ENCONTRE AQUI A RESPOSTA DE SUAS DÚVIDAS
Sobre o Giro
- Quais as funcionalidades do cartão Giro?
- Como adquirir o cartão Giro?
- Quais são as formas de pagamento?
- Já tenho o cartão Giro, como faço para garantir os benefícios?
- Esqueci minha senha, como faço para recuperar?
- Perdi meu cartão GIRO, como faço para bloqueá-lo? Como realizar a transferência de saldo?
- Para usar o cartão Giro é necessário realizar um cadastro com meus dados?
Sobre o pagamento por aproximação
Sobre o Metrô na Superfície
- Em quais estações está disponível a extensão Metrô Na Superfície?
- Os ônibus do Metrô na Superfície (MNS) liga algumas estações do metrô a bairros da zona sul do Rio de Janeiro. Ele tem duas linhas: uma que sai da estação Botafogo e passa por Humaitá, Jardim Botânico e Gávea, e outra que sai da estação Antero de Quental / Leblon e passa por Leblon e Gávea. As duas linhas terminam no bairro da Gávea.
Sobre os Cartões de Embarque
- Qual valor da tarifa do MetrôRio?
- Desde o dia 12 de abril de 2024, a tarifa do MetrôRio é de R$ 7,50. Esse valor foi aprovado pela Agetransp, a agência reguladora dos serviços públicos de transportes no Estado do Rio de Janeiro. Saiba mais na nossa página sobre Meios e Tarifas.
- Como adquirir meu cartão para embarcar no MetrôRio?
- Existem várias formas de adquirir o seu cartão para embarcar no MetrôRio. Uma delas é usar o Pagamento por Aproximação, basta aproximar o seu cartão ou dispositivo com a tecnologia de uma de nossas catracas e embarcar. Aceitamos as bandeiras Visa, Master e Elo nas estações do Metrô e Visa e Elo nos ônibus do Metrô na Superfície (MNS).
Outra forma é comprar o cartão Giro ou Unitário em uma das máquinas de cartões MetrôRio, que estão disponíveis em todas as estações. O cartão Giro pode ser cadastrado e recarregado online, evitando filas ou manuseio de dinheiro. Você também pode comprar uma passagem em QR Code, através do app RecargaPay.
Os cartões da Riocard Mais também são aceitos em todas as estações do Metrô e nos ônibus Metrô na Superfície (MNS).
Dicas e Atendimento ao Cliente
- As estações possuem banheiros públicos?
- O MetrôRio tem banheiros abertos ao público nas estações Acari/Fazenda Botafogo, Botafogo, Cantagalo/Copacabana, Carioca/Centro, Cidade Nova, Coelho Neto, Del Castilho, Estácio, General Osório/Ipanema, Pavuna e Siqueira Campos/Copacabana, Nossa Senhora da Paz/Ipanema, Jardim de Alah/Leblon, Antero de Quental/Leblon, São Conrado e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.
- Como faço para falar com o MetrôRio?
- Se você quiser falar com o MetrôRio, você pode usar o nosso chat ou o nosso formulário online Fale Conosco, disponíveis aqui no site do MetrôRio. Você também pode ligar para gente no 0800 595 1111. O nosso atendimento funciona de segunda a sábado, das 5h à meia-noite, e aos domingos e feriados, das 7h às 23h.
Uma opção de atendimento presencial é o nosso Espaço do Cliente, que fica na estação Carioca / Centro. Lá, você pode contar com o nosso suporte de segunda à sexta, exceto nos feriados, das 8h às 13h e das 14h às 17h.
Outra forma de entrar em contato conosco é pelas nossas redes sociais. Você pode nos seguir e nos enviar mensagens no Instagram, X (Twitter), Tiktok e Facebook. Nós atendemos nas redes de segunda a sexta, das 5h à meia-noite, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 16h. - Perdi um objeto no MetrôRio, o que fazer?
- Se você perdeu um objeto no metrô acesse o nosso formulário online, Fale Conosco, e preencha seus dados e formas de contato (telefone, celular, e-mail). Marque a opção Achados e Perdidos e selecione a estação onde você acha que perdeu o objeto, a data e o horário. No campo mensagem, descreva o seu objeto com o máximo de detalhes possível (cor, marca, material etc.). Anote o número de registro ou protocolo do seu atendimento e aguarde a nossa resposta.
Atenção: Para evitar transtornos, espere o nosso contato antes de ir ao nosso Espaço do Cliente, em busca do objeto, pois o item pode não ter sido localizado ou não estar disponível. O prazo médio para o item chegar ao nosso setor é de 72 horas úteis. Os objetos encontrados ficam armazenados por 60 dias à espera dos seus donos. Depois desse prazo, eles são doados para instituições sociais apoiadas pelo MetrôRio.
Sobre as Transferências
- Como fazer para chegar à Praça XV/ Estação Barcas?
- Para se dirigir às Barcas, desça na estação Carioca e siga em frente pela Rua São José. Atravesse a Rua 1º de Março e caminhe pela Praça XV até as Barcas.
- Como funciona a transferência entre as linhas 1/4 e a linha 2?
- De segunda a sexta a Linha 2 funciona da estação Pavuna até a estação Botafogo e, nesse período, você pode fazer a transferência entre as linhas entre as estações Central do Brasil / Centro e Botafogo.
No entanto, aos sábados, domingos e feriados, o trecho compartilhado entre as linhas pode variar. Portanto, é importante consultar os nossos canais de comunicação para saber onde fazer a transferência entre as linhas nesses dias.
Sobre as Composições
- Existe carro exclusivo para mulheres nas composições?
- Sim. O MetrôRio destina um carro exclusivo para as mulheres nos horários de pico matutino (6h às 9h) e vespertino (17h às 20h). Eles são sinalizados próximos às portas dos carros e nas plataformas, e identificados pela cor rosa. Será sempre o 2º carro de cada trem quando em sentido à Zona Sul e o penúltimo carro sentido Tijuca – Pavuna.
- Como identifico as composições que farão o trecho “Pavuna – Botafogo” ou “Uruguai – General Osório”?
- As composições podem ser identificadas por painéis luminosos localizados na lateral dos trens, os trens das Linhas 1/4 possuem painéis de cor vermelha e os trens da Linha 2 são indicados pela cor verde. Também há indicação das composições nos monitores das plataformas que se encontram no trecho entre Central e Botafogo.
Sobre a Operação
- Qual é o trajeto dos trens?
- Os trens da Linha 1/4 circulam da estação Uruguai / Tijuca até Jardim Oceânico / Barra da Tijuca. Já os trens da Linha 2 circulam de Pavuna até Botafogo.
Aos sábados, domingos e feriados, fique atento aos nossos canais de comunicação para saber qual será o trecho compartilhado para transferência entre linhas. - Os trens circulam direto ou como parador?
- Os trens param em todas as estações, de acordo com a linha. Confira sempre o mapa da linha, próximo às portas das composições.
- O MetrôRio funciona em quais horários?
- As linhas 1, 2 e 4 funcionam de Segunda a Sábado, das 5h à meia-noite e aos Domingos e Feriados, das 7h às 23h. Já as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (MNS) funcionam de Segunda a Sábado, das 5h às 23h30 e aos Domingos e Feriados, das 7h às 22h30. Fique atento aos nossos canais de comunicação, pois esse horário pode ser alterado devido a fatores externos ou para operações especiais.
Atenção: Para garantir a transferência entre linhas, o cliente deverá estar na plataforma da estação de transferência até o horário final do funcionamento do MetrôRio.