×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 15/06/2022

    MetrôRio oferece passagem gratuita para corredores da Maratona do Rio

    Participantes devem apresentar a camisa oficial do evento esportivo no dia da prova no acesso ao sistema metroviário  
     
    Neste fim de semana (18 e 19/06), acontece a corrida de rua mais charmosa do mundo. A Maratona do Rio é um dos eventos mais importantes do calendário esportivo do Rio de Janeiro, e pelo segundo ano consecutivo, o MetrôRio vai oferecer passagens gratuitas para os atletas. A ação é uma parceria entre a concessionária, a Maratona do Rio e a Eletromidia e tem o objetivo de apoiar os tradicionais eventos esportivos e culturais sediados na cidade.   
     
    Para ser liberado na catraca de qualquer uma das 41 estações ou nas linhas de ônibus do Metrô na Superfície (MNS), o participante deve apresentar o uniforme de corrida oficial às equipes da concessionária.  
     
    A entrada gratuita é válida apenas para os dias das provas e durante o horário de funcionamento do sistema metroviário nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Já as linhas do MNS vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo. 


  • 13/06/2022

    Embarque solidário: MetrôRio vai oferecer 500 passagens para doadores de sangue no Hemorio

    Os cartões unitários poderão ser retirados pelos doadores no instituto no dia da doação 
     
    Na próxima terça-feira (14/06) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. E para incentivar o ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas, o MetrôRio, em parceria com o Hemorio, vai disponibilizar 500 passagens para possíveis doadores de sangue. Os cartões unitários de embarque poderão ser retirados no próprio instituto, por ordem de chegada, ao iniciar os procedimentos para doação.   
     
    O objetivo da parceria entre a concessionária e o Hemorio é facilitar o transporte dos voluntários, reforçando o estoque do banco do instituto de hemoterapia.  
     
    Além disso, um grupo de funcionários da concessionária vai participar, nesta terça-feira, da campanha de doação na sede do Hemorio, em apoio à data. Com a ação, os voluntários também esperam chamar a atenção para a importância da doação e mobilizar os passageiros do metrô.   
     
    “Estamos orgulhosos em participar de mais um ano da campanha do Hemorio. Queremos contribuir com essa parceria histórica no deslocamento daqueles que já dedicam um tempo de suas vidas ao ato de doar sangue. Essa iniciativa faz parte do nosso compromisso em prol da sociedade carioca”, afirma Simone Pfeil, gerente de Comunicação e Marketing do MetrôRio. 
     
    A campanha do Hemorio faz parte do Junho Vermelho, mês oficial de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Neste ano, o instituto terá o surfista Pedro Scooby como embaixador da campanha, que tem como objetivo reforçar a importância da doação de sangue.  
     
    Segundo o Hemorio, a comemoração da data é uma forma de homenagear a todos os doadores de sangue e contribui para conscientizar a população sobre a importância deste ato no mundo.  
     
    “Esse é o mês mais importante para a doação de sangue no planeta, por isso, preparamos uma série de iniciativas para inspirar e incentivar a população a participar. Nossa campanha, assim como as anteriores, busca criar conexões com os doadores, mostrando que esse gesto é universal e une a todos por meio da solidariedade”, explica o diretor geral do Hemorio, Dr. Luiz Amorim. 
     
    Para chegar ao Hemorio, os doadores podem descer na estação Central do metrô e utilizar o acesso D (Praça da República). O instituto fica na Rua Frei Caneca, número 8, próximo ao Hospital Municipal Souza Aguiar, e funciona todos os dias, das 7h às 18h.  
     
    SERVIÇO  
    Ação: Dia Mundial do Doador de Sangue  
    Data: 14 de junho   
    Local: Hemorio - Rua Frei Caneca, 8, próximo ao Hospital Municipal Souza Aguiar. O funcionamento é das 7h às 18h 
    Retirada dos bilhetes: no Hemorio, por ordem de chegada, ao iniciar os procedimentos de doação de sangue


  • 10/06/2022

    Dia dos Namorados: cinco estações do MetrôRio ganham espaço ‘instagramável’ para casais deixarem a data ainda mais inesquecível

    Painéis personalizados ficarão disponíveis na Central, Uruguaiana, Carioca, General Osório e Jardim de Alah até o dia 30 de junho  
     
     
    Para celebrar o Dia dos Namorados, comemorado no próximo domingo (12/06), o MetrôRio preparou uma ação muito bacana para os apaixonados. Cinco estações da concessionária receberam um painel “instagramável” destinado especialmente para os casais eternizarem a data e deixá-la ainda mais inesquecível. 
      
    A iniciativa acontece até o dia 30 de junho nas estações Central, Uruguaiana, Carioca, General Osório e Jardim de Alah e tem apoio da Eletromidia e da gráfica MPV7. Os namorados podem ainda registrar esse momento de afeto e aparecer nas redes sociais do MetrôRio. Basta postar as fotos e marcar a concessionária.    
     
    MetrôRio: palco de encontro de casais apaixonados  
     
    O sistema metroviário da cidade, um dos principais meios de transportes para milhares de pessoas diariamente, tem um cantinho especial reservado no coração de alguns casais. É o caso dos namorados Pedro Wolff e Natalie Senatore, ambos de 24 anos, que se encontraram pela primeira vez dentro de uma composição do metrô e estão juntos há mais de três anos.   
     
    “A gente já se falava por meio de aplicativo, mas ela não me dava muita bola. Já estava quase desistindo dela. Uns três meses depois, fui pegar o metrô para ir ao trabalho, no Centro, e ela estava no mesmo vagão indo para a fisioterapia. Olhei e fiquei na dúvida se era mesmo ela. Quando desci no Largo do Machado, mandei mensagem, perguntando se era ela quem estava no metrô. Ela respondeu dizendo que sim, e retomamos nossas conversas,” lembrou o estudante de economia.   
     
    Natalie, por sua vez, ao vê-lo, não o associou à mesma pessoa com quem conversava anteriormente. Porém, havia se apaixonado por aquele homem que acaba de cruzar olhares no vagão do metrô.   
     
    “Fiquei olhando de rabo de olho para ele, mas não fazia ideia de que era a mesma pessoa. Só pensei: ‘que homem lindo, preciso casar com ele’. Ao receber a mensagem dele, entendi tudo. A partir daí a história mudou e começamos a namorar”, acrescenta Natalie, que é estudante de gastronomia e nutrição.   
     
    Primeiro beijo e ensaio fotográfico de casamento no metrô  
     
    Outros que também fizeram história no metrô do Rio foram os engenheiros Gabriel Bastos, de 30 anos, e Joyce Nascimento, de 29 anos, que se beijaram pela primeira vez dentro da Estação São Cristóvão, onde também realizaram o ensaio fotográfico de casamento. Desde o primeiro beijo, há 10 anos, os dois contabilizam inúmeras histórias juntos no metrô e, por isso, escolheram o local para fazer o ensaio.   
     
    Tudo começou em São Cristóvão, onde o casal estudava numa escola técnica. Na época, ela era moradora de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e embarcava na estação Pavuna. Ele era residente do bairro da Glória, no município do Rio. Após as aulas, os dois seguiam juntos para a estação de São Cristóvão. Nesse vai e vem entre o curso e o meio de transporte, eles foram se conhecendo melhor e se apaixonaram. Foi quando aconteceu o primeiro beijo.     
     
    “O metrô tem muito a ver com a nossa história, foi um marco para a nossa vida, pois foi o local que demos o primeiro beijo. Já vinha rolando um clima entre a gente. Num dia, voltamos sozinhos e, quando fomos nos despedir, nos beijamos. Depois disso, sempre passávamos bons momentos namorando no caminho até a estação”, lembra Joyce, que é engenheira civil.    
     
    Gabriel acrescenta que, às vezes, levava Joyce até a estação Pavuna só para ficar mais tempo com ela.     
     
    “Estamos muito felizes de poder fazer o ensaio neste espaço, que marcou bastante o nosso relacionamento. Escolhemos, inclusive, o bairro de São Cristóvão para morar, e o metrô, com certeza, continuará fazendo parte da nossa história”, ressalta ele, que também é engenheiro, só que mecânico.   
    Os dois se casaram em maio e seguem felizes eternizando muitas outras histórias bacanas por aí.   
     
    Serviço  
    Espaço “instagramável” - Dia dos Namorados  
    Locais: Central, Uruguaiana, Carioca, General Osório e Jardim de Alah  
    Data: até o dia 30 de junho  


  • 10/06/2022

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para evento religioso em Copacabana e jogos de futebol no Maracanã neste fim de semana (11 e 12/06)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 
     
    Neste sábado e domingo (11 e 12/06), o MetrôRio vai funcionar normalmente, como de praxe aos fins de semana, com transferência na estação Estácio. No entanto, em algumas estações, haverá alterações e reforço do efetivo de segurança e de operadores por conta de um evento em Copacabana e de partidas de futebol no Maracanã. 
     
    No sábado, a recomendação da concessionária para os clientes que vão participar do “Esperança Rio”, que reunirá grandes nomes da música gospel na Praia de Copacabana, a partir das 16h, é que utilizem as estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos na ida ao evento.  
       
    Na Siqueira Campos, o acesso A (na Rua Siqueira Campos) funcionará normalmente do início da operação, às 5h, até as 17h. Entre 17h e meia-noite, o local será utilizado somente para a saída de clientes. Já o acesso B (na Rua Figueiredo Magalhães) funcionará, neste sábado, de meio-dia às 17h para embarque e desembarque, mas, entre 17h e meia-noite, concentrará as entradas de clientes na estação.      
    Na Cardeal Arcoverde, os acessos A e B vão funcionar normalmente das 5h às 17h. Porém, das 17h até meia-noite, o acesso A (Praça Cardeal Arcoverde) ficará disponível apenas para embarque de passageiros com cartões pré-adquiridos ou pagamento por aproximação. Já o acesso B (Rua Tonelero) funcionará só para desembarque neste mesmo período.   
     
    As bilheterias da estação Cardeal Arcoverde serão fechadas após às 17h, por conta da grande movimentação de passageiros na saída do show, mas serão aceitos pagamentos com os cartões pré-adquiridos ou por aproximação. Em caso de necessidade de compra de bilhetes, depois desse horário, a orientação é seguir até a Siqueira Campos, no acesso B (Rua Figueiredo Magalhães). Por isso, a concessionária recomenda a compra de cartões de forma antecipada. 
     
    Tanto na Cardeal Arcoverde quanto na Siqueira Campos haverá grades de controle de fluxo de passageiros para direcionar o público, auxiliando o embarque e desembarque. Para retorno, ao término do evento “Esperança Rio”, a Concessionária pede que os clientes deem preferência pelo embarque na estação Siqueira Campos, pelo acesso B (Rua Figueiredo Magalhães).   
     
    Esquema para partidas de futebol no Maracanã   
    Ainda no sábado (11/06) acontece o jogo entre Fluminense e Atlético Goianiense, a partir das 19h, no estádio do Maracanã. A partida é válida pelo Campeonato Brasileiro, na temporada de 2022.    

    Já no domingo (12/06) será a vez do Vasco enfrentar o Cruzeiro, às 16h, também no Maracanã, em jogo válido pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.  

    Para as duas competições, o MetrôRio vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.  
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.  
      
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).       
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação    
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.      

    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação. 


  • 08/06/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Fluminense e Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro no Maracanã nesta quarta-feira (08/06)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões antes da ida ao estádio ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas   

    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Fluminense e Atlético-MG, que acontece nesta quarta-feira (08/06), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pelo Campeonato Brasileiro, na temporada de 2022.   

    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.      

    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois de meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.       
    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).  

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.       

    Estações indicadas    

    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.     

    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).       

    Cartão Giro e pagamento por aproximação   

    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.     

    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.      


  • 03/06/2022

    MetrôRio terá alterações no MNS em Botafogo neste fim de semana (04 e 05/06)

    O MetrôRio terá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela neste fim de semana (04 e 05/06). O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo/Coca-Cola), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo/Coca-Cola, até o fim da operação de domingo.   

    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo/Coca-Cola terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 5h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.  
      
    SERVIÇO  
      
    Horários de funcionamento do metrô no fim de semana   
       
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  
    Sábado (04/06): das 5h à meia-noite  
    Domingo (05/06): das 7h às 23h  
       
    Transferência entre as linhas 1 e 2  
    Sábado (04/06) e domingo (05/06): na Estação Estácio  
       
    Metrô na Superfície (MNS)   
    Sábado (04/06): das 5h às 23h30  
    Domingo (05/06): das 7h às 22h30 


  • 25/05/2022

    Palco Carioca retoma as atividades com programação especial no MetrôRio nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/05)

    Projeto, que conta com espaços para apresentações musicais, estava suspenso por conta da pandemia e reestreia com nova identidade visual  
      
    O Palco Carioca do MetrôRio está de volta. E para marcar a retomada das atividades, a concessionária preparou uma programação especial para o projeto que ganhou nova identidade visual. Quatro artistas que já passaram pela iniciativa foram convidados para abrir a agenda de shows nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/05). O Palco, que estava suspenso temporariamente por causa da pandemia, conta com espaços reservados para as apresentações musicais em 12 estações do metrô. O objetivo é incentivar talentos, realizar o intercâmbio cultural, dar oportunidade para artistas mostrarem seus trabalhos e levar entretenimento ao público que transita pelo sistema metroviário.  
     
    Na reestreia do Palco Carioca, o MetrôRio traz uma programação gratuita, embalada por muito pop rock, nas estações Uruguai, Carioca, General Osório e Jardim Oceânico. Um dos participantes será Reynaldo Costa, que já marcou presença em outras edições e foi um dos finalistas da ação em parceria com o Rock in Rio, em 2019, na qual artistas foram selecionados para se apresentar na entrada da Cidade do Rock. Ele apresentará suas baladas românticas, passando pelo reggae até o rock, na estação Carioca, na quinta e na sexta-feira, às 18h.  
      
    “Esse projeto é importante porque me permite divulgar meu trabalho autoral. A receptividade das pessoas é muito positiva. Essa troca é incrível e é um aprendizado constante”, afirma Reynaldo, que tem 38 anos de carreira, surfando em vários estilos dentro do pop rock.  
      
    Outra convidada que também já pisou no Palco Carioca anteriormente é a cantora Betta. Com DNA de puro rock ‘n’ roll, a curitibana estará na estação General Osório na quinta-feira, às 18h. A participação no Palco Carioca deu visibilidade à Betta, que ainda sob o nome artístico de Roberta Malucelli, também foi uma das vencedoras da ação em parceria com o Rock in Rio em 2019. Agora em 2022, inclusive, ela será uma das atrações do festival.   
        
    “Ser convidada para o Palco Carioca, três anos após vencer o concurso do MetrôRio, me deixa muito emocionada. Foi uma oportunidade única e que abriu muitas portas para eu seguir a minha carreira. Tenho muito a agradecer ao MetrôRio e aproveito para convidar o público para curtir um pouquinho de rock comigo na estação General Osório”, destaca a cantora Betta.  
      
    Também vencedor do concurso do metrô em 2019, Caio Cortez está de volta aos palcos da concessionária trazendo uma sonoridade mais pop e com influências da nova MPB. O artista mostrará seu talento na estação Uruguai, na quinta-feira, às 17h.   
      
    "É uma grande honra ser convidado para participar do retorno do Palco Carioca. O projeto me proporcionou muitas conquistas. Com ele, tive a oportunidade de ser uma das atrações do Palco Carioca do Rock in Rio em 2019, quando eu tinha 18 anos, o que foi uma das maiores experiências da minha carreira e da minha vida. É um projeto que valoriza a arte, e arte traz alegria e paz para a rotina das pessoas que passam pelas estações", acrescenta Cortez. 
      
    Já Kauan Calazans agitará o público com um show de pop rock intimista na estação Jardim Oceânico, na quinta, às 17h; e na sexta-feira, às 18h.  
       
    "Fiquei muito feliz com o convite do MetrôRio para tocar na reabertura do Palco Carioca. Estou muito animado e vou continuar agendando shows em outras estações. Esse projeto me ajuda bastante. Estava torcendo para voltar à ativa e me conectar novamente com as pessoas e levar alegria por meio da música para quem passa pelas estações”, comemora Calazans.    
      
    Palco Carioca presente em 12 estações do MetrôRio  
      
    Assim como esses artistas, os demais interessados, acima de 18 anos, podem se apresentar gratuitamente no Palco Carioca. As inscrições devem ser feitas a partir de sexta-feira (27/05) no site: metrorio.com.br/palcocarioca.  
      
    O projeto está presente em 12 estações. São elas: Jardim Oceânico, Jardim de Alah, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Carioca, Presidente Vargas, Central, Uruguai, Cidade Nova, Maria da Graça e Triagem. Os shows acontecem das 9h às 20h, exceto feriados.   

    Criado no início de 2016, o espaço musical do MetrôRio já recebeu mais de 9 mil apresentações, totalizando 1.200 artistas.    
     
    O projeto Palco Carioca é o modelo ideal de trazer música para dentro das estações do metrô de forma segura, garantindo um espaço democrático para os artistas exporem seu trabalho sem interferir na operação do metrô. 
      
    SERVIÇO  
      
    Reestreia do Palco Carioca no MetrôRio  
      
    Quinta-feira (26/05)  
    Estação Uruguai: Caio Cortez, às 17h  
    Estação Jardim Oceânico: Kauan Calazans, às 17h  
    Estação Carioca: Reynaldo Costa, às 18h  
    Estação General Osório:  Betta, às 18h  
      
    Sexta-feira (27/05)   
    Estação Jardim Oceânico: Kauan Calazans, às 18h  
    Estação Carioca: Reynaldo Costa, às 18h  
      
      
    Inscrição para participar do Palco Carioca  
      
    Data de início: a partir de sexta-feira (27/05)   
    Inscrições no site: metrorio.com.br/palcocarioca  


  • 24/05/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Flamengo e Sporting Cristal pela Libertadores no Maracanã nesta terça-feira (24/05)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões antes da ida ao estádio ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  
     
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Flamengo e Sporting Cristal, do Peru, que acontece nesta terça-feira (24/05), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela Libertadores, na temporada de 2022.  
     
    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.     
     
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois de meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.     
      
    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).   
       
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.      
     
    Estações indicadas   
      
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.    
     
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).     
      
    Cartão Giro e pagamento por aproximação   
     
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.    
      
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.     


  • 23/05/2022

    MetrôRio: Estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña completam 40 anos

    Exposição celebra a data com fotos antigas da chegada do sistema à Tijuca 
      
    Em maio de 1982, a Tijuca ganhava as estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña, entrando na rota do sistema metroviário do Rio de Janeiro. A chegada do metrô ajudou a valorizar o bairro da Zona Norte, um dos mais antigos, populosos e tradicionais da cidade. Para o tijucano, o transporte trouxe conforto e facilidade, reduzindo o trajeto até o Centro e a Zona Sul. Atualmente, em média, 35 mil pessoas embarcam diariamente pelas três estações. 
     
    Para celebrar a data, o MetrôRio apresenta uma exposição fotográfica com imagens antigas do período das obras. A ideia é transportar o público para uma viagem no “túnel do tempo do metrô”. O lançamento acontece nesta terça-feira (24/05) e o acervo ficará disponível durante um mês em um dos acessos da estação Uruguai, a mais recente construída na região. A mostra gratuita tem apoio da Eletromidia e curadoria da escritora Ângela França Pedrinho, de 70 anos, que é engenheira e trabalhou durante anos no sistema metroviário do Rio.  
      
    “No dia da inauguração das estações, a população da Tijuca foi toda para a Praça Saens Peña, que tinha sido toda reurbanizada e estava realmente muito bonita, e foi uma festa. Eu trabalhava na área de Manutenção e foi uma alegria poder entregar mais um trecho concluído à população. Fico muito feliz de poder ter participado desse momento fazendo parte da história do metrô”, relembra Ângela. 
      
    Ela também publicou três livros sobre o transporte: “Metrô: os trilhos que mudaram o Rio”, “Metrô: 40 anos de história – Da gestão pública à iniciativa privada” e “Glossário Metro-Ferroviário”. Por conta da pandemia, esse último exemplar será lançado oficialmente no primeiro dia da exposição com uma sessão de autógrafos. 
      
    Com o metrô, a região da Tijuca foi transformada e praças, ruas e locais como o Largo da Segunda-Feira ganharam nova iluminação, bancos, árvores e áreas de lazer. A estação Saens Peña, a mais movimentada do bairro, demorou quase seis anos para ser construída. Quem acompanhou a inauguração relata como a novidade foi motivo de comemoração pelos moradores. Na época, o percurso da Linha 1 seguia pelo Centro da cidade até Botafogo, compreendendo 15 estações. Em 1998, quando o MetrôRio assumiu a concessão do transporte, as três estações da Tijuca já recebiam quase 14 milhões de passageiros por ano. 
      
    Em 2014, o bairro ganhou uma nova e importante estação, a Uruguai. O novo ponto de embarque atraiu mais usuários e, em 2019, antes da pandemia, 21 milhões de passageiros já circulavam pelas quatro estações. O recorde de embarque na região foi registrado em 2016, ano em que a cidade foi palco dos Jogos Olímpicos. Naquele ano, mais de 24 milhões de passageiros acessaram o metrô pelo bairro da Zona Norte. 
      
    Moradores comemoraram inauguração 
      
    Alguns personagens icônicos como colaboradores e passageiros que participaram do projeto das estações ou que, de alguma forma, fazem parte dessa história, aproveitam a data para festejar os 40 anos dessas estações. O engenheiro Eli Bensoussan Canetti, de 68 anos, foi um dos cariocas, entre autoridades, passageiros e colegas de trabalho, que comemoraram quando o primeiro trem cruzou os trilhos do metrô no trecho em 1982. Ele integrava a equipe técnica que montou o plano de segurança e operação das primeiras viagens no trecho. Para Canetti, a expansão para o bairro da Tijuca foi um marco para a mobilidade do Rio, reforçando o traçado da Linha 1.  
      
    “Durante as intervenções, a região se tornou temporariamente um grande canteiro de obras. Eram diversas interdições por conta das obras do metrô. Muitos moradores reclamavam e estavam resistentes, mas, quando as estações foram inauguradas, o metrô virou a melhor opção de transporte para os tijucanos chegarem ao Centro e à Zona Sul”, conta ele. 
      
    Quem também viu o projeto sair do papel foi o engenheiro especialista Marco Antônio de Souza Biagio, de 66 anos. Há 43 anos trabalhando no sistema metroviário do Rio, ele enfatiza que a inauguração das estações da Tijuca foi fundamental para facilitar o deslocamento das pessoas, especialmente até o centro da cidade. 
      
    “A ligação do metrô à região da Tijuca foi muito importante porque atendeu a uma grande demanda de pessoas que precisavam chegar aos seus locais de trabalho. Além disso, encurtou o tempo de deslocamento e amenizou a quantidade de carros nas ruas”, acrescenta Biagio. 
      
    Colaboradores também fazem parte dessa história 
     
    Com o tempo, o metrô também passou a fazer parte da história tanto de moradores como de funcionários da região. É o caso do agente de segurança do MetrôRio, André Luiz Jesus Fragoso, que atua na vigilância da Saens Peña e no atendimento ao cliente. Ele se tornou conhecido pelo cuidado com os passageiros e coleciona amizades na estação. Um dos episódios que mostrou a grande popularidade dele entre os clientes foi na Páscoa deste ano. O agente foi carinhosamente presenteado com muitas caixas de bombom, como forma de reconhecimento pelo seu trabalho. 
     
    “A nossa missão é cuidar dos nossos clientes e zelar pelo metrô. Busco contribuir da melhor maneira possível, orientando e informando as pessoas na estação e prestando assistência, por exemplo, às pessoas com deficiência no metrô. Essa postura profissional já me ajudou a construir diversas amizades duradouras. Considero os clientes tijucanos uma grande família”, disse André. 
     
    Cliente assídua do metrô, acessando quase todos os dias a estação Saens Peña, a advogada Danielle Mendes Gilson, de 48 anos, virou amiga do segurança André Luiz. Cadeirante desde os 19 anos, ela sempre é recepcionada por ele ou por um de seus colegas, que a ajudam no embarque. “Tenho muito orgulho de utilizar diariamente o sistema, me sinto muito bem. É o único transporte público que uso, por conta dessa questão do suporte que recebo quando embarco”, garante Danielle. 
     
    SERVIÇO: 
    Exposição 40 anos – Na Tijuca e com você 
    Data: 24/05 – terça-feira – 10h 
    Local: Estação Uruguai – próximo ao acesso C (Rua Dona Delfina) 


  • 20/05/2022

    MetrôRio terá alterações no MNS em Botafogo neste fim de semana (21 e 22/05)

    O MetrôRio terá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela neste fim de semana (21 e 22/05). O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo/Coca-Cola), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo/Coca-Cola, até o fim da operação de domingo.   
     
    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo/Coca-Cola terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 5h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.  
      
    SERVIÇO  
      
    Horários de funcionamento do metrô no fim de semana   
       
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  
    Sábado (21/05): das 5h à meia-noite  
    Domingo (22/05): das 7h às 23h  
       
    Transferência entre as linhas 1 e 2  
    Sábado (21/05) e domingo (22/05): na Estação Estácio  
       
    Metrô na Superfície (MNS)   
    Sábado (21/05): das 5h às 23h30  
    Domingo (22/05): das 7h às 22h30