×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 27/10/2014

    Exposição sobre Hamlet inaugura na Estação Central

    Idealizado pelo Instituto Oldemburg e com fotos de Guito Moreto, a mostra será aberta ao público e terá oficinas de Arte-Educação, na Galeria de Arte e Literatura, anexa à Biblioteca.
     
    O Instituto Oldemburg traz para a estação Central do MetrôRio a exposição sobre a obra Hamlet – A Tragédia do Príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare, traduzida e adaptada por Aderbal Freire Filho. A mostra  inaugura dia 28/10, às 18h30, e contará com fragmentos do texto da obra ilustrada com 12 fotografias da peça Hamlet, protagonizada por Wagner Moura.  As fotos de autoria de Guito Moreto retratam as cenas mais impactantes da peça dirigida por Aderbal com a participação de Fabio Lago, Tonico Pereira, Caio Junqueira, Georgiana Góes, entre outros, e estarão expostas em painéis fotográficos, em várias dimensões.
    Na inauguração, haverá performance da atriz Krika Silva, que vai percorrer a estação fazendo um monólogo com falas de Ofélia, personagem da peça de Sheakspeare.  Nos dias 30 e 31 de outubro, acontecerão oficinas de arte e literatura voltadas para o público infanto-juvenil com temas ligados à obra de Shakespeare, onde o participante vai escolher um personagem, montar um fantoche e interpretar uma cena da peça.
    Além de Hamlet, outras obras de Shakespeare como Romeu e Julieta, Macbeth, O Mercador de Veneza, Rei Lear, A Megera Domada, entre outros, estarão expostas na vitrine e disponíveis para empréstimo na Biblioteca Estação Leitura, localizada na estação Central do Metrô. As frases mais contundentes de Sheakspeare, como “Ser ou não ser... eis a questão” (Hamlet); “O poder é a escola do crime” (Macbeth); "Assim que nós nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos" (Rei Lear); e a sua cronologia serão veiculadas nos painéis multimídia instalado na estação Central do Metrô.
    A Biblioteca Estação Leitura é patrocinada pelo MetrôRio, uma empresa do grupo Invepar. A Concessionária possui um setor de Responsabilidade Social, que apoia iniciativas como treinamentos, cursos, programas ambientais, sociais, artísticos, culturais e educacionais. O objetivo é reforçar os vínculos com seus colaboradores, com as comunidades localizadas em áreas próximas às estações e, principalmente, com a sociedade.
    Cristina Oldemburg, diretora do Instituto Oldemburg, ressalta a importância de levar ao público da estação Central, por onde passam diariamente mais de 100 mil pessoas, uma das obras mais importantes da literatura mundial. Hamlet é a peça mais encenada mundialmente desde a sua criação.


  • 02/10/2014

    MetrôRio terá esquema especial para o dia das eleições

    Neste domingo, dia 5 de outubro, o MetrôRio vai operar com esquema especial para atendimento dos eleitores. Haverá trens posicionados em pontos estratégicos, que serão utilizados de acordo com o aumento da demanda de passageiros. O horário do MetrôRio aos domingos é de 7h às 23h.


  • 02/10/2014

    Outubro Rosa no MetrôRio

    Outubro Rosa no MetrôRio
    A ponte em arco da Estação Cidade Nova recebe, durante todo o mês de outubro, uma iluminação especial com a cor rosa. A mudança acontece na Campanha Outubro Rosa, da Fundação Laço Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama.


  • 29/09/2014

    Próxima parada: Estação da Música MetrôRio anuncia projeto cultural. Trinta músicos ou grupos serão escolhidos para tocar nas dependências do modal

    Portas abertas para os artistas mostrarem seu talento: o projeto Estação da Música, do MetrôRio, abre inscrições a partir desta segunda-feira, 29/09. Para fazer parte desse grupo, os interessados deverão ler o regulamento e se inscrever pelo site da Concessionária (http://www.metrorio.com.br) até o dia 29 de outubro. Serão disponibilizadas 30 licenças para os artistas de todos os gêneros do cenário independente da cidade. A seleção será feita por uma banca julgadora composta por especialistas na área musical, que será anunciada em breve.
     
    O início do Estação da Música será em 2015 e acontece após o sucesso do Festival Internacional de Músicos no Metrô, o Red Bull Sounderground, no qual 12 artistas de oito países realizaram apresentações para o público que circula pelo sistema metroviário. Durante o projeto, os músicos se apresentarão nas estações em locais e horários variados.
     
    "Esse projeto vai proporcionar aos nossos usuários a oportunidade de usufruir de música de boa qualidade, em vários ritmos. Pelas nossas estações passam 800 mil pessoas por dia e sempre optamos por ações que melhorem a experiência dos passageiros. Quem sabe, muitos deles não estarão assistindo a apresentação de algum futuro grande nome da nossa música?", comenta André Salles, diretor comercial da Concessionária.


  • 26/09/2014

    A entrada de bicicletas no MetrôRio também será permitida no dias úteis.

    A partir de segunda-feira, dia 29/09, o usuário poderá embarcar com a bike de 21h em diante, preferencialmente no último vagão. Nos fins de semana e feriados, o acesso continua valendo para qualquer hora do dia.


  • 22/09/2014

    SEMANA NACIONAL SEM TRÂNSITO

    GaleRio grafita muro da Estação Vicente de Carvalho do Metrô para alertar motoristas e pedestres sobre educação no trânsito
     Terça-feira, 23 de setembro, a partir de 10h
     
    O GaleRio, plataforma oficial de arte urbana da cidade do Rio de Janeiro, participa da Semana Nacional de Trânsito com arte e conscientização. Inspirados no tema da campanha este ano - “A Cidade para as Pessoas” -, cinco artistas plásticos vão grafitar o muro da estação Vicente de Carvalho do Metrô. A ação tem início em 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, e termina dia 23. A escolha deste muro se deve à sua localização, em frente à estação do BRT TransCarioca Vicente de Carvalho, e ao grande fluxo de veículos e pedestres no entorno. A arte trará mensagens sobre respeito e educação, indicando a importância do cidadão no trânsito e no espaço público em geral.

     Para grafitar o painel de mais de 50 m², o GaleRio, plataforma do Instituto EixoRio que até 2016 transformará os 40km de muros da Linha 2 do Metrô na maior galeria de arte a céu aberto do mundo, convocou os artistas Carlos Bobi, que utilizará a técnica surrealismo; KajaMan, que mesclará elementos gráficos e natureza; Bunnys, com desenhos ilustrativos; Nextwo, com realismo e elementos da natureza; e Heitor, com realismo.

     “Nosso objetivo é alertar a população sobre a importância da educação no trânsito, respeitar a sinalização e evitar acidentes. Embora o painel seja único, cada artista vai transmitir as mensagens apoiado nas suas próprias características de pintura”, explica Carlos Bobi, curador da ação.
     Para Cristine Nicolay, coordenadora do GaleRio, a ação visa a atingir, principalmente, os pedestres que utilizam a passarela do Metrô, que faz a integração entre os dois modais. “O trânsito é responsável por um número absurdo de entradas em hospitais. Queremos despertar a consciência sobre a importância de respeitar a sinalização, atravessar na faixa e estimular formas alternativas de deslocamento, como bicicleta, caminhada e transporte público”, enfatiza.  
    Para realizar esta ação, o GaleRio conta com a parceria da Sherwin-Williams na doação de mil latas de spray Colorgin | Arte Urbana e tintas Metalatex Eco, que utilizam água como solvente.

     DADOS DA CET-RIO:
     
    •    Cerca de três pessoas morrem por dia em acidente no trânsito na cidade do Rio de janeiro;
    •    A cada uma hora e meia uma pessoa é atropelada e atendida pelo serviço de Grupamento de Socorro e Emergência. Destas, metade vai para internação e uma delas morrerá;
    •    O Estado do Rio tem a segunda maior frota de veículos motorizados do país (cerca de 5,5 milhões em 2011);
    •    O pedestre é a maior vítima dos acidentes.

    Sobre o GaleRio
     
    O GaleRio é a plataforma oficial de arte urbana da cidade do Rio de Janeiro. Braço de cultura do Instituto EixoRio - núcleo de articulação urbana da Prefeitura do Rio de janeiro -, o GaleRio será a maior galeria de arte urbana a céu aberto do mundo. Até 2016, os muros que margeiam os 40,4 quilômetros da Linha 2 do Metrô e permeiam 15 bairros da Zona Norte, de São Cristóvão à Pavuna, serão tomados por painéis elaborados por mais de 100 grafiteiros. A primeira fase, finalizada no início de maio, contemplou quatro estações: Del Castilho, Inhaúma, Colégio/Coelho Neto e Triagem. Em cada uma delas, uma referência ou tema relativo ao bairro serviu de inspiração para a arte. O GaleRio teve início em 27 de março, quando a cidade comemorou o Dia do Grafite, oficializado no decreto Graffiti Rio, elaborado pelos próprios grafiteiros em articulação com o EixoRio e assinado pelo prefeito Eduardo Paes em fevereiro. A data foi comemorada na estação de metrô Inhaúma.



  • 18/09/2014

    MetrôRio e Instituto Invepar apoiam eventos pelo Dia Mundial sem Carro.

    No próximo dia 22, segunda-feira, comemora-se o Dia Mundial sem Carro. O Instituto Invepar e o MetrôRio, que já é um sistema de transporte que utiliza energia limpa, participam da data apoiando dois eventos: um passeio ciclístico e um fórum. O primeiro será o Um Dia sem Carro, que terá largada às 9h no Monumento dos Pracinhas, Aterro do Flamengo, mesmo local da chegada, depois dos participantes percorrerem 12Km, indo até o Mourisco, seguindo pelo Aterro e Enseada de Botafogo, retornando pela orla.       

    Os organizadores do Um Dia sem Carro esperam bater o recorde do ano passado, quando 25 mil pessoas deixaram o carro na garagem no Rio de Janeiro. Além do patrocínio, o apoio da Concessionária inclui a cessão de 6.000 vouchers (3.000 ida e 3.000 volta) para os participantes.
    O segundo evento é o BiciRio - Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta,  organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), que contempla uma série de atividades sobre mobilidade por bicicleta, entre os dias 21 e 23 de setembro. Um passeio ciclístico, também no Monumento dos Pracinhas no domingo às 9h, será a pedalada inicial do fórum. O MetrôRio também doará 300 vouchers (volta) para os bikers.


    A limpeza está no ar
    O metrô é energeticamente mais limpo: um trem emite 40% menos gás carbônico do que um ônibus e 60% menos do que um carro. Cada composição, composta por seis vagões, corresponde, em número de passageiros, a 43 ônibus ou 200 vans ou 1.200 carros. Completando o estilo transporte limpo, o MetrôRio incentiva a integração metrô/bicicleta. O sistema possui bicicletários em 11 estações, num total de 226 vagas, todas com cadeados. Além disso, nos fins de semana e feriados o último vagão de cada composição é franqueado às magrelas.


  • 15/09/2014

    MetrôRio amplia prazo de substituição do Integração.

    Bilhete de integração do metrô vai ser substituído por cartão Riocard a partir do dia 17/11.

    A substituição dos cartões de integração do MetrôRio pelos cartões da Riocard foi prorrogada para o dia 17/11. Até essa data, os cartões eletrônicos, que atendem as 14 linhas de ônibus que fazem integração com o metrô, serão vendidos nas bilheterias das estações.  A medida foi tomada por solicitação da Secretaria Estadual de Transportes, com o objetivo de ampliar o prazo de acesso dos usuários ao novo sistema.

    A aquisição do cartão Riocard pode ser feita em um dos postos de atendimento da empresa (no site www.cartaoriocard.com.br). O passageiro que já utiliza esse cartão não precisa fazer um novo cadastro. O valor pelas duas viagens permanece em R$ 4,55.

    A Concessionária vem, desde o dia 30 de agosto, comunicando a mudança em suas mídias sociais, no aplicativo MetrôFácil, nas estações e em avisos sonoros nas composições. O usuário também pode tirar dúvidas pelo SAC: 0800-5951111 ou 4003-2111.


  • 12/09/2014

    Desconto tarifário da integração Metrô + Ônibus continuará a partir do dia 15/09 através do cartão Riocard.

    A partir de segunda-feira, a integração Metrô + Ônibus com desconto tarifário será feito apenas com o cartão Riocard. Para continuar se beneficiando com a tarifa especial, o usuário deve fazer o cartão nos postos de atendimento da empresa (informações em www.cartaoriocard.com.br). O passageiro que já utiliza esse cartão não precisa fazer um novo cadastro. O valor pelas duas viagens permanece em R$ 4,55.

    O MetrôRio vem, desde o dia 30 de agosto, comunicando a mudança em suas mídias sociais, no aplicativo MetrôFácil, nas estações e em avisos sonoros nas composições. O usuário também pode tirar dúvidas pelo SAC: 0800-5951111 ou 4003-2111.

     


  • 03/09/2014

    Bilhete de integração do metrô vai ser substituído por cartão Riocard.

    Usuários que desejam ter tarifa com desconto nas suas viagens de metrô e ônibus de integração deverão adquirir um cartão Riocard.
    A partir do dia 15 de setembro, os usuários do MetrôRio que possuírem cartão Riocard pagarão tarifa reduzida na viagem metrô + ônibus de integração (Barra Expresso via General Osório, Barra Expresso via Nova América/Del Castilho, Expresso Jacarepaguá e Integração Expressa).
    Os passageiros que já usam o sistema integrado, através de cartões eletrônicos do MetrôRio, para continuar tendo desconto na tarifa, deverão fazer um cartão Riocard nos postos de atendimento da empresa (lista disponível no site www.cartaoriocard.com.br).
    A venda dos atuais cartões eletrônicos de integração será suspensa, a partir do dia 15 de setembro, nas estações e também nos ônibus de integração. Desta data em diante, somente os usuários que possuírem cartão Riocard pagarão R$ 4,55 pelas duas viagens (metrô + ônibus de integração).