×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 15/03/2022

    No mês do consumidor, clientes Giro têm descontos em parceiros de mobilidade, serviços, lanches, estética, pet e vestuário

    Oportunidades são válidas para quem fizer recarga online do cartão no site ou aplicativo Giro 

    Que tal aproveitar os benefícios que o Giro pode te oferecer no mês do consumidor? O meio de pagamento do MetrôRio oferece promoções para os clientes que efetuarem recargas pelo site (giro.metrorio.com.br) ou aplicativo Giro. Entre as vantagens, estão 30% de desconto em viagens integradas da Uber, 25% de desconto no primeiro mês de assinatura do plano completo mensal da Bike Rio, 40% de desconto na assinatura do plano mensal ou anual dos e-Boxes da Clique Retire, 15% de desconto na Riachuelo em compras online de vestuário e artigos de decoração para casa, além de 10% na Mobly, maior loja online de móveis do país. 

    Já para quem está no metrô e quer fazer um lanche, a parceria entre o Giro e a Megamatte está oferecendo descontos em combos especiais de lanches nas unidades da franquia dentro das estações da concessionária. As vantagens gastronômicas incluem também o cupom de 35% de desconto em pizzas da Domino’s, válido apenas para compra online.  

    O seu pet também não pode ficar de fora dessa no mês nacional do animal, que é celebrado no dia 14/03. A parceria entre o Giro e Royal Pets oferece um cupom promocional de 12% de desconto para você presentear o seu bichinho de estimação em um dos maiores pet shops online do Brasil.  

    O pacote conta ainda com um ticket de 35% de desconto para novos clientes e 25% para os demais nos serviços do Spa das Sobrancelhas nos quiosques Leblon ou Ipanema.  

    Todas as informações sobre os benefícios e os seus regulamentos estão disponíveis em: https://giro.metrorio.com.br/vantagens 
     

    Como ser cliente Giro? 

    Quem ainda não tem o cartão Giro pode adquiri-lo em uma das bilheterias ou máquinas de autoatendimento nas 41 estações do Metrô Rio. Com o cartão em mãos, o cliente pode se cadastrar no app ou site Giro MetrôRio e começar a destravar e receber seus benefícios após suas recargas realizadas. 


    Sobre o cartão Giro 

    O Giro é o cartão de passagens do MetrôRio que pode ser recarregado em poucos segundos através do aplicativo Giro MetrôRio ou do site giro.metrorio.com.br, oferecendo descontos em parceiros de mobilidade, serviços e entretenimento. O cartão permite que o cliente recupere os créditos, em caso de perda ou roubo, e acompanhe o histórico de uso pelo celular.  

    Lançado em 2018, O Giro chegou à marca de 1,1 milhão de cartões vendidos e mais de 43 milhões de embarques. Além disso, a concessionária registrou 512 milhões de downloads do app até o momento. 


  • 14/03/2022

    No Dia Nacional do Animal, MetrôRio mostra a história da cadela Aysha, que mudou a vida de colaboradora da empresa

    Cachorrinha foi resgatada no sistema e adotada por funcionária da concessionária

    Cachorro, gato, coelho, papagaio ou periquito, não importa qual seja o bichinho, são todos sinônimos de amor. Nesta segunda-feira (14/03), Dia Nacional dos Animais, o MetrôRio conta a história de um animalzinho muito especial que entrou na vida de uma colaboradora da concessionária. A cadelinha Aysha, que estava perdida e foi resgatada no sistema pelos agentes da empresa, acabou sendo adotada pela funcionária Camila Zanela, em janeiro.  

    Na época, o animal fez sucesso na companhia e logo ganhou a atenção da técnica de Manutenção. Ela conta que, assim que viu a Aysha, ligou para o pai, que estava à procura de um cão para fazer companhia a outros dois no sítio da família, em Pedra de Guaratiba. 

    "Um amigo do trabalho disse que tinha uma cadelinha para adoção e fui vê-la no Centro de Manutenção. Ela estava assustada, encolhida e com medo. Fiquei louca por ela. Depois de falar com o meu pai, resolvemos adotá-la”, lembrou a técnica de Manutenção do MetrôRio.    
      
    Antes da adoção para a nova tutora, a cachorrinha havia sido vacinada e castrada. Foi o argumento perfeito para Camila convencer os pais a deixá-la com eles na casa da família, em Campo Grande.  

    “Fiquei apaixonada, ela é super dócil. Falei com eles que precisávamos mantê-la na casa por alguns dias para cuidar dela, fazendo os curativos, dando os remédios e, depois disso, a levaríamos para o sítio. Mas a Aysha nos encantou de uma tal forma, que não conseguimos mais ficar longe dela. Ela é apaixonada pelos meus pais, especialmente a minha mãe, que é quem passa mais tempo com ela.” 

    Agora, para onde a família vai, a Aysha vai junto.  

    “Ela virou uma pessoa da família. Se vamos à praia, por exemplo, ela não fica para trás. O clima na minha casa mudou para melhor. Ela deixou o ambiente mais leve, trouxe mais harmonia, felicidade e mais amor. Quando estou no trabalho, a gente liga um para o outro para falar dela, saber se ela comeu, se tomou o remédio, se está brincando. Ela é minha filha e neta dos meus pais”, brincou Camila, lembrando sobre a maravilha que foi ter adotado a Aysha. 


  • 11/03/2022

    MetrôRio lança campanha institucional para estimular o uso do transporte público

    O MetrôRio lança, nesta semana, a campanha institucional “O Metrô é assim sem você” que tem como pano de fundo a música “Fico assim sem você”, sucesso interpretado pela dupla Claudinho & Buchecha e também por Adriana Calcanhoto. Com a iniciativa, o Metrô espera chamar a atenção dos seus clientes que deixaram de usar o sistema em função da pandemia e trazê-los de volta neste momento em que diversas atividades, como trabalho presencial, retornam à normalidade.
     
    A concessionária, que chegou a perder em torno de 80% do seu fluxo de passageiros durante o auge da pandemia, começa a enxergar um crescimento gradual no número de viagens. Hoje, a queda está em 40% aproximadamente.
     
    “A razão de ser do MetrôRio é transportar pessoas aos seus destinos seja para trabalho ou lazer. Uma quantia significativa dessas pessoas deixou de usar o sistema durante a pandemia. Está na hora de trazê-las de volta, mostrar que o MetrôRio sempre esteve e continua do lado delas. Queríamos falar de saudade sem parecer “piegas” e achamos essa trilha, que é tão popular e carioca, perfeita”, diz Simone Pfeil, Gerente de Comunicação e Marketing da empresa.
     
    A campanha, assinada pela agência Sides, e apoiada pela Eletromidia, conta com mídia on e off-line e desafios em redes sociais com a participação de influenciadores. Clique aqui e confira o vídeo.


  • 04/03/2022

    MetrôRio celebra Semana da Mulher com ação de prevenção e combate à violência

    Em parceria com o programa Empoderadas, do Governo do Estado, haverá conscientização nos vagões femininos e levantamento sobre perfil das vítimas
     
    A semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, será marcada por ações de prevenção e combate à violência contra a mulher nos trens do metrô. Entre os dias 7 e 11 de março, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do programa Empoderadas, com apoio do MetrôRio, promoverá rondas nos carros femininos para atendimento e orientação às passageiras. Durante a atividade, as mulheres também poderão participar de uma consulta pública, criada pelo programa em parceria com o núcleo de pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A ideia é, a partir de um questionário, identificar os casos de violência e traçar um perfil das vítimas.
     
    As ações acontecerão nos períodos da manhã (6h às 9h) e da tarde (17h às 20h), acompanhando os horários dos carros femininos. As equipes do programa Empoderadas, lideradas por Érica Paes, criadora do grupo, circularão pelo sistema metroviário, informando sobre o projeto e orientando o público sobre violência contra mulheres. As interessadas poderão participar da pesquisa e receber folhetos. As clientes do metrô também poderão tirar dúvidas sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou de abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual. 
     
    Haverá ainda a veiculação, nos painéis das 41 estações e TVs dos trens do MetrôRio, de um vídeo informativo e aviso sonoro nas plataformas de embarque sobre canais de atendimento, acolhimento, orientação jurídica e psicológica e de promoção e incentivo ao empreendedorismo. Todas as informações poderão ser acessadas por meio de um QR Code, que será exibido nas telas e lido pelas câmeras dos celulares. O material ficará disponível no sistema metroviário durante todo o mês de março.
     
    Após a ação, o programa Empoderadas e a Uerj produzirão um relatório com os dados e informações levantados durante as rondas nos vagões. A expectativa é que o material possa ser usado na elaboração de políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
     
    SERVIÇO:
     
    Dia Internacional da Mulher:
    Ação de prevenção e combate à violência contra a mulher nos trens do metrô
    Ronda nos vagões femininos:
    Datas: 7, 8, 9, 10 e 11 março (de segunda a sexta-feira)
    Horários: das 6h às 9h e das 17h às 20h


  • 23/02/2022

    Esquema de funcionamento do MetrôRio no feriado de carnaval

    O MetrôRio informa que o funcionamento do sistema metroviário neste fim de semana e no feriado de carnaval será nos horários regulares de operação. No sábado (26/02), na segunda-feira (28/02) e na Quarta-feira de Cinzas (02/03), as estações abrem das 5h à meia-noite. Já no domingo (27/02) e na terça-feira (01/03), feriado de carnaval, a operação será das 7h às 23h.

    No fim de semana e no feriado de terça-feira, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. Já na segunda-feira e na Quarta-feira de Cinzas, a transferência será nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central). 

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) também seguirão os horários de rotina.

    Já o Posto de Gratuidade, na estação Central, não terá expediente na segunda nem na terça-feira. O espaço volta a abrir as portas na Quarta-feira de Cinzas, a partir de meio-dia até as 18h.

    Funcionamento do metrô no carnaval

    Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (26/02), segunda-feira (28/02) e Quarta-feira de Cinzas (02/03): das 5h à meia-noite
    Domingo (27/02) e terça-feira, feriado (01/03): das 7h às 23h

    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Sábado (26/02), domingo (27/02) e terça-feira (01/03): na Estação Estácio
    Segunda-feira (28/02) e Quarta-feira de Cinzas (02/03): nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central)

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Sábado (26/02), segunda-feira (28/02) e Quarta-feira de Cinzas (02/03): das 5h às 23h30
    Domingo (27/02) e terça-feira (01/03): das 7h às 22h30 

    Posto de Gratuidade na estação Central 

    Segunda-feira (28/02) e terça-feira (01/03): não terá expediente
    Quarta-feira de Cinzas (02/03): das 12h às 18h


  • 22/02/2022

    Cinco toneladas de donativos são arrecadadas no MetrôRio para as vítimas das chuvas em Petrópolis

    Campanha de doação segue até quinta-feira, dia 24, em parceria com a Secretaria de Transportes
     
    O MetrôRio, em parceria com o governo estadual, já arrecadou até o momento cinco toneladas de donativos para atender às pessoas atingidas pelas chuvas em Petrópolis, na Região Serrana. A campanha, promovida pela Secretaria de Estado de Transportes, vai até esta quinta-feira (24/02) nas estações Pavuna, Central, Carioca, Largo do Machado e Jardim Oceânico. Entre os itens doados estão água mineral, roupas e material de higiene e de limpeza. 
     
    Para contribuir, basta depositar as doações na caixa localizada próximo à sala da segurança e identificada com o nome da campanha, em cada uma das estações participantes.
     
    Os donativos serão entregues à Secretaria de Transportes para o encaminhamento às famílias de Petrópolis.
     
    SERVIÇO
    Arrecadação de donativos para vítimas das chuvas em Petrópolis
    Estações do Metrô participantes da ação: Pavuna, Central, Carioca, Largo do Machado e Jardim Oceânico
    Data: até esta quinta-feira (24/02) 


  • 18/02/2022

    MetrôRio terá alterações no MNS em Botafogo neste fim de semana (19 e 20/02)

    O MetrôRio terá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural neste fim de semana (19 e 20/02). O trajeto da linha MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo/Coca-Cola), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de domingo.
     
    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo/Coca-Cola terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 05h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.
     
    Horários de funcionamento do metrô no fim de semana 
     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4
    Sábado (19/02): das 5h à meia-noite
    Domingo (20/02): das 7h às 23h
     
    Transferência entre as linhas 1 e 2
    Sábado (19/02) e domingo (20/02): na Estação Estácio
     
    Metrô na Superfície (MNS) 
    Sábado (19/02): das 5h às 23h30
    Domingo (20/02): das 7h às  22h30


  • 17/02/2022

    Estações do MetrôRio recebem donativos para as vítimas das chuvas em Petrópolis

    Doações podem ser entregues na Pavuna, Central, Carioca, Largo do Machado e Jardim Oceânico

     

    O MetrôRio, em parceria com o governo estadual, está mobilizado para ajudar as pessoas atingidas pelas chuvas em Petrópolis, na Região Serrana. A partir desta quinta-feira (17/02), as estações Pavuna, Central, Carioca, Largo do Machado e Jardim Oceânico recebem donativos para apoiar a campanha de arrecadação, promovida pela Secretaria de Estado de Transportes. Entre os itens solicitados estão água mineral, roupas e material de higiene e de limpeza. 
     
    Para contribuir, basta depositar as doações na caixa localizada próximo à sala da segurança e identificada com o nome da campanha, em cada uma das estações participantes. A campanha vai até a próxima quinta-feira (24/02).

    Os donativos serão entregues à Secretaria de Transportes para o encaminhamento às famílias de Petrópolis.


  • 11/02/2022

    Estações do MetrôRio recebem exposição "Mapas, rotas e cartas - Uma história urbana do Rio de Janeiro em imagens”

    O acervo conta com imagens e documentos históricos do processo de transformação urbana da cidade
     
    A partir desta sexta-feira (11/02), a estação General Osório do MetrôRio recebe a exposição "Mapas, rotas e cartas", produzida pela empresa ID Cultural. Em seis painéis, a mostra conta a história da cidade do Rio de Janeiro por meio de suas transformações urbanísticas.
     
    Com o objetivo de aproximar o carioca da sua história, além de ampliar e democratizar o acesso à cultura, a exposição apresenta fotos, mapas e documentos, que apresentam o processo de desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro. 
     
    As obras podem ser vistas até o dia 25 de fevereiro no mezanino da estação General Osório, de segunda a sábado, das 5h à 0h; e aos domingos, das 7h às 23h. Já entre os dias 10 e 25 de março, a estação Jardim de Alah também receberá a exposição. 
     
    A atividade segue os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
     
    A exposição é uma realização da ID Cultural e tem o patrocínio da SPX Capital, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS) e apoiada pelo MetrôRio. 
     
    SERVIÇO
     
    Exposição: "Mapas, rotas e cartas - Um história urbana do Rio de Janeiro em imagens”
     
    Local: Mezanino da estação General Osório, próximo ao acesso E (Lagoa)
    Data: 10 a 25 de fevereiro 
    Horário: Segunda a sábado, das 5h à 0h; e aos domingos, das 7h às 23h
     
    Local: Mezanino da estação Jardim de Alah, próximo ao acesso A (Borges de Medeiros)
    Data: 10 a 25 de março 
    Horário: Segunda a sábado, das 5h à 0h; e aos domingos, das 7h às 23h


  • 04/02/2022

    MetrôRio estende gratuidade para crianças acima de 5 anos no dia da vacina contra a Covid-19

    Responsáveis devem apresentar o comprovante da imunização dos pequenos no acesso ao transporte
     
    O MetrôRio estende, a partir desta sexta-feira (04/02), a campanha de vacinação contra a Covid-19 e garante o transporte gratuito a crianças acima de 5 anos vacinadas. No dia em que elas receberem a primeira dose do imunizante, a volta para a casa de metrô será por conta da concessionária. A iniciativa da empresa, batizada de “Movimento Estação Vacina”, é inédita no sistema de transporte público do Rio.
     
    Para que os pequeninos sejam liberados na catraca de qualquer uma das 41 estações ou nos ônibus do Metrô na Superfície (MNS), seus responsáveis devem apresentar a carteira física com comprovante de aplicação da vacina e um documento com foto das crianças. O benefício é válido apenas para o dia da aplicação da vacina e destinado à criançada. Os primeiros que aproveitarem a gratuidade receberão ainda um certificado de “Supervacinado” como forma de reconhecimento. 
     
    O objetivo da ação é estimular que as crianças se imunizem e, assim, continuar contribuindo para a aceleração do processo de vacinação. Vale relembrar que os adultos que forem vacinados com as 2ª ou 3ª doses e apresentarem devidamente o comprovante físico continuam tendo direito à gratuidade no metrô, no dia da imunização. 
     
    Vale relembrar que os adultos que forem vacinados com as 2ª ou 3ª doses e apresentarem devidamente o comprovante físico continuam tendo direito à gratuidade no metrô, no dia da imunização.  
     
    Sobre o Movimento Estação Vacina
     
    O “Movimento Estação Vacina” teve início em setembro de 2021 garantindo gratuidade para o cliente do MetrôRio que tomasse a segunda dose do imunizante contra Covid-19, com objetivo de reforçar a campanha de vacinação. Em dezembro, a empresa estendeu o benefício também aos passageiros que tomaram a dose de reforço. Desde então, a concessionária realizou quase 2 mil embarques gratuitos de clientes vacinados nas linhas 1, 2 e 4.