 (Irajá) para atividades conduzidas por arte-educadores que vão ministrar oficinas de brinquedos a partir de materiais descartados. Essas atividades são finalizadas com um passeio pela praça, onde os animadores culturais chamarão a atenção das crianças para a importância de se preservar a natureza.
    O projeto, da Oldembug Marketing Cultural, além da preocupação ambiental tem como proposta desenvolver valores e talentos como cidadania, diversidade, afetividade, coordenação motora, consciência crítica e criatividade, entre outros. Por isso, complementando o encontro, está o Espaço de Leitura, onde serão disponibilizados livros infanto-juvenis para que os pais possam realizar leituras com os filhos.
    A proposta
    O projeto Crianças em Paz apresenta o diferencial de ser uma forma lúdica e participativa ao aproximar adultos e crianças, ao mesmo tempo em que se configura como forma de mesclar arte e educação ambiental no contexto mais amplo da criação de consciências amantes da paz, que hoje é uma das mais profundas aspirações do ser humano. Os encontros estimulam as crianças e conviver com as diferenças, reforçar a importância dos sentidos, além de utilizar a poesia, a delicadeza e o encanto das palavras para o respeito ao próximo.
    O Crianças em Paz teve início em 2005, na Praça Nossa Senhora da Paz, Ipanema. Por ocasião do evento, a artista plástica Sandra Guinle doou a escultura intituladaA menina dos balões encantados, que se tornou o símbolo do projeto.
     
    SERVIÇO – CRIANÇAS EM PAZ
    Praça Nossa Senhora das Dores, Pavuna
    Dia 26/07, sábado
    Às 9h30 - Oficina de brinquedos de PET – Livro Felicidade das borboletas, de Patrícia Secco.
    Às 14h – Oficina de fantoches de origami - Livro Euzinha, de Katia Rocha.
    Dia 27/07, domingo
    Às 9h30 – Oficina de brinquedos reciclados – Livro Pássaro sem cor, de Luís Norberto Pascoal.
    Às 14h – Oficina de rigami – Livro A semente da verdade, de Patrícia Secco.
     
    Praça Nossa Senhora da Apresentação, Irajá
    Dia 11/10, sábado
    Às  9h30 – Oficina de brinquedos de PET – Livro Felicidade das borboletas, de Patrícia Secco.
    Às 14h – Oficina de fantoches de origami – Livro Euzinha, de Katia Rocha.
    Dia 12/10, domingo
    Às 9h30 - Oficina de brinquedos reciclados – Livro Pássaro sem cor, de Luís Norberto Pascoal.
    Às 14h – Oficina de origami – Livro A semente da verdade, de Patrícia Secco.


  • 15/08/2014

    MetrôRio transportou 686 mil pessoas nos dias de jogos da Copa do Mundo da Fifa no Maracanã Concessionária levou mais de 70% do público que participou da festa dentro e fora do estádio

    O MetrôRio encerrou a operação especial para os sete dias de jogos da Copa do Mundo da Fifa, no Maracanã, com o número de 686,2 mil torcedores transportados. A Concessionária foi responsável por levar mais de 70% do público que assistiu aos jogos no palco do futebol ou que aproveitaram a estadia na cidade para visitar o estádio ou torcer nas suas imediações.
    Entre torcedores e usuários, no jogo Argentina x Bósnia, 98,3 mil pessoas usaram o metrô; em Espanha x Chile a Concessionária contabilizou 125,3 mil passageiros; na partida Bélgica X Rússia, 88,3 mil pessoas foram transportadas; em França X Equador, 92,4 mil. No jogo Colômbia X Uruguai, pelas oitavas de final, 100,2 mil passaram pelo MetrôRio; na partida Alemanha x França foram 84,4 mil; e na final Alemanha x Argentina 97,3 mil torcedores foram transportados.
    Nos dias de jogos, foram praticados os intervalos de horário de pico, com frota máxima operando, e trens extras ficaram posicionados em pontos estratégicos da operação e foram usados quando necessário. A segurança nos dias de jogos foi feita por 516 homens e mulheres, além do apoio da Polícia Militar. O MetrôRio contou com 40 funcionários voluntários, fluentes em idiomas, que ficaram à disposição nas estações de maior movimento – incluindo as do entorno do estádio - para tirar qualquer dúvida a respeito dos trajetos e acessos em direção ao Maracanã.
    Durante a Copa do Mundo da Fifa, o MetrôRio preparou algumas novidades para facilitar a viagem dos que vieram desfrutar da cidade durante a festa do futebol e deixou melhorias para os usuários.
    Nova sinalização – Todas as 36 estações do MetrôRio contam agora com uma nova sinalização bilíngue, para maior conveniência e facilidade dos usuários (sejam eles frequentes, novos ou estrangeiros). A sinalização localiza geograficamente as estações com o seu entorno, indicando inclusive a proximidade com os pontos turísticos da cidade.
    Segurança – Em dias de jogos todos os 516 homens e mulheres do corpo de segurança do MetrôRio trabalharam nas 36 estações. Além disso, o metrô carioca possui 900 câmeras que dão suporte a essa equipe que se preparou para receber os grandes eventos que a cidade está sediando. A Concessionária também contou com o apoio da Polícia Militar, que atuou dentro das estações, especialmente as mais utilizadas durante o evento. O MetrôRio também realizou três megassimulações, que tiveram o objetivo de treinar as equipes de segurança.
    Aplicativo MetrôRio – O aplicativo, chamado MetrôFácil ou MetroRio - Official Rio Subway, na versão em inglês, oferece ao usuário um mapa com as linhas e estações, os pontos de integração e Metrô Na Superfície com seus trajetos e paradas, além da busca por bairros e geolocalização. Ideal para quem não está acostumado a usar o metrô ou conhece pouco a cidade, o MetrôFácil traz uma lista dos principais pontos turísticos e espaços culturais da cidade e como pode-se chegar até eles utilizando esse modal. O aplicativo está disponível para ser baixado App Store e Google Play.
    Facebook e Twitter - No Twiter (@metro_rio) e no Facebook (www.facebook.com/metrorio), a empresa respondeu as dúvidas dos usuários em inglês, espanhol e português. Além disso, os internautas também receberam dicas de serviços, espetáculos e programas culturais no entorno das estações.
    Site MetrôRio – No site www.metrorio.com.br, o usuário pode encontrar todas as informações referentes às 36 estações do sistema metroviário do Rio de Janeiro. Além disso, o internauta pode planejar a sua viagem e também tirar dúvidas sobre compra dos cartões para ingressar no sistema, área de notícias, área de imprensa, Fale Conosco e atendimento ao cliente.
    Marketing – Viajar no MetrôRio durante a Copa do Mundo trouxe uma experiência diferenciada para todas as torcidas. A Concessionária preparou as seguintes novidades: vinhetas sobre o Mundial de Futebol para os televisores instalados nos trens e folheto para ser distribuído com mapa e rede de serviços para os turistas em seis idiomas (português, inglês, espanhol, francês, alemão e russo) e hotsite em três idiomas (português, inglês e espanhol). Além disso, os torcedores contaram com a ajuda de promotores bilíngues e puderam tirar fotos em painéis com imagens do Rio de Janeiro. Os acessos das 36 estações da Concessionária estavam enfeitados com bandeiras de vários países – não só dos participantes, a ideia era homenagear os torcedores de todas as partes do mundo que estarão na cidade. A ponte da estação Cidade Nova contou com iluminação especial verde-amarela. O anúncio sonoro das principais estações que levam aos jogos da Copa e as de retorno (São Francisco Xavier, São Cristóvão, Maracanã, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde) foram feitas nos trens com a voz do locutor esportivo Luís Penido, para deixar o torcedor no clima da competição. Para completar, o programa de rádio Pop Bola gravou, uma vez por semana, um filme para a web dentro de uma das 36 estações.
    Wi-fi nas estações – As estações Uruguai, Cinelândia, Carioca, Uruguaiana, Presidente Vargas, Central e Maracanã já contam com o serviço de internet gratuita. O sinal de wi-fi está disponibilizado nos mezaninos e plataformas. Os usuários podem acessar a internet diariamente por um tempo limitado (dois acessos de 15 minutos). Até o final do ano, todas as estações contarão com o serviço.
    Acessibilidade - O MetrôRio é um dos mais acessíveis do mundo entre os metrôs com mais de 10 anos de operação. Nossa disponibilidade de equipamentos é de 95%, comparável às melhores médias mundiais. O sistema possui 253 equipamentos de mobilidade e acessibilidade.
    A Concessionária investiu R$ 21 milhões, desde de julho de 2009, para implantar um grande programa de adaptação de suas estações aos padrões de acessibilidade: instalação de plataformas inclinadas; plataformas verticais e elevadores, entre outros.
    O metrô do Rio de Janeiro é o único do mundo que mantém, em caráter permanente, apoio aos portadores de necessidades especiais. Todos os agentes de segurança das estações são treinados para dar atendimento personalizado aos deficientes.