×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 25/01/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para os desfiles dos megablocos de rua no Centro do Rio (27 e 28/01)

    Recomendação da concessionária é que os foliões utilizem a estação Carioca/Centro para embarque e desembarque 

     

     

    O MetrôRio é o principal meio de transporte para atender aos clientes que vão curtir os megablocos e o pré-carnaval no Centro do Rio. A recomendação da concessionária é que os foliões utilizem a estação Carioca/Centro para embarque e desembarque. A estação contará com estrutura especial, com equipamentos de controle de fluxo, comunicação exclusiva e equipe reforçada. Já a estação Cinelândia/Centro funcionará preferencialmente para desembarque e embarque com cartões pré-adquiridos ou método de pagamento por aproximação (NFC).

     

     

    Tanto no sábado quanto no domingo, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.


     

    No sábado (27/01), o MetrôRio funcionará das 5h à meia-noite. Já no domingo (28/01), a operação da concessionária será das 7h às 23h, no entanto, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite. As demais estações do sistema metroviário funcionarão apenas para desembarque após as 23h. O objetivo é atender aos clientes que vão participar ou assistir os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. O esquema também será adotado no domingo seguinte: 04/02.

     

     

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.

     

     

    SERVIÇO


    Funcionamento do metrô para desfiles dos megablocos de rua no Centro do Rio 


     

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

     

    Sábado (27/01): das 5h à meia-noite

    Domingo (28/01): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite, e as demais estações apenas para desembarque após as 23h.


    Transferência entre as linhas 1 e 2

     

    Sábado (27/01) e domingo (28/01): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

     

    Sábado (27/01): das 5h às 23h30

    Domingo (28/01): das 7h às 22h30


  • 23/01/2024

    Estação Carioca do MetrôRio recebe ação do TRE-RJ com foco na biometria

    Coleta biométrica acontece entre esta terça e quinta-feira (23 a 25/01), das 9h às 15h
     
    O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realizará, entre esta terça e quinta-feira (23 a 25/01), atendimento ao público na estação Carioca/Centro do MetrôRio. A ação conta com o apoio da concessionária e tem como objetivo incentivar a coleta dos dados biométricos de usuários do serviço metroviário e de pessoas que transitam pela região. Durante os três dias, o TRE-RJ disponibilizará dez guichês de atendimento no mezanino da estação, próximo ao acesso C (Convento), das 9h às 15h.  

    A ação busca facilitar a oferta do serviço de cadastramento biométrico, aproximando o TRE-RJ do eleitorado. Para ter os dados biométricos coletados, o eleitor precisa apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.
     
    Em todo o estado do Rio de Janeiro, cerca de 4,3 milhões de eleitores ainda não têm a biometria cadastrada, o equivalente a 34,24% do eleitorado. Para saber se você precisa coletar a biometria, basta consultar a sua situação no site do TRE-RJ.  
     
    Biometria
     
    Com a biometria, na hora da votação, a eleitora ou o eleitor será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento de sua impressão digital. O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.
     
    Além das ações da Justiça Eleitoral Itinerante, o cadastramento biométrico pode ser feito em qualquer cartório eleitoral neste link ou pela Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) do estado, nos dias úteis, das 11h às 17h, até o dia 8 de maio, data do fechamento do Cadastro Eleitoral. Durante o atendimento, são coletadas a assinatura eletrônica, foto e impressões digitais do eleitor ou eleitora.
     
    SERVIÇO

    Ação do TRE-RJ com foco na biometria na estação Carioca/Centro do MetrôRio

    Datas: 23, 24 e 25/01

    Horário: das 9h às 15h


    Cadastramento biométrico na estação Carioca/Centro


  • 22/01/2024

    MetrôRio abre inscrições para programa Jovem Aprendiz voltado exclusivamente a mulheres

    Selecionadas farão curso de Instrumentista Industrial no Senai e vão treinar suas habilidades nas instalações do Centro de Manutenção da concessionária 


    O MetrôRio está com inscrições abertas, até o próximo dia 29/01, para vagas de Jovem Aprendiz 2024. As oportunidades são exclusivas para jovens mulheres cis e trans que estão em busca do primeiro emprego. As 15 pessoas contempladas terão a possibilidade de fazer um curso de Instrumentista Industrial no Senai, em Benfica, com duração de dois anos. E para exercitar o aprendizado, elas vão treinar suas habilidades três vezes por semana nas instalações do Centro de Manutenção da concessionária, supervisionadas por técnicos.


    O curso tem como objetivo capacitar as alunas para realizarem a instrumentação do controle de processos de automação e também a sua manutenção, atendendo aos requisitos técnicos de qualidade, saúde, higiene, segurança e de meio ambiente.


    As interessadas devem ter entre 18 e 21 anos, Ensino Médio completo, disponibilidade para atuar no período da manhã (das 8h ao meio-dia), não estar participando de outro programa de Jovem Aprendiz e não ter realizado o mesmo curso no Senai. Também é necessário apresentar RG, CPF, PIS, carteira de trabalho, título de eleitor e estar com o comprovante de escolaridade em dia.  
     

    As inscrições devem ser feitas no site: Link


    Entre os benefícios estão vale-transporte, assistência médica e odontológica, tíquete de refeição e cesta de Natal, seguro de vida, auxílio creche e academia.


    SERVIÇO 

    Programa Jovem Aprendiz 2024 - MetrôRio

    Período de inscrição: até o dia 29/01

    Público-alvo: mulheres cis e trans entre 18 e 21 anos


  • 18/01/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para os desfiles dos megablocos de rua no Centro do Rio neste fim de semana de feriado de São Sebastião (20 e 21/01)

    Concessionária lança campanha de carnaval para conscientizar os clientes no período de folia 


     

    O MetrôRio é o principal meio de transporte para atender aos clientes que vão curtir os megablocos neste fim de semana de feriado de São Sebastião (20 e 21/01) no Centro do Rio. A recomendação da concessionária é que os foliões utilizem a estação Carioca/Centro para embarque e desembarque. A estação contará com estrutura especial, com equipamentos de controle de fluxo, comunicação exclusiva e equipe reforçada. Já a estação Cinelândia/Centro funcionará para embarque somente com cartões pré-adquiridos ou método de pagamento por aproximação (NFC), das 7h às 20h, pelo acesso E (Presidente Wilson).




    Tanto no sábado quanto no domingo, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.




    No sábado (20/01), feriado de São Sebastião, o MetrôRio funcionará das 7h às 23h, como de praxe aos feriados. Já no domingo (21/01), a operação da concessionária também será das 7h às 23h, no entanto, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite. As demais estações do sistema metroviário funcionarão apenas para desembarque após as 23h. O objetivo é atender aos clientes que vão participar ou assistir os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. O esquema também será adotado aos domingos seguintes: 28/01 e 04/02.




    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental/Leblon-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 7h às 22h30 no sábado e no domingo.




    Campanha de carnaval do MetrôRio




    Com objetivo de estimular o uso do metrô e conscientizar os clientes neste período de folia, o MetrôRio lança sua campanha de carnaval 2024. De maneira lúdica, as ações institucionais contam com mensagens de áudio e ilustrações espalhadas pelas estações, trens e redes sociais do MetrôRio e dão recados sobre regras de segurança e de boa convivência no sistema. Entre elas estão, por exemplo: jamais acessar a via; não segurar a porta do vagão, atenção nas escadas, não brigar ou cometer assédio.




    Além disso, a campanha destaca o esquema de funcionamento e a facilidade de pagamento. A concessionária recomenda que os clientes usem o método por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema.


    SERVIÇO


    Funcionamento do metrô neste fim de semana de desfiles dos megablocos de rua no Centro do Rio 


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4


    Sábado - feriado de São Sebastião (20/01): das 7h às 23h

    Domingo (21/01): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite, e as demais estações apenas para desembarque após as 23h.


    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Sábado - feriado de São Sebastião (20/01) e domingo (21/01): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

    Sábado - feriado de São Sebastião (20/01) e domingo (21/01): das 7h às 22h30


  • 11/01/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana (13 e 14/01)

    Concessionária vai estender horário de funcionamento das estações Central e Praça Onze para ensaios de escolas de samba na Sapucaí aos domingos 

     

    Neste sábado (13/01), o MetrôRio funcionará normalmente das 5h à meia-noite. Já no domingo (14/01), a operação da concessionária será das 7h às 23h, com extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite. As demais estações do sistema metroviário funcionarão apenas para desembarque após as 23h.

     

    O objetivo é atender aos clientes que vão participar ou assistir os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. O esquema também será adotado nos dias 21 e 28 de janeiro e 04 de fevereiro.

     

    Tanto no sábado quanto no domingo, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

     

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.

     

    Apresentações das escolas da Série Ouro aos sábados 

     

    Para os ensaios das escolas da Série Ouro na Sapucaí, aos sábados, não haverá alteração no esquema de funcionamento do metrô, com exceção do dia 20/01 (feriado de São Sebastião), quando a operação do sistema metroviário será das 7h às 23h, como de praxe aos feriados.



    SERVIÇO



    Funcionamento do metrô neste fim de semana



    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (13/01): das 5h à meia-noite

    Domingo (14/01): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite, e as demais estações apenas para desembarque após as 23h.



    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Sábado (13/01) e domingo (14/01): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema



    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

    Sábado (13/01): das 5h às 23h30

    Domingo (14/01): das 7h às 22h30


  • 09/01/2024

    MetrôRio seleciona oito projetos socioambientais para apoio financeiro em 2024

    Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, as iniciativas vão beneficiar comunidades próximas às estações do metrô 
     

    O MetrôRio selecionou, por meio de edital público, oito projetos sociais para o recebimento de recursos financeiros via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS). As iniciativas escolhidas pela concessionária executarão suas atividades ao longo de 2024, com foco no desenvolvimento de territórios em situação de vulnerabilidade social, próximos às estações do sistema metroviário. O processo do edital considerou as vertentes da democratização ao acesso à cultura, arte, educação, sustentabilidade, diversidade e ao esporte.
     

     

    Como parte do seu compromisso de responsabilidade social, o MetrôRio incentivará este ano os projetos: Geração de Sons, Olhares Cariocas, Um Novo Amanhã, Associação Rede Cruzada, Escolas de Música e Cidadania, Escrevendo Minha História, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Escola de Música da Rocinha e o Jornal Fala Roça. Em 2023, a empresa também apoiou oito iniciativas por meio da Lei do ISS, beneficiando 9.459 mil pessoas pelos projetos.
     

     

    Conheça os projetos que receberão apoio do MetrôRio em 2024: 
     

    Gerando Sons 

    Idealizado pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), o projeto Gerando Sons oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais para crianças e jovens, com idade entre 7 e 19 anos. A iniciativa tem por objetivo promover a transformação social e a integração comunitária, por meio da educação, da música e da cultura para estudantes da rede pública de ensino, famílias e comunidades do Estado do Rio de Janeiro.

     

    Olhares Cariocas  

    Criar vídeos com alta qualidade utilizando apenas um celular. Essa é a proposta do projeto Olhares Cariocas, que conta com oficinas audiovisuais e de artes digitais para 500 jovens e adultos, de 12 a 24 anos, moradores de Triagem, Mangueira, Jacaré, Santo Amaro e de outras comunidades da Zona Norte. Nos últimos dois anos, o projeto contou com o apoio da concessionária.

     

     

    Um Novo Amanhã  

    O Projeto Uno Novo Amanhã desenvolve ações de voluntariado ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A organização atua com a proposta de contribuir no desenvolvimento social e integração comunitária por meio de ações de cidadania e atividades que envolvem a arte, educação, esporte e cultura.

     
     

    Rede Cruzada 

    Com atividades voltadas para a educação inclusiva, a Associação Rede Cruzada oferece diversas atividades educativas e culturais, como aulas de leitura, reforço escolar, recreação e alfabetização de crianças e adultos. A organização desenvolve ações voltadas à educação inclusiva que consequentemente contribui para a redução dos indicadores de evasão escolar.

     
     

    Escola Música e Cidadania 

    Criado há 18 anos, o projeto Escola de Música e Cidadania, da Agência do Bem, oferece oficinas de músicas a crianças e adolescentes de mais de 30 comunidades do estado do Rio de Janeiro. Entre as atividades, há aulas teóricas e de técnicas musicais.

      
     

    Escrevendo Minha História 

    O projeto Escrevendo Minha História promove oficinas de contação de histórias e redação para crianças e adolescentes de comunidades e alunos da rede municipal de ensino. O objetivo da iniciativa é potencializar a escrita e o desenvolvimento educacional. Em 2023, o projeto também contou com o apoio do MetrôRio e, no encerramento das atividades, lançou um livro com histórias criadas a partir das oficinas.

      
     

    Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Escola de Música da Rocinha 

    Localizado perto da estação São Conrado, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Escola de Música da Rocinha oferece atendimento especializado para crianças e jovens com deficiência intelectual, como síndrome de down e autismo. Durante os próximos 12 meses, o projeto contará com aulas gratuitas de musicalização para 30 alunos, com jogos musicais e histórias. Este é o segundo ano em que o MetrôRio apoia a iniciativa.

      
     

    Fala Roça 

    Localizado na Rocinha, o projeto Fala Roça oferece oficinas de comunicação para moradores da região. A iniciativa faz parte de uma associação de comunicação que estimula a criatividade e interatividade a partir de novas narrativas.


  • 05/01/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana (06 e 07/01)

    Concessionária vai estender horário de funcionamento das estações Central e Praça Onze para ensaios de escolas de samba na Sapucaí aos domingos 

     


    Neste sábado (06/01), o MetrôRio funcionará normalmente das 5h à meia-noite. Já no domingo (07/01), a operação da concessionária será das 7h às 23h, com extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite. As demais estações do sistema metroviário funcionarão apenas para desembarque após as 23h.

     

     

    O objetivo é atender aos clientes que vão participar ou assistir os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. O esquema também será adotado nos dias 14, 21 e 28 de janeiro e 04 de fevereiro.

     

     

    Tanto no sábado quanto no domingo, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.


     

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.

     

     

    Apresentações das escolas da Série Ouro aos sábados 

     

     

    Para os ensaios das escolas da Série Ouro na Sapucaí, aos sábados, não haverá alteração no esquema de funcionamento do metrô, com exceção do dia 20/01 (feriado de São Sebastião), quando a operação do sistema metroviário será das 7h às 23h, como de praxe aos feriados.

     

     

    SERVIÇO


    Funcionamento do metrô neste fim de semana


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (06/01): das 5h à meia-noite

    Domingo (07/01): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite, e as demais estações apenas para desembarque após as 23h.


    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Sábado (06/01) e domingo (07/01): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

    Sábado (06/01): das 5h às 23h30

    Domingo (07/01): das 7h às 22h30


  • 04/01/2024

    MetrôRio estende horário de funcionamento para ensaios na Sapucaí aos domingos

    Estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze ficarão abertas até meia-noite nos domingos de apresentações

     

     

    O MetrôRio tem uma novidade para os clientes que vão participar ou assistir os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. A partir deste fim de semana, a concessionária vai estender o horário de operação nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze aos domingos de ensaios técnicos das escolas de samba no Sambódromo até meia-noite. O esquema será adotado nos dias 07, 14, 21 e 28 de janeiro e 04 de fevereiro.

     

     

    O objetivo da concessionária é oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes no deslocamento para um dos principais eventos do calendário de pré-carnaval do Rio de Janeiro.

     

     

    As demais estações do sistema metroviário fecharão normalmente, às 23h, como de praxe aos domingos, e depois desse horário, só funcionarão para desembarque.

     

     

    Já nas apresentações das escolas da Série Ouro, que acontecem aos sábados, o horário de funcionamento de rotina será mantido, das 5h à meia-noite, exceto no dia 20 de janeiro. No Feriado de São Sebastião, a operação será até as 23h, como de praxe aos feriados.

     

     

    O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo, como de praxe, aos fins de semana.

     

     

    Programação dos ensaios


    Sábados: as escolas da Série Ouro iniciam as apresentações às 19h, com previsão de término às 23h30. MetrôRio funciona normalmente até meia-noite.

     

    Domingos: as apresentações do Grupo Especial começam por volta das 20h, com término previsto para 23h30. Extensão de horário até meia-noite nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze. Demais estações somente desembarque após as 23h.


  • 28/12/2023

    MetrôRio: mais de 51 mil cartões especiais de réveillon foram vendidos até o momento

    Ainda há bilhetes disponíveis que podem ser adquiridos exclusivamente na estação Carioca/Centro


    O MetrôRio vendeu mais de 51 mil cartões especiais para o réveillon de Copacabana. O horário de maior procura até agora foi das 20h às 21h, cartão de ida e volta e ida, respectivamente. Portanto, a concessionária orienta que os clientes se planejem para fazer a compra com antecedência, já que os cartões podem se esgotar rapidamente. Contudo, eles serão obrigatórios na noite do dia 31/12, para o acesso ao sistema metroviário, durante a operação especial do MetrôRio.


    O cartão de ida e volta custa R$ 13,80. Também pode ser adquirido somente de ida ou de volta, que custa R$ 6,90, o mesmo valor da tarifa unitária do MetrôRio. Cada cliente tem o limite de compra de até 10 cartões. Os bilhetes poderão ser usados apenas durante a noite de réveillon, não havendo reembolso depois.


    Desde o dia 26/12, as vendas são realizadas na bilheteria especial da estação Carioca/Centro, das 10h às 21h. No dia 31/12, a comercialização encerra às 18h59 ou, antes disso, em caso dos bilhetes esgotarem.


    Para maior comodidade dos clientes, a concessionária disponibiliza cinco faixas de horário: 19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h; 22h às 23h; e 23h à meia-noite. Já na volta, o embarque acontece sem horário fixo, porém, válido da meia-noite até as 5h do dia 01/01, com a utilização do cartão especial.


    Operação réveillon do MetrôRio


    A operação especial de réveillon do MetrôRio chega à 24ª edição, com o objetivo de garantir o deslocamento de forma mais rápida e segura para quem vai à festa da virada de ano na Praia de Copacabana.


    O esquema da concessionária será das 19h do dia 31/12 às 5h de 01/01. Nesse período, o cliente só utiliza o sistema por meio do cartão especial. Para o esquema especial, a concessionária reforçará o quadro de funcionários no sistema metroviário e contará com orientadores de fluxo, a fim de prestarem informações à população. Além disso, terá apoio da Polícia Militar e vigilância permanente.
     

    Os cartões especiais podem ser comprados até o dia 31 de dezembro (ou até que se esgotem) nas bilheterias da estação Carioca. A recomendação da concessionária é que os clientes se planejem para comprar os bilhetes com antecedência para evitar filas e o possível esgotamento.


    No dia 31/12, a partir das 19h, quando começar a operação especial de Réveillon, não serão aceitos os cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais (Bilhete Único e Vale-Transporte), pagamento por aproximação (NFC) e RecargaPay (QR Code). Ou seja, esses cartões poderão ser utilizados somente até as 18h59, com exceção das estações General Osório/Ipanema, Cantagalo/Copacabana e Siqueira Campos/Copacabana, onde todos esses meios de pagamentos serão aceitos até meia-noite para que os moradores e trabalhadores dessa região possam se deslocar de metrô neste período.


    Às 5h da manhã do dia 01/01, a operação especial de réveillon se encerra e todos os cartões do MetrôRio, o Riocard Mais, o pagamento por aproximação e RecargaPay (QR Code) voltarão a valer em todas as 41 estações.
     

    Durante os dias 31/12 e 01/01, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna a General Osório/Ipanema. As linhas 1 e 4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.


    Da meia-noite até as 7h de 01/01, somente as estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca permanecerão abertas para embarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque.
     

    A transferência entre as linhas 1 e 2, de meia-noite às 7h, será feita nas estações do trecho compartilhado (entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema). Devido à logística de troca de plataformas para transferência na estação General Osório/Ipanema, a empresa recomenda que o cliente realize a transferência no trecho entre Central do Brasil/Centro e Cantagalo/Copacabana.


    Já no dia 01/01, o funcionamento das estações será das 7h às 23h, com exceção de Praça Onze, Saara/Presidente Vargas, Uruguaiana/Centro e Catete, que permanecerão fechadas. Estas estações vão reabrir às 5h do dia 02/01.


    Tanto no domingo (31/12) quanto na segunda-feira (01/01), a transferência entre as linhas 1 e 2, poderá ser feita no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.


    Informações importantes:


    - O embarque de bicicletas e pranchas de surfe não será permitido no período entre 16h do dia 31/12 às 7h do dia 01/01;

    - Também não será permitido o embarque com grandes volumes, sacos de gelo e garrafas de vidro;

    - Os pontos comerciais do sistema metroviário fecharão as portas até as 17h do dia 31/01;

    - As máquinas de autoatendimento (ATMs) ficarão fora do uso das 19h do dia 31/12 até as 07h do dia 01/01.

    - O Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/Centro; e o Espaço do Cliente, na estação Carioca/Centro, não terão expediente. Os locais voltarão a abrir as portas na terça-feira (02/01).


    Integrações


    No dia 31/12, as integrações tarifárias (ônibus, BRT e vans) com o metrô serão encerradas às 19h. A partir desse horário, o acesso às estações do sistema metroviário será possível somente com o uso do cartão especial de réveillon.

     

    Metrô na Superfície


    No dia 31/12, as últimas partidas das estações Botafogo, Antero de Quental e Gávea serão às 18h. No dia 01/01, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado das 7h às 22h30.


    Horários de embarque no réveillon


    Das 19h às 20h – cartão verde-claro (ida) e verde-escuro (ida e volta);

    Das 20h às 21h – cartão azul-claro (ida) e cartão azul-escuro (ida e volta);

    Das 21h às 22h – cartão rosa-claro (ida) e cartão rosa-escuro (ida e volta);

    Das 22h às 23h – cartão amarelo (ida) e cartão laranja (ida e volta);

    Das 23h à meia-noite – cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);

    Da meia-noite às 5h – cartão cinza (volta).

     

    Gratuidades


    Pessoas com deficiência (PCD), menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar nas catracas um documento oficial comprobatório para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Quem tiver dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.



    SERVIÇO


    Funcionamento do metrô no fim de semana e feriado de réveillon

     

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4
     

    Sábado (30/12): das 5h à meia-noite
     

    Domingo (31/12): das 7h à meia noite. Entre meia-noite e 07h do dia 01/01, as estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca permanecerão abertas para embarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque.


    Segunda-feira (01/01): das 7h às 23h


    Transferência entre as linhas 1 e 2
     

    Sábado (30/12), domingo (31/12) e segunda-feira (01/01): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea


    Sábado (30/12): das 5h às 23h30


    Domingo (31/12): das 7h às 18h


    Segunda-feira (01/01): das 7h às 22h30


  • 27/12/2023

    MetrôRio conquista certificações internacionais de gestão antissuborno e de sistema de compliance

    Reconhecimento internacional demonstra o compromisso da concessionária em relação às melhores práticas do mercado  


    O MetrôRio conquistou duas importantes certificações da ISO (International Organization for Standardization), que reconhecem o compromisso da concessionária em atuar em conformidade com as melhores práticas do mercado, entre elas a transparência, integridade e ética. A norma internacional “ISO 37.001” especifica uma série de requisitos que a empresa implementa com objetivo de prevenir, detectar e abordar práticas de suborno. Já a “ISO 37.301” fornece diretrizes para sistemas eficazes de gestão de compliance, baseada nos princípios de boa governança, proporcionalidade, transparência e sustentabilidade.


    A auditoria contou com a realização de mais de 50 horas de entrevistas e visitas às estações do MetrôRio, com intuito de verificar o compromisso da empresa quanto às melhores práticas do mercado em relação a ações antissuborno e robustez do Programa de Compliance. Os certificados foram entregues pela QMS Brasil Certificadora.


    “Esse reconhecimento é um marco muito significativo na trajetória do MetrôRio que, agora, integra um grupo seleto de empresas certificadas no Brasil e no mundo. A certificação fortalece o processo de amadurecimento do Sistema de Compliance da empresa, agregando valor a todas as partes interessadas”, afirma Igor Zibordi, diretor Jurídico, Regulatório e Compliance do MetrôRio.