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Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 10/07/2020

    Gavião é resgatado na estação Maria da Graça do MetrôRio

    Em abril, um sagui também foi resgatado na estação Jardim Oceânico

    Um gavião carcará, espécie nativa da fauna carioca, foi resgatado nesta quinta-feira, dia 09,  por uma equipe da Guarda Municipal do Rio na estação de Maria da Graça, na linha 2 do MetrôRio. O animal foi encontrado pela equipe de manutenção da concessionária na via, o que não é comum acontecer. Por sorte, ele não chegou até a parte energizada e não houve necessidade de interrupção da operação para o resgate. 

    O animal aparentava estar com algum ferimento, assim as equipes do MetrôRio acionaram a Patrulha Ambiental da prefeitura para que ele fosse resgatado. Após sua retirada, ele foi conduzido para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena.

    No início de abril, outro animal já havia visitado uma estação do MetrôRio. Um pequeno sagui foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros do alto-falante na estação Jardim Oceânico. Como não estava com ferimentos aparentes, ele foi devolvido à natureza nas margens da Lagoa Tijuca, que fica próxima a um dos acessos da estação.


  • 07/07/2020

    Palco Carioca do MetrôRio terá apresentações online em memória aos 30 anos da morte do Cazuza

    O projeto cultural da concessionária relembrará grandes sucessos do cantor. No Dia Mundial do Rock (13), também haverá uma edição especial para os amantes do estilo musical

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou uma programação especial no Palco Carioca online. Nesta terça-feira, dia 7, os cantores Caio Cortez, Fernanda Lemos, Reynaldo Costa e Hellen Dantas, apresentam sucessos do cantor, compositor e ex-líder da banda Barão Vermelho, Cazuza, em tributo aos 30 anos da morte do ícone da MPB. Já no Dia Mundial do Rock, celebrado na próxima segunda-feira (13), também haverá uma edição especial com grandes clássicos do estilo musical.

    Como já acontecia nas apresentações online do Palco Carioca, o público poderá realizar contribuições voluntárias para os músicos com a carteira digital PicPay, que apoia o projeto. Durante as apresentações, será exibido na tela um QR Code, que poderá ser lido pelas câmeras dos celulares.  

    O vídeo em homenagem ao Cazuza estará disponível a partir das 15h de hoje (07) nos perfis oficiais do MetrôRio no Facebook, Twitter e Youtube. Cada cantor apresentará uma música do artista, e no repertório estarão presente hits inesquecíveis, como: "Codinome Beija-Flor", "O tempo não pára", "Eu preciso dizer que te amo" e "Todo amor que houver nessa vida".

    Sobre o Palco Carioca
    O MetrôRio mantém o Palco Carioca como incentivo à música e a novos talentos. Criado no início de 2016, o projeto já recebeu mais de nove mil apresentações dos mais variados estilos musicais e contou com a participação de 1.300 artistas. O projeto, iniciado em três estações, cresceu e hoje já funciona em 12 espaços, abrindo oportunidade aos artistas da cidade e alegrando as idas e vindas dos clientes que circulam diariamente pelo sistema metroviário do Rio de Janeiro.  


  • 06/07/2020

    Atendimento ao cliente: SAC do MetrôRio responde a mais 10 mil solicitações durante a pandemia

    Já pensou o que fazer se perder um objeto pessoal dentro da composição ou estação do metrô? E se surgir alguma dúvida ou problema sobre o funcionamento do metrô? Esses estão entre os assuntos levantados por passageiros que entram em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do MetrôRio. E neste sábado (4) a equipe de atendimento comemora o Dia do Operador de call center, profissional que desempenha uma das atividades consideradas essenciais durante a pandemia do coronavírus, garantindo atendimento e ajudando o cliente.

    Somente no período de isolamento social, a concessionária registrou mais de 10 mil atendimentos, sendo os principais assuntos neste período dúvidas sobre funcionamento das estações, se operação estava regular, alterações de horários, restrições de acesso por conta de medidas do Governo, uso de máscaras e outros temas ligados à pandemia e assuntos que nunca saem de moda, como achados e perdidos, gratuidade e funcionamento do cartão Giro.

    A equipe do SAC do MetrôRio conta com 15 integrantes, sendo 10 operadores no atendimento via call center. O time recebe média mensal de cinco mil interações de clientes, por meio de aplicativo, chat, telefone e presencialmente. Nos meses em que há operações especiais relacionadas aos grandes eventos há aumento exponencial nas interações. No ano passado, foram, ao todo, 78 mil interações, sendo 20 mil contatos em dezembro de 2019, por exemplo, quando acontece a operação especial para o Réveillon carioca, com a venda de bilhetes especiais. Entre as interações mais frequentes estão dúvidas diversas sobre funcionamento, achados e perdidos, tarifas e o cartão Giro.

    A supervisora do serviço de call center, Simone Trindade, de 47 anos, começou a carreira como operadora de telemarketing, em 1990. A colaboradora integra a equipe da empresa prestadora de serviços do MetrôRio. Na data em que é celebrado o Dia do Operador, Simone comemora o reconhecimento da profissão durante a pandemia do coronavírus e destaca o trabalho realizado pelos operadores de telemarketing do MetrôRio.

    "Neste momento, o serviço de telemarketing é considerado essencial. Nosso trabalho é fundamental para levar informações e orientações aos clientes do metrô. A cada solicitação, o nosso atendimento é feito com qualidade para que o cliente se sinta confortável para explicar sua situação e a gente consiga ajudá-lo da melhor maneira possível", contou a supervisora.

    O sentimento de orgulho também é compartilhado pela operadora de telemarketing Leidimar Barbosa, de 49 anos. Ela trabalha no atendimento, recebendo ligações diretas dos clientes. Leidimar que atua na profissão há 11 anos explica que diariamente recebe ligações com dúvidas sobre funcionamento do metrô, serviço de  achados e perdidos, tarifas e cartão de passagens, mas neste período de pandemia os clientes estão compartilhando também histórias pessoais.

    "Além de ligar para esclarecimentos, o cliente liga pra conversar e até mesmo contar sobre os desafios durante a pandemia. Nós deixamos de ser apenas um operador técnico para nos tornarmos um espaço de apoio e diálogo ao cliente. Na última semana, o nosso time recebeu o elogio de um usuário que destacou a sensibilidade e a leveza  durante a ligação. Esse feedback positivo é o que motiva profissionalmente. Por isso, quero parabenizar todos os operadores de telemarketing e destacar a importância de cada um para a profissão. Hoje, estamos na categoria de serviços essenciais, e por isso, nosso trabalho tem sido bastante valorizado e respeitado", comentou Leidimar.

    Desde o início das medidas de isolamento social, o MetrôRio vem implementando diversas ações para combater a disseminação do coronavírus e promover a segurança dos colaboradores. No setor de atendimento ao cliente, parte dos funcionários está atuando presencialmente no escritório, respeitando o distanciamento social e utilizando os equipamentos de proteção individual, e a outra parte está realizando os atendimentos por meio de home office.

    SAC do MetrôRio é premiado na categoria mobilidade urbana no Ranking IBRC

    No ano passado, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do MetrôRio ficou em terceiro lugar na categoria Mobilidade Urbana do Ranking 2019 do Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). Entre as empresas que oferecem transporte de massa, a concessionária ficou em primeiro lugar, a frente de empresas como o Metrô de São Paulo, a CTPM e a Supervia.  Essa foi a primeira vez que o MetrôRio participou da pesquisa. O estudo, realizado desde 2010, ranqueia as melhores e piores instituições em atendimento com o objetivo de monitorar o nível de relacionamento entre empresas e clientes no Brasil, identificar tendências no comportamento do consumidor e na postura das empresas, entre outras coisas.


  • 03/07/2020

    Famílias carentes no Rio receberão doação de 24 mil ovos

    A ação está em sua segunda etapa, é promovida pelo Instituto Invepar e conta com doações da Ovos Mantiqueira

    O Instituto Invepar, mobilizador das ações de responsabilidade social e sustentabilidade do grupo Invepar, entregará a partir desta sexta-feira, dia 3, mais 24 mil ovos brancos para moradores de comunidades de Água Santa, Bonsucesso, Del Castilho, Coelho Neto, Cidade de Deus, Costa Barros, Engenho da Rainha, Irajá, Jacarezinho, Juramento, Mangueira, Maré, Pavuna e Rocinha. Esta é a segunda etapa de doações, que já distribuiu em junho, outros 24 mil ovos para reforçar a alimentação com proteína de qualidade, totalizando quatro mil dúzias de ovos, beneficiando mais de quatro mil famílias carentes. A ação acontece até o dia 8 de julho.

    As localidades que receberão o alimento ficam no entorno da Linha Amarela e das estações do MetrôRio, empresas do grupo Invepar. A Lamsa, concessionária que opera a Linha Amarela, irá apoiar a logística para entrega das doações.

    Os ovos são uma rica fonte em proteínas de alto valor nutricional e complementarão alimentos presentes nas cestas básicas que vêm sendo entregues nestas mesmas localidades, cujos moradores tiveram a renda afetada pela crise do coronavírus.

    Os ovos foram doados pela Ovos Mantiqueira e família Abílio Diniz. A ação faz parte da campanha Nós, que já distribuiu mais de 100 toneladas de alimentos e itens de limpeza e higiene para famílias em vulnerabilidade no entorno das empresas do grupo. Desde março, cerca de 42 mil pessoas foram beneficiadas com as cestas básicas e kits.

    Campanhas de solidariedade
    A campanha Nós foi desenvolvida pelo Instituto Invepar visando o engajamento coletivo para apoio social na luta contra o avanço do Covid-19 no Brasil. A ação beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade em regiões vizinhas às empresas controladas pelo grupo Invepar, como as concessionárias das rodovias Litoral Norte (CLN), BR-040 (Via 040) e Linha Amarela (Lamsa), além do MetrôRio e do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), em quatro estados – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. A iniciativa está distribuindo mais de 125 toneladas de cestas básicas e produtos de limpeza e higiene.

    Faça sua doação
    Em outra frente da Nós, a Campanha 1+1 está arrecadando doações de pessoas e empresas que queiram contribuir com a iniciativa. As doações financeiras podem ser feitas por meio da conta corrente 7.386-5, agência 3132-1 do Banco do Brasil, em nome do Instituto Invepar (CNPJ 04.274.137/0001-95). A cada real doado, o Instituto Invepar doará outro, dobrando o valor da arrecadação. Todo o dinheiro será usado para compra de cestas básicas, e produtos de limpeza e higiene pessoal.

    Sobre o Instituto Invepar
    O Instituto Invepar, criado em 2000, tem a missão de mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social do grupo Invepar, articulando as ações e potencializando os resultados dos investimentos sociais. A atuação do Instituto privilegia quatro áreas temáticas: educação, meio ambiente, esporte e cultura, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e valorização dos territórios do entorno das operações do grupo.

    Sobre o grupo Mantiqueira
    Com mais de 33 anos de atuação, o Grupo Mantiqueira é atualmente o maior produtor de ovos do Brasil e da América do Sul, e a 12ª do mundo, produzindo mais de 2 bilhões de ovos por ano. Com início da trajetória na Serra da Mantiqueira, hoje o grupo conta com quatro unidades produtoras nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo.


  • 30/06/2020

    MetrôRio e Polícia Militar realizam ação para prender fraudadores de cartões de passagem

    Ação semelhante realizada em fevereiro em parceria com a Delegacia de Defraudações (DDFE) resultou na prisão de três pessoas

    O MetrôRio e a agentes da Polícia Militar realizaram hoje (29) ação para prender acusados de fraudar cartões de passagem. A operação ocorreu na estação Inhaúma e quatro pessoas foram detidas e conduzidas para a 44ª DP (Inhaúma). Os suspeitos estariam utilizando ilegalmente cartões fraudados, cobrando preço menor do que o praticado nas bilheterias. Entre os detidos, estão dois clientes, flagrados pelos policiais utilizando os cartões fraudados para ingressar no sistema. A ação também foi realizada de forma preventiva nas estações de Maria da Graça e Del Castilho, também da linha 2.

    A concessionária vem colaborando com as investigações das autoridades policiais para identificar outros envolvidos na prática criminosa. Somente neste ano, 30 pessoas foram encaminhadas para delegacias vendendo ou comprando passagens com bilhetes fraudados. Para segurança dos próprios passageiros, o MetrôRio orienta que os clientes somente embarquem usando cartões vendidos em canais oficiais.


  • 10/06/2020

    MetrôRio mantém valor de 4,60 para quem pagar por meio digital

    Os clientes do MetrôRio continuarão a ter a opção de comprar seus bilhetes pelo preço da tarifa anterior. A partir de amanhã, dia 11, os passageiros que fizerem recargas online e pagamento por aproximação (NFC) vão continuar pagando R$ 4,60, e não R$ 5,00 , valor da tarifa reajustada que passa a valer à meia-noite desta quinta-feira. A iniciativa, que desestimula o uso de dinheiro em espécie e reduz filas, está também alinhada com as medidas para ajudar a prevenir a contaminação do novo coronavírus. Com isso, a cada R$ 4,60 recarregados no cartão Giro, no aplicativo ou no site da empresa, a concessionária vai completar com mais R$ 0,40. O valor da tarifa sem reajuste também será mantido para quem optar por pagar direto na catraca com dispositivos por aproximação, como celulares, relógios e cartões de crédito e débito com tecnologia NFC.

    O benefício pelo uso digital será válido até o dia 30 deste mês e somente para as recargas feitas a partir de amanhã. Os usuários de NFC serão cobrados em R$ 4,60 por cada utilização, direto na fatura do cartão ou débito em conta. No caso do cartão Giro, o cliente poderá ver no seu extrato o crédito de R$ 0,40 para cada R$ 4,60 carregados online. O MetrôRio e o governo do Estado adiaram  por quatro vezes a aplicação do reajuste da tarifa, homologada pela Agetransp em sessão regulatória do dia 28 de fevereiro e em vigor desde o dia 2 de abril.

    O diretor comercial do MetrôRio, Charles de Sirovy, recomenda que os clientes utilizem meios digitais, efetuando o pagamento da passagem diretamente nas catracas ou recarregando online. "Neste momento, o manuseio de moedas e cédulas de dinheiro pode aumentar o risco de disseminação do novo coronavírus. Usar meios eletrônicos elimina o uso de dinheiro, pois não há necessidade de compra de bilhetes físicos, o que agiliza o embarque dos clientes, além de evitar aglomerações em filas”, explica.

    Dinâmica da complementação
    Quem realizar recarga no site do MetrôRio (metrorio.com.br) e no aplicativo do Giro ou usar pagamento por aproximação NFC (crédito ou débito) vai ganhar crédito de R$ 0,40 para complementar o preço da viagem de R$ 4,60 para a nova tarifa de R$ 5,00.

    Exemplo 1: O cliente que fizer recarga online de R$ 10,00 receberá o complemento de R$ 0,80, referente a duas tarifas de R$ 4,60 adquiridas.

    Exemplo 2: O cliente que fizer recarga online de R$ 46,00 receberá o complemento de R$ 4,00, porque o MetrôRio vai completar R$ 0,40 para cada R$ 4,60. Com isso, o cliente terá o saldo final de R$ 50,00.

    Impactos da pandemia no MetrôRio
    O MetrôRio tem sido severamente impactado pela pandemia do coronavírus. A concessionária registra, desde 23 de março, uma redução superior a 80% no número de passageiros diários. Durante os fins de semana e feriados, esse número chega a 93% de queda. Desde o início da pandemia, a concessionária mantém o serviço sem alteração, com as 41 estações abertas e sem mudança nos horários de funcionamento. O sistema, que é custeado somente com as receitas tarifárias, apresenta já perdas superiores a R$ 150 milhões.

    Reajuste da tarifa
    O novo valor será válido a partir do dia 11 de junho e foi homologado pela Agetransp em sessão regulatória no dia 28/02, conforme previsto no contrato de concessão, que prevê reajuste anual baseado na variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas. A variação do índice foi de 7,808% entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020.


  • 10/06/2020

    Esquema de funcionamento do MetrôRio no feriado de Corpus Christi

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, funcionará com horários especiais no feriado de Corpus Christi. Na quinta-feira (11), as estações abrirão às 7h e a operação se encerrará às 23h. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. Na sexta-feira (12), o horário de funcionamento será normal, das 5h à 0h, com trajeto direto entre Pavuna e Botafogo, sem baldeação.

    Já no fim de semana dos dias 13 e 14, a operação é regular, com funcionamento no sábado das 5h à 0h, e no domingo das 7h às 23h. Nestes dias, haverá baldeação na estação Estácio.


  • 09/06/2020

    Coronavírus: MetrôRio e Instituto Invepar distribuem 9 toneladas de alimentos e materiais de limpeza para comunidades carentes

    A iniciativa faz parte da Campanha Nós e já entregou 89,7 toneladas de donativos, além de 24 mil ovos
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, distribui a partir desta segunda-feira, dia 8, um total de 9,5 toneladas de alimentos e de produtos de higiene e limpeza para moradores de comunidades do entorno da linha férrea do metrô, como: Grande Pavuna, Coelho Neto, Vicente de Carvalho, Del Castilho, Mangueira e Rocinha. 

    A iniciativa faz parte da campanha Nós, idealizada pelo Instituto Invepar com o objetivo de promover doações de mantimentos e produtos de limpeza às famílias afetadas pelo isolamento social nas comunidades carentes do entorno das empresas do grupo Invepar em diversos estados, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.  

    Sobre a campanha Nós

    A campanha Nós foi desenvolvida pelo Instituto Invepar visando o engajamento coletivo para apoio social na luta contra o avanço do Covid-19 no Brasil. A ação beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade em regiões vizinhas às empresas controladas pelo grupo Invepar, como as concessionárias das rodovias Litoral Norte (CLN), BR-040 (Via 040) e Linha Amarela (Lamsa), além do MetrôRio e do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport). A iniciativa está distribuindo mais de 90 toneladas de cestas básicas contendo alimentos e produtos de limpeza e higiene.

    Balanço da campanha Nós

    No total, a campanha já distribuiu 89,7 toneladas de alimentos e kits de limpeza a 33.3 mil pessoas em 64 localidades das cidades do Rio de Janeiro, Camaçari (BA) e de Guarulhos (SP) e no estado de Minas Gerais. Nesta nova fase, o grupo atenderá a mais 3.504 mil moradores dos bairros de Coelho Neto, Vicente de Carvalho, Del Castilho, Grande Pavuna, Mangueira e Rocinha. Ao todo, serão doadas 876 cestas básicas e 1.314 litros de produtos de limpeza a partir de hoje, dia 8.

    Como contribuir?

    Em outra frente da campanha, a Nós 1+1 está arrecadando doações de pessoas físicas e jurídicas que queiram contribuir financeiramente na ajuda à população carente, por meio da conta corrente 7.386-5, da agência 3132-1 do Banco do Brasil, em nome do Instituto Invepar (CNPJ 04.274.137/0001-95). A cada real doado, o Instituto Invepar doará outro, dobrando o valor da arrecadação. Todo o dinheiro será usado para compra de cestas básicas e produtos de limpeza e higiene.

    Doação de ovos

    Em paralelo às doações de cestas básicas, o Instituto Invepar iniciou a entrega de 24 mil ovos brancos para cerca de duas mil famílias carentes no Rio. Os ovos foram doados pela Ovos Mantiqueira e família Abílio Diniz e beneficiarão moradores das comunidades de Del Castilho, Coelho Neto, Juramento, Rocinha, Cidade de Deus, Mangueira, Pavuna e Maré.

    Mais informações podem ser obtidas no site do Instituto Invepar www.institutoinvepar.org.br.


  • 04/06/2020

    Um milhão de máscaras são distribuídas para passageiros do metrô

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e o banco Itaú Unibanco se uniram para fazer a distribuição de um milhão de máscaras em todas as estações da concessionária nas linhas 1, 2 e 4. A ação teve início hoje, quinta-feira, dia 4, e faz parte do projeto Todos pela Saúde (www.todospelasaude.org), criado pelo banco para enfrentar o novo coronavírus. A iniciativa tem como objetivo proteger a população que precisa sair de casa em meio à pandemia. 

    Desde o dia 23 de março, o uso de máscara é obrigatório na cidade do Rio de Janeiro nas ruas, estabelecimentos comerciais e também nos meios de transportes e demais áreas públicas. "A parceria com o Todos Pela Saúde representa, além de tudo, uma ação de conscientização sobre a importância do uso de máscara no transporte público, a fim de evitar a disseminação da Covid-19. Temos notado que a maioria dos clientes do MetrôRio já utiliza a proteção. Com a distribuição de uma peça adicional, estaremos incentivando ainda mais este bom hábito", afirma a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social do MetrôRio, Simone Pfeil.

    As máscaras doadas pelo Itaú Unibanco são de pano e podem ser reutilizadas após a lavagem. Trata-se de uma medida eficaz de prevenção da disseminação do coronavírus. As peças serão distribuídas nas estações, durante vários dias e em horários diferentes, até o término do estoque. Segundo Gonzalo Vecina Neto, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e integrante do grupo de especialistas do Todos pela Saúde, é importante ressaltar que as máscaras reutilizáveis são de uso individual, mesmo depois de higienizadas. Vecina reforça ainda que as pessoas devem evitar sair às ruas, fazendo isso apenas em caso de real necessidade. “Nossa intenção ao doar as máscaras é ajudar a proteger trabalhadores e usuários dos serviços essenciais. Eu uso máscara e te protejo, você usa máscara e me protege - assim nos protegemos”. Ele lembra ainda que o uso de máscaras não substitui a necessidade do isolamento social. “Ficar em casa ainda é a melhor forma de deter a velocidade de crescimento da pandemia”, finaliza.

    Medidas preventivas adotadas pelo MetrôRio
    Desde o início das medidas de isolamento social, o MetrôRio vem implementando diversas ações para combater a disseminação do coronavírus e promover a segurança dos funcionários e passageiros que acessam o sistema. Entre as principais medidas está a criação de um novo protocolo de limpeza, com profissionais atuando embarcados nas composições, limpando, também durante as viagens, as áreas comuns no interior dos trens com álcool em gel e produto bactericida. 

    Outra medida é a sanitização de composições e estações com quaternário de amônio, que ataca e mata bactérias e vírus após a aplicação. O produto é aplicado com um equipamento nebulizador, que espalha micropartículas através de uma névoa, potencializando sua cobertura. Os passageiros e colaboradores contam, ainda, com álcool em gel nas estações.

    Todos pela Saúde
    Lançado no dia 31 de abril deste ano, o Todos Pela Saúde teve um aporte inicial de R$ 1 bilhão, realizado pelo Itaú Unibanco. Com recursos administrados por um grupo de especialistas da área da saúde e ações estratégicas baseadas em premissas técnicas e científicas, a iniciativa se guia por quatro pilares de atuação: informar, proteger, cuidar e retornar.

    O Todos pela Saúde é liderado por Paulo Chapchap, diretor geral do Hospital Sírio  Libanês, e conta também com a participação de Drauzio Varella, médico, cientista e escritor; Gonzalo Vecina Neto, ex-presidente da Anvisa; Maurício Ceschin, ex-diretor presidente da Agência Nacional de Saúde; Eugênio Vilaça Mendes, consultor do Conselho dos Secretários de Saúde; Sidney Klajner, presidente do hospital Albert Einstein; e Pedro Barbosa, presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná, instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


  • 01/06/2020

    Governo do Estado e MetrôRio prorrogam a manutenção da tarifa do metrô até 10 de junho

    Em virtude dos impactos sociais provocados pela pandemia da Covid-19, o Governo do Estado e o MetrôRio decidiram manter a prorrogação da atual tarifa no valor de R$ 4,60, até o dia 10/06.

    O novo valor da tarifa, de R$ 5, foi homologado no dia 28 de fevereiro pela Agetransp, em sessão regulatória, e teria vigência a partir do dia 02/04.

    O contrato de concessão prevê reajuste anual baseado no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas. A variação do índice foi de 7,808% entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020.